Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?
Criadores de conteúdo precisam lidar diariamente com diversas ferramentas — para editar imagens e vídeos, agendar postagens e até monitorar os resultados das produções. Pensando em facilitar esse processo, a Meta, companhia de tecnologia e inovação, desenvolveu o Creator Studio do Facebook, a plataforma ideal para quem trabalha com criação para a web.
Inicialmente, pode parecer que esse é um recurso voltado exclusivamente para influenciadores digitais. No entanto, qualquer empresa que trabalhe com marketing nas redes sociais pode desfrutar das funcionalidades do estúdio de criação.
Você cria vídeos e materiais para as redes sociais da Meta? Então, confira este artigo e veja como o Creator Studio do Facebook e Instagram pode alavancar a sua estratégia de produção de conteúdo!
💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre produção de conteúdo [guia]
O que é Creator Studio do Facebook?
Creator Studio é o estúdio de criação do Facebook, um aplicativo que reúne diversas ferramentas essenciais para produtores de conteúdo. Por meio do app, é possível criar diversos tipos de materiais, editar, publicar e monitorar o desempenho dos posts, inclusive aprimorando as estratégias de monetização.
Por ser uma ferramenta da empresa Meta, os usuários do Instagram também conseguem aproveitar os recursos para criadores. O programa permite gerenciar conteúdos, rastrear o desempenho das postagens e coletar informações sobre o público, para que seja possível aprimorar a estratégia de conteúdo.
O estúdio de criação do Facebook disponibiliza uma robusta biblioteca, na qual o usuário consegue visualizar e gerenciar as publicações. Isto é, em um mesmo lugar é possível agendar posts, conferir postagens antigas, reprogramar conteúdos já agendados e muito mais.
Para quem investe em vídeo marketing, a ferramenta permite editar títulos e descrições a qualquer momento, além de fornecer dados importantes para a análise de métricas de retenção e distribuição dos conteúdos. A moderação de comentários e mensagens também fica muito mais simples e centralizada com o Creator Studio.
Por fim, é possível alterar o agendamento das postagens caso a ordem de prioridades do seu calendário editorial mude. Dessa forma, você consegue aproveitar as oportunidades de tornar o seu conteúdo viral, atingindo um número maior de pessoas.
💡 Saiba mais: Como programar post no Instagram?
📘 Confira o e-book: Cronograma de postagens do Instagram
Para que serve o estúdio de criação do Facebook?
O estúdio de criação do Facebook e Instagram tem a função de otimizar a rotina dos criadores de conteúdo. Para isso, ele oferece em uma única ferramenta todos os recursos necessários para uma boa gestão das redes sociais e acompanhamento de métricas.
Pode parecer que o Creator Studio é apenas mais uma ferramenta para programar post no Instagram e Facebook. No entanto, os usuários podem contar com uma série de funcionalidades nativas, ou seja, próprias da empresa Meta. Dessa forma, deixa de ser necessário instalar aplicativos terceiros para fazer o gerenciamento das redes sociais.
Veja, abaixo, alguns exemplos do que você pode fazer no Studio do Facebook:
- Carregar fotos e vídeos, criar composições e agendar publicações;
- Gerenciar os conteúdos de todas as suas páginas;
- Filtrar fotos, vídeos, links e textos, podendo editar, impulsionar ou excluir posts individualmente;
- Conferir o desempenho dos conteúdos conforme as métricas da plataforma e acompanhar a estimativa de ganhos;
- Baixar músicas e sons gratuitos para adicionar nos vídeos;
- Moderar e responder comentários nas publicações e mensagens diretas;
- Proteger seus conteúdos da violação de direitos autorais.
Os usuários do Instagram podem aproveitar os seguintes recursos do Creator Studio:
- Utilizar os filtros da ferramenta para localizar posts antigos;
- Monitorar o desempenho das publicações;
- Conferir o alcance e o total de impressões de cada conteúdo;
- Acessar informações detalhadas sobre o perfil dos seguidores, como hábitos de consumo (Audience Insight).
Como ter acesso ao Facebook Creator Studio?
Em primeiro lugar, para ter acesso ao estúdio de criação, é preciso ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo. Essa regra é válida para quem trabalha tanto com o Facebook quanto com o Instagram.
Em seguida, é necessário acessar a ferramenta pelo computador ou baixar o aplicativo para Android ou iOS. Vale ressaltar que nem todas as funcionalidades presentes na versão web estão no app, por isso pode ser mais interessante usar o formato desktop.
Caso ainda não tenha, é necessário criar um perfil no Facebook e no Instagram. Após essa etapa, basta vincular as contas ao Creator Studio para alcançar ainda mais pessoas com o conteúdo que você cria.
💡 Saiba mais: Como transformar o seu perfil do Facebook em uma página
Essa etapa de vinculação é muito importante, porque permite que você realize o crossposting, ou seja, a postagem cruzada. Dessa forma, os mesmos conteúdos publicados na sua página do Instagram podem ser automaticamente adicionados ao seu perfil no Facebook.
Para proteger a sua conta e as informações vinculadas a ela, é fundamental ativar a autenticação em duas etapas. Com esse recurso, mesmo que sua senha principal seja exposta, não será tão fácil para os invasores acessarem as suas páginas, já que será solicitado um código enviado diretamente para seu smartphone ou e-mail.
Após cumprir as etapas anteriores, você poderá usufruir dos recursos disponíveis no estúdio de criação do Facebook.
Como usar o Creator Studio do Facebook?
Agora que você já sabe como vincular suas redes sociais ao estúdio de criação do Facebook, confira o passo a passo para criar conteúdos e monitorá-los pela ferramenta:
1. Crie uma publicação
O Creator Studio permite aos usuários soltar a imaginação e publicar conteúdos diversos, como Stories, Reels, carrossel de fotos, lives e vídeos. Para criar uma publicação no Facebook, é necessário seguir os seguintes passos:
- Acesse o estúdio de criação;
- Clique em “Criar novo” para escolher qual tipo de conteúdo deseja produzir;
- Selecione a página em que essa publicação será feita (caso você gerencie mais de uma);
- Escolha o material que deseja postar e o texto da legenda;
- Clique em “Publicar”. Caso queira agendar o post, basta clicar na setinha do lado direito e escolher o dia e a hora da postagem.
Se o seu objetivo for publicar no Instagram, a única diferença será que, ao acessar o estúdio de criação, você precisará clicar no ícone da rede social. Além disso, é possível escolher “Publicar no Facebook” para que o mesmo conteúdo seja exibido nas duas plataformas.
2. Adicione elementos sonoros
O Studio Facebook oferece uma vasta biblioteca de músicas e sons que podem ser usados para incrementar os vídeos. Os usuários podem compartilhar o conteúdo sem maiores preocupações, já que esses recursos são disponibilizados gratuitamente, livres de direitos autorais.
Para ter acesso a esse recurso, abra o estúdio de criação e clique em “Ferramentas de criação”. Nessa aba, você verá o “Painel de Live”, uma página que abriga diversas ferramentas para potencializar suas transmissões ao vivo, além de conferir dados coletados de lives anteriores.
3. Colete informações
Como já mencionamos, por meio da ferramenta Audience Insights é possível entender o perfil do seu público e analisar quais estratégias estão dando certo. Para acessá-la, basta abrir o estúdio de criação e navegar até a aba “Insights”.
Por lá, você terá uma visão geral das informações coletadas nas redes sociais, como:
- Dados demográficos do público, como idade, sexo e cidade;
- Número de reações, visualizações, compartilhamentos, alcance etc.;
- Desempenho dos vídeos e número de minutos assistidos;
- Retenção, ou seja, quanto tempo os seguidores permanecem no post;
- Fidelidade da audiência.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?
4. Gerencie interações
Uma das grandes vantagens do estúdio de criação do Facebook é poder gerenciar as mensagens privadas e os comentários das redes sociais em um só lugar. Além de facilitar a visualização das interações, é possível otimizar as respostas, interagindo com os seguidores de forma simplificada.
Para acessar essa funcionalidade, basta abrir o estúdio de criação e clicar em “Caixa de entrada”.
5. Monetize seus posts
O estúdio de criação do Facebook facilita a gestão dos ganhos pelos conteúdos publicados. No entanto, é necessário que suas páginas estejam de acordo com os critérios de monetização da plataforma para que você realmente consiga ganhar algum dinheiro.
Ao acessar o estúdio, vá até “Monetização” e ative a funcionalidade. A partir de então, você conseguirá ver dados estatísticos que ajudam a potencializar seus resultados financeiros, como engajamento, minutos assistidos, seguidores etc.
Tudo certo sobre o Creator Studio do Facebook?
Como você pôde notar, o estúdio de criação do Facebook é uma plataforma gratuita e completa, desenvolvida para ajudar os criadores a monitorar de perto os resultados de seus conteúdos.
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