O que é e como funciona o gateway de frete em um site de vendas?

- Gateway de frete é uma ferramenta que oferece diferentes possibilidades de envio e prazos mais atrativos aos seus clientes;
- Além disso, garante uma gestão estratégica no processo de entrega de mercadorias, o que pode aumentar as vendas da sua loja virtual;
- Aproveite para criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop e usar o Nuvem Envio, solução logística exclusiva para clientes da plataforma!
No Brasil, 82% dos carrinhos de compras são abandonados, sendo o alto valor do frete a principal motivação, de acordo com pesquisa da Barilliance. Pensando nisso, você sabe como encorajar os seus clientes a finalizarem as compras na sua loja virtual?
O gateway de frete é uma excelente opção, já que oferece ao seu comprador final a opção de escolher diferentes formas de entrega dos produtos.
Então, deseja entender melhor o que é gateway de frete e como ele funciona? Neste artigo, vamos descobrir tudo sobre essa ferramenta importante para a etapa final de venda no e-commerce. Vamos lá?
Antes de continuar, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e configurar diferentes transportadoras por meio do Nuvem Envio, gateway de frete exclusivo que oferece preços e prazos de entrega mais competitivos para os lojistas:
O que é gateway de frete?
Gateway de frete é uma tecnologia que permite a integração entre site de vendas, marketplaces, transportadoras e Correios. Em termos simples, é uma ferramenta que atua como intermediadora entre a sua loja virtual e os serviços de envio de mercadorias.
Com o recurso, você pode oferecer diferentes opções de envio e prazos ao comprador final, facilitando a comparação de preços e aumentando a chance de finalizar a venda. Além disso, a tecnologia garante uma gestão estratégica no processo de entrega, o que pode aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Isso porque, quanto mais tipos de frete um e-commerce oferecer, mais flexíveis podem ser as condições de envio para o cliente, o que facilita na decisão final de compra.
Como funciona um gateway de frete?
O gateway de frete é uma ferramenta que integra soluções diferentes de entregas, como é o caso do Nuvem Envio, ferramenta da Nuvemshop, e a Mandaê, solução de frete especializada em e-commerces.
Esse tipo de funcionalidade permite que você agregue quantas opções de envio forem necessárias para a sua loja virtual, incluindo transportadoras nacionais, internacionais e os Correios.
Sendo assim, as ferramentas que oferecem esse tipo de serviço funcionam de uma maneira bem simples:
- O cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras;
- Ele informa o CEP para entrega;As informações são direcionadas para o sistema de gateway de frete;
- Automaticamente, o sistema retorna com as opções de envio disponíveis que a sua loja virtual oferece.
Veja como a ferramenta funciona no checkout de um carrinho de compras:
Portanto, o cliente pode escolher aquela que melhor atende a sua necessidade, avaliando as variáveis de preço e prazo de entrega.
💡Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual e quais as melhores estratégias
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
Vantagens de um gateway de frete
Quando a sua loja virtual utiliza o gateway de frete, há um retorno mais dinâmico do site com as opções de entrega e prazos oferecidos. Sendo assim, as informações são repassadas de maneira rápida para que o cliente faça a escolha do melhor frete oferecido para o seu CEP.
Dessa forma, alguns dos principais benefícios para o seu negócio são:
Valor do frete mais preciso
Com a integração de um gateway de frete à sua loja virtual, você garante um cálculo mais assertivo entre o preço cobrado do cliente e o custo gerado pela transportadora.
Sendo assim, no caso de as transportadoras alterarem o valor da entrega, os consumidores serão informados automaticamente sobre quanto precisarão pagar pelo frete.
Vale ressaltar também que, neste caso, a diferença dos valores não recai na responsabilidade dos lojistas.
Calcule o frete e prazos de envios para as suas encomendas de forma simples:
Controle de entradas e saídas de produtos
Com um gateway de frete é possível fazer um maior controle de entradas e saídas dos seus produtos, já que a ferramenta permite que as operações do armazém, que incluem processos, layout e fluxo.
Com um maior controle do estoque, dá para determinar, por exemplo, o momento exato de realizar compras de reposição dos produtos, garantindo que os seus clientes recebam as encomendas em tempo hábil, sem atrasos e problemas.
Mantenha seu estoque organizado com a planilha de controle de estoque gratuita da Nuvemshop:
📈Confira a planilha: Planilha de controle de estoque
Otimização de tempo
Quando se opta por um gateway de frete, torna-se mais fácil gerenciar a sua loja virtual. Com a parte de entregas automatizada, você otimiza o seu tempo e direciona esforços e recursos para outras áreas e estratégias do seu negócio.
Além disso, ao contratar o serviço, o seu e-commerce passa a contar com uma equipe de suporte especializada para atender suas eventuais necessidades.
Automatização da tabela de fretes
O gateway de frete permite que você automatize a tabela de valores de envio e acesse dados precisos em tempo real, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, além de garantir um atendimento de melhor qualidade para os seus clientes.
O benefício é o aumento da vantagem competitiva do seu negócio, além de ganho de tempo, diminuição de riscos financeiros e do prazo de entrega.
Conhecer o público-alvo
Os relatórios gerados por um gateway de frete possibilitam que você conheça melhor o seu público-alvo e entenda que tipos de entregas eles mais buscam. Isso porque a ferramenta gera um relatório com as opções mais usadas.
A partir daí, é possível tirar conclusões sobre o papel das transportadoras na sua loja virtual: ao identificar a importância de cada uma, você consegue otimizar o seu portfólio de distribuidoras e trabalhar com quem te proporciona mais ganhos.
💡Saiba mais: Transportadora ou Correios: diferenças e como escolher?
Campanhas inteligentes
Contar com um gateway de frete na sua loja permite que você crie diferentes estratégias e aprimore suas técnicas de vendas.
Com esse recurso, você pode oferecer frete grátis em momentos estratégicos, como para estimular a primeira compra, incentivar o cadastro em newsletters, recompensar quem responde pesquisas ou ainda em datas especiais como Natal e Dia das Mães.
Além disso, o gateway de frete também possibilita oferecer descontos no valor da entrega, caso o cliente ultrapasse um valor mínimo de compra, por exemplo — tudo isso sem afetar o seu lucro final.
Tudo esclarecido até aqui? Agora, vamos entender qual é o melhor momento para integrar a sua loja virtual com um gateway de frete.
Quando utilizar um gateway de frete?
Não existe uma recomendação específica para utilizar a ferramenta. No entanto, vale como opção quando existir algum gargalo na logística do seu site de vendas. Isso inclui:
- Falta de transportadoras para atender determinadas regiões;
- Número elevado de abandono de carrinhos;
- Mão de obra não qualificada para atender as necessidades de entrega.
Em todos esses casos, o gateway de frete pode trazer bons resultados tanto para etapas finais de e-commerces há mais tempo no mercado, quanto para aqueles que estão iniciando a operação.
O importante, ao considerar essa opção, é conhecer o seu negócio: faça um levantamento de dados e verifique quais são as necessidades da sua loja virtual.
📹 Veja também: Como escolher o melhor frete para e-commerce?
Como escolher um gateway de frete para e-commerce?
Agora que já sabemos o que é gateway de frete e quais são os seus benefícios, vamos descobrir como escolher o melhor gateway de frete para e-commerce:
1. Mapeie as necessidades do seu negócio
Sem dúvidas, antes de escolher um dos gateways de frete, é necessário pensar nas necessidades do seu e-commerce. Para isso, responda perguntas como:
- Para qual região pretendo vender?
- Meus clientes precisam de entregas super rápidas ou podem esperar um pouco mais para ter fretes mais baratos?
- Meu volume de pedidos é alto ou baixo?
Responder questões como essas vão te ajudar a entender quais funcionalidades você precisa. Por exemplo, se você pretende vender para fora do Brasil, vai precisar de um gateway que te conecte com transportadoras internacionais.
💡Saiba mais: Como funciona e como calcular o valor do frete internacional?
2. Avalie os benefícios das opções de gateway
Sabendo as necessidades da sua loja online, é necessário conhecer os gateways de frete e avaliar o benefício de cada um deles. Conheça algumas opções:
Nuvem Envio
O Nuvem Envio é a solução de envios desenvolvida pela Nuvemshop para oferecer facilidade e praticidade para os lojistas da plataforma de e-commerce.
A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada.
Desenvolvida para atender às demandas de diferentes e-commerces, a solução apresenta quatro modalidades: Nuvem Envio Correios, Nuvem Envio com coleta, Nuvem Envio com pontos e postagem e Nuvem Envio Jadlog.
Como ativar o Nuvem Envio na Nuvemshop?
No vídeo abaixo, te mostramos como configurar o Nuvem Envio:
Mas se preferir o conteúdo escrito, veja o passo a passo abaixo com ilustrações:
1. Confirmar endereço de envio
Antes de mais nada, você precisa configurar o endereço de onde os pedidos serão enviados. Estas informações serão utilizadas para preencher o endereço do remetente nas etiquetas de envio. Para isso:
- No painel administrador da sua loja, siga o caminho “Configurações > Centros de distribuição”;
- Na próxima tela, verifique o endereço cadastrado em cada Centro de distribuição:
- Com a opção “Editar”, você verá uma janela como no exemplo abaixo, onde deve preencher (ou confirmar) o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja (sua residência, um centro de distribuição, etc.;
- A plataforma preencherá os outros campos automaticamente, você só precisará informar o nome do local, número e o complemento, caso tenha. Para finalizar, basta clicar no botão “Salvar”:
2. Confirmar o nome e CPF/CNPJ da loja virtual
Para gerar as etiquetas de envio, a plataforma utiliza os dados do seu cadastro da conta Nuvemshop para informar o nome do remetente. Para garantir que esses dados saiam corretamente, faça o seguinte:
- No painel administrador da sua loja, clique em “Nome da sua loja”, no canto superior direito;
Em seguida, clique em “Planos e pagamentos > Faturas” e, na seção Dados fiscais, clique em “⚙️ Configurar”; - Se a sua loja é nova, o campo “Nome/Razão Social” estará em branco. Caso contrário, poderá estar já preenchido. Preencha ou revise este campo com o nome da sua loja do jeito que você quer que apareça no nome do remetente das etiquetas;
- O campo “CPF/CNPJ” deverá estar preenchido com o que foi informado no momento do cadastro da sua loja. Aqui vale a revisão para confirmar se está correto.
2. Instalar e configurar modalidades de envio
Para usar o Nuvem Envio na sua loja, é preciso configurar as modalidades de envio que serão oferecidas aos seus clientes.
- No painel administrador da sua loja, siga o caminho “Configurações > Formas de entrega”;
- Na seção Nacional > Meios de envio, localize o Nuvem Envio e cliquer em “Editar”:
- A página será carregada com todas as modalidades já ativadas, mas você pode alterar essa configuração clicando na caixa de seleção ao lado do nome da opção;
- Após escolher as opções de frete, basta clicar em “Salvar”, como mostramos no GIF:
- Após configurar as modalidades, basta clicar em “Salvar alterações” no final da página.
Caso queira, confira o tutorial completo para ativar o Nuvem Envio:
👉 Confira: Como configurar o Nuvem Envio
Ainda não vende pela Nuvmshop e quer aproveitar esse benefício? Crie sua loja com tudo pronto para seus envios: frete a preço competitivo, gestão facilitada no painel Nuvemshop e serviço integrado a várias transportadoras:
Mandaê
A Mandaê é uma solução de frete que opera em São Paulo e Minas Gerais e conecta e-commerces a mais de 30 transportadoras. Uma das suas grandes vantagens é que ela mesma coleta os produtos a serem enviados no centro de distribuição do site de vendas.
Por meio da tecnologia, as rotas mais rápidas e baratas são calculadas e a melhor opção de transporte é oferecida ao lojista. Além disso, ela pode ser integrada com facilidade à plataforma de e-commerce, para que o cálculo de frete seja feito automaticamente quando o cliente digitar seu CEP.
💡Saiba mais: Guia com as melhores empresas de transporte do Brasil
Melhor Envio
Com o Melhor Envio, é possível fazer cotações simultâneas e gratuitas com diversas transportadoras.
Para que tudo isso aconteça, a plataforma tem contrato com várias empresas de logística para oferecer fretes em condições mais competitivas aos vendedores online.
Pegaki
A Pegaki é uma solução de frete que também tem foco no e-commerce. Com esse serviço, o lojista pode enviar os pedidos por meio de transportadoras ou via Correios. Além disso, a empresa conta com vários pontos de coleta e retirada parceiros por todo o Brasil.
Se você tem uma loja Nuvemshop, pode integrá-la diretamente ao serviço da Pegaki. Desse modo, a cotação de frete é feita automaticamente quando o cliente digita seu CEP no e-commerce.
Sobre a escolha de bons parceiros logísticos, Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio, compartilhou sua opinião:
É super importante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados então sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo.
3. Avalie custos e modelos de cobrança
O modelo de cobrança dos gateways costuma variar: alguns cobram mensalidade fixa, enquanto outros cobram taxa por pedido enviado.
Se você está começando o seu site de vendas ou ainda tem poucos pedidos por mês, vale a pena optar por um gateway que cobre apenas por uso. Dessa forma, você só paga quando realmente precisar do serviço, sem comprometer o seu orçamento.
Por exemplo, o Nuvem Envio, além de oferecer descontos, se destaca por não cobrar mensalidade nem custo fixo. A única cobrança é uma taxa de intermediação, que já está incluída no valor do frete.
O pagamento funciona de forma pré-paga: você adiciona saldo à sua carteira Nuvem Envio e o utiliza conforme gerar as etiquetas. Dessa forma, não será necessário pagar nada a mais no momento de deixar seus pacotes no ponto para envio.
4. Verifique integração com sua plataforma de vendas
Outro ponto a se levar em consideração é a integração com sua plataforma de e-commerce. A Nuvemshop, maior plataforma da América Latina, além de oferecer a própria solução logística, conta com diversas opções de gateways de frete que podem ser configurados facilmente, como Melhor Envio, Mandaê e Pegaki, por exemplo.
5. Teste e compare as ferramentas
Por fim, é importante testar a ferramenta escolhida. Muitos gateways de frete oferecem testes gratuitos, então use esse período para ver se a ferramenta é intuitiva, fácil de mexer, checar se o suporte é satisfatório e ver como ficam as informações para o cliente (preço do frete, rastreamento e prazo).
Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio, apresenta dados que mostram a importância de escolher boas opções de frete para sua loja online:
A logística é essencial para a concretização da venda em si, então você vai utilizar a logística como uma ferramenta de conversão de venda. Compartilhando até alguns dados: 18% dos clientes abandonam o carrinho quando eles acham prazos extensos e 25% dos clientes topariam pagar até um pouco mais para ter uma entrega mais eficiente e mais rápida.
Como integrar um gateway de frete à sua loja Nuvemshop?
Se você vende na Nuvemshop, integrar um gateway de frete à sua loja virtual é simples.
Veja abaixo como instalar os aplicativos Nuvem Envio, Mandaê e Melhor Envio com a sua loja Nuvemshop:
Nuvem Envio
- No painel administrador, vá em “Configurações” > “Formas de entrega” > “Meio de envio” > “Editar centro de distribuição”;
- Configure o endereço de envio e clique em “Salvar”;
- Confira os dados da sua loja virtual em “Minha conta” > “Histórico de faturas” > “Editar”. Finalize e clique em “Salvar”;
- Por fim, configure as modalidades de envio em “Configurações” > “Formas de entrega” > “Entregas no Brasil”.
📹 Veja também: Como configurar o Nuvem Envio
Mandaê
- Instale o aplicativo da Mandaê na Loja de Aplicativos Nuvem;
- Siga os passos na tela, preencha as informações e faça seu cadastro na plataforma;
- Pronto, agora é só esperar a equipe da Mandaê entrar em contato com você.
Melhor Envio
- Acesse o seu Painel de Administração Nuvem;
- Nele, clique em “Configurações”, na parte inferior direita, e em seguida “Opções de Frete”;
- Na seção, selecione uma nova forma de entrega, procure pelo Melhor Envio e clique no “+”.
- 4. Em seguida, você deverá clicar no botão “Integrar Melhor Envio”;
- Clique em “Aceitar”;
- Por fim, após a instalação, você será redirecionado para a página de acesso do Melhor Envio. Então, se você já tiver um cadastro ativo, preencha os dados de login e clique em “Entrar”. Se você não tem um cadastro, clique em “Cadastrar” e preencha os dados solicitados.
👉 Confira: Tutorial completo para instalar o aplicativo Melhor Envio com a sua loja Nuvemshop
Aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop para utilizar os melhores gateways de frete do mercado:
Entendeu o que é gateway de frete?
Como vimos, não há dúvida de que fazer a integração de um gateway de frete com sua loja virtual pode te trazer uma estratégia mais competitiva, além de opções de prazos e envios mais atrativos aos seus clientes.
Ainda não tem uma loja virtual? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É a melhor plataforma para vender pela internet, além de ser facilmente integrada aos melhores gateways de frete!