O que é e como funciona o gateway de frete em um site de vendas?

Conteúdo criado por humano
Pessoas trabalhando em um centro de logístico, representando o que é gateway de frete.
Pontos principais do artigo:
  • Gateway de frete é uma ferramenta que oferece diferentes possibilidades de envio e prazos mais atrativos aos seus clientes;
  • Além disso, garante uma gestão estratégica no processo de entrega de mercadorias, o que pode aumentar as vendas da sua loja virtual;
  • Aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop e usar o Nuvem Envio, solução logística exclusiva para clientes da plataforma!

No Brasil, 82% dos carrinhos de compras são abandonados, sendo o alto valor do frete a principal motivação, de acordo com pesquisa da Barilliance. Pensando nisso, você sabe como encorajar os seus clientes a finalizarem as compras na sua loja virtual?

O gateway de frete é uma excelente opção, já que oferece ao seu comprador final a opção de escolher diferentes formas de entrega dos produtos.

Então, deseja entender melhor o que é gateway de frete e como ele funciona? Neste artigo, vamos descobrir tudo sobre essa ferramenta importante para a etapa final de venda no e-commerce. Vamos lá?

Antes de continuar, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e configurar diferentes transportadoras por meio do Nuvem Envio, gateway de frete exclusivo que oferece preços e prazos de entrega mais competitivos para os lojistas:

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O que é gateway de frete?

Gateway de frete é uma tecnologia que permite a integração entre site de vendas, marketplaces, transportadoras e Correios. Em termos simples, é uma ferramenta que atua como intermediadora entre a sua loja virtual e os serviços de envio de mercadorias.

Com o recurso, você pode oferecer diferentes opções de envio e prazos ao comprador final, facilitando a comparação de preços e aumentando a chance de finalizar a venda. Além disso, a tecnologia garante uma gestão estratégica no processo de entrega, o que pode aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Isso porque, quanto mais tipos de frete um e-commerce oferecer, mais flexíveis podem ser as condições de envio para o cliente, o que facilita na decisão final de compra.

Como funciona um gateway de frete?

O gateway de frete é uma ferramenta que integra soluções diferentes de entregas, como é o caso do Nuvem Envio, ferramenta da Nuvemshop, e a Mandaê, solução de frete especializada em e-commerces.

Esse tipo de funcionalidade permite que você agregue quantas opções de envio forem necessárias para a sua loja virtual, incluindo transportadoras nacionais, internacionais e os Correios.

Sendo assim, as ferramentas que oferecem esse tipo de serviço funcionam de uma maneira bem simples:

  1. O cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras;
  2. Ele informa o CEP para entrega;As informações são direcionadas para o sistema de gateway de frete;
  3. Automaticamente, o sistema retorna com as opções de envio disponíveis que a sua loja virtual oferece.

Veja como a ferramenta funciona no checkout de um carrinho de compras:

Imagem que representa o comparativo do checkout de uma loja virtual com o Gateway de Frete e Sem o Gateway de Frete

Portanto, o cliente pode escolher aquela que melhor atende a sua necessidade, avaliando as variáveis de preço e prazo de entrega.

💡Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Vantagens de um gateway de frete

Quando a sua loja virtual utiliza o gateway de frete, há um retorno mais dinâmico do site com as opções de entrega e prazos oferecidos. Sendo assim, as informações são repassadas de maneira rápida para que o cliente faça a escolha do melhor frete oferecido para o seu CEP.

Dessa forma, alguns dos principais benefícios para o seu negócio são:

Valor do frete mais preciso

Com a integração de um gateway de frete à sua loja virtual, você garante um cálculo mais assertivo entre o preço cobrado do cliente e o custo gerado pela transportadora.

Sendo assim, no caso de as transportadoras alterarem o valor da entrega, os consumidores serão informados automaticamente sobre quanto precisarão pagar pelo frete.

Vale ressaltar também que, neste caso, a diferença dos valores não recai na responsabilidade dos lojistas.

Calcule o frete e prazos de envios para as suas encomendas de forma simples:

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Controle de entradas e saídas de produtos

Com um gateway de frete é possível fazer um maior controle de entradas e saídas dos seus produtos, já que a ferramenta permite que as operações do armazém, que incluem processos, layout e fluxo.

Com um maior controle do estoque, dá para determinar, por exemplo, o momento exato de realizar compras de reposição dos produtos, garantindo que os seus clientes recebam as encomendas em tempo hábil, sem atrasos e problemas.

Mantenha seu estoque organizado com a planilha de controle de estoque gratuita da Nuvemshop:

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Otimização de tempo

Quando se opta por um gateway de frete, torna-se mais fácil gerenciar a sua loja virtual. Com a parte de entregas automatizada, você otimiza o seu tempo e direciona esforços e recursos para outras áreas e estratégias do seu negócio.

Além disso, ao contratar o serviço, o seu e-commerce passa a contar com uma equipe de suporte especializada para atender suas eventuais necessidades.

Automatização da tabela de fretes

O gateway de frete permite que você automatize a tabela de valores de envio e acesse dados precisos em tempo real, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, além de garantir um atendimento de melhor qualidade para os seus clientes.

O benefício é o aumento da vantagem competitiva do seu negócio, além de ganho de tempo, diminuição de riscos financeiros e do prazo de entrega.

Conhecer o público-alvo

Os relatórios gerados por um gateway de frete possibilitam que você conheça melhor o seu público-alvo e entenda que tipos de entregas eles mais buscam. Isso porque a ferramenta gera um relatório com as opções mais usadas.

A partir daí, é possível tirar conclusões sobre o papel das transportadoras na sua loja virtual: ao identificar a importância de cada uma, você consegue otimizar o seu portfólio de distribuidoras e trabalhar com quem te proporciona mais ganhos.

💡Saiba mais: Transportadora ou Correios: diferenças e como escolher?

Campanhas inteligentes

Contar com um gateway de frete na sua loja permite que você crie diferentes estratégias e aprimore suas técnicas de vendas.

Com esse recurso, você pode oferecer frete grátis em momentos estratégicos, como para estimular a primeira compra, incentivar o cadastro em newsletters, recompensar quem responde pesquisas ou ainda em datas especiais como Natal e Dia das Mães.

Além disso, o gateway de frete também possibilita oferecer descontos no valor da entrega, caso o cliente ultrapasse um valor mínimo de compra, por exemplo — tudo isso sem afetar o seu lucro final.

Tudo esclarecido até aqui? Agora, vamos entender qual é o melhor momento para integrar a sua loja virtual com um gateway de frete.

Quando utilizar um gateway de frete?

Não existe uma recomendação específica para utilizar a ferramenta. No entanto, vale como opção quando existir algum gargalo na logística do seu site de vendas. Isso inclui:

  • Falta de transportadoras para atender determinadas regiões;
  • Número elevado de abandono de carrinhos;
  • Mão de obra não qualificada para atender as necessidades de entrega.

Em todos esses casos, o gateway de frete pode trazer bons resultados tanto para etapas finais de e-commerces há mais tempo no mercado, quanto para aqueles que estão iniciando a operação.

O importante, ao considerar essa opção, é conhecer o seu negócio: faça um levantamento de dados e verifique quais são as necessidades da sua loja virtual.

📹 Veja também: Como escolher o melhor frete para e-commerce?

Como escolher um gateway de frete para e-commerce?

Agora que já sabemos o que é gateway de frete e quais são os seus benefícios, vamos descobrir como escolher o melhor gateway de frete para e-commerce:

1. Mapeie as necessidades do seu negócio

Sem dúvidas, antes de escolher um dos gateways de frete, é necessário pensar nas necessidades do seu e-commerce. Para isso, responda perguntas como:

  • Para qual região pretendo vender?
  • Meus clientes precisam de entregas super rápidas ou podem esperar um pouco mais para ter fretes mais baratos?
  • Meu volume de pedidos é alto ou baixo?

Responder questões como essas vão te ajudar a entender quais funcionalidades você precisa. Por exemplo, se você pretende vender para fora do Brasil, vai precisar de um gateway que te conecte com transportadoras internacionais.

💡Saiba mais: Como funciona e como calcular o valor do frete internacional?

2. Avalie os benefícios das opções de gateway

Sabendo as necessidades da sua loja online, é necessário conhecer os gateways de frete e avaliar o benefício de cada um deles. Conheça algumas opções:

Nuvem Envio

O Nuvem Envio é a solução de envios desenvolvida pela Nuvemshop para oferecer facilidade e praticidade para os lojistas da plataforma de e-commerce.

A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada.

Desenvolvida para atender às demandas de diferentes e-commerces, a solução apresenta quatro modalidades: Nuvem Envio Correios, Nuvem Envio com coleta, Nuvem Envio com pontos e postagem e Nuvem Envio Jadlog.

Como ativar o Nuvem Envio na Nuvemshop?

No vídeo abaixo, te mostramos como configurar o Nuvem Envio:

Mas se preferir o conteúdo escrito, veja o passo a passo abaixo com ilustrações:

1. Confirmar endereço de envio

Antes de mais nada, você precisa configurar o endereço de onde os pedidos serão enviados. Estas informações serão utilizadas para preencher o endereço do remetente nas etiquetas de envio. Para isso:

  • No painel administrador da sua loja, siga o caminho “Configurações > Centros de distribuição”;
  • Na próxima tela, verifique o endereço cadastrado em cada Centro de distribuição:
  • Com a opção “Editar”, você verá uma janela como no exemplo abaixo, onde deve preencher (ou confirmar) o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja (sua residência, um centro de distribuição, etc.;
  • A plataforma preencherá os outros campos automaticamente, você só precisará informar o nome do local, número e o complemento, caso tenha. Para finalizar, basta clicar no botão “Salvar”:

captura de tela para editar informações do cd, no nuvem envio

2. Confirmar o nome e CPF/CNPJ da loja virtual

Para gerar as etiquetas de envio, a plataforma utiliza os dados do seu cadastro da conta Nuvemshop para informar o nome do remetente. Para garantir que esses dados saiam corretamente, faça o seguinte:

  • No painel administrador da sua loja, clique em “Nome da sua loja”, no canto superior direito;
    Em seguida, clique em “Planos e pagamentos > Faturas” e, na seção Dados fiscais, clique em “⚙️ Configurar”;
  • Se a sua loja é nova, o campo “Nome/Razão Social” estará em branco. Caso contrário, poderá estar já preenchido. Preencha ou revise este campo com o nome da sua loja do jeito que você quer que apareça no nome do remetente das etiquetas;
  • O campo “CPF/CNPJ” deverá estar preenchido com o que foi informado no momento do cadastro da sua loja. Aqui vale a revisão para confirmar se está correto.

captura de tela do painel administrativo da nuvemshop para preencher dados do nuvem envio

2. Instalar e configurar modalidades de envio

Para usar o Nuvem Envio na sua loja, é preciso configurar as modalidades de envio que serão oferecidas aos seus clientes.

  • No painel administrador da sua loja, siga o caminho “Configurações > Formas de entrega”;
  • Na seção Nacional > Meios de envio, localize o Nuvem Envio e cliquer em “Editar”:

captura de tela painel administrativo da nuvemshop, para ativar nuvem envio

  • A página será carregada com todas as modalidades já ativadas, mas você pode alterar essa configuração clicando na caixa de seleção ao lado do nome da opção;
  • Após escolher as opções de frete, basta clicar em “Salvar”, como mostramos no GIF:

gif que mostra as modalidades de envio do nuvem envio

  • Após configurar as modalidades, basta clicar em “Salvar alterações” no final da página.

Caso queira, confira o tutorial completo para ativar o Nuvem Envio:

👉 Confira: Como configurar o Nuvem Envio

Ainda não vende pela Nuvmshop e quer aproveitar esse benefício? Crie sua loja com tudo pronto para seus envios: frete a preço competitivo, gestão facilitada no painel Nuvemshop e serviço integrado a várias transportadoras:

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Mandaê

A Mandaê é uma solução de frete que opera em São Paulo e Minas Gerais e conecta e-commerces a mais de 30 transportadoras. Uma das suas grandes vantagens é que ela mesma coleta os produtos a serem enviados no centro de distribuição do site de vendas.

Por meio da tecnologia, as rotas mais rápidas e baratas são calculadas e a melhor opção de transporte é oferecida ao lojista. Além disso, ela pode ser integrada com facilidade à plataforma de e-commerce, para que o cálculo de frete seja feito automaticamente quando o cliente digitar seu CEP.

💡Saiba mais: Guia com as melhores empresas de transporte do Brasil

Melhor Envio

Com o Melhor Envio, é possível fazer cotações simultâneas e gratuitas com diversas transportadoras.

Para que tudo isso aconteça, a plataforma tem contrato com várias empresas de logística para oferecer fretes em condições mais competitivas aos vendedores online.

Pegaki

A Pegaki é uma solução de frete que também tem foco no e-commerce. Com esse serviço, o lojista pode enviar os pedidos por meio de transportadoras ou via Correios. Além disso, a empresa conta com vários pontos de coleta e retirada parceiros por todo o Brasil.

Se você tem uma loja Nuvemshop, pode integrá-la diretamente ao serviço da Pegaki. Desse modo, a cotação de frete é feita automaticamente quando o cliente digita seu CEP no e-commerce.

Sobre a escolha de bons parceiros logísticos, Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio, compartilhou sua opinião:

É super importante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados então sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo.

3. Avalie custos e modelos de cobrança

O modelo de cobrança dos gateways costuma variar: alguns cobram mensalidade fixa, enquanto outros cobram taxa por pedido enviado.

Se você está começando o seu site de vendas ou ainda tem poucos pedidos por mês, vale a pena optar por um gateway que cobre apenas por uso. Dessa forma, você só paga quando realmente precisar do serviço, sem comprometer o seu orçamento.

Por exemplo, o Nuvem Envio, além de oferecer descontos, se destaca por não cobrar mensalidade nem custo fixo. A única cobrança é uma taxa de intermediação, que já está incluída no valor do frete.

O pagamento funciona de forma pré-paga: você adiciona saldo à sua carteira Nuvem Envio e o utiliza conforme gerar as etiquetas. Dessa forma, não será necessário pagar nada a mais no momento de deixar seus pacotes no ponto para envio.

4. Verifique integração com sua plataforma de vendas

Outro ponto a se levar em consideração é a integração com sua plataforma de e-commerce. A Nuvemshop, maior plataforma da América Latina, além de oferecer a própria solução logística, conta com diversas opções de gateways de frete que podem ser configurados facilmente, como Melhor Envio, Mandaê e Pegaki, por exemplo.

5. Teste e compare as ferramentas

Por fim, é importante testar a ferramenta escolhida. Muitos gateways de frete oferecem testes gratuitos, então use esse período para ver se a ferramenta é intuitiva, fácil de mexer, checar se o suporte é satisfatório e ver como ficam as informações para o cliente (preço do frete, rastreamento e prazo).

Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio, apresenta dados que mostram a importância de escolher boas opções de frete para sua loja online:

A logística é essencial para a concretização da venda em si, então você vai utilizar a logística como uma ferramenta de conversão de venda. Compartilhando até alguns dados: 18% dos clientes abandonam o carrinho quando eles acham prazos extensos e 25% dos clientes topariam pagar até um pouco mais para ter uma entrega mais eficiente e mais rápida.

Como integrar um gateway de frete à sua loja Nuvemshop?

Se você vende na Nuvemshop, integrar um gateway de frete à sua loja virtual é simples.

Veja abaixo como instalar os aplicativos Nuvem Envio, Mandaê e Melhor Envio com a sua loja Nuvemshop:

Nuvem Envio

  1. No painel administrador, vá em “Configurações” > “Formas de entrega” > “Meio de envio” > “Editar centro de distribuição”;
  2. Configure o endereço de envio e clique em “Salvar”;
  3. Confira os dados da sua loja virtual em “Minha conta” > “Histórico de faturas” > “Editar”. Finalize e clique em “Salvar”;
  4. Por fim, configure as modalidades de envio em “Configurações” > “Formas de entrega” > “Entregas no Brasil”.

📹 Veja também: Como configurar o Nuvem Envio

Mandaê

  1. Instale o aplicativo da Mandaê na Loja de Aplicativos Nuvem;
  2. Siga os passos na tela, preencha as informações e faça seu cadastro na plataforma;
  3. Pronto, agora é só esperar a equipe da Mandaê entrar em contato com você.

Melhor Envio

  1. Acesse o seu Painel de Administração Nuvem;
  2. Nele, clique em “Configurações”, na parte inferior direita, e em seguida “Opções de Frete”;
  3. Na seção, selecione uma nova forma de entrega, procure pelo Melhor Envio e clique no “+”.
  4. 4. Em seguida, você deverá clicar no botão “Integrar Melhor Envio”;
  5. Clique em “Aceitar”;
  6. Por fim, após a instalação, você será redirecionado para a página de acesso do Melhor Envio. Então, se você já tiver um cadastro ativo, preencha os dados de login e clique em “Entrar”. Se você não tem um cadastro, clique em “Cadastrar” e preencha os dados solicitados.

👉 Confira: Tutorial completo para instalar o aplicativo Melhor Envio com a sua loja Nuvemshop

Aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop para utilizar os melhores gateways de frete do mercado:

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Entendeu o que é gateway de frete?

Como vimos, não há dúvida de que fazer a integração de um gateway de frete com sua loja virtual pode te trazer uma estratégia mais competitiva, além de opções de prazos e envios mais atrativos aos seus clientes.

Ainda não tem uma loja virtual? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É a melhor plataforma para vender pela internet, além de ser facilmente integrada aos melhores gateways de frete!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Gateway de frete é uma ferramenta automatizada que permite a integração entre plataformas de lojas virtuais, marketplaces, transportadoras para e-commerce e os Correios.

Uma vez vinculado ao seu e-commerce, o gateway de frete funciona do seguinte modo: um cliente é atraído à sua loja por alguma oferta que viu online. Em seguida, seleciona o produto no carrinho de compras e informa o CEP. Nesta etapa,o gateway de frete calcula os preços e apresenta diferentes propostas de entrega e o cliente, enfim, escolhe a melhor proposta, paga e recebe a compra como desejado.

A transportadora é a empresa que realiza a entrega do produto (como Jadlog, Correios ou Loggi). Já o gateway de frete faz a intermediação entre sua loja e várias transportadoras e oferece melhores prazos e preços para escolher a optar pela melhor opção de envio.

O endereço de envio será usado como remetente nas etiquetas. Veja como configurá-lo corretamente:

  • Acesse o painel administrador da sua loja;
  • Vá em Configurações > Centros de distribuição;
  • Na tela seguinte, confira os endereços cadastrado;
  • Clique em “Editar” para ajustar ou confirmar o endereço de onde os pedidos sairão (pode ser sua casa, uma loja física ou centro de distribuição);
  • Preencha o CEP corretamente. A plataforma preencherá os demais campos automaticamente;
  • Insira o nome do local, número e complemento (se houver);
  • Clique em “Salvar” para confirmar.
 

Agora que os dados estão prontos, você pode ativar as formas de entrega para seus clientes:

  • Acesse o painel da loja e vá até Configurações > Formas de entrega;
  • Em Nacional > Meios de envio, localize o Nuvem Envioe clique em "Editar";
  • Será exibida uma lista de modalidades disponíveis (Correios, Jadlog, entre outras);
  • Marque as opções que deseja oferecer, clicando nas caixas de seleção ao lado do nome de cada uma;
  • Após definir, clique em “Salvar”.

Esses dados são usados para identificar o remetente nas etiquetas. Para revisar ou completar as informações:

  • No painel da Nuvemshop, clique no nome da sua loja (canto superior direito);
  • Vá em Planos e pagamentos > Faturas;
  • Na seção Dados fiscais, clique no ícone de engrenagem (⚙️ Configurar);
  • No campo "Nome/Razão Social", escreva o nome da loja como deseja que apareça nas etiquetas;
  • Confira o CPF ou CNPJ, que deve ser o mesmo informado no momento do cadastro. Corrija se necessário.
Esses dados precisam estar corretos para gerar etiquetas válidas e conforme exigências fiscais.

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