9 passos simples para criar um plano de comunicação completo

Conteúdo criado por humano
Equipe elabora plano de comunicação em reunião.
Pontos principais do artigo:
  • Um plano de comunicação é uma estratégia utilizada por empresas para definir como as mensagens serão transmitidas para alcançar objetivos específicos;
  • Ter um plano de comunicação em sua empresa assegura mensagens consistentes, melhora o engajamento, otimiza recursos e permite a avaliação para otimizar resultados;
  • Se você deseja acelerar o crescimento do seu negócio e desenvolver uma marca com estratégias de comunicação de sucesso, acesse gratuitamente o curso de branding da Nuvemshop!

Antes de divulgar seu negócio, você precisa entender quem é o seu público, onde sua marca está posicionada no mercado e qual mensagem você quer transmitir. Para isso, existe um roteiro chamado plano de comunicação, que você vai aprender a fazer neste artigo.

Então, para que sua empresa consiga visibilidade no mercado, é essencial definir as mensagens utilizadas nas campanhas e identificar os canais de comunicação, assegurando que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Neste artigo, vamos entender o que é plano de comunicação, quais os principais benefícios e nove passos para criar o seu. Ficou interessado? Então, vamos lá! 💬

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é plano de comunicação e qual sua importância?

O plano de comunicação é um documento estratégico que orienta todas as ações de marketing e relações públicas de uma empresa. Assim, seu negócio consegue decidir as melhores formas de transmitir mensagens para o público-alvo, por meio do uso de canais de comunicação em que eles estão presentes.

Elaborar um bom plano de comunicação é importante para que as empresas de diferentes nichos de mercado consigam alinhar as suas mensagens com seus objetivos estratégicos.

Dessa forma, é possível garantir que o público receba informações coerentes, o que aumenta a eficiência do marketing e ajuda no processo de construção de uma marca forte e coesa — o branding.

Reforçando que a comunicação é um ponto estratégico dentro de um mercado tão competitivo, já que é por meio dela que o negócio se aproxima do público-alvo. Então, ter um bom plano é a fórmula para o sucesso.

💡Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?

Quais são os benefícios de um plano de comunicação?

Criar um plano de comunicação proporciona maiores chances de sucesso nas estratégias de divulgação da sua empresa. Confira, a seguir, as principais vantagens de investir na elaboração de um bom planejamento:

Maior coerência nas mensagens

Quando a comunicação de uma empresa é estruturada com um planejamento prévio, ela é capaz de transmitir mensagens claras e alinhadas nos canais de comunicação escolhidos.

A adequação no tom das mensagens e nos canais utilizados auxilia na criação de uma identidade de marca forte, o que é essencial para construir confiança no mercado.

Além disso, na comunicação interna, mensagens coerentes garantem que os stakeholders (partes interessadas, em português) estejam na mesma página e ainda servem para reforçar a cultura e valores do negócio.

Aumento no engajamento

Outro benefício de um plano de comunicação bem elaborado é o aumento no engajamento. Com mensagens estrategicamente planejadas e direcionadas de maneira consistente, o público-alvo tende a se envolver mais com sua marca.

Isso porque, com o plano de comunicação, a empresa consegue ter planejamento estratégico prévio para criar conteúdos de qualidade capazes de atender as necessidades e interesses do público, tornando as interações mais atrativas.

💡Saiba mais: Como bombar no marketing de conteúdo para e-commerce?

Melhora da reputação

Construir um bom plano de comunicação pode melhorar a reputação da empresa no mercado. Quando um negócio se comunica de maneira certeira e transparente, o processo de construção de confiança junto ao público se torna mais simples.

Além disso, uma comunicação estruturada reflete uma empresa organizada e idônea, o que fortalece as chances de sucesso em parcerias de negócios e ainda atrai investidores.

Crescimento da inovação

As linhas de comunicação bem definidas proporcionam um ambiente empresarial transparente e aberto. Essa atmosfera é capaz de inspirar o surgimento de ideias entre os colaboradores e departamentos, já que todos se sentem confortáveis para contribuir com sugestões.

Além disso, ao criar canais de comunicação abertos e colaborativos a empresa estimula que essas ideias inovadoras sejam compartilhadas de forma estruturada, facilitando a implementação futura de estratégias e soluções.

Otimização dos recursos

Por último, mas não menos importante, temos a otimização dos recursos empresariais como benefício de um plano de comunicação bem estruturado. Ao planejar as ações de divulgação, a empresa é capaz de direcionar o uso dos seus recursos de forma eficiente, evitando desperdícios financeiros, humanos e materiais.

Por exemplo, um plano bem traçado evita esforços na criação de comunicados repetitivos, garantindo que as mensagens sejam transmitidas no canal correto e de maneira clara.

O plano de comunicação direciona os recursos da empresa para alcançar os objetivos estratégicos de forma objetiva, o que maximiza o uso dos recursos disponíveis e permite ao negócio alcançar resultados mais expressivos com menos esforço. Todo esse processo mantém a empresa competitiva no mercado e ainda colabora para seu crescimento.

💡Saiba mais: Como fazer controle financeiro empresarial?

Como criar um plano de comunicação?

Confira, a seguir, os nove passos para montar um plano de comunicação eficiente:

1. Entenda o posicionamento da marca no mercado

O primeiro passo para um plano de comunicação é estudar, de maneira aprofundada, a situação atual da sua empresa dentro do seu nicho de mercado.

Para isso, você pode utilizar, por exemplo, a análise SWOT (ou FOFA, como é conhecida em português) que serve como uma ferramenta capaz de auxiliar na formulação de estratégias alinhadas aos recursos e competências do negócio e no planejamento do futuro da empresa. É composta pelos seguintes elementos:

  • Strenghts (Forças);
  • Weakness (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

matriz de análise swot

Se você quer entender seu posicionamento de marca, baixe agora nosso modelo editável de Análise SWOT:

📒Confira o material: Modelo de Análise SWOT editável e grátis

📹 Veja também: Como aplicar a matriz SWOT no seu negócio

2. Defina os objetivos

Depois, é preciso definir os objetivos e metas do plano de comunicação, que devem ser coerentes com a situação atual da empresa e do mercado no qual ela está inserida.
Lembre-se de criar objetivos realistas para que seu plano não se torne confuso e ineficiente. Para isso, escolha metas SMART:

  • Specific (Específicas): saber o que deve ser alcançado e ações para chegar lá;
  • Measurable (Mensuráveis): ter indicadores para medir o progresso;
  • Achievable (Possíveis): realizar com os recursos disponíveis;
  • Relevant (Relevantes): criar metas que realmente fazem diferença para o negócio;
  • Time-bound (Limitadas no tempo): estabelecer um prazo para alcançar as metas.

Metodologia dos Objetivos SMART, que auxilia na criação de metas realistas e alcançáveis.

Para definir objetivos alinhados a métricas reais, você pode usar a metodologia de gestão colaborativa OKR (Objectives and Key Results, ou objetivos e resultados-chave), a mesma utilizada pelo Google.

3. Recorte o público-alvo

Outro passo importante na criação de um plano de negócio é definir o seu público-alvo. Para isso, construa a persona do seu negócio, ou seja, a representação semifictícia do seu consumidor ideal. Levante informações como suas necessidades, hobbies, idade, problemas e todas as informações que forem relevantes para sua empresa.

Assim, a sua empresa consegue entender se os produtos e serviços oferecidos são as melhores soluções para este público. Além disso, ao definir o consumidor ideal, é possível estruturar uma comunicação mais assertiva.

Neste passo, você pode realizar uma segmentação de mercado, ou seja, separar os consumidores em determinados grupos para definir com precisão o público que vai ser trabalhado em cada uma de suas comunicações.

4. Decida os canais de comunicação

Aqui, você precisa escolher os canais de comunicação para serem utilizados no seu plano. É importante que os canais escolhidos sejam utilizados pelo seu público-alvo, dessa forma, a mensagem tem mais chances de chegar até eles com sucesso.

Alguns canais que podem ser levados em consideração são:

💡Saiba mais: Melhores canais de venda online e offline para começar

5. Defina o orçamento

Neste passo é necessário definir o orçamento para as iniciativas do plano de comunicação, como campanhas de marketing e produção de conteúdo, por exemplo. Para isso, identifique as necessidades do plano, como os custos fixos e variáveis de criação, distribuição e monitoramento, se necessário.

Lembre-se de ser realista com o quanto de verba está disponível para o plano de comunicação, trabalhe respeitando a realidade da empresa, dentro do orçamento definido para não causar prejuízos. É importante que a distribuição do orçamento seja feita de forma inteligente, focando o retorno sobre o investimento (ROI) de cada ação.

💡Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook: guia de valores

6. Trabalhe a mensagem

Com o orçamento e os objetivos bem definidos, chegou o momento de trabalhar na mensagem que deseja passar para o seu público-alvo. Esse passo é fundamental para garantir uma comunicação coerente e eficaz.

Para isso, comece adequando o tom de voz da sua marca com o da sua persona, busque alinhar a linguagem e o estilo de forma consistente. Além disso, utilize a identidade visual da sua empresa como uma aliada na estratégia. A paleta de cores, logotipo e demais elementos visuais podem ser utilizados para atrair a atenção do público.

Assim, a combinação de uma mensagem bem estruturada e o marketing visual bem definido podem contribuir para colocar a sua empresa como melhor opção para atender as necessidades do cliente.

Para te ajudar no processo da escolha de cores para sua marca, a Nuvemshop desenvolveu o Gerador de Paleta de Cores totalmente gratuito. A ferramenta é capaz de fornecer, de forma automática, inúmeras combinações de cores para sua marca.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

7. Faça um cronograma

Como vimos nos primeiros passos deste guia, um cronograma é necessário para garantir que todas as atividades sejam realizadas de maneira organizada e dentro dos prazos estabelecidos.

Ao criar o cronograma considere a sequência em que as atividades devem ser realizadas e defina prazos realistas, incluindo todo o processo, desde a criação de conteúdo até a distribuição nos canais escolhidos, por exemplo.

Utilize a definição de prazos como uma ferramenta de controle aliada que permite a organização do trabalho para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

8. Realize testes

Antes de lançar o plano para o público, é fundamental realizar testes para garantir que a mensagem seja transmitida de forma coerente, sem gerar mal-entendidos e possíveis impactos negativos na reputação da empresa.

Com os testes, é possível identificar falhas ou ruídos na comunicação e corrigi-los o mais rápido possível, antes do lançamento oficial.

💡Saiba mais: O que é teste A/B? [+ boas práticas para fazê-lo]

9. Avalie os resultados

Depois de colocar o plano de comunicação em prática é necessário avaliar seus resultados para entender se está funcionando conforme esperado e o que precisa ser ajustado. Para isso, colete feedbacks internos e externos, eles podem ajudar a sua empresa a verificar se o público-alvo compreendeu a mensagem da forma desejada.

Além disso, monitorar os resultados e acompanhar as métricas deve ser uma prática contínua na sua empresa. Isso porque é fundamental revisar e aprimorar o plano de comunicação para alinhar com os objetivos da marca e possíveis mudanças de mercado.

💡Saiba mais: O que são métricas de marketing digital e como acompanhar?

Pronto para montar seu plano de comunicação?

Esperamos que com o auxílio deste artigo você consiga elaborar um plano de comunicação para sua empresa. Sabemos que, a princípio, essa pode ser uma tarefa complicada. Mas com atenção ao passo a passo, é possível elaborar um planejamento eficiente.

Se você está em busca de uma plataforma de e-commerce para aprimorar a comunicação com seus clientes, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? Aproveite nossos layouts exclusivos, que podem elevar a identidade da sua marca e garantir uma presença online impactante! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre plano de comunicação

Plano de comunicação é um documento estratégico utilizado para estabelecer como uma empresa deseja transmitir suas mensagens para diferentes públicos. Ele detalha os objetivos, canais a serem usados, mensagens e cronogramas.

Para criar um plano de comunicação é necessário entender o posicionamento atual da marca, definir os objetivos e o público-alvo, decidir os canais de comunicação, definir um orçamento, trabalhar na mensagem a ser entregue e avaliar os resultados obtidos.

Ao criar um plano de comunicação a empresa alcança maior coerência nas mensagens transmitidas ao público, pode notar uma melhora na sua reputação, instiga o crescimento e inovação e ainda otimiza a utilização dos recursos.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies