O que é comissão de vendas e como calculá-la?

Na imagem, vemos uma mão seguindo dinheiro

Comissão de vendas é uma forma de compensação financeira calculada sob o desempenho de de um vendedor. Geralmente, é uma porcentagem de 5% a 10% do valor das vendas que ele gera. Em outras palavras, a ação serve como incentivo para impulsionar as vendas e atingir metas, tanto para o funcionário quanto para a empresa.


Se você tem uma loja física ou virtual, sabe que manter seu setor comercial engajado é um dos principais desafios para gerar bons resultados para o negócio. Além de investir em treinamento de vendas e feedbacks, a comissão de vendas é uma ótima alternativa para aumentar a produtividade e incentivar seus vendedores a vender mais.

Afinal, em um cenário cada vez mais competitivo em que os consumidores estão valorizando a experiência de compra como um todo, ter um time de vendas capacitado e motivado para atrair mais clientes é fundamental.

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar como criar uma estratégia de comissão de vendas e descobrir como fazer o cálculo desse comissionamento. Pegue papel e caneta e vamos lá!

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O que é comissão de vendas?

O comissionamento é uma remuneração variável que uma empresa disponibiliza para os seus vendedores de acordo com as vendas realizadas. O objetivo é oferecer uma porcentagem do valor de cada negócio fechado para motivar e, de certa forma, engajar cada vez mais o time comercial.

Isso porque quanto mais os vendedores se sentirem valorizados, a tendência é que fiquem mais produtivos e aprimorem suas técnicas de vendas para conquistar mais clientes.

💡 Saiba mais: Guia de vendas: tudo que você precisa para vender mais

Se você está pensando que a comissão de vendas pode ser um custo alto para a sua empresa ou que não vale a pena, saiba que é um investimento que pode aumentar suas vendas e trazer mais benefícios para o seu negócio.

Afinal, você consegue impulsionar seus resultados, além de reter a equipe de vendas e incentivar que cada um dê o seu melhor todos os dias.

Antes de começar a sua estratégia de comissionamento é importante conhecer os tipos de comissão de vendas mais comuns no mercado. Confira no próximo tópico!

Tipos de comissão de vendas

Há diversas maneiras para você recompensar o seu time comercial e não existe uma indicação do que é certo ou errado. Existe aquela que faz mais sentido para a sua empresa de acordo com as suas metas e características da equipe.

No entanto, existem alguns tipos de comissão de vendas mais comuns no mercado. Veja a seguir as cinco principais:

Comissão pura

Nesse modelo de comissão, o vendedor não recebe um salário fixo pré-estabelecido. Ou seja, a sua remuneração mensal é integralmente recebida por meio de comissionamento.

No entanto, caso o vendedor não consiga vender o suficiente no mês, ele tem direito a receber um valor que equivale ao piso salarial da categoria ou a um salário-mínimo, conforme a lei nº 3.207.

Outro caso de comissão pura é aquela paga aos afiliados, que divulgam produtos e serviços pela internet e ganham uma porcentagem quando a venda é realizada pelo seu link. É um modelo muito usado em infoprodutos e lojas virtuais.

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Comissão por venda

Esse tipo de comissionamento é um dos mais comuns nas empresas. Além do salário fixo acordado, o vendedor recebe uma porcentagem por cada venda realizada.

Embora seja um dos modelos mais fáceis de gerir, se o seu produto tiver uma margem de lucro baixa, talvez não seja o ideal para o seu negócio.

Opte por essa comissão quando o seu processo de vendas é um pouco mais demorado e o ticket médio do produto é alto.

Comissão por meta ou escalonada

Na comissão escalonada, o vendedor recebe de acordo com o percentual de metas batidas. Ou seja, quanto mais perto da meta, mais dinheiro ele recebe.

Nesse modelo, é importante que você combine com o time qual será o valor da comissão e como funcionará o cálculo do pagamento.

Por exemplo, caso o vendedor não chegue a bater 50% da meta ele não receberá nada a mais que o salário fixo. Se cumprir entre 60% e 80%, pode receber em média 70%. Agora, se bater a meta ou superá-la pode receber 100% ou mais do valor acordado.

Para calcular comissão de vendas em lojas, é um modelo bastante útil.

Comissão por margem de lucro

A comissão por margem de lucro significa que o vendedor recebe uma porcentagem por cada venda realizada, porém o valor do comissionamento será calculado com base no lucro mensal da empresa.

Esse tipo de comissão é considerado o mais sustentável, já que o cálculo é feito em cima da lucratividade e não do valor total de cada venda.

Vamos imaginar que você vende cursos de artesanato na internet que custam R$1000 e o seu lucro é de R$500. O acordo com o time comercial é uma porcentagem de 10% em cima da margem de lucro do produto. Sendo assim, seus vendedores vão ganhar R$50 reais em cada venda de curso.

Comissão por recebimento

Se você tem um negócio digital em que a venda é recorrente, como serviços por assinaturas mensais ou anuais, por exemplo, a comissão por recebimento pode ser uma boa alternativa.

Nesse modelo, como a empresa não recebe o valor integral da compra no ato, a comissão do vendedor só acontece depois da venda ter sido quitada. Outra possibilidade, é pagar o comissionamento após cada mensalidade da assinatura ter sido paga pelo cliente.

Passo a passo de como definir a comissão de vendas

Agora que você já sabe o que é comissão de vendas e quais são os tipos mais comuns no mercado, criamos um tutorial para você definir um plano de comissionamento para a sua empresa. Confira:

1. Determine a porcentagem da comissão

O primeiro passo é definir qual será a porcentagem que você vai disponibilizar para comissão.

Lembre-se de que precisa ser um valor sustentável para o seu negócio, mas que, ao mesmo tempo, seja o suficiente para motivar e engajar seus vendedores.

Se a jornada de compra do seu produto ou serviço é mais longa e demanda mais tempo e habilidades do seu time, a comissão pode ser mais alta. Agora para produtos que têm um fluxo de vendas mais contínuo ou a sua margem de lucro é baixa, aposte em um comissionamento mais baixo.

Outra dica, é evitar colocar a mesma porcentagem de comissão para todos os produtos ou serviços. Pois, pode ser que a sua equipe foque em vender aqueles que são mais fáceis de vender ou até mesmo mais baratos.

2. Estabeleça o período para pagamento

Depois de escolher a porcentagem da comissão, é preciso definir em que período você vai realizar o pagamento desse valor extra para os vendedores.

Além disso, é importante que você acorde com a sua equipe durante quanto tempo vai funcionar esse modelo de comissão e as datas de recebimento.

Fique atento durante esse processo para evitar futuras complicações. Organize sua contabilidade e não esqueça de lançar esses custos no livro-caixa da sua empresa.

3. Decida os critérios para validar uma venda

Esse momento de planejar o seu modelo de comissionamento é muito importante e você deve deixar claro para o time quais são as condições elegíveis para receber comissão de vendas. Pense em alguns critérios como:

  • Todos os produtos são passíveis de comissão?
  • Quais são as comissões? Terá diferença de valor em relação ao produto ou serviço vendido?
  • A comissão será paga a partir do recebimento do valor integral, da assinatura do contrato ou da emissão da nota fiscal?
  • Caso o cliente devolva o produto ou serviço, como ficará a comissão?

Não implemente nenhum tipo de comissão, caso você não tenha claro os pontos acima. Acredite, isso pode fazer uma grande diferença e evitar possíveis confusões com o seu time e também com o financeiro da sua empresa.

4. Faça o cálculo das vendas de cada vendedor

Após ter todos os critérios definidos e apresentados para o time, é o momento de somar o valor das vendas realizadas por cada um dos vendedores.

Além disso, é interessante você fazer o cálculo também de quantas vendas o time como um todo conseguiu realizar.

Faça com muita atenção para que não haja nenhum erro na hora de repassar os valores para os consultores comerciais.

💡 Saiba mais: O que é consultor de vendas, o que faz e quando ele é necessário?

5. Calcule o valor da comissão de vendas

Por fim, com base nos critérios definidos e do tipo de comissão é o momento de calcular o valor da comissão que será pago para cada vendedor do seu time comercial.

Vamos aprender a seguir como fazer esse cálculo, confira!

Como calcular a comissão de vendas?

Como já falamos neste artigo, o cálculo da comissão de vendas vai depender de algumas coisas como:

  • Modelo do seu negócio;
  • Ticket médio do seu produto ou serviço;
  • Valor que está disposto a disponibilizar como extra;
  • Tipo de comissionamento definido.

Mas, se você está se perguntando qual a porcentagem de comissão de um vendedor, saiba os percentuais trabalhados no mercado variam de 2,5% a 10%. Para ficar mais claro, vamos supor que você decidiu que a comissão será de 5% em cada negócio fechado pelo vendedor.

Se você vai pagar mensalmente esse valor extra, a fórmula que você deve usar é a seguinte:

Valor total das vendas x porcentagem = comissão das vendas

Ou seja, se o vendedor vendeu R$ 50.000 no mês e a comissão é de 5%, o valor total de comissionamento que ele vai receber é R$ 2.500.

Aprendeu como calcular comissão de vendas?

Manter seu time comercial motivado e engajado é essencial para aumentar as chances de vendas do seu negócio. Além disso, você consegue reter seus vendedores, incentivar que eles aprimorem seus conhecimentos e conquistem mais leads para a sua empresa.

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a planejar um acordo de comissão de vendas e a impulsionar seus resultados.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre comissão de vendas

O comissionamento é uma remuneração variável que uma empresa disponibiliza para os seus vendedores de acordo com as vendas realizadas.

Comissão pura, comissão por venda, comissão por meta ou escalonada, comissão por margem de lucro e comissão por recebimento.

Determine a porcentagem da comissão, estabeleça o período para pagamento, decida os critérios para validar uma venda, faça o cálculo das vendas de cada vendedor e calcule o valor da comissão de vendas.

É só usar a fórmula "Valor total das vendas x porcentagem = comissão das vendas".

A porcentagem média de comissão do vendedor no mercado varia entre 2,5% e 10%.

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