O que é endomarketing e como garantir a satisfação dos funcionários?

Imagem de funcionários de uma empresa conversando representando o que é endomarketing

Muito se fala sobre endomarketing e o seu impacto positivo para as organizações, principalmente com a revolução do RH e o aumento da conectividade entre as pessoas. Hoje, mais do que nunca, é preciso ter uma cultura empresarial voltada para o colaborador e o seu bem-estar.

Para o sucesso de uma organização, é necessário transformar conceitos teóricos — como missão, visão e valores — em práticas concretas que gerem resultados visíveis. Para colocar isso em prática, é preciso mobilizar os funcionários da empresa, mas de que forma?

Envolver os colaboradores e parceiros da organização em ações que gerem resultados é um dos objetivos do marketing interno. Quer entender o que é endomarketing e como você pode usar o conceito para impulsionar os números da sua empresa? Então, confira o conteúdo até o final! 🔎

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O que é endomarketing?

Endomarketing ou marketing interno é um conjunto de ações e estratégias voltadas para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Por meio desse conceito, são elaboradas medidas para tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável.

Os trabalhadores são o bem mais precioso de uma empresa, pois são eles que fazem a engrenagem girar, desenvolvem os produtos e conduzem ações que levam ao sucesso do negócio.

É por esse motivo que o marketing interno se tornou tão importante, já que ele é uma forma de dar aos funcionários as ferramentas necessárias para executarem o seu trabalho com excelência.

Quando uma pessoa está em um ambiente saudável e estimulante, é perfeitamente natural que o seu desempenho nas atividades diárias seja maior. Com o aumento do engajamento, há também maiores chances de alcançar as metas estabelecidas e, assim, ter um negócio lucrativo.

Para melhorar o ambiente de trabalho, as empresas podem oferecer diversos incentivos aos funcionários, como premiações, gestão de benefícios corporativos, programas de capacitação, pesquisa de clima organizacional, políticas de feedbacks, eventos corporativos e muito mais.

Como funciona o endomarketing?

As ações de endomarketing são planejadas e conduzidas pelos times de recursos humanos e marketing, que unem suas experiências e competências para criar projetos que engajem os colaboradores.

Enquanto o foco das ações de marketing é vender um produto ou serviço para o cliente, o objetivo do endomarketing é vender a imagem da empresa para os funcionários. Isto é, provando que aquele é um ótimo lugar para se trabalhar.

O RH, por sua vez, é um setor estratégico da empresa, porque está mais próximo dos colaboradores. Desse modo, fica mais fácil entender quais são os principais desafios e as demandas dos times. Além disso, as pessoas se sentem mais confortáveis em falar abertamente sobre esses temas com alguém do RH, ao contrário do que seria com um gestor, por exemplo.

No endomarketing, então, temos RH e marketing dialogando para traçar estratégias que solucionem problemas reais dos trabalhadores. Alguns exemplos de ações que podem ser empregadas pelas empresas são:

  • Dar cursos, treinamentos e capacitações;
  • Incentivar o diálogo entre os trabalhadores;
  • Criar programas de reconhecimento de desempenho individual e coletivo;
  • Promover eventos corporativos voltados para o aprendizado dos times;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Entre outros.

Tudo isso é feito pensando em aumentar a satisfação dos colaboradores e o engajamento com a organização. Como consequência, essas ações fortalecem a cultura, melhoram o clima organizacional, reduzem a rotatividade de funcionários e potencializam os resultados da companhia.

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?

Endomarketing e comunicação interna têm o mesmo foco: os funcionários de uma empresa. No entanto, o primeiro diz respeito a estratégias para melhorar a comunicação entre os colaboradores, alinhar as metas do time aos objetivos da organização e incentivar os feedbacks.

No segundo caso, o objetivo é transmitir informações de maneira clara e objetiva por meio dos canais de comunicação interna usados pela empresa. Desse modo, lideranças e funcionários mantêm uma relação de transparência e tomam atitudes alinhadas.

Então, podemos dizer que a comunicação interna é uma ação que compõe uma estratégia maior de marketing institucional.

Quais os benefícios do endomarketing?

Agora que você já sabe o que é endomarketing e qual o seu objetivo nas empresas, chegou o momento de entender quais as vantagens de adotar o marketing interno — tanto para as organizações quanto para os funcionários. Confira os principais benefícios:

Melhorar a comunicação interna

Já mencionamos que a comunicação interna faz parte da estratégia de endomarketing. No entanto, ela é potencializada quando os meios usados, a linguagem e os conteúdos são pensados para tornar as informações mais acessíveis a todos.

Dessa forma, o endomarketing cuida para que todos tenham acesso ao conhecimento, desde os C-levels até os trabalhadores popularmente conhecidos como “chão de fábrica”. Para isso, são criados mecanismos para concentrar as informações em um só lugar — como arquivos compartilhados, canais de comunicação, intranet etc.

Motivar o time

Quando uma empresa se mostra mais aberta a acolher as ideias de melhoria propostas pelos funcionários, automaticamente a motivação das pessoas aumenta. Isso acontece porque a organização deixa claro que confia no potencial da sua equipe, deixando o terreno sempre fértil para que novas ideias nasçam.

Além disso, endomarketing também é sobre receber feedback. Quando líderes e gestores acatam as reclamações e sugestões de seus liderados, mostram que estão preocupados com o bem-estar dos colaboradores.

Aumentar a produtividade

Uma empresa que investe em boas estratégias de endomarketing consegue notar o aumento da produtividade do seu time. Isso porque, quando se sentem mais confortáveis, motivados e satisfeitos, os trabalhadores tendem a executar seu trabalho com mais afinco.

Essa postura leva a números positivos, alcance das metas, atitudes proativas, engajamento nas ações da companhia e melhores resultados para a empresa.

Diminuir a rotatividade

Turnover é um termo em inglês usado no universo do RH para se referir à rotatividade de funcionários. Ele diz respeito ao fluxo de entradas e saídas de trabalhadores, ou seja, o número de admissões e demissões.

Quando uma empresa investe em endomarketing, as chances de uma pessoa decidir sair por insatisfação são muito menores. Do mesmo modo, quanto mais positiva for a imagem da empresa, ou seja, seu branding, mais talentos desejarão fazer parte da equipe.

Criar um clima organizacional positivo

Clima organizacional diz respeito à percepção dos funcionários em relação à empresa. Ou seja, o clima é constituído por elementos mensuráveis e perceptíveis que servem como parâmetros para definir os níveis de satisfação ou insatisfação dos trabalhadores.

Quanto mais firmes e honestos forem os vínculos estabelecidos entre a empresa e seus colaboradores, mais positivo será o clima organizacional. E, para manter esses níveis sempre altos, é fundamental colocar em prática ações de endomarketing.

Tornar os colaboradores mais leais

Lembra quando mencionamos que o endomarketing diminui o turnover, já que os funcionários não sentem vontade de sair da empresa? Então, além de permanecerem na companhia, eles se tornam mais leais e comprometidos com a marca, já que acreditam na proposta da empresa e estão dispostos a defendê-la sempre que for necessário.

Como já falamos, em se tratando de endomarketing, as ações da organização devem ser pensadas para encantar os clientes internos, ou seja, os trabalhadores. Desse modo, as propostas devem fazer com que eles se sintam acolhidos.

Transformar o ambiente da empresa

Por fim, todos os benefícios do endomarketing que citamos aqui levam à construção de um ambiente de trabalho positivo, focado no bem-estar do time. Isso não fica apenas a nível de clima organizacional, mas também deve ser observado na estrutura física da empresa.

As atividades estressantes da rotina de trabalho e até da vida pessoal acabam afetando diretamente a produtividade das pessoas. Por isso, a construção de um ambiente agradável e acolhedor faz com que os funcionários se sintam mais relaxados, diminuindo os níveis de estresse e prezando pela melhora da saúde mental.

Deve estar no plano de marketing interno a reestruturação dos espaços de acordo com as necessidades da empresa e do orçamento disponível.

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Como implementar o endomarketing na sua empresa?

Com tantos pontos positivos, é difícil acreditar que ainda hoje existam empresas que não dão a devida atenção ao endomarketing, não é mesmo? Mas isso se dá, em parte, por falta de planejamento e de um time capacitado para colocar as ações em prática.

Para te ajudar nessa proposta, vamos mostrar como elaborar um plano de endomarketing para a sua empresa. Confira:

1. Colete feedbacks

O primeiro — e talvez mais importante — passo para implementar o endomarketing é entender as percepções das pessoas sobre a empresa. É com base nesses feedbacks que será possível conhecer a fundo o cenário da organização e, a partir disso, propor melhorias. Então, faça uma pesquisa de clima e comece pelas demandas mais urgentes.

2. Estruture a comunicação interna

Desenvolver ações para melhorar a comunicação interna da empresa é uma forma de aproximar as pessoas e aumentar a transparência. Para isso, é possível criar quadros de gestão à vista, e-mails informativos, grupos corporativos em ferramentas de mensagem etc.

3. Crie projetos de capacitação

Com base na coleta de feedbacks, será possível identificar quais equipes precisam de cursos de capacitação e qual deve ser o teor desses treinamentos. A educação corporativa é uma forma de aprimorar os talentos da empresa, fazendo com que eles se mantenham em constante aprendizado e tragam resultados positivos para o negócio.

4. Elabore uma política de benefícios

Foi-se o tempo em que as pessoas aceitavam um emprego apenas pelo salário. Atualmente, tão importante quanto a remuneração é o pacote de benefícios corporativos, que pode englobar iniciativas de alimentação, bem-estar, saúde, lazer, bonificações por performance e muito mais.

5. Ofereça um ambiente positivo

A estrutura física da empresa deve impulsionar a criatividade e a inovação, além de promover uma sensação de acolhimento. Por isso, o endomarketing também deve se encarregar de projetar ambientes corporativos em que as pessoas possam compartilhar ideias e confraternizar — tudo bem alinhado à identidade visual da marca.

6. Estabeleça planos de carreira

É muito importante para o colaborador saber que seus esforços, ao longo do tempo, serão notados e o levarão a outros patamares dentro da empresa. Por essa razão, é fundamental estruturar um plano de carreira alinhado aos valores da organização e que seja interessante tanto para quem já está na empresa quanto para aqueles que desejam entrar.

7. Promova a integração

Como mencionamos ao longo deste artigo, o endomarketing tem como principal objetivo promover a integração entre as pessoas. Por isso, é crucial planejar ações, eventos, palestras, dinâmicas e outras atividades que fortaleçam o vínculo entre empresa e colaboradores.

8. Faça pesquisas de satisfação

Como saber se as ações de endomarketing estão dando certo senão com pesquisas de satisfação? Esses questionários são excelentes para entender o grau de contentamento do funcionário com a empresa, as lideranças e mesmo com os colegas de time.

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Tudo certo sobre endomarketing?

Esperamos que você tenha entendido o que é endomarketing e como é possível aplicar esse conceito no dia a dia da sua empresa. Ações voltadas para a satisfação e o bem-estar dos funcionários nunca são demais, afinal, só um time motivado e feliz será capaz de alcançar os resultados esperados.

Seja uma loja de roupas, uma empresa de tecnologia ou um e-commerce, todos saem ganhando quando os trabalhadores estão fazendo o que gostam e em um ambiente que incentiva a autonomia e a criatividade.

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Perguntas frequentes sobre endomarketing

Endomarketing ou marketing interno é um conjunto de ações e estratégias voltadas para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Por meio desse conceito, são elaboradas medidas para tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável.

As ações de endomarketing são planejadas e conduzidas pelos times de recursos humanos e marketing, que unem suas experiências e competências para criar projetos que engajem os colaboradores. Enquanto o foco das ações de marketing é vender um produto ou serviço para o cliente, o objetivo do endomarketing é vender a imagem da empresa para os funcionários. Isto é, provando que aquele é um ótimo lugar para se trabalhar.

O endomarketing tem a função de melhorar a comunicação interna, motivar o time, aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade, criar um clima organizacional positivo, tornar os colaboradores mais leais e transformar o ambiente da empresa.

Colete feedbacks, estruture a comunicação interna, crie projetos de capacitação, elabore uma política de benefícios, ofereça um ambiente positivo, estabeleça planos de carreira, promova a integração e faça pesquisas de satisfação.

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