Como aparecer no topo do Google em 2024 [passo a passo]

Homem no topo da montanha representa como aparecer no Google.

Já imaginou ver sua empresa no topo dos resultados de pesquisa do maior buscador da internet? Isso é perfeitamente possível: você só precisa aprender como aparecer no Google e usar as técnicas certas.

Com algumas práticas de otimização, você pode melhorar o posicionamento das suas páginas e alcançar o topo dos resultados de busca. Assim, quando pessoas pesquisarem termos relacionados ao seu negócio, sua empresa vai aparecer em destaque.

O resultado? Muito mais tráfego para o seu site, aumento de conversões e sucesso nas vendas. E você ainda pode colocar seu site no Google Maps para atrair clientes próximos.

Ficou curioso sobre como fazer seu site aparecer no Google? Então, venha com a gente para descobrir os segredos do buscador e chegar às primeiras posições! 🚀

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Como aparecer no Google gratuitamente?

Para entender como aparecer no Google de graça, você precisa conhecer uma estratégia de marketing digital chamada SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português). Trata-se de um conjunto de práticas para otimizar seu site, ou seja, ajustar seu conteúdo às exigências do Google para ranqueamento em buscas.

Quando você faz uma busca, a página que aparece é a SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Pesquisa). Nessa página, os primeiros resultados são quase sempre anúncios, ou seja, posições pelas quais as empresas pagam.

Em seguida, vêm os resultados orgânicos, que são as páginas ranqueadas por relevância, sem que os donos desses sites tenham pago um centavo por isso. Esses são os links mais clicados pelos usuários, porque são os conteúdos que o Google selecionou para responder à dúvida da pesquisa com base em critérios de qualidade.

Logo, o SEO é o conjunto de práticas que você precisa aplicar para tornar seu site amigável e relevante para o buscador. Dessa forma, os robôs do Google identificam seu conteúdo como uma boa resposta para o usuário e colocam seu site no topo dos resultados — uma das maiores conquistas que você pode ter, e ainda é de graça!

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Ao longo deste artigo, você vai conferir técnicas para aparecer no Google dessa maneira, sem precisar pagar nada e com destaque por ser conteúdo orgânico. Mas, se você tem pressa em estar no topo das pesquisas, também é válido usar o Google Ads e pagar por links patrocinados.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Google Ads: o que você precisa saber para começar

Por que aparecer no Google?

É fácil responder a essa pergunta quando consideramos que o Google concentra nada menos que 93% das buscas online em 2023, segundo dados do Statcounter. Logo, quem aparece no topo dos resultados desse buscador está em um dos pontos de maior visibilidade da internet.

Veja outros dados interessantes sobre buscas online compilados pelo Ahrefs:

  • 68% das experiências online começam com uma busca;
  • Os primeiros três resultados orgânicos do Google recebem 54,4% de todos os cliques de usuários;
  • 39% das compras online são influenciadas pela busca orgânica.

Portanto, se você aparecer em destaque no Google, verá um aumento considerável no tráfego do seu site e um crescimento nas conversões. Se você tem uma loja online, estar no topo do buscador é uma das melhores estratégias para atrair mais visitantes, leads (potenciais clientes que fornecem algum tipo de contato) e clientes.

💡 Saiba mais: Como rankear um site na primeira página do Google?

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Como aparecer no topo do Google em 14 passos

Agora você vai ver como aparecer no Google é possível com as práticas de SEO. Acompanhe o passo a passo para lançar seu site ao topo do buscador:

1. Confira se o seu site está indexado

Antes de tudo, você precisa verificar se o seu site está indexado no Google, ou seja, se ele consta nos índices do buscador. Para isso, digite a URL (Ex: www.site.com.br) na barra de busca e veja se o seu site aparece nos resultados.

De acordo com o Google, sites novos podem levar de um dia até algumas semanas para serem indexados. Se tiver dúvidas sobre a indexação, use a ajuda do Google para resolver.

2. Faça uma pesquisa de palavras-chave

O ponto de partida para aparecer no Google é identificar as palavras-chave para as quais você quer ranquear. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas femininas, pode mirar em palavras-chave como “vestido preto clássico” ou “calça pantalona de malha”.

Você pode usar uma ferramenta gratuita como o planejador de palavras-chave do Google para descobrir quais termos relacionados ao seu negócio as pessoas estão buscando.

Existem palavras chamadas de short tails (de cauda curta) que são menores e mais disputadas e também palavras chamadas long tails (de cauda longa), que são frases mais longas e mais segmentadas. Estas últimas costumam ter menos buscas, mas também uma concorrência menor.

Na ferramenta, você vai ver o volume de busca de cada palavra-chave e a dificuldade de ranqueamento, para entender quais valem mais a pena para a sua empresa.

💡 Saiba mais: O que é SEO On Page e como funciona?

3. Analise as SERPs desejadas

O próximo passo é digitar as palavras-chave escolhidas no Google e analisar as SERPs. Na página de resultados, você deve observar quais tipos de conteúdos estão ranqueando no topo, se são páginas de produto ou de conteúdo, quais as táticas dos concorrentes, entre outros aspectos de SEO.

Dessa forma, você pode entender quais palavras-chave têm maior potencial de ranqueamento de acordo com o tipo de página que você vai oferecer.

4. Insira a palavra-chave nos conteúdos

Cada conteúdo do seu site, seja uma página institucional, um blog post ou um FAQ, deverá conter uma palavra-chave foco e outras secundárias. Você deve inserir esse termo nos seguintes lugares:

  • Na URL da página. Nesse caso, a palavra-chave deve ser inserida de forma amigável, como no formato “www.empresa.com.br/blog/palavra-chave”;
  • No título do conteúdo;
  • Nas meta tags (vamos falar delas mais adiante);
  • No texto alternativo das imagens;
  • Ao longo do conteúdo, tomando cuidado para não exagerar nas repetições ou colocar a palavra-chave fora de contexto (práticas penalizadas pelo Google).

5. Use meta tags

As meta tags são informações que você insere em campos específicos do seu conteúdo. Elas não aparecem diretamente no corpo da página, mas sim nos resultados de busca do Google. São elas:

  • Meta title (ou título SEO): é o título da página no Google, que deve ter até 60 caracteres;
  • Meta description (ou meta descrição): é o pequeno texto que aparece embaixo do título no Google, com até 155 caracteres.

É muito importante que você use a palavra-chave nesses conteúdos e crie textos atrativos para convencer os usuários a clicarem na página. Veja, por exemplo, como aparecem as meta tags na SERP da palavra-chave “como vender na internet”:

Print screen de uma SERP que ajuda a entender como aparecer no google.

6. Use heading tags

Outra prática essencial para aparecer no Google é organizar seu conteúdo com heading tags, ou simplesmente títulos e subtítulos. Esses cabeçalhos são numerados em ordem de importância, de modo que temos H1, H2, H3 e assim por diante.

É importante também usar as palavras-chave nesses subtítulos, porém sempre de forma natural e fluida.

7. Capriche na qualidade do conteúdo

O Google investe cada vez mais na inteligência do seu algoritmo para detectar conteúdos relevantes, autênticos e de qualidade. Por isso, é fundamental produzir suas páginas pensando na experiência do usuário e na resolução das dúvidas de cada pesquisa.

Quanto mais compatível for seu conteúdo com a intenção de busca, maiores as chances de ranquear no topo. Portanto, escreva sempre pensando no que é interessante para uma pessoa ler, e não no que o robô pode detectar.

8. Invista em backlinks

Os backlinks são uma das principais práticas de SEO Off Page. Na prática, são links internos e externos que você inclui nas suas páginas para interligar seus conteúdos e dar referências aos usuários. É fundamental ter uma boa estrutura de links para facilitar a navegação dentro do seu site e também para apontar fontes e outros endereços relevantes.

9. Coloque texto alternativo nas imagens

O alt text, ou texto alternativo, é uma breve descrição sobre o que está sendo mostrado que você deve inserir nas imagens do seu site. Esse recurso é importante para SEO porque garante a acessibilidade do conteúdo — permite que pessoas com deficiência visual ouçam a descrição com programas específicos — e melhora seu posicionamento na busca de imagens.

Também é importante usar a palavra-chave nesse campo, assim como no nome do arquivo e na legenda, quando necessária.

10. Aumente a velocidade de carregamento

Outra dica de como aparecer no Google é acelerar a velocidade de carregamento das suas páginas. Dessa forma, você oferece uma experiência superior aos usuários e garante uma navegação dinâmica.

Use o Pagespeed Insights para medir a velocidade das suas páginas e receber dicas para melhorar seu desempenho.

11. Otimize seu site para dispositivos móveis

O Google prioriza sites que têm um design responsivo, ou seja, que se adaptam a diferentes tamanhos de tela. Por isso, é fundamental que suas páginas sejam amigáveis para dispositivos móveis como celulares e tablets.

Na Nuvemshop, por exemplo, todas as lojas virtuais criadas são responsivas, garantindo que seu site de vendas apareça perfeitamente em qualquer tamanho de tela.

💡 Saiba mais: O que é mobile first e qual a sua importância?

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12. Envie o sitemap

Outro ponto crítico do SEO é enviar o arquivo de sitemap.xml ao Google. Esse documento lista todas as páginas de um site e mostra para o buscador quais devem ser indexadas — e, portanto, quais devem se tornar elegíveis para serem apresentadas nos resultados de busca.

O documento do sitemap pode ser gerado por meio de ferramentas automatizadas e deve ser enviado por meio do Google Search Console. Mas lembre-se de conferir o arquivo gerado e pedir ajuda da equipe de TI para essa tarefa.

Na Nuvemshop, os lojistas têm mais praticidade, pois o sitemap é criado automaticamente e atualizado a cada três dias. Assim fica mais fácil, não é mesmo?

13. Acompanhe os resultados no Google

Por fim, depois de aplicar todas as técnicas de otimização, você deve acompanhar os resultados para ver se está aparecendo no Google. A forma mais simples de fazer isso é simplesmente buscar pela palavra-chave (de preferência, em uma aba anônima do navegador) e ver em qual posição seu site está.

Para mais detalhes sobre as buscas, você deve usar o Google Search Console. Essa ferramenta mostra quais páginas estão indexadas, quais termos os usuários estão pesquisando para chegar ao seu artigo, qual a posição média das páginas e muito mais.

14. Trabalhe seu link building

Por fim, é importante que você trabalhe seu link building, ou “construção de links” em português. Basicamente, isso significa garantir que links de outras páginas apontem para o seu site.

Você pode conseguir isso trocando ou comprando links em páginas que façam sentido para o seu negócio. Para isso, procure sites com autoridade nos temas que você aborda e negocie com as empresas.

Como aparecer no Google Maps?

Mas, afinal, como colocar minha loja no Google Maps? Se você está com essa dúvida, a resposta é simples: é só usar o Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Trata-se de uma plataforma do Google em que você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem na internet com mais facilidade.

Assim, toda vez que um usuário próximo pesquisar sobre temas relacionados ao seu negócio, o Google vai mostrar sua empresa no Maps. Além disso, ao colocar o seu negócio no Google, você cria uma espécie de uma “ficha”. Nesse tipo de cadastro, você pode incluir informações como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações e comentários dos clientes;
  • Próximos eventos;
  • Fotos.

💡 Saiba mais: O que é Google Meu Negócio e como usar o Perfil de Empresa? [2024]

Como aparecer no Google com a Nuvemshop?

Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, temos uma boa notícia: existem vários campos prontos para você preencher e otimizar seu site para SEO! Você pode otimizar a página inicial, o domínio, os produtos, as categorias e muito mais. É só seguir o tutorial abaixo:

👉 Confira: Como configurar o SEO da minha Nuvemshop?

Outra forma de otimizar sua loja Nuvemshop para aparecer no Google é por meio do aplicativo Web Peak Ferramenta de SEO. Ele consegue ler seu site por completo e indicar pontos de melhoria para que você fique mais bem posicionado nos buscadores.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Web Peak Ferramenta de SEO?

Se você ainda não tem uma loja Nuvemshop, crie uma agora mesmo de graça e vá para o topo do Google!

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Meu concorrente aparece no Google e eu não: o que fazer?

Mesmo aplicando todas as técnicas que ensinamos neste artigo, não há garantia de que seu conteúdo vai aparecer no topo do Google. Isso porque o buscador utiliza mais de 200 critérios para ranqueamento e alguns deles são difíceis de controlar, como a autoridade que é atribuída a cada domínio em diferentes assuntos e o histórico dos sites.

Então, se o seu concorrente está aparecendo no Google e você não, analise o conteúdo dele e a SERP para tentar descobrir por que isso está ocorrendo. Veja quais tópicos ele utiliza, se conseguiu um Google Featured Snippet, se as meta tags estão muito diferentes das suas, entre outros pontos.

Com o tempo, você pode otimizar suas páginas com frequência e fazer testes para melhorar seu posicionamento.

Entendeu como aparecer no topo do Google?

Agora você sabe o básico de SEO para aparecer no topo do Google e colocar seu site em destaque na internet. Então, comece agora a otimizar suas páginas e continue estudando o assunto para dominar as buscas orgânicas!

Quer ter uma plataforma de e-commerce com todos os recursos para otimização SEO? Então, aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop. É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como aparecer no Google

Primeiro, confira se o seu site está indexado no Google. Depois, pesquise palavras-chave relacionadas ao seu negócio e escolha as mais promissoras. Analise também as páginas de resultados (SERPs). Então, otimize suas páginas inserindo palavras-chaves, meta tags, heading tags, backlinks e outros elementos importantes. Lembre-se de focar na qualidade do conteúdo e pensar na experiência do usuário, oferecendo respostas às dúvidas mais comuns e cuidado da navegação do site em todos os dispositivos.

O Google leva entre um dia a algumas semanas para indexar páginas. Para mais detalhes sobre o posicionamento e indexação do seu site, use o Google Search Console. Lembrando que a estratégia de SEO traz resultados a longo prazo, mas é muito sólida e barata.

Para aparecer no Google Maps, você deve se cadastrar no Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Trata-se de uma plataforma do Google em que você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem na internet com mais facilidade.

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