O que é margem de lucro e como calcular a da sua empresa?

Margem de lucro é um indicador importante para avaliar a saúde financeira de uma empresa. Ela representa a porcentagem do lucro obtido em relação à receita total, demonstrando quanto a empresa está ganhando com a venda de seus produtos ou serviços.
Saber se o seu negócio é lucrativo é um dos principais indicadores para que a sua empresa seja financeiramente saudável e continue crescendo. Já imaginou o quão ruim seria fazer dívidas que você não pode pagar no futuro? Ou precisar demitir funcionários porque você não fez um planejamento das finanças do seu negócio? Essa é a importância da margem de lucro.
Pode parecer clichê, mas de acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, mais de 50% das empresas não elaboram um plano de negócios e a má administração financeira é um dos principais motivos para fechamentos e falência dos empreendimentos.
Por isso, estar a par dos seus resultados de vendas e saber a lucratividade da sua empresa é fundamental para manter seu negócio ativo e em expansão. Neste artigo, vamos falar sobre o que é margem de lucro e como calcular a do seu negócio.
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O que é margem de lucro?
Margem de lucro é um indicador financeiro que avalia a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um percentual que é calculado entre o lucro bruto e a receita total, a fim de entender se a sua empresa está gerando receita ou não.
Entende-se que com uma porcentagem alta, o negócio está gerando mais lucro para cada real de receita. Já com uma porcentagem mais baixa, significa que os custos da empresa estão tão altos que reduzem o lucro para cada real de receita.
Por isso, se você analisar seus resultados e medir a sua margem de lucro constantemente, será possível conhecer mais sobre a saúde financeira do seu negócio e tomar decisões mais assertivas sobre o futuro.
Agora que você já sabe o que é margem de lucro de uma empresa, vamos entender quais são os três pilares que envolvem esse indicador:
Custo
Aqui você deve calcular todas as despesas relacionadas a produção dos produtos ou desenvolvimento dos serviços.
Lembre-se de incluir os impostos e também diferenciar os custos fixos (aluguel, funcionários etc.) dos custos variáveis (campanhas de marketing, materiais para produção etc).
💡 Saiba mais: Redução de custos: confira 5 exemplos de como fazê-la
Precificação
Bem como calcular os custos do seus produtos, você também precisa precificá-los de uma forma que seja lucrativa para o seu negócio e, ao mesmo tempo, atraente para o seu público-alvo.
Nesse sentido, uma planilha de precificação pode ser o que você precisa para se organizar nessa frente:
Lucro
O lucro nada mais é que o retorno financeiro que você tem a partir da venda de cada produto ou serviço do seu negócio.
Quais são os tipos de margem de lucro de uma empresa?
Existem três tipos de margem de lucro que você pode calcular e que informam diferentes resultados sobre o seu negócio. São elas: margem de lucro bruto, margem de lucro operacional e margem de lucro líquido. Confira cada uma delas a seguir:
Margem de lucro bruto
Essa margem de lucro se refere aos lucros vindos dos custos de produção, ou seja, a sua receita total menos as despesas dos produtos vendidos. Veja a fórmula para calcular:
Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de Mercadorias
Vamos supor que seus custos com a produção das mercadorias é de R$ 10.000 e a sua receita total das vendas é de R$ 25.000. Seu lucro bruto será de R$ 15.000.
Para ter a margem de lucro, neste caso, faça uma divisão do lucro bruto pela receita total e depois multiplique por 100 para ter a sua porcentagem. Olhe o resultado:
R$ 15.000 ÷ R$ 25.000 x 100 = 60%
Margem de lucro operacional
A margem de lucro operacional cobre todas as suas despesas comerciais, ou seja, custos administrativos, depreciação, amortização, bens vendidos etc.
Calcular seus gastos operacionais é importante para não afetar a sua margem de lucro, além de controlar custos excessivos com o que não é prioridade para aquele momento da empresa. Veja como calcular:
Lucro Operacional = Receita total – Despesas comerciais
Com base no exemplo anterior, vamos imaginar que você teve um custo operacional de R$ 1.000 adicional aos custos de produção.
Para calcular a margem de lucro operacional, você precisa somar o custo de produção mais o custo operacional e diminuir do valor total da receita. E, após isso, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100. Veja a fórmula:
R$ 10.000 + R$ 1.000 – R$ 25.000 ÷ R$ 25.000 x 100 = 56%
Margem de lucro líquido
Essa margem de lucro é o lucro real da sua empresa, ou seja, o valor que sobra depois de calcular todas as despesas de produção, comerciais, impostos, juros, amortização de dívidas etc. Veja a fórmula:
Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos
Seguindo os exemplos anteriores, vamos imaginar que a sua receita total é de R$ 25.000, mas você teve R$ 15.000 de gastos com produção, R$ 1.000 com despesas operacionais e mais R$ 500 com impostos e juros.
Dessa forma, para calcular sua margem de lucro líquido você deve somar todos os seus custos, diminuir da receita total. Após, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100. Veja:
R$ 25.000 – R$ 11.500 ÷ R$ 25.000 x 100 = 54%
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Qual a diferença entre margem bruta e margem líquida?
Como vimos nos cálculos, enquanto a margem bruta deduz apenas os custos de produtos do lucro, a margem líquida deduz todos os custos relacionados à empresa, como salários, impostos, serviços fixos, assinaturas etc. Dessa forma, a margem líquida é um indicador mais preciso para avaliar quanto de lucro está sobrando efetivamente para o bolso do empreendedor.
Já a margem bruta é mais usada para entender a lucratividade das vendas, de modo que a empresa possa analisar seus custos de produção em relação ao faturamento. Ambos os indicadores são importantes e devem ser incluídos no seu planejamento financeiro.
Como calcular a margem de lucro?
Agora que você já conhece os três tipos de margem de lucro e como medí-los, chegou a hora de aprender como calcular a margem de lucro.
Para calcular a lucratividade que a sua empresa teve em um período, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.
O cálculo para chegar nesse resultado pode ser feito com base no lucro bruto ou no lucro líquido, dependendo da informação que você deseja. Veja as fórmulas:
Margem de lucro bruta = lucro bruto ÷ receitas totais x 100
Margem de lucro líquida = lucro líquida ÷ receitas totais x 100
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💡 Saiba mais: Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa
🎥 Veja também: Como calcular o lucro do meu negócio?
Como saber se a margem de lucro é boa?
Diversos fatores podem indicar se a sua empresa tem ou não uma boa margem de lucro. Não há um padrão de lucratividade nos negócios, porém um dos principais requisitos que pode influenciar nesse resultado é o seu ramo de atuação.
Marcas de luxo podem vender menos produtos, mas ter uma margem de lucro mais alta. Bem como varejistas que têm um alto fluxo de caixa e vendem bastante, podem ter uma margem de lucro menor.
No entanto, isso não é uma regra. O que vai impactar, de fato, na sua porcentagem de lucro é o quanto você tem de gastos totais e o quanto você vende no final do mês.
Para isso, como já falamos, faça o seu planejamento financeiro e fique de olho nos gastos fixos e variáveis da sua empresa. Além disso, acompanhe o mercado e a concorrência para analisar se o seu produto e preço correspondem às expectativas dos clientes.
Como melhorar a margem de lucro?
Se mesmo após fazer os cálculos você descobrir que a margem de lucro da sua empresa não está boa, está na hora de rever algumas estratégias e repensar suas ações.
Portanto, separamos quatro dicas para você melhorar a sua margem de lucro. Confira:
Previsibilidade de receita
Antecipar problemas é o segredo para não ter surpresas financeiras. Para isso, fique de olho nos resultados do seu negócio para tomar decisões mais assertivas e seguras.
Quando você faz a sua margem de lucro e monitora o seu fluxo de caixa, é possível criar um planejamento financeiro e driblar situações que não são positivas para a empresa e recalcular os gastos.
O fluxo de caixa é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para a saúde financeira do seu e-commerce.
Pensando nisso, para te ajudar com essa tarefa , disponibilizamos uma planilha de fluxo de caixa editável para que você tenha maior agilidade ao registrar o capital que entra e sai da sua empresa:
Pagamento e negociação de dívidas
Está devendo para algum fornecedor? Saiba negociar! É fundamental que você busque encontrar uma solução para pagar as dívidas do seu negócio.
Afinal, todos querem receber e, por isso, é possível conseguir mais flexibilidade nas negociações e ainda manter fornecedores importantes junto com você.
Caso tenha muitas dívidas, priorize aquelas que são determinantes para que o seu negócio continue funcionando.
Dessa forma, saiba identificar quais são urgentes e importantes, quais são urgentes mas não importantes e quais não são urgentes e nem importantes para aquele momento.
Planejamento e reestruturação de gastos
Fazer um planejamento financeiro é imprescindível se você quer uma empresa lucrativa. Só assim você vai conseguir documentar e organizar os custos fixos e variáveis do seu negócio, acompanhar os resultados e planejar ações para contornar possíveis problemas.
Esteja preparado e disposto para criar uma rotina de avaliação de gastos. Reveja os contratos com fornecedores, tente negociar cláusulas importantes para a empresa e, se necessário, busque reestruturar as despesas para diminuir seus custos fixos.
Conhecimento de mercado
Conhecer o seu nicho de mercado e estudar a concorrência pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.
Faça comparações de preços e produtos, mas também busque avaliar como o seu concorrente está fazendo o atendimento ao cliente, quais promoções fazem mais sucesso e como você pode se destacar fazendo ainda melhor.
💡 Saiba mais: Análise da concorrência: o que é e como fazer em 5 passos?
Aprendeu como calcular a margem de lucro do seu negócio?
Margem de lucro é um indicativo fundamental se você deseja ter uma empresa financeiramente saudável e lucrativa no longo prazo. Por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa.
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