O que é identidade visual e como definir a deu seu negócio?

imagem com diferentes logotipos de marcas famosas, o que representam a identidade visual de cada empresa

Identidade visual é o conjunto de componentes gráficos, especialmente o logotipo, a tipografia e as cores, que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.


Você já deve ter reparado que cada marca tem suas cores, fontes e formatos característicos, certo? Tudo isso está relacionado à identidade visual de um negócio. Mas o que é esse conceito e por que ele é importante?

De maneira resumida, a identidade visual são os elementos gráficos e visuais que compõe uma marca. Ter esses elementos definidos do seu negócio atrai visibilidade e relevância, ajudando a empresa a se consolidar no mercado.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer saber o que é identidade visual e como defini-la para o seu negócio, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?

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O que é identidade visual?

Identidade visual é o conjunto de componentes gráficos — especialmente o logotipo, a tipografia e as cores — que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.

Assim como pessoas, um negócio precisa ter sua própria personalidade e a identidade visual é tudo aquilo que faz um empreendimento se distinguir esteticamente da concorrência. Por meio dela, parte da visão, das crenças e dos valores de uma marca são compartilhadas com o mundo.

A identidade visual pode — e deve — ser aplicada nos seguintes âmbitos:

  • Site;
  • Logo;
  • Flyers;
  • Banners;
  • Cartões de visita;
  • Estrutura física, seja um escritório ou uma loja, etc.

Qual é a importância da criação de uma identidade visual?

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. Por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada. Dois grandes exemplos presentes no mercado são a Coca-Cola e a Adidas.

Por meio de suas paletas de cores simples, mas marcantes — a Coca-Cola com vermelho e branco, e a Adidas com preto e branco —, tornaram-se marcas rapidamente identificadas pelos consumidores. Para isso, muitas vezes, seus nomes nem precisam estar presentes: bastam o símbolo de onda (para a primeira) e as três listras (para a segunda).

Logo, empreendimentos com uma identidade visual consistente são capazes de ativar gatilhos mentais relacionados a sentimentos de confiança e segurança e, por consequência, cativar e converter. Isso porque, ao se destacarem diante da concorrência, esses negócios fazem do processo de escolha pelos clientes muito mais rápido.

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Diferenças entre marca, branding e identidade visual

Uma dúvida recorrente é se marca, branding e identidade visual são o mesmo conceito — e a resposta é “não”. A seguir explicamos o por quê:

Marca de um negócio pode ser resumida em seu logotipo. Em outras palavras, é todo sinal  visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços.

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Já o branding é um campo bem mais abrangente, que gerencia os desdobramentos de uma marca em todos as áreas de um negócio. Alguns exemplos são:

  • Em atendimentos e eventos: qual será o tom utilizado com o público?;
  • Nas mídias online e offline: como será a comunicação do negócio?

E são nestes e em muitos outros aspectos que a identidade visual se inclui como parte do todo.

💡 Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?

Como definir a identidade visual da empresa?

Agora que sabemos o que é identidade visual e sua importância, você deve estar se perguntando como definir a da sua marca, certo? Confira algumas dicas a seguir:

1. Nunca perca de vista o segmento e o público-alvo da sua loja virtual

Se você vende colchões, por exemplo, o logo, layout e design do seu site deverão ter símbolos e cores que remetam à tranquilidade e ao descanso — cores escuras provavelmente causarão a impressão errada. Por isso, a identidade visual do seu negócio tem que ter relação com o próprio nicho e seus produtos.

Além disso, o objetivo principal de qualquer empreendimento é converter e, para tal, é necessário atingir e conquistar o público-alvo. Logo, não se esqueça de tê-lo sempre em mente.

Nesse sentido, caso você venda pela Nuvemshop e está em busca de programadores de site, por exemplo, a empresa oferece o Programa de Especialistas Nuvem, um projeto da empresa que disponibiliza prestadores de serviço de todo o Brasil aos lojistas da empresa.

Da mesma forma, caso você seja um freelancer de programação, consultor de marketing digital ou agência, você pode se cadastrar no Programa de Especialistas Nuvem para oferecer os seus trabalhos aos vendedores da plataforma.

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2. Identifique o diferencial do seu negócio

Inspirar-se em e-commerces concorrentes fará a sua marca ser “mais do mesmo”. Portanto, reflita: o que sua loja virtual oferece de diferente? Como ela se destaca em meio a outros negócios?

💡Saiba mais: Como fazer uma análise da concorrência?

Além disso, pondere sobre como você quer ser reconhecido. Se no seu empreendimento são vendidos produtos para um público jovem, por exemplo, invista em fotografias (para redes sociais e, até mesmo, para expor as mercadorias no site) que remetam a esse universo mais descontraído e descolado.

💡Saiba mais: Como tirar foto para e-commerce?

Modelos da mesma faixa etária são uma boa pedida, para que, assim, os visitantes se identifiquem com a sua marca.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

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3. Elabore uma identidade visual flexível

De nada adianta ter um logotipo arrasador se ele for difícil de ser adaptado e estampado em diversas superfícies.

Não foque apenas no seu site: reflita sobre a possibilidade de imprimi-lo em sacolas, camisetas e, principalmente, adicioná-lo em espaços menores, como avatares das redes sociais.

💡Saiba mais: Identidade visual para redes sociais: dicas para bombar o seu perfil

4. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe

Por fim, após definir todos os detalhes relacionados à identidade visual da sua marca, não se esqueça de documentá-los em um manual. Assim, toda vez que você e sua equipe precisarem desenvolver algum material estético, poderão se orientar pelas diretrizes já determinadas. Isso evitará muitos erros futuros de comunicação.

💡 Saiba mais: 11 melhores templates de vendas para o seu negócio

Gostou de saber o que é identidade visual?

Esperamos que você tenha gostado de todas as dicas sobre identidade visual! Lembre-se de ter um branding bem definido antes de criar a estratégia do seu negócio.

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Perguntas frequentes

Identidade visual é o conjunto de componentes gráficos — especialmente o logotipo, a tipografia e as cores — que constroem a individualidade de uma marca. A partir dela, é possível definir seus diferenciais e criar um senso de unicidade.

A identidade visual é responsável pela composição imagética e pelo posicionamento de um negócio. Por meio dela, uma marca pode gerar impacto no público e, assim, ser reconhecida e facilmente lembrada

  1. Nunca perca de vista o segmento e o público-alvo da sua loja virtual;
  2. Identifique o diferencial do seu negócio;
  3. Elabore uma identidade visual flexível;
  4. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe.

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