07/12/2016

Como criar uma identidade visual para sua marca utilizando o branding

identidade visual da marca

Há muitas formas de começar a criar uma identidade visual para uma marca, mas para você não se perder na hora de criar uma para a sua loja virtual, vamos mostrar o jeito mais simples de se fazer isso.

O que é a identidade visual de uma marca?

Para ser o mais direto possível, a identidade visual é a imagem ampliada da marca. Isso significa que ela inclui tudo o que os consumidores podem ver e relacionar com o tipo de produto que você vende.

Desta forma, fazem parte da identidade visual não só o logotipo, mas outras formas visuais de representação da marca, como monograma, pictograma, personagens e emblemas.

Sua marca não precisa necessariamente de todas essas representações. Você deve escolher as formas que mais combinam e fazem sentido para seu tipo de negócio e garantir que elas serão sempre bem aplicadas, isto é, sem distorções de cores e tamanhos.

Como começar a desenvolver a identidade visual?

Existem duas formas de desenvolver a identidade da sua marca:

  • Escolher uma agência: contratar um profissional para fazer isso por você é sempre uma boa ideia, já que eles possuem experiência e conhecem as ferramentas para desenvolver a identidade visual.
  • Fazer você mesmo (mas com bastante dedicação): a essa altura, você já deve ter percebido que desenvolver a identidade visual da sua marca não é tão simples. É possível fazer você mesmo? Sim, mas estude bastante sobre para não fazer algo “meia boca”. Afinal, você não quer que as pessoas reconheçam sua marca como “meia boca” também, não é mesmo?

Independente de quem fará o trabalho, geralmente o primeiro passo para a elaboração da identidade visual começa com o briefing.

Essa palavra de origem inglesa (que em tradução livre significa “resumo”) tem um sentido amplo na área de comunicação. O briefing de uma empresa deve conter sua história, objetivos que quer alcançar, região e público de interesse, recursos disponíveis para investir em marketing e prazos. Tendo isso definido, será mais fácil começar a elaborar um projeto para a sua marca.

O segundo passo é começar a pensar na forma, cor e conteúdo que seu negócio quer expressar. Dentro dos pontos de contato com o público, que são o nome da empresa, símbolo e slogan, você deve conseguir mostrar os fundamentos, visão e experiência que sua marca oferece.

Se conseguir estabelecer uma relação emocional com as pessoas melhor ainda. Por exemplo: uma marca de produtos para bebês que consiga expressar no seu logo o carinho de mãe para filho tem mais chances de ser fixada na cabeça das pessoas.

Como garantir que essa identidade visual seja aplicada corretamente?

Quando tudo depende só de você é mais fácil fazer com que o que foi definido no planejamento seja aplicado. Contudo, quando existem mais funcionários que cuidam da divulgação da sua marca essa tarefa pode não ser tão simples e o propósito da sua empresa pode acabar distorcido se não houver regras claras de como mostrá-la.

Para evitar que isso aconteça, avalie se é o caso de criar um manual de identidade visual para a sua marca. Com um guia como esse contendo a tipografia, a padronização das cores e onde aplicar os ícones visuais do seu negócio, vai ficar muito mais simples explicar para as outras pessoas como sua marca deve ser vista.

Por último e não menos importante: registre sua marca! O mercado está cheio de casos de oportunistas que se aproveitaram de marcas em ascensão que ainda estavam sem registro. E acredite, você não vai querer ter todo o trabalho de tornar uma marca ou produto conhecido para depois alguém tomá-lo de você, não é mesmo?

No INPI (Instituto Nacional da Propriedade industrial) você poderá registrar sua marca ou até mesmo sua patente, mantendo-as protegidas por dez anos.

Entendido?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como começar a desenvolver a identidade visual de uma marca.

Caso precise de ajuda, você poderá contar com o auxílio de nossos especialistas ou procurar uma agência de publicidade de sua preferência.

E se você ainda não tem uma loja online, que tal começar hoje mesmo testando a Nuvem Shop por 15 dias grátis? Crie sua loja virtual e comece a vender pela internet.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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