Política de entrega para e-commerce: guia completo + gerador grátis

- Política de entrega é uma página (ou uma seção de uma página) de um e-commerce em que as regras para o envio de produtos são explicadas;
- Ter essas informações organizadas ajuda os clientes a terem mais confiança em sua loja e diminui as dúvidas e reclamações junto ao seu canal de atendimento. Também é fundamental esclarecer os termos de troca e devolução;
- Use o Gerador de política de troca e devolução para criar um documento completo para o seu negócio.
Para um e-commerce alçar grandes voos, é necessário construir um relacionamento com o consumidor, certo? Parte importantíssima disso ocorre por meio do atendimento ao cliente, mas você também deve fornecer algumas informações importantes sem que as pessoas precisem recorrer ao seu canal de suporte. Nesse sentido, a política de entrega é um exemplo.
Além disso, uma política bem estruturada contribui para reduzir o abandono de carrinho, aumentar a fidelização e diferenciar a marca no mercado, já que entrega rápida, transparente e segura é um diferencial competitivo.
Ao comunicar de forma clara suas regras de envio e logística, o e-commerce transmite profissionalismo e reforça a satisfação do cliente, tornando a experiência de compra mais confiável e agradável.
Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a política de entrega no e-commerce: o que é, qual a importância, o que colocar e exemplos para se inspirar. Pronto para conferir? Então, vamos lá!
Antes de começar, aproveite para criar a do seu site com o Gerador de política de troca gratuito e pronto para uso:
O que é política de entrega?
A política de entrega é um documento ou seção em uma loja virtual que detalha as regras, prazos e condições relacionadas ao envio de produtos comprados por clientes.
É possível criar uma página exclusiva em seu site para inserir esse tipo de informação. Todavia, o mais comum é que a política de entrega seja um tópico da página de Termos e Condições da loja.
Nessa página, também costumam estar a política de trocas e devoluções, além dos termos de uso do site. Vale lembrar que, caso opte por incluir todas essas informações na mesma página, é importante deixar bem claro qual é qual.
E, se precisar de ajuda para criar as suas regras e políticas, conte com nossas ferramentas gratuitas:
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Por que ter uma política de envio e entrega?
A política de entrega (ou política de envio, como também é chamada) apesar de não ser um tema muito comentado, é importante para garantir a confiabilidade do seu e-commerce.
No entanto, esse não é o único motivo. Confira, a seguir, por que é importante fazer uma política de troca para sua loja virtual:
Segurança para os clientes
Suponhamos que um cliente entre em sua loja online pela primeira vez. Ele se interessou pelos produtos que você oferece e está disposto a comprar um presente de aniversário para sua mãe, mas hesita por algum instante: “Será que esse produto chega a tempo? E, se não chegar, posso reclamar com a loja?”.
Ele busca dados no rodapé sobre as políticas de envio e entrega, mas sem sucesso. O cliente até pode entrar em contato imediato com o lojista por telefone ou e-mail para procurar mais informações. No entanto, quantas pessoas realmente fariam isso? Quantas delas simplesmente desistiriam da compra nesse momento?
Você deve se adiantar a respeito das dúvidas dos consumidores, fornecendo dados de uma maneira clara e facilmente compreensível dentro de uma página especial do seu site de vendas. Assim, você contribui para aumentar a confiança em sua marca, ao mesmo tempo em que otimiza o seu próprio processo de atendimento.
💡 Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias
Atuação em conformidade com a Lei do E-commerce
Embora o Decreto Nº 7.962/13, mais conhecido como Lei do E-commerce, não seja muito claro em algumas diretrizes, ele ainda é interessante na medida em que determina pontos importantes no relacionamento lojista-cliente.
Um dos pontos ao qual a lei faz referência é sobre os prazos de entrega. E, segundo o decreto, eles devem ser informados ao longo de todo o processo de compra em seu site.
Apesar de o prazo do frete aparecer em muitas páginas de produtos e de checkout, a política de entrega pode (e deve) reforçar essa informação, o que também pode ser útil em caso de disputas legais relacionadas ao assunto.
💡 Saiba mais: Como funciona o prazo de entrega e o que fazer quando atrasa?
Diminuição de dúvidas e reclamações
Se antecipar possíveis dúvidas dos seus clientes em uma página contendo sua política de entrega, também permite diminuir a quantidade de mensagens com perguntas ou reclamações sobre os prazos em seus canais de atendimento.
Desse modo, você consegue oferecer um bom atendimento ao consumidor e otimizar o trabalho da sua equipe, que tem mais tempo para dar um suporte de qualidade aos clientes que tenham outros tipos de questões a resolver.
💡 Saiba mais: O que é atendimento personalizado e como aplicá-lo em sua empresa?
Para Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio:
"É superimportante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados. Então, sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo."
Como criar uma política de troca?
Em geral, uma política de entrega de mercadorias apresenta as seguintes informações:
- Prazo de envio: tempo estimado para que o produto chegue ao cliente, variando conforme a localização e o método de envio escolhido;
- Opções de frete: métodos de envio disponíveis e transportadoras usadas para realizar a entrega;
- Áreas de cobertura: onde a loja entrega os produtos e se existem restrições de entrega, como regiões específicas, cidades, estados ou países;
- Processamento do pedido: tempo necessário para preparar e enviar o pedido após a confirmação da compra;
- Rastreamento da encomenda: informações sobre como o cliente pode rastrear o status da entrega do seu pedido.
- Ação em caso de atrasos: como entrar em contato com sua loja, verificar se o produto ficou retido nos Correios caso o número de tentativas de entrega tenha se excedido etc.;
- Política de devoluções e trocas: como lidar caso o cliente receba um item errado, danificado ou queira devolver;
- Outras informações relevantes sobre a logística do seu e-commerce.
Não há uma regra fixa sobre quais dados você deve colocar na política de entrega. Então, se perceber que alguma dúvida sobre o assunto é recorrente entre os clientes, pode adicioná-la ao texto para ajudar outras pessoas.
Caso queira automatizar esse processo, use este gerador grátis:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca
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Exemplo de política de entrega
Caso queira conferir um exemplo de texto política de entrega, confira o texto com os termos de envio da loja Boreal Joias:
ENVIO
O prazo para postagem do seu pedido é de até 3 dias úteis após a aprovação do pagamento (podendo ser enviado antes!);
Todas as encomendas são enviadas via Correios e o status pode ser consultado em https://www.nuvemshop.com.br/ferramentas/rastreio-encomendas;
Muita atenção na hora de preencher o endereço de entrega! É imprescindível que seja cadastrado corretamente para que a entrega seja efetuada com sucesso. Em caso de erros na entrega causados devido a informações incorretas, um novo frete será calculado e o comprador deverá efetuar o pagamento para o segundo envio;
O prazo de entrega varia de acordo com a sua região. Você poderá consultar essa informação inserindo o CEP nas páginas dos produtos ou no carrinho de compras;
As entregas poderão sofrer atrasos caso o Correios determine greve
Alguns locais possuem restrição de entrega e o objeto ficará disponível na agência de Correios mais próxima para ser retirado em até 5 dias corridos. Caso o objeto não seja retirado, o mesmo será devolvido ao remetente. Um novo frete será calculado e o comprador deverá efetuar o pagamento para o segundo envio.
A partir desse exemplo e de todas as informações vistas aqui, você estará pronto para escrever a política de envio e entrega do seu e-commerce!
Aprendeu como fazer política de entrega no e-commerce?
Mais do que cumprir as leis do comércio eletrônico, a política de entrega do e-commerce estabelece confiança em sua loja, favorece o laço entre cliente e lojista e ajuda a posicionar a sua marca em destaque perante à concorrência.
Acredite: esse é um texto simples, mas que pode fazer toda a diferença em sua loja virtual.
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