O que é logística empresarial e como otimizá-la?

Imagem mostrando pessoas organizando caixas, representando a logística empresarial.

Logística empresarial é a gestão eficiente de fluxos de materiais e informações para garantir a entrega de produtos/serviços no tempo certo, lugar certo e custo certo, envolvendo atividades como armazenagem, transporte e distribuição. A estratégia é essencial para otimizar operações e satisfazer clientes.


Desenvolver processos dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente porque quando falamos em logística empresarial, sabemos que é uma área complexa e que demanda uma gestão inteligente, ágil e estratégica.

A logística surgiu durante as principais guerras com foco no abastecimento de suprimentos para os soldados e, após isso, começou a ser aplicada em empresas na década de 50, com a intenção de ajudar na redução de valores do transporte nas importações.

Porém, o gerenciamento desta cadeia de suprimentos só se tornou relevante no Brasil nos anos 90, quando empresas estrangeiras passaram a se interessar na comercialização de produtos no mercado interno.

Quer entender qual é a função da logística empresarial e como otimizar essa estratégia dentro da sua empresa? Confira o artigo completo que preparamos para você! 🧐

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é logística empresarial?

A logística empresarial é uma estratégia que visa a organizar os processos de produção de uma empresa, garantindo que os setores de estoque, distribuição e transporte funcionem perfeitamente. A ideia é fazer com que o cliente se sinta satisfeito com a entrega e com o produto.

Além disso, mais do que esses três setores, o conceito de logística empresarial abrange outros ramos da empresa como o controle de finanças, insumos, planejamento do estoque, fornecimento de matéria-prima, aquisição, armazenamento dos produtos e a movimentação.

Por esse motivo, é essencial incluir a logística empresarial nos processos da sua empresa para melhorar o trabalho do dia a dia, aumentar a produtividade e qualidade dos serviços e, por consequência, dar um salto nos resultados do negócio.

💡 Saiba maisO que é logística e como ela funciona?

Qual é a importância da logística empresarial?

E, se você está se perguntando qual a importância da logística empresarial, saiba que ela é fundamental para ajudar as empresas a tomarem a melhor decisão para melhoria dos processos. Além disso, ela é um suporte necessário para a gestão das atividades e oferece vários benefícios, confira:

Aumento da produtividade da equipe

Com a logística empresarial é possível ter mais controle das funções e atividades da empresa. Sendo assim, uma excelente maneira de melhorar a infraestrutura e garantir um aumento da produtividade e até mesmo motivação dos funcionários que, ao ter que solucionar menos problemas, se tornam mais empenhados.

Redução de gastos

Esse é um tópico que pode não parecer tão explícito para a maioria das pessoas, mas saiba que quando você tem uma logística empresarial integrada, você tem uma diminuição natural dos gastos, pois os erros e falhas nos processos são reduzidos, o que faz com que manutenções e retrabalhos sejam evitados.

💡 Saiba mais: Redução de custos: confira 5 exemplos de como fazê-la

Gestão mais estratégica

A inteligência de gestão é um dos pontos mais importantes para quem tem interesse em crescer sua loja virtual e melhorar as estratégias e tomadas de decisão. Isso porque, quando você consegue pensar nas necessidades da sua empresa, fica mais fácil resolver as etapas de armazenamento, movimentação e transporte.

Por isso, é preciso entender que, com o auxílio de um software de gestão, fica ainda mais fácil. Pois, você automatiza os processos operacionais e utiliza o tempo restante para pensar e planejar os próximos passos com mais cuidado e atenção.

Seguindo esse raciocínio, você pode ter um mapeamento melhor dos processos de gestão, consegue utilizar KPIs (indicadores de desempenho) para gerar relatórios e tem até mesmo uma comunicação interna mais eficaz que ajuda os funcionários a desempenharem as atividades de um jeito eficiente e sem burocracias.

💡 Saiba mais: O que é logística e como ela funciona?

Como otimizar a logística empresarial?

Para implementar a logística empresarial, você pode utilizar um conjunto de estratégias para condução dos processos, além de fazer a gestão de estoque, coletar informações precisas, melhorar a armazenagem, realizar o gerenciamento de compras, ter estratégias para as finanças, produção, entre outros.

💡 Saiba mais: Gestão logística: o que é e como otimizar a sua?

Confira abaixo algumas dicas para otimizar a logística em seu negócio:

1. Faça um mapeamento dos seus processos

Esse mapeamento é nada mais do que um estudo de todas as atividades que foram realizadas dentro da empresa, desde a criação de um novo produto, até a demanda de entrada e saída dos materiais. Essa é uma análise importante para que você consiga identificar todos os principais problemas da empresa.

2. Tenha um planejamento a médio e longo prazo

Todo mundo sabe que ter um planejamento faz a diferença para uma empresa, principalmente quando falamos em resultados, certo? Isso porque ele auxilia na definição das metas que serão atingidas, quais recursos serão necessários, o tempo de cada etapa e quais ações devem ser feitas.

Ou seja, ao planejar os próximos passos, você consegue dar um norte para que todos os gestores consigam alcançar todos os objetivos predefinidos. Por isso, mesmo que existam algumas variações você consegue ter mais controle do mercado e das definições.

💡 Saiba mais: Planejamento logístico: o que é e como fazer?

3. Faça uma estimativa de demanda

Nesse tópico você deve estar se perguntando: como é possível saber quanto vou vender antes mesmo de iniciar? Saiba que fazer essa previsão pode te fornecer dados essenciais para economizar. Para começar, faça uma análise de todo o histórico de vendas da sua empresa, além do comportamento dos clientes perante o mercado e quais são e se existem picos sazonais no seu negócio.

Quando você sabe quais são as épocas que mais vendem, você consegue se programar para saber quantos produtos serão necessários, evitar compras em excesso e evitar pagar mais caro para os fornecedores.

4. Invista no uso da tecnologia

Ao contratar ferramentas e sistemas de gestão, você consegue ter mais controle dos dados e informações da sua empresa e passar atividades que anteriormente eram feitas manualmente para os arquivos que ficam salvos na nuvem, ou seja, 100% online.

Por isso, automatize todas as tarefas que forem possíveis e adote todas as medidas que possam otimizar o trabalho, diminuir o tempo de serviço operacional e transformar o que sobrar em estratégia. Nesse passo, procure encontrar tudo que precisa ser melhorado, aproveitado ou retirado da sua empresa.

5. Integre todos as empresas e setores

Após investir em tecnologia e melhorar a comunicação entre seus funcionários, vale a pena fazer a integração entre todos os setores para garantir um excelente fluxo de informação, por isso, ao invés de trabalhar apenas uma área como o atendimento ao cliente, você consegue ter uma visão mais ampla e trazer vantagens para várias outras áreas da empresa.

Quando a comunicação se torna mais eficaz, os processos ficam mais leves e todos os funcionários se sentem parte do crescimento e com isso, os benefícios ultrapassam os limites da companhia e invadem o mercado que torna a empresa mais sólida e competitiva perante à concorrência.

💡 Saiba mais: O que é dropshipping e como fazer?

Tudo certo sobre logística empresarial?

Agora que você já sabe o que é logística empresarial, fica mais fácil desenhar estratégias para otimizar os fluxos da sua empresa. Isso, sem dúvidas, irá melhorar a experiência dos seus funcionários e clientes.

E, agora que você já viu o que é logística empresarial e os principais tópicos, que tal abrir o seu e-commerce? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e tenha uma plataforma completa e intuitiva que pode te ajudar a desenvolver e crescer a sua empresa.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre logística empresarial

Logística empresarial é a estratégia que faz toda a gestão de armazenagem, transporte e distribuição dos produtos e matérias-primas utilizados por uma empresa.

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução de gastos;
  • Gestão mais estratégica.

  • Faça um mapeamento dos seus processos;
  • Tenha um planejamento a médio e longo prazo;
  • Faça uma estimativa de demanda;
  • Invista no uso da tecnologia;
  • Integre todas as empresas e setores.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies