Como funciona o Google Merchant Center? [+ guia para criar sua conta]

Lojista com papeis, produtos e um notebook a sua frente, ilustrando o cadastro no Google Merchant Center.
Pontos principais do artigo:
  • Google Merchant Center é uma plataforma gratuita onde os lojistas podem cadastrar informações dos produtos da sua loja;
  • O Google usa essas informações para exibir os itens nos resultados de pesquisa quando o usuário faz uma busca relacionada;
  • Para organizar a sua lista de mercadorias antes de se cadastrar na plataforma, baixe a nossa planilha gratuita para cadastro de produtos.

Você já se perguntou de onde o Google puxa as informações para exibir um produto na pesquisa? Ou se é preciso cadastrar o mesmo item várias vezes para que ele apareça em diferentes serviços do buscador?

Se você tem essas e outras dúvidas sobre como exibir um produto no Google, é hora de conhecer o Google Merchant Center.

Essa é uma plataforma gratuita onde os lojistas cadastram as informações das mercadorias para que elas possam ser exibidas nos diversos canais do Google, como a rede de pesquisa, os anúncios pagos e o Google Shopping.

Ficou interessado e quer saber como fazer com que a sua loja também apareça nesses resultados? Então, continue a leitura! Neste artigo, trouxemos um tutorial passo a passo para criar e configurar uma conta no Merchant Center do Google. Confira! 🛍️

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Como funciona o Google Merchant Center?

O Merchant Center funciona como um grande catálogo online de onde o Google extrai todas as informações para exibir um produto em suas plataformas, como título, descrição, preço, imagem e dados de estoque.

Ao criar uma conta no Google Merchant Center, o lojista pode gerenciar esse catálogo, fazendo atualizações, ajustando preços, adicionando novos produtos e monitorando o desempenho dos anúncios em canais como o Google Shopping, por exemplo.

Isso aumenta as chances de que as mercadorias apareçam nos melhores resultados quando um usuário fizer uma busca relacionada. Além disso, é uma forma de garantir que os anúncios exibidos estarão atualizados, com informações de preço e disponibilidade iguais aos da loja virtual.

💡 Saiba mais: Como aparecer no topo do Google?

Como criar e configurar uma conta no Google Merchant Center?

Criar uma conta no Google Merchant Center é simples, especialmente se você já tiver cadastro em alguma plataforma do Google. Veja o passo a passo a seguir:

1. Crie uma conta usando o seu Gmail

Para começar a usar o Merchant Center, basta acessar a página da plataforma e clicar em “Inscrever-se gratuitamente”.

Lembre-se de usar o mesmo e-mail que já usa nas outras plataformas do Google, como Google Ads e Google Analytics. Isso vai facilitar na hora de configurar a conta e fazer as integrações.

Página inicial do Google Merchant Center

Depois de fazer o login, preencha todas as informações necessárias, como nome da empresa, localização, url do site e dados de contato. Esses detalhes vão ajudar o Google a oferecer uma experiência mais personalizada e fazer algumas sugestões para o seu negócio.

Informações do vendedor no Merchant Center

2. Verifique o domínio do seu site

Com a conta configurada, é hora de verificar o domínio do seu site (ou seja, o endereço que você usa para acessá-lo). Esse é um passo fundamental, já que é isso que vai permitir que o Google encontre e indexe os seus produtos.

Você pode escolher fazer a verificação usando uma conta de e-mail comercial, adicionando um arquivo HTML no site ou usando o Gerenciador de Tags do Google. Basta selecionar a opção desejada e clicar em “Verifique a sua loja online”.

Verificar domínio no Merchant Center

Geralmente, a forma mais simples de fazer a verificação é usando um e-mail corporativo personalizado. Mas, se você não tiver um e precisar de orientação para adicionar o arquivo HTML ou usar o Google Tag Manager, também pode contar com o time de especialistas da Nuvemshop para te ajudar nessa tarefa.

👉 Confira: Especialistas Nuvemshop

3. Configure frete, envio e impostos

O próximo passo é configurar as informações de frete. Para isso, clique na opção de “Entregas e devoluções”, no menu lateral esquerdo, e adicione as regiões disponíveis, o tempo de envio e o custo da entrega.

Aqui, é possível configurar opções de frete grátis acima de determinado valor ou personalizar o custo do envio de acordo com o preço do produto, o peso ou o endereço de entrega.

Frete, envio e impostos no Merchant Center

Se você vende para fora do Brasil, também é importante configurar os impostos para cada região clicando em “Configurar os tributos sobre vendas”. Mas, se as entregas são apenas em território nacional, siga para o próximo passo.

O Google não permitirá a exibição de nenhuma campanha do Shopping até que você adicione todas as informações desta etapa. Por isso, tenha certeza de que preencheu tudo antes de continuar.

4. Conecte o feed de produtos

O último passo é fazer a configuração dos produtos do seu catálogo. Para isso, clique na opção “Produtos”, no meu lateral esquerdo, e depois em “Todos os produtos” > “Adicionar produtos”.

Você pode adicionar os produtos de forma manual, usando um modelo de planilhas do Google ou por meio de uma API, que é uma ferramenta que permite que lojas online façam integrações com serviços externos, como o Google Merchant Center.

Adicionar produtos no Merchant Center

Mais uma vez, caso você tenha dificuldades para fazer a integração sozinho, lembre-se de que você pode contar com o time de especialistas da Nuvemshop para te ajudar com o passo a passo da configuração ou usar a planilha de cadastro de produtos gratuita abaixo:

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O processo de aprovação dos produtos pode levar até 72 horas. Então, fique de olho e lembre-se de manter o catálogo sempre atualizado, pois são essas informações que serão exibidas nas pesquisas do Google e nos resultados do Google Shopping.

Para que serve o Merchant Center?

O Google Merchant Center é o primeiro passo para quem quer aparecer nos resultados de pesquisa, em anúncios do Shopping e outros canais de divulgação do Google. Veja para que serve a ferramenta na prática:

Otimizar campanhas do Google Ads

O Merchant Center permite fazer a integração de todas as suas contas do Google. Isso significa que o Google Ads poderá puxar todos os dados dos produtos cadastrados para criar anúncios ainda mais precisos e com informações sempre atualizadas.

Além disso, a integração também permite segmentar seu público com base nas informações de produto, ajustar a área de entrega, inserir palavras-chave negativas e muitos outros recursos que ajudam a tornar a sua campanha no Google Ads mais eficiente.

Anunciar no Google Shopping

Outra vantagem importante de usar o Merchant Center integrado ao Google Ads é a possibilidade de exibir anúncios no Google Shopping, que é uma das principais ferramentas do Google para quem vende pela internet.

Quando um usuário busca por um produto, os anúncios do Google Shopping são o principal resultado da página. Por isso, anunciar nesse espaço pode fazer toda a diferença para aumentar a visibilidade e, consequentemente, as vendas do seu site.

Você pode, inclusive, segmentar seus públicos para atingir as pessoas com os produtos certos. Um dos recursos mais úteis é o geomarketing, que permite personalizar a localização e o estoque de determinados itens.

Diminuir o custo dos anúncios

Anúncios listados no Google Shopping tendem a ser mais baratos do que os links patrocinados, além de oferecer uma taxa de conversão mais alta. Então, se você investe em tráfego pago, essa é uma vantagem essencial.

Isso acontece porque o formato de anúncio do Shopping permite que os usuários vejam detalhes do produto antes de clicar no anúncio, como imagem, título e preço. Com isso, os cliques se tornam mais qualificados e com mais chances de se tornarem vendas.

Fazer remarketing dinâmico

Lojistas cadastrados no Google Merchant Center também podem fazer remarketing dinâmico. Ou seja, exibir anúncios de produtos específicos para visitantes que estiveram no seu site, mas não concluíram a compra por algum motivo.

O recurso também permite que você escreva mensagens mais relevantes para esses consumidores, incentivando que eles voltem para finalizar a compra e evitando o prejuízo com carrinhos abandonados.

Receber avaliações dos consumidores

No Merchant Center, você também pode se cadastrar para alguns programas especiais do Google, como o Google Avaliações do Consumidor, também conhecido como Google Customer Reviews.

Com isso, sempre que um cliente finaliza a compra no seu site, ele recebe um e-mail para avaliar a experiência de um a cinco. Quanto mais alta a média de classificação do vendedor, mais chances ele tem de ter destaque nas pesquisas, além de receber um selo de avaliações que pode ser exibido no site.

Fazer análises de desempenho

Se você já usa o Google Analytics 4 para monitorar o desempenho do seu negócio, pode integrá-lo ao Merchant Center para monitorar o tráfego vindo especificamente desse canal e entender como os usuários interagem com os anúncios dos produtos.

Nesse caso, as estatísticas ficam separadas das outras origens de acesso. Assim, é possível ter insights específicos sobre os anúncios, identificando quais estão performando bem e quais precisam de alguma otimização para trazer resultados melhores.

Pronto para usar o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center pode ajudar (e muito!) a aumentar a visibilidade dos seus produtos nas pesquisas. Por isso, apesar de ser mais uma plataforma para se cadastrar, é um tempo que vale a pena investir para fortalecer a sua presença online e o retorno sobre o investimento em anúncios pagos.

E, se você quer contar com outras ferramentas que te ajudam a aumentar ainda mais as vendas, traga a sua loja virtual para a Nuvemshop! É rápido, fácil, gratuito e você tem acesso a todos os recursos necessários para decolar o seu negócio! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Google Merchant Center

Para acessar o Google Merchant Center, basta fazer o login na plataforma usando uma conta do Google (preferencialmente, a mesma cadastrada em outros serviços, como Google Analytics, Google Ads ou Google Search Console).

  • Otimizar campanhas do Google Ads;
  • Anunciar no Google Shopping;
  • Diminuir o custo dos anúncios;
  • Fazer remarketing dinâmico;
  • Receber avaliações dos consumidores;
  • Fazer análises de desempenho.

Ao vincular as contas do Merchant Center e do Google Ads, o Google consegue puxar os dados dos produtos cadastrados para exibir anúncios no Google Shopping.

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