Como vender nas Americanas? Guia para lucrar na Americanas Marketplace

Conteúdo criado por humano
Mulher pesquisando na internet como vender na Americanas
Pontos principais do artigo:
  • A Americanas é um dos maiores e mais renomados marketplaces do Brasil. Quando combinada com a sua loja virtual, ela pode aumentar significativamente as vendas do seu negócio;
  • Para anunciar na plataforma é necessário ter CNPJ ativo, realizar um pré-cadastro, aguardar a aprovação dos dados enviados e cadastrar os produtos;
  • Na Nuvemshop, você pode criar sua loja virtual grátis e integrá-la diretamente com o marketplace Americanas por meio dos aplicativos HubNoov, ANYMARKET ou Plugg.to.

Já se perguntou como vender na Americanas? Segundo uma pesquisa da empresa, 76,4% dos lojistas que atuam em marketplaces registram crescimento nas vendas. Isso mostra o grande potencial do canal de vendas para melhorar os resultados dos negócios online.

Então, se você é empreendedor e deseja expandir o alcance dos seus produtos, aprender como vender na Americanas pode ser um bom começo. Afinal, estamos falando de um dos maiores marketplaces do Brasil, com milhões de acessos mensais.

Quer saber mais sobre como vender no marketplace da Americanas? Ao longo deste artigo, vamos conhecer mais sobre a plataforma e as suas vantagens e desvantagens.

Antes de começar, economize tempo criando uma loja virtual grátis na Nuvemshop e conectando seu site de vendas no marketplace da Americanas. Com os aplicativos HubNoov, ANYMARKET ou Plugg.to, você pode importar seu catálogo de produtos diretamente para a Americanas. Aproveite!

Criar loja virtual grátis

Quem pode vender na Americanas?

Para vender na Americanas, você precisa se enquadrar em uma das categorias que listamos abaixo:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • ME (Micro Empresa);
  • Distribuidores;
  • Indústrias;
  • Lojas virtuais;
  • Lojas físicas.

O que é necessário para vender na Americanas?

Depois de verificar que se enquadra em uma das categorias acima, para prosseguir com o cadastro, é necessário cumprir alguns requisitos. Confira:

  • Ter um CNPJ ativo e sem restrições;
  • Ter um CNAE cadastrado no setor varejista;
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica (Nfe) via Sintegra;
  • Para MEI, emitir Nota Fiscal Avulsa (Nfa) pela Receita Federal;
  • Ter e-CNPJ para assinaturas digitais;
  • Ter um contrato social com um montante mínimo de R$ 1.000;
  • Possuir conta corrente vinculada ao CNPJ;
  • Emitir Certificado Negativo de Débitos (CND) para comprovar que não existem dívidas no seu CNPJ.

💡Saiba mais: O que é formalização de empresa e como regularizar meu negócio?

Como vender na Americanas Marketplace?

Agora que você já sabe o que é a Americanas e que vender na plataforma é um bom negócio para aumentar o faturamento da sua empresa, vamos ao passo a passo sobre como começar a vender no marketplace. Confira:

Pré-cadastro

  1. Acesse o site da Americanas Marketplace e clique em “Quero vender”:
    Captura de tela página inicial do cadastro para vender na Americanas Marketplace
  2. Preencha os dados solicitados para realizar o pré-cadastro e clique em “Enviar”:Captura de tela página de pré cadastro para vender na Americanas Marketplace
  3. Feito isso, a plataforma vai analisar os dados preenchidos. Normalmente, esse processo leva 24 horas;
  4. Você vai receber, por e-mail, a aprovação e junto disso o login e senha para acessar a plataforma.

Cadastro de produtos

Depois de ter o cadastro aprovado na plataforma, para começar a vender, você precisa acessar o Portal da Americanas usando o login e senha recebido no passo anterior.

Nesta etapa, é necessário realizar o cadastro dos produtos. O marketplace possibilita que esse cadastro seja feito de duas formas: manualmente ou em massa.

Se você tem poucos itens, pode optar pelo cadastro manual e preencher todas as informações dos produtos um a um.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Configurar preços e frete

Definir o preço ideal envolve pesquisa e estratégia. Antes de tudo, analise o preço praticado pelos concorrentes com o auxílio de ferramentas, como PriceIntel ou Minderest.

Depois, calcule o custo total do produto, incluindo a taxa cobrada pela plataforma, geralmente entre 15% e 20%, o valor do frete, os impostos e a margem de lucro desejada. Para facilitar essa tarefa, você também pode usar a Calculadora de preços da Nuvemshop e considerar custos de produção, impostos e margem de lucro desejada:

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de preço de venda

Já para o frete, no Americanas Markeplace, é possível escolher entre diferentes modalidades, como frete fixo por região ou peso e oferecer frete grátis acima de determinado valor de compra.

Integre com a Nuvemshop

Se você já vende online e é possível usar o marketplace da Americanas como um canal de venda extra. Várias plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem fazer a integração direta entre e-commerce e marketplaces, como o B2W.

Na Loja de Aplicativos Nuvem, por exemplo, o lojista consegue baixar e instalar o Plugg.to, um app que oferece uma integração completa e simplificada do seu catálogo de produtos com os marketplaces, garantindo estoques e preços sincronizados.

Para isso, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Plugg.to diretamente na sua loja de aplicativos Nuvemshop e clique em “Instalar aplicativo”;
  • Leia os termos e condições de uso;
  • Selecione a opção “Aceitar e começar a usar”;
  • Você será redirecionado para a página do Plugg.to;
  • Caso já seja cliente da plataforma, clique em “Sou cliente Plugg.to”;
  • Caso contrário, selecione “”Não sou cliente Plugg.to”;
  • Faça o cadastro na plataforma e, ao final, clique em “Enviar”.

⚙️ Baixe o aplicativo: Plugg.To

  1. Após um período, o Plugg.to entrará em contato com você por e-mail para confirmar o cadastro e finalizar as configurações necessárias para finalizar a integração.
  2. Assim que os consultores entrarem em contato, siga os passos a seguir:
  3. Acesse seu Painel de Administração e, no menu, selecione “Aplicativos”;
  4. Procure pelo aplicativo Plugg.to e clique na opção “Configurar aplicativo”;
  5. Selecionar a opção “Sou cliente Plugg.to”;

Faça o login com todas as credenciais fornecidas pelo time do aplicativo e pronto, estará finalizada a integração!

👉 Confira: Como instalar o Plugg.to?

Gostou da solução? Então, crie sua loja virtual agora mesmo na Nuvemshop: 

Criar loja virtual grátis

Melhore a visibilidade da sua loja

O ranqueamento no marketplace das Americanas é influenciado por diversos fatores. Um deles é o desempenho da sua loja: mantenha a taxa de cancelamento abaixo de 2%, envie os pedidos dentro do prazo e ofereça um bom atendimento ao cliente. Quanto melhor sua reputação, maior a chance de seus produtos aparecerem nas primeiras posições.

O SEO interno, um conjunto de estratégias e práticas destinadas a melhorar o posicionamento de um site ou página na web nos resultados de busca, como o Google, também é essencial. Utilize palavras-chave relevantes nos títulos, descrições e atributos dos produtos. Também classifique corretamente cada item na categoria certa e mantenha seu estoque atualizado para evitar que o produto fique indisponível, o que prejudica o ranqueamento.

Outra dica importante é estimular avaliações positivas, elas influenciam diretamente a conversão e a confiança dos novos compradores. Sempre que possível, participe de datas comemorativas, como a Black Friday, datas sazonais e ofertas especiais promovidas pela plataforma.

Para potencializar ainda mais sua visibilidade, você pode investir no serviço de anúncios patrocinados (Americanas Ads), com segmentação por palavra-chave e remarketing.

Ainda em dúvida sobre como vender na Americanas? Veja aqui as vantagens do marketplace.

Já sabe como vender na Americanas?

Esperamos que este conteúdo tenha te ensinado como vender na Americanas e aumentar as vendas da sua loja. O marketplace oferece diversas vantagens, mas é importante analisar se realmente vale a pena para o seu negócio. Lembre-se de que é necessário possuir CNPJ e aguardar a análise realizada pela Americanas.

Agora, se você quer começar a vender online com o seu próprio site, é só criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender na Americanas

Sim, é preciso emitir nota fiscal para todas as vendas realizadas.

Os motivos podem ser variados. Para descobrir basta enviar um e-mail para cadastro.loja@b2wdigital com o seu CNPJ e explicar o ocorrido.

Por enquanto, só é possível vender produtos físicos.

O pagamento é realizado quinzenalmente ou semanalmente na conta corrente cadastrada pelo lojista. Para pagamentos quinzenais, os valores são depositados nos dias 1 e 15 de cada mês, ou no próximo dia útil. Já o repasse semanal é feito mediante adesão e acarreta um pagamento adicional de 1% sobre sua taxa de comissão. A data para receber começa a ser contada depois que o pedido for entregue para a transportadora.

As desvantagens de vender na Americanas incluem incertezas relacionadas ao momento da empresa, o alto valor das taxas cobradas pela plataforma, a grande concorrência entre os vendedores e a dificuldade de se destacar em meio a um grande volume de produtos.

As vantagens de vender na Americanas incluem a visibilidade da plataforma, o grande volume de vendas e o grande número de clientes cadastrados na plataforma.

Após se cadastrar, você pode inserir seus produtos por meio de uma plataforma de integração ou manualmente.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies