Planilha de conciliação bancária automática para Excel

Capa de planilha de conciliação bancária.

A planilha de conciliação bancária é uma ferramenta que permite comparar seu fluxo de caixa com as movimentações da conta bancária da sua empresa. Por meio de cálculos automáticos, você consegue conferir todas as entradas e saídas do caixa e identificar qualquer erro.

Aprenda, abaixo, em poucos passos, como usar sua planilha de conciliação bancária para download grátis.

Como acessar a planilha de conciliação bancária?

Para começar a usar sua planilha de conciliação bancária para Excel, clique em “Baixar planilha” e, em seguida, faça login com a sua conta do Google.

Captura de tela do login Google.

Então, é só clicar no botão “Fazer uma cópia” para ter uma cópia exclusiva do documento. Dessa forma, você poderá editar o arquivo online, pelo Planilhas Google, e salvá-lo onde quiser dentro do seu Google Drive.

Tela de cópia da planilha de conciliação bancária.

Se você ainda não tiver uma conta do Google, basta clicar em “Criar conta” e seguir os passos para criar uma conta grátis.

Captura de tela completa da planilha de conciliação bancária.

Recomendamos que você utilize o Planilhas Google para edição online. No entanto, também é possível baixar a planilha para edição no Microsoft Excel ou outro editor — apenas será necessário fazer alguns ajustes de alinhamento para visualizar o conteúdo.

Para isso, vá até a opção “Arquivo > Baixar” e escolha o formato desejado.

💡 Saiba mais: O que é conciliação bancária e como fazê-la? [+ planilha grátis]

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é a comparação de tudo o que entrou e saiu da conta da empresa com o que está lançado no extrato bancário. Essa prática de controle financeiro é fundamental para acompanhar o saldo da sua conta, além de ajudar a identificar erros, fraudes e valores não compensados.

Por exemplo, digamos que sua loja virtual realizou vendas no cartão de crédito ao longo das últimas semanas e você anotou essas vendas, seja em um software ou em uma planilha de controle de vendas.

Ao final da semana — ou do mês — você vai precisar conferir se os valores dessas vendas caíram na sua conta-corrente. Assim, você emite o extrato bancário e compara todas as entradas com o que foi anotado. Isso é conciliação bancária!

Se sua loja virtual recebe por meio de boletos, cartões de crédito ou débito, por exemplo, você precisa utilizar uma planilha de conciliação bancária para acompanhar seu saldo de perto e evitar prejuízos no seu negócio.

Vantagens de usar a planilha de conciliação bancária

Você só tem a ganhar usando uma planilha de conciliação bancária no seu negócio. Confira as vantagens:

  • Facilidade para encontrar erros no fluxo de caixa;
  • Identificação rápida de fraudes internas, como valores registrados abaixo ou acima do real;
  • Melhora no planejamento financeiro para o futuro do negócio;
  • Possibilidade de fazer projeções de fluxo de caixa mais realistas.

Como usar a planilha de conciliação bancária?

Confira o passo a passo para utilizar sua planilha de conciliação bancária:

1. Comece preenchendo os dados bancários

Na primeira seção, você deverá preencher o período de conciliação bancária (mensal ou bimestral, por exemplo) e os dados bancários da conta da empresa que será utilizada como base para a comparação.

Captura de tela dos dados bancários da planilha de conciliação bancária.

2. Preencha as colunas da aba de movimentação bancária

Confira todas as colunas que você deverá preencher com base no seu extrato bancário:

  • Data: é o dia exato do lançamento, seja uma saída ou um recebimento;
  • Descrição: descreva aqui do que se trata a movimentação, por exemplo, “aluguel”, “venda a cliente” ou “conta de fornecedor”;
  • Tipo de operação bancária: defina o tipo de operação, como um pagamento no débito, um Pix ou uma parcela em débito automático;
  • Nota fiscal: insira o número da nota fiscal da transação, se houver. Esse documento é associado a transações como compras, vendas e pagamentos a fornecedores;
  • Categoria: defina uma categoria para sua transação, como custo fixo, comissão, receita de venda, rendimento de aplicação, etc.;
  • Observação: use esse campo para inserir qualquer tipo de observação sobre o lançamento;
  • Crédito/Débito: insira o valor em crédito (saldo positivo) e/ou débito (saldo negativo). Ao inserir um saldo positivo, basta editar com o número. Porém, ao descrever um débito, coloque um sinal de negativo na frente do número, assim como na imagem abaixo.
  • Saldo parcial (NÃO EDITAR): esta coluna contém fórmulas para calcular suas movimentações com base no saldo inicial preenchido por você na primeira linha da planilha. Então, é a única que não pode ser alterada.

Captura de tela da planilha de conciliação bancária.

3. Confira seu Saldo Total

Depois que você terminar de cadastrar todos os lançamentos do seu extrato bancário, poderá ver o Saldo Total do seu negócio. Esse é o valor disponível na conta após todas as movimentações, que deverá ser comparado com o seu fluxo de caixa.

Captura de tela do saldo total da planilha de conciliação bancária.

E então, tudo pronto para começar a fazer sua conciliação bancária? Baixe agora sua planilha e mãos à obra!