O que é marketing viral e como criar conteúdo que viraliza

- O marketing viral é a forma mais rápida e eficiente de chamar a atenção de um grande número de pessoas e promover uma marca online;
- Isso porque o boca a boca gerado por conteúdos virais gera um alcance excepcional e chega até clientes que nenhum marketing tradicional seria capaz de atingir;
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Todo negócio precisa ser visto, lembrado e falado pelos consumidores. Existem algumas estratégias, como o marketing viral, que podem ser utilizadas para captar e segurar a atenção do seu público-alvo. Mas você sabe o que é o marketing viral?
Em resumo, o marketing viral busca aumentar o reconhecimento de uma marca a partir do engajamento dos clientes com uma determinada campanha publicitária lançada. O objetivo é fazer com que as pessoas se conectem e compartilhem os conteúdos em suas redes sociais e núcleos próximos, viralizando a mensagem de forma orgânica.
Interessante, não é? Então, se você quer saber como criar uma campanha de marketing viral para a sua empresa, além das vantagens desta estratégia, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?
Antes de começar, aproveite para baixar o modelo de plano de marketing gratuito da Nuvemshop. Com ele, você pode fazer um diagnóstico completo da sua empresa, compreender seu público-alvo e planejar ações para promover seus produtos:
O que é marketing viral?
Marketing viral é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a visibilidade de uma marca em seu nicho de atuação. Para isso, é preciso criar uma campanha publicitária que se conecta emocionalmente com os consumidores do negócio, incentivando o compartilhamento do conteúdo de forma espontânea, orgânica e gratuita.
Nesse caso, a palavra “viral” é uma referência a forma como os clientes promovem essas campanhas em suas redes sociais ou núcleos próximos, agindo como um “vírus” que se espalha de uma pessoa para outra de forma acelerada.
Marketing viral vs buzz marketing
Tanto o marketing viral quanto o buzz marketing são estratégias que buscam gerar grande repercussão a partir de um conteúdo, entretanto é importante saber que não são a mesma coisa.
O marketing viral, como vimos, tem como foco criar conteúdos tão envolventes que as próprias pessoas compartilham de forma espontânea, como um “vírus”. Normalmente, são conteúdos engraçados, emocionantes e surpreendentes que se espalham rapidamente online.
Já o buzz marketing é planejado para gerar burburinho, debates e comentários sobre determinado assunto. Ou seja, é quando a marca cria situações para que falem dela.
Por exemplo, a campanha Dove Real Beauty Sketches viralizou ao retratar como as mulheres se enxergam versus como os outros as veem, um bom caso de marketing viral.
Por outro lado, o lançamento do Tesla Cyber Truck, em que um voluntário quebrou (acidentalmente ou não) o vidro “inquebrável” do carro durante a apresentação pode ser considerado uma estratégia de buzz marketing.
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Como fazer marketing viral?
Agora que você já sabe o que é marketing viral, veja o passo a passo de como viralizar online. Confira:
1. Identifique o público que deseja atingir
Para que a sua estratégia de marketing funcione, é importante entender com que você deseja falar. Ao identificar o público-alvo da campanha, fica mais fácil criar uma mensagem direcionada para causar proximidade e gerar engajamento.
Portanto, ter uma persona bem definida, isto é, saber quais são as plataformas que utiliza para comprar, que redes sociais consomem, qual o poder médio de compra, idade, gênero, entre outros, são informações bem úteis para direcionar esses esforços.
Por fim, outro ponto relevante para fazer marketing viral é criar um conteúdo que seja de interesse em comum entre os seus clientes. Então, antes de colocar a ação em prática, estude ao máximo as suas possibilidades.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Crie sensação de exclusividade
Para que um conteúdo viralize, é muito importante que ele seja interpretado como exclusivo e inovador. Afinal, por que um possível cliente da sua marca iria compartilhar uma informação ou campanha que já existe?
Por isso, é importante que você analise campanhas dos seus concorrentes e veja o que pode trazer de novo para o seu negócio.
Vamos supor que você venda roupas pela internet. Um dos principais desafios desse segmento é a impossibilidade de experimentar a peça.
Para resolver esse impasse e ainda gerar vendas em datas comemorativas, como o Natal, que tal pensar em uma campanha de frete grátis para trocas? Essa ação pode atrair mais clientes, já que eles sabem que não terão despesas extras caso precisem trocar as suas peças.
3. Aposte nas tendências do momento
Outro ponto importante para criar campanhas de marketing viral para as redes sociais é estar por dentro das tendências do momento. Aproveite temas, formatos e comportamentos que já estão em alta, assim seu conteúdo tem muito mais chances de engajar rapidamente e ser compartilhado.
Você pode, por exemplo, usar músicas em alta no TikTok para auxiliar no sucesso dos seus conteúdos. Muitas marcas apostam em sons que estão bombando no momento, já que o algoritmo tende a entregar esse conteúdo para um número maior de pessoas.
Além disso, você pode investir em memes populares, novos filtros, efeitos e formatos. Use a imaginação e esteja sempre atento às novas tendências do momento.
Segundo Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok, a plataforma é uma ótima vitrine para o seu negócio.
“O TikTok é uma plataforma onde as tendências nascem. Se você trabalha com moda, por exemplo, precisa estar atento às hashtags, às cores e às comunidades que ditam o que está em alta. É uma forma de se manter relevante e conectado ao público-alvo.”
4. Promova o compartilhamento
Outra dica para que o seu conteúdo se torne viral é incentivar o compartilhamento. Algumas dicas para que isso aconteça são:
- Se for uma promoção em redes sociais, use hashtags específicas para a ação;
- Crie um CTA chamativo (call-to-action ou chamada para ação), promovendo o compartilhamento da campanha pelo público.
Lembre-se de que as pessoas estão mais propensas a fazer aquilo que exige menos esforço. Se compartilhar uma campanha requer muito investimento de tempo, esse conteúdo está mais propenso a não ser viralizado.
💡Saiba mais:
- Hashtag para TikTok: 145 melhores
- Hashtags mais usadas no Instagram: 77 opções
5. Crie a mensagem do marketing viral
Para que um conteúdo viralize, a sua mensagem precisa ser clara e fácil interpretada pelo seu público.
Portanto, seja um vídeo ou uma peça publicitária, tenha um script de vendas bem detalhado para que a sua mensagem final seja facilmente transmitida pelo seu público.
6. Faça uma boa escolha de multimídias
Conteúdos multimídia, como imagens, incentivam o público a compartilhar. O script é importante, mas a foto ou vídeo que estará anexado a ele também é muito mais.
Afinal, esse é o primeiro elemento visto pelo cliente antes de ler as informações. Em seguida, é o título.
💡Saiba mais: Quais são os melhores bancos de imagens grátis?
7. Tenha um título atraente
No marketing viral é importante escolher um título atraente, que chame a atenção do leitor ou que o deixe, ao menos, curioso para saber o desfecho do conteúdo.
A dica é oferecer a solução que o seu cliente deseja ou precisa. Nesse sentido, apostar em perguntas na elaboração do título pode ser uma boa aposta.
8. Planeje o lançamento da campanha
Estude os canais que a sua campanha será lançada e quando irá ao ar. O ideal é que você lance a proposta quando o seu público estiver mais propenso a estar online.
Se você vende pela internet, prepare o seu site ou servidores, se necessário, para que não haja um pico de acessos e acabe saindo do ar.
A plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, conta com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano. Crie sua loja grátis:
Vantagens de fazer marketing viral
Criar um marketing viral é importante para chamar a atenção de potenciais compradores de maneira rápida e eficaz. Veja, a seguir, as principais vantagens de apostar no marketing viral:
Baixo investimento
Como o impacto da estratégia aumenta de forma orgânica, um negócio não precisa investir na promoção do conteúdo. Ou seja, com um custo inicial baixo, o marketing viral pode trazer grandes resultados, como aumento do tráfego e das vendas.
Maior exposição da marca
Ao viralizar uma campanha, sua marca ganha visibilidade em um curto espaço de tempo. Esse efeito fortalece o reconhecimento da marca, já que quanto mais pessoas compartilham o conteúdo, mais a marca se torna memorável.
Impacto duradouro
Por fim, um conteúdo viral faz com que as pessoas conheçam e comentem sobre uma empresa por meses ou anos após a campanha. Afinal, quem não se lembra da campanha Pôneis Malditos, criada pela empresa automobilística Nissan, em 2011, para promover a picape Nissan Frontier? 🤭
💡Saiba mais: Como atrair clientes?
Exemplos de marketing viral
A seguir, confira os principais exemplos de marketing viral para inspirar as suas estratégias:
Desafio do Balde de Gelo
O Ice Bucket Challenge foi uma iniciativa da ALS Association para incentivar a conscientização sobre a esclerose lateral amiotrófica e promover doações para pesquisa sobre a doença.
A campanha começou com um post do jogador de baseball Pete Frates, que em vídeo, propôs um desafio entre os seus seguidores: um banho com um balde de gelo ou uma doação para a ALS Association.
Um dos vídeos mais famosos da campanha traz o bilionário Bill Gates e soma mais de 37 milhões de visualizações.
A hashtag #IceBucketChallenge se espalhou e entidades brasileiras arrecadaram mais de R$ 200 mil para promover estudos acerca da cura da doença.
Dove Real Beauty Sketches
A campanha global Dove Real Beauty Sketches, batizada de Dove Retratos da Beleza em português, tem a intenção de mostrar a pressão que as pessoas sofrem buscando atingir os ideais de beleza impostos pela sociedade.
O vídeo atingiu recordes de visualizações e se tornou um grande case de marketing viral da Dove.
Dumbs Ways to Dye
A ação Dumbs Way to Die, em português, “Maneiras idiotas de morrer”, foi um projeto promovido pelo governo australiano para conscientizar a população de como evitar acidentes fatais nas estações de trem do país. O vídeo viralizou e diminuiu os números de mortes no país por esse tipo de fatalidade.
Entendeu o que é marketing viral?
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido o que é marketing viral e como usar essa estratégia para promover o seu negócio. Lembre-se de que para ter sucesso, é preciso estudar o mercado antes de lançar a ação.
Por fim, se você ainda não vende online, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo? É rápido e fácil!