Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?

- O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta gratuita para descobrir os termos mais relevantes para o seu negócio online;
- Conhecendo os principais termos, é possível utilizá-los para alcançar novos clientes por meio de anúncios pagos no Google ou otimizações de SEO;
- Para usar o Planejador de palavras-chave do Google é necessário criar uma conta no Google Ads e simular uma campanha. Veja passo a passo no artigo.
Quem faz vendas online sabe o quanto é importante atrair visitantes para uma loja virtual. Nesse sentido, conhecer ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google pode ser essencial para determinar os melhores termos relacionados ao produto e se destacar da concorrência quando o assunto é buscas na internet.
Com o recurso, é possível determinar as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e usá-las de forma estratégica para alcançar potenciais consumidores para a sua empresa por meio de anúncios pagos no Google ou de forma orgânica fazendo SEO.
Independentemente da sua escolha, é preciso saber como usar a ferramenta para obter os melhores resultados. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer todos os detalhes sobre o Planejador de palavras-chave do Google e compartilhar o passo a passo de como utilizá-lo. Vamos lá?
Mas, antes, que tal aquecer e entender quais são as melhores estratégias para o seu tipo de negócio? Confira o nosso modelo de plano de marketing grátis:
O que é Planejador de palavras-chave do Google?
Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que ajuda o usuário a descobrir e organizar novas palavras para usar em suas campanhas pagas, por meio do Google Ads, ou melhorar o posicionamento orgânico de um site (SEO).
Para auxiliar o usuário a compreender quais keywords valem mais a pena investir e/ou usar, o Planejador do Google revela três principais parâmetros em sua lista de palavras:
- Frequência: com que regularidade os termos são pesquisados;
- Estimativa de tráfego: média de cliques mensais que o termo pode trazer;
- Estimativa de lance: quanto, em média, será o CPC (custo por clique) das palavras-chave para anúncios pagos no Google Ads;
- Concorrência: número de anunciantes que usam as mesmas keywords.
Como acessar o Planejador de palavras-chave do Google?
Atualmente, não é mais possível acessar o Planejador de palavras-chave do Google sem criar uma campanha. Por isso, veremos, agora, como criar uma campanha teste para ter acesso à ferramenta sem nenhum custo. Veja:
1. Crie uma conta no Google Ads
Para ter acesso ao gerador de palavras-chave do Google, é necessário ter uma conta no Google Ads. O cadastro é gratuito e pode ser realizado no próprio site do Google Ads ao clicar em “Começar agora”.
Dica: o idioma da ferramenta pode estar em inglês. Caso não conheça a língua, acesse o site pelo Google Chrome e use a opção de tradução automática.
2. Insira os dados da empresa
A seguir, o Google vai pedir algumas informações sobre o seu site de vendas para poder criar a campanha teste. Então, preencha o nome do negócio e a URL. Caso não tenha, use informações fictícias ou aproveite para criar a sua loja grátis na Nuvemshop.
Em seguida, a ferramenta vai oferecer uma descrição pré formatada de descrição, serviços e canais que podem ser úteis para elaborar a sua possível campanha:
3. Preencha as informações da campanha
A seguir, será necessário preencher algumas informações sobre a campanha para prosseguir, como objetivos, termos usados para descrever seus produtos, imagens e títulos. Mais uma vez, você pode inserir dados fictícios apenas para seguir as etapas.
4. Preencha a forma de pagamento
Em seguida, também será necessário preencher a sua estratégia de lances e a forma de pagamento para continuar. Na primeira tela, selecione uma métrica que considere interessante e, na seguinte, a opção de “Definir orçamento personalizado” para defina um valor hipotético (você não precisará arcar com esse custo se está apenas fazendo uma simulação de termos).
Na próxima tela, você precisará preencher algumas informações sobre a empresa, como endereço e CNPJ (ou CPF, caso escolha o tipo de conta individual).
Em seguida, é preciso preencher a forma de pagamento. Aqui, é necessário selecionar “Pagamentos manuais”, pois ele oferece a possibilidade de pagar com boleto bancário. Em seguida, preencha uma quantia hipotética no valor do boleto para prosseguir.
Não é necessário pagar este boleto. Lembre-se que, aqui, estamos criando apenas uma campanha teste para que você possa ter acesso ao gerados de palavras-chave do Google antes de começar a criar a sua primeira campanha para Google Ads.
Depois de gerar o boleto, você será redirecionado ao painel administrativo, onde poderá acessar a ferramenta por meio do menu superior, clicando em “Tools and setting” > “Planejador de palavras-chave (ou Keyword Planner)”.
Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?
Ao clicar na opção do Planejador de palavras-chave do Google, você poderá escolher entre “Descubra novas palavras-chave” ou “Obtenha volume de pesquisa e previsões”. Para começar, selecione a primeira opção.
Em seguida, digite termos relacionados ao produto que você gostaria de anunciar para que a ferramenta possa sugerir as melhores palavras-chave. Se você tem uma loja virtual de velas aromáticas, por exemplo, pode usar o termo “velas”.
Clicando em pesquisar, você verá uma lista de palavras-chave relacionadas, média de pesquisa, variação dos últimos meses, nível de concorrência e média de lance para anúncios no Google Ads.
Além disso, também é possível refinar as palavras-chave, adicionando filtros relacionados à busca. No caso das velas, por exemplo, você pode fazer um filtro por cor para encontrar os melhores termos para anunciar um produto específico.
Filtros do Planejador de palavras-chave do Google
Com os filtros do Planejador de palavras-chave do Google, você pode refinar sua pesquisa a partir de:
- Países, regiões, estados e/ou cidades;
- Idiomas;
- Períodos do ano (para compreender tendências sazonais, por exemplo);
- Tipos de dispositivos (desktop ou smartphones e tablets).
Para isso, basta explorar as ferramentas disponíveis no painel com a lista de palavras-chave. Nenhum clique nesta página gera uma campanha automaticamente, então, você pode explorar todas as opções e descobrir vários filtros para melhorar os resultados.
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Como fazer um planejamento de palavras-chave?
Agora que você já sabe usar o Planejador de palavras-chave do Google, vamos compartilhar três dicas que podem te ajudar na hora de pesquisar e escolher palavras-chave na ferramenta:
- Dê preferência a termos de baixa e média concorrência: no caso de anúncios pagos, quanto mais disputados os termos forem, maiores serão os CPCs, isto é, Custo por Clique;
- Seja específico: pense como o seu público pesquisaria e que palavras utilizaria;
- Use os filtros do planejador: eles vão te ajudar a refinar os resultados e encontrar os termos mais alinhados ao seu produto.
Bônus: outras ferramentas para planejar palavras-chave
Se, depois de conhecer o Planejador de palavras-chave do Google, você quiser testar outras ferramentas com o mesmo propósito, sem problemas! Abaixo, conheça algumas alternativas a ele:
1. Ubersuggest
O Ubersuggest — ferramenta de análise do Neil Patel — promete fornecer gratuitamente keywords que não estão presentes no Planejador de palavras-chave do Google.
Após buscar o termo desejado, em Ideias de palavras-chave (no menu à esquerda), é possível conferir outras keywords similares e, em Análise de SERP, uma lista dos sites que estão ranqueando para o termo pesquisado.
2. Ahrefs
A Ahrefs é uma plataforma paga que permite não só explorar palavras-chave e termos correlatos, mas também analisar o tráfego das diferentes páginas do seu site, entre outros recursos.
Dentre as informações disponibilizadas pela Ahrefs, destacam-se: concorrência da keyword, volume de pesquisa, cliques, frases correspondentes e dados sobre as 100 primeiras páginas que estão ranqueando no Google para o termo pesquisado (classificação do domínio, backlinks, tráfego orgânico mensal etc). Os planos custam entre US$ 99 e US$ 999.
3. Google Trends
Por fim, o Google Trends, lançado em 2006, é ideal para acompanhar os assuntos que estão em alta (ou que estiveram em alta em determinado período de tempo).
Ao pesquisar uma palavra-chave, a ferramenta mostra a evolução do termo e permite aplicar filtros de datas (anos, meses ou dias), tipo de conteúdo (YouTube, notícias, imagens etc), região e categoria (finanças, entretenimento, esporte, arte etc). Além disso, exibe consultas relacionadas em ascensão.
Tudo certo sobre o Planejador de palavras-chave do Google?
Esperamos que, com este artigo, você tenha aprendido como acessar o Planejador de palavras-chave do Google e usar a ferramenta para encontrar os melhores termos para anunciar no Google Ads ou otimizar o conteúdo do seu site.
E, se você não vende de maneira profissional na internet, que tal mudar isso agora mesmo e criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil, sem custos e com as melhores integrações para anunciar no Google e nas principais redes sociais do Brasil! 💙