Como vender no YouTube?

- Aprender como vender no YouTube é essencial para aproveitar todo o potencial dessa plataforma de vídeos e faturar alto com as vendas online;
- Para vender mais no YouTube, capriche no canal, planeje suas palavras-chave, produza vídeos com imagem e som de qualidade, divulgue o seu canal em outras redes sociais e anuncie no YouTube Ads;
- Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, use o aplicativo de vídeo commerce Widde para criar vídeos demonstrativos de produtos que acompanham a navegação dos seus clientes.
Você já tem uma loja virtual, divulga sua marca no Instagram e no Facebook, envia newsletters, mas, mesmo com essas ações, sente que algo está faltando na estratégia de marketing digital do seu negócio? Pois bem, a solução para esse vazio pode estar aqui, neste artigo sobre como vender no YouTube.
Quer aprender como vender no YouTube, desde estratégias orgânicas até o uso do YouTube Shopping e anúncios pagos? Vem com a gente!
Mas, antes, que tal conferir a nossa ferramenta de criação de banners para YouTube? É de graça e super simples de usar:
O que é vender no YouTube e por que investir?
Atualmente o YouTube é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo (ficando atrás apenas do Google). Para se ter ideia, a plataforma conta:
- Mais de dois bilhões de usuários mensais em 2025, ou cerca de 45 % de todos os usuários da internet, segundo dados do The Global Statistics;
- Cerca de um bilhão de horas de conteúdos consumidos diariamente, sendo que 63 % do tempo total assistido ocorre em dispositivos mobile, de acordo com a Sprout Social.
Pensando nisso, não restam dúvidas de que vender pela ferramenta pode ser uma boa opção para o seu negócio, não é mesmo?
💡Saiba mais: Como criar um canal no YouTube?
Requisitos para vender no YouTube
Primeiramente, é essencial que você saiba que existem algumas regras para vender no YouTube. São elas:
1. Conta do Google e canal no YouTube
Para vender no YouTube, é necessário ter uma conta Google vinculada a um canal que esteja ativo. Em paralelo, é recomendável configurar o canal como marca, o que permite a administração por mais de um usuário e integração com ferramentas de vendas.
2. Atender aos critérios de monetização
Apesar de ser uma boa ferramenta para monetização, vender no YouTube exige esforço. É necessário que a conta tenha:
- Pelo menos mil inscritos;
- Mínimo de quatro mil horas de exibição nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizações de Shorts nos últimos 90 dias;
- Conformidade com as Diretrizes da Comunidade do YouTube.
Assim, os usuários conseguem ter acesso às funcionalidades extras e liberar recursos de recebimento pelas vendas.
3. Seguir as regras de produtos permitidos
Para vender no YouTube, também é importante se atentar às Políticas do Google, já que nem todos os produtos são permitidos. Alguns exemplos de proibição são: drogas, armas e produtos falsificados, além de outros que violam a política de bem estar, diversidade e respeito.
4. Conta no Google Merchant Center (YouTube Shopping)
Caso você queira vender via YouTube Shopping (detalharemos mais esse recurso adiante), também será necessário se cadastrar no Google Merchant Center. Essa é plataforma de cadastro de produtos de uma loja virtual no Google e um passo obrigatório para conectá-los posteriormente ao YouTube.
Dessa forma, você pode marcar produtos diretamente nos vídeos e transmissões ao vivo, permitindo que o público compre sem precisar sair da plataforma.
Como vender no YouTube?
A seguir, acompanhe as estratégias de como vender no YouTube:
1. Atente-se ao objetivo do canal
Para começar, tenhamos em mente que a grande maioria dos usuários não compram diretamente na plataforma do YouTube, mas, sim, acessam-na para conhecer marcas e produtos que se relacionam aos seus próprios interesses e necessidades.
Assim, de modo geral, essa rede social compõe uma parte do processo de compra, a etapa de consideração na jornada do cliente. Nesta fase, é comum o público ponderar sobre uma oferta: o tipo do produto, as qualidades, os benefícios etc — analisar os prós e contras é o seu objetivo principal.
Para ilustrar, vejamos um dado do setor de cosméticos:
De acordo com uma pesquisa do Think with Google, 79% dos consumidores de beleza acreditam que tutoriais em vídeo funcionam como um teste físico dos produtos e os auxiliam a decidir o que comprar.
Portanto, ao desenvolver o seu canal, foque em conteúdos para YouTube que tenham o poder de atrair clientes e convencê-lo de que sua marca é confiável (como no exemplo de reviews citado acima).
💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal
2. Planeje suas palavras-chave
Para maximizar a chance de aparecer — a médio e longo prazo — nos primeiros resultados do YouTube (e ganhar até mesmo indexar o seu site no Google), você precisa planejar os termos que vai usar nos títulos e nas descrições dos seus vídeos do YouTube. Ou seja, é necessário escolher termos que, de fato, estão sendo pesquisadas pelo seu público.
No Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, é possível observar o volume de buscas e a concorrência de termos relacionados ao seu nicho e/ou ao tema do conteúdo que você deseja gravar. Além disso, tal ferramenta oferece sugestões de expressões similares, que podem servir de inspiração para a criação de novos vídeos. Bacana, não?
Além do planejador do próprio Google, seria interessante entender mais sobre SEO para YouTube, ou seja, a otimização de conteúdo orgânico no seu canal. Isso fará uma grande diferença nos números finais nos acessos ao seu canal e vídeos.
3. Produza vídeos com imagem e som de qualidade
Hoje em dia, a maioria dos smartphones já oferecem câmera HD. Assim, você pode começar um canal no YouTube gravando vídeos com o seu próprio celular em posição horizontal. Lembre-se apenas de apoiá-lo em um tripé para dar maior estabilidade à imagem.
O som, por sua vez, pode ser aprimorado com um microfone USB. Ele oferece um bom custo-benefício e faz diferença no resultado final. Além disso, certifique-se de estar em um local silencioso (sem conversas ou barulhos de construção ao fundo, por exemplo) e iluminado.
Aproveite a luz do dia ou conte com o auxílio de caixas de luz para melhor difundir a claridade. Para compor o fundo do vídeo, é possível usar apenas um tecido branco ou criar ambientes temáticos. Aqui as alternativas são as mais variadas. Por isso, deixe a imaginação rolar!
💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de qualidade?
4. Divulgue o seu canal em outras redes sociais
Fazer marketing cruzado é uma ótima maneira de disseminar o seu trabalho e, consequentemente, a sua marca. Portanto, divulgue o seu canal do YouTube em outras redes sociais. Afinal, de nada adianta criar vídeos incríveis, se eles não forem vistos, não é mesmo?
No Stories do Instagram, por exemplo, publique pequenos spoilers dos conteúdos que você deseja lançar, para instigar seus seguidores a conferirem-nos na sua conta do YouTube. Disponibilize os links nos próprios posts (se houver essa opção) ou na bio do seu perfil do Instagram.
Já no caminho inverso, use links nas descrições do YouTube. Além de compartilhar seus outros perfis, não se esqueça de veicular páginas da sua loja virtual.
Se, por exemplo, o seu negócio for de móveis e decoração e, em um determinado vídeo, você fizer a apresentação de um novo sofá do seu e-commerce, adicione o link do produto. Acredite, essa é uma das melhores formas de vender no YouTube. 🎥
5. Dedique-se às vendas orgânicas
As vendas orgânicas são todas aquelas que acontecem sem o investimento em mídia paga, ou seja, basicamente acontecem pelo interesse dos usuários em seu conteúdo e produtos. A partir disso, você pode criar call-t0-actions que direcionam para o seu site de vendas.
Para gerar engajamento, você pode investir em:
- Reviews e unboxings de produtos;
- Passo a passo de como usar seus itens;
- Bastidores da sua marca.
Essas são algumas das formas que ajudam a construir relacionamento com a sua audiência e gerar vendas naturalmente.
💡 Saiba mais: O que é SEO para Youtube e como otimizar seus vídeos?
6. Teste os infoprodutos
Um dos melhores nichos para vender no Youtube é o de infoprodutos, ou seja, cursos, e-books, mentorias e treinamentos online.
Já que a plataforma é excelente para esse tipo de segmento, caso você tenha interesse nesse formato, pode começar a produzir conteúdo gratuito, como dicas e aulas. Após a construção de audiência, é possível direcionar o público para conteúdos premium, como cursos pagos ou mentorias, por exemplo.
7. Anuncie no YouTube Ads
O YouTube Ads é um recurso de mídia paga, similar aos de outras redes sociais (Instagram Ads, Facebook etc). Por ele, você pode configurar diferentes tipos de anúncios, como:
- Bumper ads: seis segundos ou menos, que aparece no meio de outros vídeos;
- In-stream: um pouco mais longo, que surge no início ou no meio de conteúdos correlatos;
- Discovery: anúncios que aparecem nos resultados de buscas da plataforma.
Com vários objetivos disponíveis (vendas, promoção, tráfego do website, alcance, notoriedade da marca etc) e filtros de segmentação do público (gênero, idade, status parental, renda familiar etc), você tem a chance de atingir potenciais clientes de um modo muito mais rápido e assertivo.
Se você ficou interessado, a Central de Ajuda da própria plataforma oferece tutoriais para te auxiliar na configuração da sua primeira campanha. Para isso, acesse YouTube Ads.
8. Invista no Youtube Shopping
O Youtube Shopping é uma funcionalidade que permite integrar o seu catálogo de produtos à plataforma. Desse modo, você pode marcar os itens que preferir nos vídeos e transmissões ao vivo, possibilitando que o usuário compre sem sair do YouTube.
Essa é uma excelente forma de gerar interesse e vender pelo Youtube, já que os expectadores estão diretamente envolvidos com o conteúdo.

Imagem de divulgação – YouTube
3 ideias de vídeos para YouTube
Ao criar este conteúdo sobre como vender no YouTube, pensamos ser interessante ter um capítulo dedicado à criação de conteúdos. Assim, a seguir, descubra ideias de vídeos para o seu canal. Elas vão servir tanto para compartilhar aprendizados e novidades com o seu público, quanto para entretê-lo. Vamos lá?
1. Apresentação de produtos
Este modelo é um clássico para aprender como vender no seu canal do YouTube! Mas, se feito com foco puramente publicitário (pensando apenas em “vender e vender”), pode ter efeito rebote. Aqui, o ideal é apresentar produtos quando estes forem uma nova coleção ou ganharem uma versão inédita.
Você pode fazer vídeos:
- Somente dos artigos em si, filmando seus principais ângulos;
- Com você ou alguém da sua equipe, apresentando os itens e destacando suas qualidades e seus benefícios.
No entanto, evite citar preços ou meios de pagamento, porque, além do conteúdo ficar datado (você pode querer alterar os valores posteriormente), quebrará o objetivo principal do vídeo, que é encantar clientes.
Portanto, ao final da gravação, informe o espectador de que os links para os produtos estão na descrição (e não se esqueça de adicioná-los lá 😉).
Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, use o aplicativo de vídeo commerce Widde para criar vídeos demonstrativos de produtos que acompanham a navegação dos seus clientes.
2. Tutoriais
Diferentemente da primeira opção — de apenas mostrar os artigos da sua marca —, esta ideia para vídeo tem como foco exibi-los na prática. Lembra da referência, no início do texto, sobre o setor de cosméticos? Pois bem, é aqui que ela se encaixa.
Se você vende produtos de beleza, como maquiagens, por exemplo, crie tutoriais de como usá-las. Mostre em detalhes como elas aderem à pele e suas utilidades para o dia e/ou a noite. Por outro lado, se você vende roupas online, grave múltiplos looks com os artigos da sua marca.
Tal tipo de conteúdo vai ajudar sua potencial clientela a se imaginar no seu lugar (ou no do/a modelo do vídeo). Isso, por consequência, pode ativar nela gatilhos mentais de referência e autoridade, por exemplo — o que a instiga a comprar.
💡Saiba mais: O que é YouTube Shorts e como usar?
3. Conteúdos relacionados ao seu nicho
Se você vende alimentos orgânicos, que tal criar uma série com dicas para uma vida mais saudável? Podem ser tópicos relacionados à alimentação (receitas e tipos de temperos) e a atividades físicas (diferentes exercícios para fazer em casa 💪), por exemplo. E, claro, sempre que possível — e de modo natural — introduzir seus produtos no contexto.
Este modelo de conteúdo tem o poder de despertar afinidade com o público. Afinal, este percebe que o seu objetivo não é somente vender artigos, mas oferecer uma experiência completa por meio de vídeos informativos, relevantes e alinhados com a missão e os valores da sua marca.
Bônus
Uma dica extra é a de, quando possível (e se couber no seu bolso), convidar especialistas (como no exemplo dos exercícios físicos, um treinador) e/ou influenciadores digitais do seu nicho para um bate-papo gravado e, assim, gerar conhecimento sobre tendências e questões relacionadas ao mercado.
💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?
Como monetizar o Youtube?
Agora que você já aprendeu a como vender no Youtube, vamos passar por algumas dicas extras de como monetizar o seu canal na plataforma. Confira abaixo:
- Atender aos requisitos de monetização: mil inscritos e quatro mil horas de exibição nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizações em Shorts nos últimos 90 dias;
- Inscrever-se no Programa de Parcerias do YouTube para exibir anúncios e compartilhar receita;
- Utilizar links de afiliados na descrição dos vídeos ou via QR code para gerar comissões por vendas;
- Firmar parcerias com marcas para conteúdos patrocinados e colaborações;
- Criar produtos exclusivos, como merchandising personalizado, cursos online, e-books ou mentorias;
- Diversificar fontes de renda com plataformas como Patreon, Apoia.se ou Catarse, além do Clube de Canais do YouTube;
- Manter consistência e qualidade nas publicações, investindo em roteiros, edição e títulos atrativos;
- Interagir com a comunidade por meio de comentários, enquetes e transmissões ao vivo para melhorar o engajamento.
Aprendeu como vender no YouTube?
Esperamos que as dicas acima tenham tirado suas principais dúvidas sobre o assunto, e esclarecido que o YouTube pode, sim, ser um canal de marketing complementar à sua loja virtual. No entanto, como qualquer estratégia, você deve se empenhar, testar diferentes formatos e ter paciência, pois os resultados geralmente aparecem a médio e longo prazo.
E caso você ainda não tenha um e-commerce na Nuvemshop, crie sua loja virtual grátis agora mesmo e conecte seus produtos ao YouTube.! 💙