O que é site responsivo e como fazer um?

Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas em que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Suas vantagens derivam da adaptação a qualquer dispositivo que os usuários estejam usando para facilitar a sua visualização.
Sabia que a maior parte dos acessos à internet vêm de smartphones e outros dispositivos móveis? Nesse cenário, ter um site responsivo é obrigatório para garantir seu tráfego e proporcionar uma excelente experiência do usuário.
De acordo com dados da SimilarWeb, 67,8% do tráfego online no mundo vem de dispositivos móveis, contra 30,58% de computadores. No Brasil, o cenário é ainda mais mobile: 68,93% do tráfego acontece em dispositivos móveis, contra 30,36% no desktop.
Então, seu site está preparado para ser exibido em qualquer dispositivo, seja um computador, um tablet ou um smartphone? Neste artigo, você vai entender a importância de um site responsivo e aprender como garantir esse atributo.
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O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que adapta automaticamente seu layout a diferentes tamanhos de telas em que é exibido. Dessa forma, as páginas podem ser visualizadas em computadores, celulares ou tablets, com a mesma qualidade na experiência do usuário.
Para que um site seja considerado responsivo, ele precisa adequar uma série de elementos ao tamanho da tela, por exemplo:
- Adequar a fonte para deixar o texto legível;
- Adaptar formatos de imagens e vídeos para a resolução da tela;
- Reorganizar o menu para facilitar a navegação;
- Distribuir os elementos como textos, imagens e banners, de forma que não se sobreponham ou desapareçam da tela;
- Aumentar o espaço entre os links, para evitar que eles se justaponham quando o usuário tocar na tela.
Dessa forma, o site responsivo garante que o usuário não precise dar zoom, rolar horizontalmente ou caçar os elementos para navegar, independentemente do dispositivo que estiver usando.
Qual é a diferença entre um site responsivo e uma versão mobile?
Um site responsivo é aquele que se adequa, de fato, a diferentes resoluções e dispositivos, enquanto a versão mobile só “encolhe” o site para caber na tela, prejudicando a experiência do usuário.
Certamente, você já passou pela experiência de abrir um site no celular e ter que ampliar a página para enxergar o texto e as imagens. Isso é um exemplo de site não responsivo, uma vez que ele só é exibido corretamente no desktop e não foi adaptado aos dispositivos móveis.
Outras características de um site não responsivo são a navegação confusa no menu, a sobreposição de elementos e conteúdos obstruídos.
Qual é a importância de um site responsivo?
Na era do smartphone, ter um site responsivo é essencial. Para você ter uma ideia, o Brasil tem 258 milhões de aparelhos, ou seja, uma média de 1,2 por habitante (FGVcia).
Veja mais alguns motivos convincentes para ter um site responsivo:
Melhora a experiência do usuário (UX)
A experiência do usuário (UX) é a combinação de todas as percepções de uma pessoa durante a navegação em um site. Se você quer aumentar o tráfego do seu site e o tempo de sessão, precisa proporcionar uma experiência excelente do início ao fim da visita.
Com um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, o usuário terá facilidade em navegar e visualizar todo o conteúdo do seu site em qualquer dispositivo.
Otimiza seu site para mecanismos de busca (SEO)
Ter um site responsivo é um dos pilares do SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca). Ou seja, é fundamental para que seu site fique em destaque nos rankings do Google e outros buscadores, aparecendo entre os principais resultados.
O Google, que é o maior buscador da internet, prioriza dispositivos móveis na sua indexação e classificação nos resultados de busca. Isso significa que você precisa ter um site responsivo se quiser conquistar o topo do Google e atrair mais tráfego para o seu site.
Lembrando que o Google recomenda utilizar a técnica de web design responsivo, que exibe o mesmo código HTML no mesmo URL, independentemente do dispositivo dos usuários. Veja mais detalhes na documentação oficial.
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Aumenta a taxa de conversão e reduz a de rejeição
Duas das principais métricas de desempenho utilizadas nos sites são:
- Taxa de conversão, que mede o sucesso de ações desejadas no seu site (cadastros, compras, downloads, preenchimento de formulários, etc.);
- Taxa de rejeição (do inglês bounce rate), que mede o número de usuários que abandonaram a sessão nos primeiros instantes de navegação (ou seja, “rejeitaram” a página).
Com um site responsivo, você aumenta sua taxa de conversão, já que os usuários têm facilidade em navegar e executar as ações desejadas nas suas páginas. Ao mesmo tempo, a taxa de rejeição diminui, uma vez que um site desconfigurado na tela é um dos principais motivos para o fechamento imediato da janela.
Reduz custos
Ao contrário de sites com diferentes versões para cada dispositivo, o site responsivo usa apenas um código, reduzindo os custos de desenvolvimento e manutenção. Considerando que os valores investidos podem ser altos, é melhor garantir um bom custo-benefício, concorda?
Garante o sucesso das vendas online
Sabia que 97% dos brasileiros compram online pelo celular, de acordo com o Panorama Mobile Time? Logo, se você tem uma loja virtual e quer ganhar dinheiro com as vendas online, ter um site responsivo não é opcional.
Na Nuvemshop, que conta com mais de 160 mil lojistas, 80,3% das compras realizadas nas lojas virtuais da plataforma foram feitas em dispositivos móveis em 2024, contra 19,7% no desktop. Em 2025, o índice é de 81,3% mobile versus 18,7% desktop.
Os percentuais de compras por dispositivos móveis também mudam de acordo com o segmento das lojas virtuais. Veja alguns exemplos:
- Moda: 85,9% mobile e 14,1% desktop;
- Acessórios: 83,2% mobile e 16,8% desktop;
- Beleza e cosméticos: 81,8% mobile e 18,2% desktop;
- Pet: 77,6% mobile e 22,4% desktop;
- Serviços: 77,1% mobile e 22,9% desktop;
- Casa e jardim: 74,9% mobile e 25,1% desktop;
- Alimentação e bebidas: 73,1% mobile e 26,9% desktop;
- Artigos esportivos: 73% mobile e 27% desktop;
- Brinquedos: 67,1% mobile e 32,9% desktop;
- Eletrônicos: 61% mobile e 39% desktop.
A Nuvemshop Next, por exemplo, é uma plataforma mobile first — “móvel em primeiro lugar”, ou seja, focada em dispositivos móveis. Sendo assim, todas as lojas criadas por meio dela oferecem um design responsivo como configuração padrão.
Se você tem um e-commerce que não para de crescer, experimente uma solução robusta, personalizada e com um gerente dedicado ao seu sucesso:
Como saber se o meu site é responsivo?
A forma mais simples de descobrir se o seu site é responsivo é fazer um teste de navegação: abra o site em diversos dispositivos (smartphones, tablets e computadores) e veja se ele se adapta corretamente.
Porém, existem várias ferramentas grátis que simulam a visualização do seu site e facilitam esse trabalho. Veja algumas opções:
Responsinator
O Responsinator é uma ferramenta muito simples e fácil de usar: é só inserir o link do seu site ou página e clicar em “Go” para testar a navegação em diversos dispositivos, como smartphones Android e iOS, computadores e tablets.
Veja a análise do site da Nuvemshop:
Google Lighthouse
O Lighthouse é uma ferramenta automatizada de código aberto que ajuda a melhorar a qualidade dos sites. Você pode executar um teste de responsividade do seu site marcando a opção “Mobile” dentro das categorias da auditoria.
A seção mais importante para entender a qualidade de um site responsivo é a de experiência do usuário, que pontua suas páginas conforme a usabilidade em dispositivos móveis.
Screenfly
O Screenfly funciona da mesma forma que o Responsinator e também é grátis. Logo, é mais uma opção para digitar seu site e conferir as páginas em vários dispositivos.
Website Planet Responsive Checker
Por fim, o Website Planet Responsive Checker oferece um teste rápido e gratuito de responsividade. A diferença é que você pode escolher quais dispositivos quer visualizar após informar o link.
A ferramenta ainda tem uma opção de “Web Vitals” para checar outras métricas importantes da experiência do usuário.
Exemplos de sites responsivos
Confira alguns exemplos de sites responsivos que se adaptam ao computador e ao celular com perfeição.
Bloom Brand
A Bloom Brand é uma loja virtual de moda feminina e cliente Nuvemshop Next que atingiu a marca de R$ 3 milhões de faturamento em um ano. Em 2025, a marca teve 82,8% de vendas feitas via dispositivos móveis, contra 17,2% via desktop.
Veja como o layout da loja se adapta a diferentes formatos:
Bloom Brand no desktop
Bloom Brand no mobile
💡Saiba mais: Melhores layouts Nuvemshop para se inspirar
Andreza Chagas
A Andreza Chagas é mais uma marca de moda que confiou na Nuvemshop Next para vender online e teve excelentes resultados: um ticket médio 250% maior do que a média do setor. O site responsivo garante que a loja virtual tenha 83,7% de pedidos via dispositivos móveis, em comparação com 16,3% via computadores.
Observe como a responsividade faz diferença na exibição do e-commerce:
Andreza Chagas no desktop
Andreza Chagas no mobile
Shop Emme
A Shop Emme é outro exemplo de loja virtual de sucesso no segmento de moda que lucra alto com a Nuvemshop Next — R$ 12 milhões só no primeiro ano de parceria. Em 2025, o mobile representou 76% de suas vendas, contra 25% no desktop.
Veja como o site responsivo fica em cada tamanho de tela:
Shop Emme no desktop
Shop Emme no mobile
💡Saiba mais: Lojas que usam Nuvemshop para te inspirar
Como tornar meu site responsivo?
Existem duas principais maneiras de tornar seu site responsivo, caso ele ainda não seja: trocar para um tema responsivo no seu construtor de sites ou contratar um serviço de desenvolvimento personalizado. Veja detalhes:
Utilizar um tema responsivo
Uma das maneiras mais simples de tornar um site responsivo é optar por um tema que ofereça design responsivo. Essa opção funciona para quem utiliza construtores de sites como WordPress, Wix e Squarespace, por exemplo.
Para quem não tem conhecimentos técnicos, é a medida mais prática. No entanto, tem desvantagens, como a personalização limitada.
Se você tem um e-commerce, a dica é optar por uma plataforma que ofereça layouts responsivos por padrão, como a Nuvemshop.
Ver layouts responsivos da Nuvemshop
Contratar um serviço de desenvolvimento personalizado
O caminho profissional para garantir um site responsivo é contratar um serviço de desenvolvimento personalizado. Assim, seu site será construído com as melhores técnicas de design responsivo, aplicadas diretamente no código.
Essa é a alternativa que proporciona maior flexibilidade e controle da visualização do seu site em diferentes dispositivos.
Se você tem um e-commerce e quer um layout 100% responsivo e personalizado para o seu site, a Nuvemshop Next é a solução ideal. Com a nossa plataforma para lojas virtuais em expansão, você conta com um gerente dedicado e um time de professional services que pode customizar soluções tecnológicas sob medida para o seu negócio.
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Contratar um serviço de otimização
Existem agências e profissionais freelancers de desenvolvimento que prestam serviços de otimização de sites, incluindo técnicas de design responsivo. Algumas das estratégias utilizadas são:
- Configurar a tag “viewport”, que permite adaptar a área visível do site de acordo com a tela do dispositivo;
- Utilizar layouts flexíveis em linguagens como CSS e HTML;
- Implementar media queries, que são recursos de CSS que permitem aplicar diferentes estilos de acordo com o tamanho da tela;
- Usar propriedades de imagens flexíveis, para que elas nunca excedam a largura dos elementos da página;
- Usar códigos de imagens responsivas com diferentes tamanhos e versões para cada dispositivo;
- Utilizar unidades de medidas relativas em porcentagem para larguras, alturas e tamanhos de fonte.
💡Dica: Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode contratar serviços de especialistas em webdesign e desenvolvimento com expertise na plataforma, por meio do nosso Portal de Especialistas.
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Entendeu a importância de ter um site responsivo?
Se você chegou ao fim deste artigo ciente da importância de ter um site responsivo, significa que cumprimos nosso objetivo. Agora é só garantir que suas páginas tenham a responsividade ideal para atrair e manter os usuários navegando!
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