A planilha de CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta essencial que organiza e centraliza dados de clientes atuais e potenciais.
Ela permite acompanhar interações e oportunidades de venda, aprimorar o serviço e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
Sem exigir alto investimento em software, a planilha de CRM ajuda a construir relacionamentos rentáveis e duradouros com seus clientes.
A seguir, confira o passo a passo para baixar o modelo CRM para Excel da Nuvemshop. Além de ser totalmente grátis, é uma planilha CRM em português, personalizável e de fácil visualização e administração!
Como baixar a planilha CRM da Nuvemshop?
Para começar a usar sua planilha CRM, clique no botão “Baixar planilha” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google, caso você não esteja logado. Caso não tenha uma, você pode criá-la gratuitamente ao clicar no botão “Criar conta”.
Imediatamente, você será direcionado para uma página do Google, perguntando se você deseja copiar o arquivo. Basta clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter acesso à planilha e poder editar o arquivo online pelo Planilhas Google (Sheets) ou salvá-lo em seu Google Drive.
Recomendamos que você utilize o Planilhas Google para edição online. Também é possível baixar a planilha para edição no Microsoft Excel ou outro editor — no entanto, pode ser necessário fazer alguns ajustes de alinhamento para visualizar melhor o conteúdo.
Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” e escolha o formato desejado.
💡 Saiba mais: O que é CRM, quais os tipos e como funciona?
O que é CRM no Excel?
O modelo CRM em Excel é uma ferramenta editável e gratuita que reúne os dados e interações dos clientes com uma empresa.
A planilha CRM da Nuvemshop, especificamente, é uma solução flexível e adaptável, que permite identificar oportunidades de negócio, controlar as negociações com mais transparência e personalizar as ofertas de acordo com a demanda de cada lead.
Por meio dela, as equipes de vendas e marketing podem editar as colunas e classificações, tornando a gestão de clientes muito mais eficiente.
Por ser gratuita, a ferramenta de CRM dispensa um alto investimento em software, ao mesmo tempo em que ajuda a impulsionar as vendas e identificar gargalos.
Como funciona a planilha de CRM gratuita da Nuvemshop?
A nossa planilha foi projetada para centralizar todas as interações com os clientes de uma empresa, permitindo manter um histórico detalhado das tratativas e a visualização clara das oportunidades de negócio.
Confira o passo a passo para usar o CRM em Excel gratuito da Nuvemshop:
1. Preencha as informações gerais
A aba 1. Informações gerais reúne as informações essenciais dos leads, classificando-os por afinidade com o negócio, potencial de compra e probabilidade de contratação.
Aqui, você poderá acessar um resumo das negociações e visualizar um painel que evidencia quais são os clientes que devem ser priorizados, além de registrar quem da empresa é responsável por cada proposta.
1.1. Altere as opções de listas suspensas
As colunas “Origem do lead”, “Sintonia cliente-empresa” e “Responsável pelo lead/vendedor” da aba “1. Informações gerais” vêm com listas suspensas como sugestão. Elas permitem que você crie várias opções em um menu suspenso (que “abre” quando você clica) para criar padrões e otimizar a visualização.
Você pode editar as listas suspensas e criar suas próprias classificações clicando no botão “Editar”, caso esteja no Google Planilhas. Assim, é possível adicionar novas opções ou editar os campos sugeridos com as cores que preferir.
Se estiver utilizando a planilha no Microsoft Excel, veja este tutorial para entender como editar as listas suspensas.
2. Detalhe as relações
Para consolidar os dados e contextualizar todos os envolvidos, preencha a aba 2. Histórico com os detalhes referentes a cada cliente. Assim, nenhum negócio será perdido por falta de informação, além de manter registrados documentos que podem ser úteis para consultas e comprovações futuras.
3. Registre as negociações que obtiveram sucesso
A aba 3. Negócios fechados reúne todos os clientes que fecharam negócio com a sua empresa, mantendo um registro financeiro e informações de pós-venda que ajudam a entender o que está funcionando e rendendo frutos.
Ao mesmo tempo, registra quais são os vendedores que mais fecham contratos e trazem lucro ao negócio.
4. Atente-se ao que não deu certo
A aba 4. Negócios perdidos ajuda a entender quais foram as oportunidades perdidas e o motivo de cada uma. Com o feedback dos clientes e vendedores, a empresa pode identificar padrões, oportunidades de melhoria e gargalos importantes na operação.
Bônus: use os filtros para segmentar as informações
Em todas as abas da planilha, você poderá utilizar os filtros da planilha para segmentar sua base. Basta escolher a coluna e clicar no ícone de filtro para encontrar dados específicos que sejam comuns a diversos casos.
Por exemplo, basta você preencher a coluna “Tipo de interação” da aba 2. Histórico com as tratativas mais comuns da sua equipe, depois filtrar os dados e clicar em “OK” para encontrar os clientes que estão classificados da mesma maneira.
Agora, é só apagar os exemplos da planilha de CRM e colocá-la em prática com os dados da sua loja para aumentar a satisfação do cliente e as vendas, mantendo o crescimento sustentável do seu negócio. 💙
Não deixe de conferir a aba 5. Links úteis, onde você encontrará materiais complementares que também trarão praticidade e autonomia para o seu dia a dia.
Baixe agora mesmo o modelo CRM da Nuvemshop — é de graça e super simples de usar!