8 dicas de como vender no TikTok de acordo com especialistas

- TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos que já ultrapassou a marca de três bilhões de downloads em todo o mundo;
- É possível fazer vendas no TikTok mantenho uma forte presença na rede, firmando parcerias com influenciadores, criando promoções e elaborando campanhas pagas;
- A melhor forma de como vender no TikTok é sincronizando a sua loja virtual com a rede social. A Nuvemshop, por exemplo, tem uma integração com a plataforma que permite divulgar produtos de forma muito mais rápida e prática. Crie sua loja grátis e saiba mais!
Você já ouviu falar no TikTok? Se você está aqui, é porque, provavelmente, tem ouvido falar até demais nessa rede social e quer aprender como vender no TikTok, certo?
Afinal, essa é uma das plataformas mais utilizadas no mundo, tanto para entretenimento quanto para pesquisa e resenha de itens. E, no Brasil não é diferente: de acordo com dados divulgados pela CNN, em maio de 2025, nosso país é o terceiro maior mercado no TikTok com 111 milhões de usuários ativos.
Isso quer dizer que, quando as pessoas vão pesquisar a reputação de um produto ou marca, elas recorrem ao TikTok. Sendo assim, é muito importante que você saiba usar a rede social e, principalmente, aprenda a vender seus itens por meio dela.
E, se você quer saber como fazer isso, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre as vendas no TikTok. Vem com a gente e confira o depoimento da diretora de marketing do TikTok para pequenas e médias empresas na América Latina, a Silvia Belluzzo! ✨
Antes de continuar, aproveite para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, parceira oficial do TikTok, e saia na frente da concorrência:
O que é TikTok?
TikTok é uma plataforma de entretenimento e compartilhamento de vídeos curtos de até 15 minutos. Os recursos mais populares da plataforma incluem:
- Edição de vídeo: o TikTok oferece uma variedade de ferramentas de edição para que os usuários possam criar vídeos personalizados;
- Efeitos especiais: ele disponibiliza efeitos especiais, como filtros, adesivos e transições;
- Desafios: o TikTok é conhecido por seus desafios, que incentivam os usuários a criar vídeos sobre um tema específico.
- Música: a música é um elemento importante da plataforma. Os usuários podem usar músicas populares em seus vídeos ou criar suas próprias músicas.
Por fim, vale mencionar que o TikTok tem mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo e reúne 1,2 bilhão de usuários ativos. Sobre a relevância da plataforma para a sua estratégia de vendas, a Silvia Belluzzo, diretora de marketing do TikTok para Pequenas e Médias Empresas na América Latina, diz o seguinte:
"Se você tem zero seguidores em uma rede social, você está falando sozinho. Mas, no TikTok, você se conecta com quem se interessa pela sua história. Esse é o coração da plataforma. Sabendo disso, você consegue entender como o seu negócio pode trilhar um caminho de sucesso."
💡Saiba mais: Como usar o TikTok?
Como vender no TikTok?
Agora que você já sabe o que é a plataforma, vamos passar por um passo a passo completo de como vender no TikTok:
- Crie uma conta no TikTok Business;
- Configure o TikTok Shop;
- Integre sua loja virtual;
- Mantenha uma presença forte no TikTok;
- Faça parcerias com influenciadores digitais;
- Pense como um criador de conteúdo do TikTok;
- Crie promoções;
- Anuncie no TikTok Ads.
Se você se interessou por alguma dessas dicas, confira os detalhes aprofundados sobre as vendas no TikTok:
1. Crie uma conta no TikTok Business
O primeiro passo para vender no TikTok é criar uma conta para o seu negócio, a chamada TikTok Business. O passo a passo para se cadastrar é simples, confira:
- Acesse a página do TikTok for Business e clique em começar;
- Insira um e-mail e crie uma senha de acesso. Feito isso, coloque no campo indicado o código de confirmação que você recebeu via e-mail;
- Agora, preencha as informações do seu negócio, como nome, tipo de negócio, dados de faturamento e dados de pagamento;
- Pronto! Após realizar esses passos, você já consegue acessar o TikTok Business.
2. Configure o TikTok Shop
Em maio de 2025, o TikTok lançou, no Brasil, uma funcionalidade integrada ao aplicativo que permite a venda de produtos diretamente na plataforma por meio de vídeos, transmissões ao vivo e vitrines no perfil das marcas.
Essa nova funcionalidade é chamada TikTok Shop e promete facilitar o dia a dia dos empreendedores ao possibilitar as vendas no próprio aplicativo, sem a necessidade de o usuário ser redirecionado para um link externo para finalizar uma compra.
O TikTok Shop oferece quatro formas principais de compra:
- Live Shopping: transmissões ao vivo em que os produtos são demonstrados e vendidos com interação direta com os compradores;
- Shoppable Video: vídeos curtos com links embutidos para compra direta do produto;
- Showcase: página exclusiva da marca com todos os produtos disponíveis no TikTok Shop;
- Shop Tab: aba dentro do perfil do vendedor que centraliza produtos, vídeos interativos e promoções.
Com o recurso é possível aumentar a visibilidade da marca e impulsionar a taxa de conversão. Após criar sua conta comercial, é possível configurar sua conta no TikTok Shop. Veja o passo a passo:
- Acesse TikTok Shop Seller Center e insira número de celular cadastrado na conta comercial e senha;
- Insira as informações necessarios: tipo de vendedor (CNPJ ou CPF), documento de identificação, informações bancárias e endereço de envio e devolução;
- Feito isso, cadastre seus produtos: inclua fotos, descrições e preço dos itens que deseja vender;
- Pronto! Agora é só criar vídeos envolventes apresentando seus produtos e investir na realização de lives para interagir com o público em tempo real e incentivar as compras.
Essa experiência de compra dinâmica e envolvente já conquistou mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Indonésia — e tudo indica que vai ser um grande sucesso no Brasil.
3. Integre sua loja virtual
Se você quer começar a vender pelo TikTok, uma boa pedida é ter uma loja virtual com integração com o aplicativo. Assim, fica mais fácil criar anúncios e divulgar seu catálogo de produtos na rede social.
Com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, parceira de marketing certificada pelo TikTok, você pode sincronizar seus produtos para criar campanhas completas no TikTok Ads Manager. Além disso, a ferramenta permite segmentar sua audiência para aumentar as chances de conversão.
Confira um passo a passo de como sincronizar os produtos da sua loja virtual Nuvemshop com o TikTok:
- Acesse o painel da sua Nuvemshop, vá até “Canais de venda > TikTok” e clique em “Conectar conta”;
- Feito isso, você vai ser redirecionado para a página do TikTok for Business, onde deve incluir as informações necessárias;
- Agora, clique em “Finalizar configurações” e pronto!
Outra opção é usar o aplicativo TikTok Widget para destacar as postagens mais recentes das suas redes sociais na home da sua loja, tornar o seu feed TikTok “comprável” e mostrar seus destaques do TikTok para converter seus clientes em seguidores.
Fácil, né? Crie sua loja virtual na Nuvemshop e comece a vender no TikTok o quanto antes:
4. Mantenha uma presença forte no TikTok
Da mesma forma que plataformas como o Instagram e o Facebook, o TikTok tem se tornado uma rede social fundamental no plano de marketing de todo negócio.
Hoje, as principais empresas do mercado têm a intenção de aproveitar o poder do TikTok para impulsionar as vendas de produtos.
Por isso, quando você for lançar um produto, é importante que você esteja presente na plataforma nos dias que antecedem esse lançamento. Aproveite para lançar pequenos “spoilers” e engajar o público da rede social.
💡Saiba mais: Como divulgar minha loja no TikTok?
5. Faça parcerias com influenciadores digitais
Para marcas que querem crescer no TikTok, fazer parcerias com influenciadores digitais é o melhor caminho. Isso porque esses criadores de conteúdo já têm um público fidelizado e podem conseguir, organicamente, novos seguidores — e compradores — para o seu negócio.
Confira o que diz Uana Amorim, fundadora da Saint Germain, sobre o trabalho com influenciadores:
"Não há uma fórmula exata para contratar influenciadores. Há alguns anos, apenas alguns criadores eram referência, enquanto hoje qualquer pessoa pode se tornar influenciador rapidamente. Por isso, o critério essencial é avaliar se ele representa bem a marca e se há alinhamento com o público."
💡Saiba mais: Como ganhar seguidores no TikTok?
Outra facilidade da plataforma Nuvemshop, por exemplo, é que você pode conectar sua loja virtual a aplicativos específicos para a contratação e gestão de influenciadores digitais, como o Ovni – Contrate Influenciadores e o Viral – Marketing de Influenciadores.
Esses apps permitem que você procure pelos influencers ideais para a sua marca, crie cupons de desconto, gerencie suas campanhas e pague comissões de diversas formas.
Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:
6. Pense como um criador do TikTok, e não como um lojista
Lojistas que apenas copiam o conteúdo de outras redes sociais ou ignoram as tendências no TikTok certamente vão ter resultados decepcionantes em algum momento. É inevitável: para ter sucesso com as vendas no TikTok, as marcas devem pensar como um criador — ou se tornar um, aproveitando para mostrar a utilidade do próprio produto, por exemplo.
Para pensar como um criador, você deve estar sempre atento às tendências — como as músicas em alta no TikTok. Então, de uma maneira criativa, busque colocar os seus produtos no meio dessas trends. Nós sabemos que, no início, talvez seja meio difícil você se adaptar, mas o esforço vai valer a pena.
"O conceito de shoppertainment no TikTok é único. Você educa, entretém e vende ao mesmo tempo. Quando um cliente vê um vídeo e entende como o produto pode resolver o problema dele, você já está um passo à frente no funil de vendas."
Para entender como usar o TikTok na sua estratégia de vendas, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas, com Silvia Belluzzo
7. Crie promoções e cupons de desconto para seguidores do TikTok
Se você está começando do zero no TikTok, vai precisar de uma maneira para engajar as pessoas e fazê-las acompanhar o seu conteúdo na plataforma. Então, que tal criar promoções ou cupons de desconto para quem te seguir por lá?
Você pode colocar um link na bio do TikTok que leva para a sua loja já com o desconto adicionado no carrinho. Lembrando que isso precisa ser rentável para você. Por isso, o faça somente no começo do perfil, por exemplo, ou em ocasiões especiais, como Dia das Mães ou Black Friday.
8. Anuncie no TikTok Ads
TikTok Ads é um serviço de anúncios pagos desenvolvido pela plataforma disponível no TikTok Business. Com essa ferramenta, você pode criar campanhas para impactar o público que acessa a rede social.
O funcionamento é bem parecido com o do Google Ads: você define um objetivo para a campanha, seleciona o público, escolhe os formatos, define um orçamento e cria seus anúncios. Assim, é possível estender o alcance das suas promoções e postagens sobre produtos na rede social.
💡Saiba mais: O que é Symphony Creative Studio e como usar a IA do TikTok para criar vídeos de anúncios?
Histórias de sucesso de vendas com TikTok
Como vimos ao longo do artigo, saber como vender no TikTok pode aumentar o alcance da sua marca, atrair clientes e gerar vendas. Por isso, separamos duas histórias de sucesso que podem servir de inspiração para quem está começando. Confira:
Utan
Utan é uma marca de roupas que nasceu em 2016, apenas como loja física, em Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro. Com o sucesso da empresa, em 2022, um dos fundadores decidiu estudar sobre e-commerce e abrir uma loja virtual.
Com o tempo, a empresa ganhou destaque no TikTok com vídeos de humor e entretenimento para divulgar produtos, novidades e promoções.
Confira algumas conquistas da marca:
- A loja dobrou seu faturamento com a loja virtual;
- Quase 600 mil seguidores no TikTok, com vídeos virais com milhões de visualizações.
🚀Conheça o case de sucesso: Utan dobra faturamento com e-commerce e TikTok
Mind Nook
A marca sul-coreana Mind Nook é um exemplo de como o TikTok pode impulsionar as vendas. Segundo dados das histórias de sucesso do TikTok, após seis meses na plataforma, a empresa alcançou:
- Mais de 30 mil unidades vendidas dos seus produtos;
- Crescimento de 230% no faturamento.
Seu segredo foi o uso de vídeos curtos, leves, educativos e criativos. Ou seja, a marca apostou não em criar anúncios, mas conteúdos contando histórias reais, envolventes e, a partir disso, destacar os benefícios dos produtos de forma lúdica.
💡Saiba mais: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas
Tudo entendido sobre como vender no TikTok?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre como vender no TikTok. Como vimos ao longo do artigo, essa é uma plataforma-chave para o seu negócio, principalmente se você visa atingir um público como as gerações millennial e Z, por exemplo.
Então, agora que você já sabe tudo sobre as vendas no TikTok, aproveite e crie sua loja grátis com a Nuvemshop. Vamos te ajudar a impulsionar sua história de sucesso! 🚀💙