O que é atacarejo, como funciona e quais as vantagens?

Mulher fazendo compras em um mercado representando o que é atacarejo.

Pontos principais do artigo:

  • Atacarejo é um modelo de negócio que une atacado e varejo em uma mesma empresa, garantindo preços mais baixos para um alto volume de vendas;
  • O conceito surgiu em 1964, na Alemanha, mas o Walmart foi a primeira empresa a adotar oficialmente o modelo de negócio;
  • As principais vantagens do atacarejo são a redução dos custos, principalmente aqueles relacionados à locação de ponto de venda, transporte e logística;
  • O atacarejo online oferece custos ainda menores com logística. Por isso, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem criar uma loja virtual grátis e personalizar condições para venda em atacado e varejo.

O comércio vive em constante transformação. Dia após dia, surgem necessidades que geram novas formas de ganhar dinheiro. E foi em meio a essas mudanças que nasceu o atacarejo.

O nome pode parecer estranho, mas o conceito é bem simples: trata-se de um modelo de negócio que reúne características do atacado e varejo.

Se você quer se aprofundar nesse assunto, continue a leitura! Neste artigo, vamos explicar o que é atacarejo e esclarecer as principais dúvidas sobre este mercado. 😄

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Qual o conceito de atacarejo?

Atacarejo é um conceito criado a partir da junção de duas práticas comerciais muito populares: atacado e varejo. Separadamente, ambos os mercados possuem suas particularidades que os tornam atrativos para lojistas e clientes — e é exatamente por isso que surgiu a ideia de uni-los.

Desta forma, a ideia do atacarejo é, basicamente, dispor de supermercados que vendem os mesmos produtos tanto em atacado quanto no varejo, prezando pelos seguintes pilares:

  • Preços baixos;
  • Alto volume de vendas;
  • Menor sortimento (variedade) de produtos;
  • Precificação diferenciada.

Normalmente, os valores de um produto unitário acabam sendo maiores do que os deste mesmo produto se comprado em grandes quantidades.

Pensemos em uma cerveja, por exemplo. Uma lata de cerveja em um atacarejo sairia por R$ 2,39, enquanto uma caixa com 15 cervejas custaria R$ 28,35 — R$ 1,89 por cada latinha. Neste caso, o consumidor deixaria de gastar R$ 0,50 por unidade, o que resultaria em uma economia total de R$ 7,50.

Em resumo, neste modelo de negócio, quanto mais unidades de um produto você comprar ou vender, menor será o valor de cada unidade. Fez sentido? 😉

Qual o significado de atacado e varejo?

Para ficar ainda mais claro, vamos refrescar a memória e relembrar as principais características de atacado e varejo. Confira:

Atacado

O atacado consiste na venda de produtos em grandes quantidades por valores mais baixos, chegando a ser até 50% menores do que os preços ofertados no varejo. Isso é possível porque os custos logísticos são inferiores, já que os mercados que vendem por atacado, normalmente, são instalados no mesmo espaço em que os produtos são estocados.

Seu público-alvo, em geral, inclui fornecedores e outros comerciantes.

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Varejo

Já o modelo do varejo consiste na venda de produtos precificados de acordo com a média do mercado local. Os comércios varejistas possuem um foco maior no consumidor final e podem oferecer uma variedade mais completa de produtos, porém com preço equivalente a cada unidade.

💡 Saiba mais: O que é o varejo 4.0 e como aderir a esse mercado na era digital?

Esse é um modelo que mais vem ganhando força no e-commerce, principalmente após a pandemia. Em 2022, por exemplo, o comércio eletrônico pode ter representado mais de 13% das vendas no varejo brasileiro. Uma realidade que está diretamente relacionada aos hábitos de consumo das pessoas, que estão, cada vez mais, relacionados ao mercado digital.

💡 Saiba mais: Quais são os principais tipos de comércio?

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Como surgiu o atacarejo?

O atacarejo (que é essa mistura de atacado e varejo) surgiu na Alemanha e foi criado pelo professor Otto Beisheim. Em 1964, ele foi o fundador da loja Cash and Carry, na cidade de Mulheim, que dava ao cliente a opção de escolher o produto diretamente da prateleira e levá-lo para casa.

O modelo, que não necessitava da intermediação de um vendedor, passou a garantir preços mais baixos que os tradicionais aos consumidores. Em meados dos anos 70, a Cash and Carry ganhou a sua primeira sede internacional, nos Estados Unidos.

A partir de então, a família Walton — dos irmãos Sam e Bud Walton — viu uma grande oportunidade nesse modelo de negócio e criou a maior rede de atacarejo do mundo: o Walmart.

💡 Saiba mais: 12 tendências para o futuro do varejo

A expansão do atacarejo no Brasil

O mercado do atacarejo no Brasil vem crescendo ano após ano. Segundo dados da ABAAS (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço), o setor teve faturamento anual de R$ 130 bilhões em 2020, 27,6% a mais do que no ano anterior.

Lojas como Spani Atacadista, Atakarejo e Roldão se espalharam pelo país e conquistaram os consumidores por oferecerem preços muito competitivos aos supermercados tradicionais.

Para entender se esse modelo de negócio realmente vale a pena para o lojista, nos próximos tópicos, abordaremos as vantagens e desvantagens de investir no atacarejo: a união do atacado e varejo. Siga com a leitura!

Quais são as vantagens do atacarejo?

O atacarejo pode ser atrativo para comerciantes por alguns pontos, como:

  • Menor custo com locação: os produtos são comercializados nos mesmos galpões em que são armazenados, trazendo economia na locação de um espaço;
  • Redução dos gastos com transporte: os produtos tendem a ser vendidos no mesmo local de armazenamento, evitando gastos com a transferência das mercadorias;
  • Fluxo logístico mais prático e barato: este modelo elimina diversas etapas do fluxo de transporte, consequentemente, economizando tempo e dinheiro.

Com o modelo de vendas por atacado, o mercado se torna atrativo para clientes que buscam por produtos mais em conta. Como os itens são comprados em grandes quantidades, também há um retorno financeiro positivo para o comerciante. Ele pode, desse modo, aumentar o seu ticket médio e ganhar no volume, mesmo que os consumidores encontrem preços mais baratos em comparação a outros estabelecimentos.

Alguns empresários questionam sobre o benefício de vender por atacado, visto que os produtos podem ser ofertados com valores bem abaixo do mercado. Aqui, é importante ter em mente que estes itens só devem sair com preços mais baratos quando vendidos em grandes quantidades.

💡 Saiba mais: 10 fornecedores de dropshipping em atacado

Quais são as desvantagens do atacarejo?

O principal ponto de atenção do atacarejo é a dificuldade em comercializar produtos perecíveis e não duráveis, como verduras, legumes, carnes etc. Neste modelo, os itens são postos em lotes, de forma que a reposição não seja recorrente como vemos nos mercados varejistas.

Portanto, a manutenção de produtos com validade muito limitada pode atrapalhar todo o fluxo nas operações logísticas do negócio. Por isso, a maioria dos atacarejos optam por não trabalhar com algumas mercadorias, reduzindo então a variedade de itens à disposição do comprador.

O que é um atacarejo online?

No e-commerce, já é bastante comum encontrarmos lojas virtuais que também vendem produtos por atacado. As vendas feitas no ambiente virtual, vale ressaltar, têm custos ainda menores com logística, já que as mercadorias são enviadas ao consumidor diretamente do estoque.

Entretanto, é importante pensar muito bem no fluxo de entrega dos produtos, considerando que, no atacado, as compras ocorrem em grande volume e que serviços de entrega como os Correios possuem limites de peso e dimensões. Neste caso, será necessário pesquisar qual solução de envio atende melhor ao seu negócio, Correios ou transportadoras.

A Frenet, por exemplo, pode ser uma boa escolha para o atacarejo online, já que permite a contratação de diversos meios de envio, incluindo transportadoras e serviços de entrega expressos.

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Como criar um atacarejo online com a Nuvemshop

A Nuvemshop permite que você crie diversos produtos em sua loja com preços e condições de envio diferentes, o que facilita as vendas no atacado e varejo. Isso ajuda no processo de venda dos itens, tornando a experiência de compra bem mais simples.

Além disso, é possível criar promoções para determinada quantidade de produtos comprados. Por exemplo: na compra de 30 unidades, o cliente tem um desconto de 30%.

Para criar essas condições, basta acessar o seu painel administrativo e ir até a página de Marketing > Promoções > Criar nova promoção:

Menu de promoções da Nuvemshop.

Nessa tela, você irá selecionar o tipo de promoção que deseja criar para sua loja. Para o modelo de vendas por atacado, o ideal são descontos por quantidade, então selecione e defina os valores que irão compor a oferta:

Imagem mostrando como criar uma promoção na Nuvemshop

Também é possível definir quais produtos são elegíveis a esta condição promocional e, caso queira, escolher uma data para a validade da promoção.

Aprendeu tudo sobre atacarejo?

Aderir ao modelo de atacarejo pode ser uma boa jogada para vender produtos também por atacado e varejo no e-commerce. Desta forma, seus clientes terão a opção de comprar em grandes volumes ou de forma unitária, de acordo com a necessidade individual de cada um.

Se você tinha dúvidas sobre as vantagens em vender por atacado, espero que este artigo tenha ajudado a clarear suas ideias. E, se ainda não vende pela internet, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop?

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre atacarejo

Atacarejo é um modelo de negócio que une o atacado e o varejo em uma mesma empresa, criando fluxos logísticos e de vendas para atender a ambos os formatos.

Atacado é a venda de produtos em grandes quantidades a preços mais baixos, geralmente, para fornecedores e comerciantes. Já o varejo vende itens em menores quantidades e a preço de mercado, com foco no consumidor final.

As principais vantagens do atacarejo são a economia de custo com locação, transporte e logística, além do aumento do ticket médio. No entanto, algumas desvantagens podem ser a limitação da variedade de itens e a dificuldade de comercializar produtos perecíveis.

Atacarejo online são e-commerces que vendem produtos por meio de dois modelos: atacado e varejo.

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