O que é atacarejo e como aplicá-lo a uma loja online

Por: Bruno Fernandes
Criado em: 04/08/14.
Atualizado em 04/06/19.
5 min
de leitura

Índice

    O que é atacarejo

    A presença dos atacarejos no Brasil ganhou força em 2012, quando os consumidores passaram a procurar alternativas aos altos preços dos tradicionais super e hipermercados. No entanto, o que de fato é um atacarejo? Bem, o atacarejo é uma mistura de atacado com varejo. Umas das principais características do atacarejo é a venda no varejo pelo preço do atacado.

    Em entrevista ao Estado de S.Paulo, Valdir Orsetti, responsável pelo 42° Relatório Anual de Supermercado Moderno, explicou que o atacarejo responde atualmente por 9,5% do faturamento do setor, além de explicar que esse tipo de loja possui, em média, preços 15% mais baixos do que os grandes varejistas (número que pode chegar a 37% dependendo do local).

    Esses dados expostos acima se aplicam às lojas físicas, mas e quando falamos de e-commerce, como funciona? De fato, o conceito de atacarejo por enquanto se restringe em sua maioria ao ambiente offline, todavia, se você possui uma loja virtual, pode utilizar algumas práticas para vender mais pela internet.

    A primeira delas é oferecer seus produtos para revenda. A loja Nathalia Freitas, aqui da Nuvemshop, tem uma aba no seu site exclusivamente dedicada a revendedores. Lá os interessados podem preencher um cadastro para comprar por um preço mais baixo do que comprariam se fossem clientes comuns. Se você produz produtos em larga escala, essa é uma maneira interessante de movimentar o seu negócio.

    Outra dica legal é vender grupos de produtos por um preço mais baixo. Por exemplo: se você possui um e-commerce de acessórios, pode oferecer na sua loja, além dos itens individuais, a possibilidade de o cliente comprar determinada quantidade de alguma mercadoria por um valor consideravelmente inferior. Até mesmo os produtos individuais você pode vender por um preço mais baixo do que os concorrentes, pois neste caso suas vendas devem subir e você ganhará na quantidade.

    Se você utiliza a plataforma da Nuvemshop, poderá usar essa estratégia ao criar duas vezes o mesmo produto no seu administrador – a primeira delas o item individual por preço A e a segunda um pacote com mais de um produto por preço B. A dica neste caso é criar abas diferentes na sua página, uma para os produtos comuns, do varejo, e outra inteiramente dedicada aos itens de atacado.

    Por fim, se você optar pelo atacarejo, esteja pronto para um eventual crescimento nas vendas e mantenha seus estoques em alta para atender bem os clientes. O atacarejo online ainda está engatinhando, mas é algo que pode ajudar sua loja virtual a ganhar novos consumidores e também a se diferenciar da concorrência.

    Tem alguma experiência com atacarejo que gostaria de compartilhar conosco? Compartilhe na caixinha abaixo!

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    Bruno Fernandes

    Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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