Empreendedores do mundo do e-commerce já sabem, Black Friday é a data mais importante do comércio eletrônico.
O resultado de um bom planejamento é tão significante que muitas lojas virtuais relatam vender, em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento.
Se você já vende pela internet, a Black Friday será uma das duas missões finais do ano (e talvez a mais importante!). Ou, se está pensando em montar uma loja virtual, a Black Friday pode dar um gás no seu negócio logo na largada.
Acesse o material e descubra dicas para Black Friday e como preparar sua loja virtual para bombar suas vendas nesse período tão importante!
Por que vender na Black Friday?
Segundo o relatório anual do e-commerce divulgado por nós — o NuvemCommerce —, os mais de 90 mil lojistas que usam a plataforma da Nuvemshop movimentaram, somente nessa data, R$ 84 bilhões de reais.
E não para por aí, os lojistas bateram recorde ao realizar, em média, 38 vendas por minuto!
Veja no gráfico abaixo a evolução de faturamento na Black Friday (R$):
É extremamente importante que sua loja virtual esteja preparada para receber mais visitantes que o normal e realizar mais vendas durante esse período.
A experiência do usuário com o seu site precisa ser excelente, afinal, se ele não se sentir satisfeito, facilmente encontrará outra marca que também esteja realizando ações promocionais durante esse período e vai comprar do seu concorrente.
Como se preparar para a black friday?
No material você irá acessar o passo a passo de como se preparar para a black friday, mas aqui vai algumas dicas:
Planeje o seu estoque
Esse é o primeiro passo para preparar sua loja para a black friday. Comece preparando seu estoque com dois meses de antecedência, programe-se tanto em relação às quantidades e variedades dos artigos, quanto à organização do ambiente.
💡Saiba mais: Planilha de controle de estoque
Precifique corretamente e dentro das suas possibilidades
É de suma importância que você precifique seus produtos corretamente, considerando todos os custos operacionais e o lucro (quanto deseja alcançar na Black Friday). Decida também qual postura você pretende adotar diante da concorrência: preços mais baixos, iguais ou até superiores. Porém, nunca perda de vista o faturamento para evitar prejuízos.
💡Saiba mais: Planilha de precificação
Atente-se à sua plataforma de e-commerce
No dia da Black Friday (e até mesmo em sua semana), o tráfego e a conversão das lojas virtuais sempre aumentam. Por isso, é essencial manter o seu negócio em uma plataforma de e-commerce robusta e estável. Você não vai querer ficar com o site fora do ar no momento da finalização de compra dos clientes, certo?
Personalize o layout
Customize sua loja com itens decorativos que remetam ao período, como banners de black friday, personalizando as imagens de capa e avatares das redes sociais e alterando o template do seu e-mail marketing, por exemplo. Isso ajuda a criar uma experiência visual diferenciada para visitantes e potenciais clientes.
Invista em fotos de qualidade e boas descrições
Sobre as imagens dos seus produtos, confira se eles foram realmente fotografados de todos os ângulos e se os detalhes foram capturados. Tais aspectos com certeza transmitirão mais segurança aos seus potenciais clientes.
💡Saiba mais: Como tirar fotos de produtos: 8 dicas para sua loja virtual
Planeje um atendimento ao cliente de qualidade
Esse ponto é essencial, não só para o período da black friday mas durante toda a vida de uma loja virtual. Da mesma maneira que o tráfego e as vendas nessa data aumentam, as consultas dos consumidores poderão lotar suas caixas de entrada no e-mail, nas redes sociais e no WhatsApp.
Considere alguns pontos importantes:
- Contratar uma pessoa extra;
- Estender os horários de atendimento;
- Otimizar página de perguntas frequentes
💡Saiba mais: Respostas prontas para clientes: exemplos práticos
Defina sua política de troca
Por fim, quem pensa em comprar presentes durante a black friday, certamente se preocupará se o presenteado poderá trocar seu produto e como poderá fazê-lo. Além disso, o fato do produto não ser visto pessoalmente no momento da compra aumenta consideravelmente a chance de erro, seja de gosto, expectativa, material etc. Portanto, é fundamental que você desenhe sua política de troca e torne-a visível na sua página Perguntas Frequentes (FAQ). Lembre-se de deixar bem claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite.
Pensando em te ajudar a preparar sua loja para vender mais nesse importante período do calendário nacional e internacional, criamos este guia!
E aí, que tal aumentar a energia e dar o Power certo na sua Black Friday?