Balanço patrimonial: o que é, para que serve, quando fazer e exemplos
O balanço patrimonial é um relatório contábil que mostra a situação financeira de uma empresa em uma data específica a partir da análise de seus ativos, passivos e patrimônio líquido.
Se você é empreendedor, provavelmente já ouviu falar sobre o balanço patrimonial. Afinal, esse é um dos relatórios financeiros mais importantes de qualquer negócio.
Isso porque ele indica a situação contábil de uma empresa. Ou seja, é essencial para ajudar os gestores a tomarem decisões sobre o planejamento financeiro, além de ser obrigatório para boa parte das organizações.
Mas, se você nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, trouxemos um guia completo sobre o balanço patrimonial. Continue a leitura e entenda o que é esse documento, para que serve, quando e como fazer o relatório.
Dica: antes de começar, baixe a nossa planilha gratuita de controle financeiro empresarial! Ela será muito útil nesse processo:
O que é o balanço patrimonial de uma empresa?
Balanço patrimonial, também chamado de balanço contábil, é um relatório que apresenta a situação financeira de uma empresa a partir do seu patrimônio. Para isso, ele considera tudo o que a organização tem (ativos), o que deve (passivos) e o seu patrimônio líquido (valor que pertence aos acionistas ou proprietários).
Uma das principais características desse relatório é que, ao contrário de outras demonstrações contábeis, o balanço patrimonial é referente a uma data específica, não a um período de tempo. Ou seja, ele funciona como uma foto das finanças da empresa no dia em que foi elaborado.
No Brasil, esse é um documento obrigatório para comprovar a evolução do patrimônio de quase todas as empresas ao final do ano fiscal — exceto aquelas enquadradas no Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais (MEIs).
💡 Saiba mais: Como consultar o enquadramento tributário de uma empresa?
Para que serve o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial serve para mostrar como está a saúde financeira de uma empresa. Com isso, ele pode ser usado como base para cumprir obrigações legais e fiscais, além de ajudar os gestores a tomar decisões mais estratégicas na gestão financeira do negócio.
Isso porque o relatório permite avaliar toda a contabilidade financeira da organização. Isso inclui sua capacidade de pagamento, seu grau de endividamento e a eficiência na gestão dos recursos, indicando se a empresa está crescendo ou precisa de ajustes.
Essas informações podem ser usadas não só para tomar melhores decisões sobre o planejamento financeiro do negócio, mas também para atrair investimento. Se o balanço mostra que a empresa tem mais ativos do que passivos, os investidores enxergam estabilidade e menos risco, o que pode ser um grande atrativo.
Além disso, muitas instituições financeiras consultam o balanço patrimonial para conceder linhas de crédito. Assim, se você precisar de um empréstimo para expandir o negócio, por exemplo, o balanço pode indicar se você tem condições de honrar com essa dívida, aumentando as chances da sua solicitação ser aprovada pelos bancos.
💡 Saiba mais: Quando é útil fazer um empréstimo para e-commerce?
Quando deve ser feito o balanço patrimonial?
De acordo com a legislação contábil, o balanço patrimonial deve ser emitido a cada 12 meses, ao final de cada ano, que representa o fim do exercício social das empresas, que vai de janeiro a dezembro.
No entanto, como existe um prazo para que as organizações possam verificar as informações e fazer os ajustes necessários, é possível apresentar o documento até o último dia útil de abril do ano seguinte. A única exceção é para empresas optantes pelo Lucro Real, que têm até o último dia útil de junho para realizar a entrega.
Porém, nada impede que a empresa faça o balanço patrimonial antes do período anual para controle interno das finanças. Nesse caso, o mais comum é fazer uma versão resumida do relatório, como um balancete.
💡 Saiba mais: O que é DFC e como preparar o documento?
Estrutura do balanço patrimonial
Agora que já entendemos o que é o balanço patrimonial, ainda é preciso conhecer a sua estrutura antes de aprender a montar o seu relatório. Isso porque o balanço é formado por três principais categorias: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Veja como funciona cada um deles:
Ativos
Ativos são os bens, créditos e direitos que uma empresa tem e que podem ser convertidos em dinheiro. Essa é a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos do negócio foram aplicados.
Esses ativos ainda podem ser divididos em duas subcategorias:
Ativos circulantes
Bens e direitos que podem ser transformados em dinheiro no curto prazo, em até 12 meses. Dinheiro em caixa, contas a receber, itens em estoque e aplicações financeiras de curto prazo são alguns exemplos.
Ativos não circulantes
São os bens e direitos com liquidez maior. Imóveis, maquinários, aplicações de longo prazo e participações societárias, por exemplo, precisam de mais do que 12 meses para serem convertidos em retorno financeiro.
Passivos
Já os passivos são as obrigações e dívidas da empresa — o que ela deve e ainda precisa pagar. Ou seja, essa é a parte negativa do balanço patrimonial, que indica o que deve ser reduzido do patrimônio do negócio.
Assim como os ativos, eles também podem ser dividido em duas subcategorias:
Passivos circulantes
Dívidas e obrigações que devem ser quitadas em até 12 meses, como salários dos funcionários, contas a pagar, acordos com fornecedores, empréstimos de curto prazo e tributos e impostos que devem ser pagos a cada venda.
Passivo não circulantes
Obrigações com vencimento maior do que um ano. Aportes financeiros de sócios ou investidores, empréstimos bancários de longo prazo, compras divididas em prestações que excedem 12 meses são alguns exemplos.
Se você tem dificuldade em manter esse controle, pode usar a nossa planilha gratuita de contas a pagar para te ajudar a organizar as despesas do negócio e facilitar na hora de construir o balanço patrimonial:
Patrimônio líquido
Por fim, o patrimônio líquido é a soma de todos os recursos próprios da empresa, como valores investidos pelos sócios, capital social, reservas de lucros, prejuízos acumulados, entre outros.
Na prática, ele também pode ser entendido como a diferença entre os ativos e os passivos, representando o valor líquido que a empresa tem depois de subtrair todas as dívidas. Ou seja, é o retorno financeiro que os sócios ou acionistas tiveram com o negócio ao final de um determinado período.
Como fazer um balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais importantes, por isso, o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado na hora de elaborar o relatório.
Mas, se você quer entender como funciona o processo e como começar a separar as informações necessárias, veja o passo a passo resumido de como fazer o balanço patrimonial de uma empresa:
1. Reúna as informações financeiras
O primeiro passo para fazer um balanço patrimonial é reunir todas as informações financeiras do negócio, como fluxo de caixa, saldos bancários, valores a receber, dívidas, itens em estoque, equipamentos, capital investido, entre outros.
Aqui, uma boa dica é usar o Livro Diário para coletar esses dados, já que ele é obrigatório para todas as empresas (com exceção dos MEIs) e reúne todas as movimentações financeiras da organização ao longo do ano.
Além disso, existem diversas opções de ERPs gratuitos e pagos que também mantêm um registro da contabilidade do negócio.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e acompanhar esses indicadores de forma simples e automatizada por meio das várias opções de ERPs disponíveis na nossa Loja de Aplicativos.
2. Classifique ativos e passivos
Com todo o material bruto da contabilidade em mãos, é hora de organizar as informações. De acordo com a estrutura do balanço patrimonial que vimos anteriormente, faça a classificação dos dados em ativos (circulantes ou não circulantes) e passivos (circulantes ou não circulantes).
3. Valide as informações
Antes de seguir para os cálculos, é importante fazer uma pausa e validar todas as informações utilizadas até aqui. Se você usou um ERP para coletar os dados, por exemplo, faça a comparação com o Livro Diário e com os extratos bancários.
Isso vai ajudar a ter certeza de que os indicadores estão corretos e que nenhuma movimentação financeira foi esquecida, evitando problemas futuros com órgãos reguladores, multas ou auditorias.
💡 Saiba mais: O que é planejamento tributário, como fazer e por que é importante?
4. Faça os cálculos necessários
O próximo passo é somar os itens de cada categoria para chegar ao valor total de ativos e passivos. Isso vai permitir calcular o patrimônio líquido e identificar se a empresa está gerando lucros ou prejuízos.
- Patrimônio líquido: ativos – passivos
Se a subtração dos valores for positiva (com ativos maiores que passivos), os resultados são lucros. Se a subtração for negativa (com passivos maiores que ativos), os resultados são prejuízos acumulados.
Imagine, por exemplo, que a soma de ativos de uma empresa foi de R$ 50 mil, enquanto os passivos somam R$ 30 mil. Nesse exemplo, a operação gera um resultado positivo de R$ 20 mil, que é considerado a margem de lucro do negócio.
Se os valores fossem inversos, com R$ 30 mil de ativos e R$ 50 mil de obrigações pendentes, o resultado seria negativo. Nesse caso, a empresa registraria um prejuízo acumulado de R$ 20 mil.
5. Classifique o patrimônio líquido
Por último, classifique os lucros ou prejuízos acumulados à coluna do patrimônio líquido indicando como eles devem ser distribuídos, como para capital social, reserva de lucros e lucros acumulados do período.
Exemplo de balanço patrimonial
Para te ajudar a entender melhor o passo a passo, veja um exemplo de balanço patrimonial já pronto:
BALANÇO PATRIMONIAL | |||
Ativos | |||
Circulantes | Não circulantes | ||
Dinheiro em caixa | R$ 50.000 | Imóvel 1 | R$ 130.000 |
Contas a receber | R$ 120.000 | Imóvel 2 | R$ 170.000 |
Itens em estoque | R$ 80.000 | Maquinários | R$ 500.000 |
Investimentos | R$ 10.000 | Investimentos | R$ 100.000 |
Total | R$ 260.000 | Total | R$ 900.000 |
Total de ativos: R$ 1.160.000 | |||
Passivos | |||
Circulantes | Não circulantes | ||
Salários | R$ 40.000 | Aportes | R$ 100.000 |
Contas a pagar | R$ 50.000 | Empréstimo 1 | R$ 200.000 |
Fornecedores | R$ 70.000 | Empréstimo 2 | R$ 100.00 |
Impostos | R$ 30.000 | Prestações | R$ 50.000 |
Total | R$ 190.000 | Total | R$ 450.000 |
Total de passivos: R$ 640.000 | |||
Patrimônio Líquido | |||
Capital próprio | R$ 3000.000 | ||
Lucros acumulados | R$ 220.000 | ||
Total patrimônio líquido: ativos – passivos | |||
Total patrimônio líquido: R$ 1.160.000 – R$ 640.000 | |||
Total patrimônio líquido: R$ 520.000 |
💡 Saiba mais: Modelos grátis de planilhas para loja virtual
Como fazer a análise do balanço patrimonial?
Existem várias maneiras de analisar o balanço patrimonial de uma empresa. A maioria delas funciona a partir do comparativo entre ativos e passivos, que mostra como anda a saúde financeira do negócio.
Se os ativos circulantes são maiores que os passivos circulantes, por exemplo, significa que a empresa tem um fluxo de caixa positivo. Ou seja, os valores que entram são maiores do que os que saem, o que permite que o negócio quite todas as suas obrigações de curto prazo.
Por outro lado, se os passivos totais são maiores que os ativos totais, significa que a empresa está com saldo negativo e tem um alto risco de endividamento. Nesse caso, é hora de acender o sinal de alerta e rever as despesas que podem estar comprometendo o orçamento.
💡 Saiba mais: O que é DRE na contabilidade de uma empresa?
Caso precise de ajuda para monitorar as entradas e saídas e saber exatamente para onde está indo o dinheiro da empresa, baixe a nossa planilha gratuita de fluxo de caixa para acompanhar todas as movimentações de forma simples:
Entendeu o que é balanço patrimonial?
Estar em dia com as obrigações contábeis e fiscais é essencial para o crescimento sustentável de qualquer negócio. Por isso, esperamos que este artigo tenha esclarecido o que é o balanço patrimonial e a importância desse relatório para a sua empresa.
E, se você está procurando uma maneira de aumentar seu lucro, esse pode ser o momento de trazer a sua marca para a internet. Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com o suporte da melhor plataforma de e-commerce da América Latina para decolar a sua ideia. 💙