Como integrar a sua loja virtual ao Facebook: guia 2025

Conteúdo criado por humano
Foto de mãos mexendo em smartphone no Facebook, com um notebook aberto ao fundo, representando como integrar loja virtual com o Facebook
Pontos principais do artigo:
  • Integrar a loja virtual ao Facebook aumenta a taxa de conversão, permite um atendimento direto ao cliente e oferece relatórios detalhados de desempenho do seu e-commerce;
  • Para fazer a integração, crie o Pixel do Facebook, habilite a guia “Loja” e ative o botão “Comprar agora” na página;
  • Transforme suas vendas nas redes sociais em um negócio de verdade.
  • Chegou a hora de dar o próximo passo: crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e leve sua marca além dos algoritmos. Ganhe tempo, profissionalize seu negócio e conquiste mais clientes dentro e fora das redes sociais.

Integrar a sua loja com o Facebook é uma ótima maneira para lucrar mais. Com o recurso, você pode expor os seus produtos para um público mais abrangente, garantindo, dessa forma, a estratégia de omnichannel por meio ligação entre seu e-commerce e o Facebook.

Mas como habilitar essa ferramenta? Ao longo deste artigo, você encontra um tutorial completo integrar a sua loja virtual com o Facebook e as principais vantagens de ter uma loja na rede social. Então, vamos lá?

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Por que integrar sua loja com o Facebook é importante para vender mais?

O social commerce vem transformando o jeito de comprar e vender online. Hoje, não basta apenas ter um e-commerce bem estruturado, é preciso estar presente onde o público realmente passa o tempo. E quando falamos de alcance, o Facebook continua sendo protagonista: de acordo com o NuvemCommerce 2025, o relatório anual do e-commerce, 21% dos lojistas da Nuvemshop usam a Loja do Facebook em suas estratégias de venda.

Portanto, integrar sua loja com o Facebook amplia o alcance da sua marca, permitindo que seus produtos sejam exibidos diretamente nas redes sociais, com links que levam à compra imediata. Isso reduz barreiras no processo de decisão e aumenta as chances de conversão.

Entre as vantagens de integrar e-commerce com Facebook, estão:

  • Exibição automática do catálogo de produtos na loja do Facebook e no Instagram Shopping;

  • Atualizações em tempo real de estoque e preços;

  • Possibilidade de criar anúncios personalizados com base no comportamento dos usuários;

  • Facilitação da jornada de compra, com menos cliques e mais conveniência.

Em outras palavras, vale a pena integrar a loja com o Facebook porque essa conexão não apenas aumenta a visibilidade da sua marca, mas também impulsiona suas vendas ao unir presença digital e experiência de compra simplificada — exatamente o que o consumidor moderno espera.

Segundo Thiago Sarraf, especialista, palestrante e consultor Dr. E-commerce:

"O omnichannel já foi mais falado, mas ainda é algo muito forte quando falamos de tendência. Comprar por onde quiser e sem ter a jornada interrompida ou precisar fazer cadastros diferentes é priorizar o consumidor e a jornada de compra."

Thiago Sarraf
Especialista, palestrante e consultor Dr. E-commerce

O que é preciso para integrar a loja com o Facebook?

Antes de iniciar o processo técnico de integração, é importante garantir que todos os pré-requisitos estejam em ordem. Ter esses elementos prontos evita falhas na configuração e acelera o processo de conexão entre sua loja virtual e o Facebook. Confira a seguir:

Uma página comercial ativa no Facebook

O primeiro passo é ter uma página comercial ativa da sua marca. Ela será o ponto de contato entre o Facebook e sua loja online. Verifique se:

  • A página está publicada e visível ao público;

  • O nome e as informações (como site e descrição) estão atualizados;

  • Você tem acesso de administrador à página.

Uma conta no Gerenciador de Negócios (Business Manager)

A integração é feita por meio do Meta Business Manager, plataforma que centraliza a gestão de páginas, contas de anúncios, catálogos e pixels.
Certifique-se de que:

  • Você tem uma conta ativa no Business Manager;

  • Sua página do Facebook e o perfil do Instagram comercial estão adicionados à conta;

  • métodos de pagamento e informações da empresa configurados corretamente.

Um e-commerce com produtos cadastrados (domínio próprio)

Para integrar, sua loja precisa estar ativa e com produtos disponíveis, além de ter um domínio próprio, por exemplo, www.sualoja.com.br. Isso garante credibilidade e possibilita a validação do domínio pelo Facebook. Confira se:

  • Todos os produtos têm título, descrição, preço e imagem;

  • As categorias e estoques estão atualizados;

  • O domínio foi verificado ou está pronto para verificação dentro do Business Manager.

Permissões de administrador em todos os ativos

Por fim, é importante ter permissões administrativas em todos os ativos envolvidos na integração: página do Facebook, conta do Instagram, Business Manager e loja virtual.
Sem essas permissões, a configuração pode ser bloqueada em alguma etapa. Garanta que:

  • Seu perfil tem acesso total a todos os recursos;

  • Nenhum ativo está vinculado a outro Business Manager sem autorização;

  • Você pode adicionar ou editar usuários, se necessário.

Como integrar a loja virtual com o Facebook?

Neste tutorial, consideramos que você já tem uma página do seu negócio virtual cadastrada no Facebook. Caso você ainda não tenha, veja o passo a passo para criar uma fanpage.

Agora, mãos à obra. Veja a seguir como integrar a sua loja virtual com o Facebook:

1. Gere um catálogo de produtos

Antes de começar, verifique se há produtos cadastrados em sua loja virtual. Na primeira vez que o catálogo for carregado, o arquivo XML é gerado automaticamente. Após isso, qualquer atualização no catálogo será refletida no arquivo XML em até 24 horas.

Para divulgar os produtos cadastrados na sua Nuvemshop nos canais de venda, é necessário gerar o link XML do catálogo. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse o painel administrador Nuvemshop;
  • Navegue até “Canais de venda > Facebook / Meta”;
  • Clique no botão “Gerar catálogo”. A plataforma criará automaticamente um arquivo com as informações obrigatórias dos seus produtos e categorias cadastradas;
  • Se houver produtos com variações, cada variação será tratada como um item individual no arquivo XML.

Tela da Nuvemshop mostrando como criar um catálogo.

É importante saber que a aparência da tela pode variar conforme a versão da integração com o Facebook Shop disponível na sua loja, mas o botão “Gerar catálogo” estará visível em todas as versões para facilitar a geração do seu catálogo.

Se preferir, você pode usar o aplicativo Feed XML para gerar um arquivo com o catálogo completo da sua Nuvemshop com direito a atualização automática, facilitando a criação de campanhas otimizadas no Facebook Ads. O app custa R$ 49 por mês e oferece um teste grátis de três dias.

📹 Veja também: Como vender no Facebook: integração com a sua loja virtual + dicas

2. Crie um Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade. A ferramenta também é responsável por integrar a sua loja virtual com o Facebook.

Portanto, para que você consiga vincular os dados e produtos da sua loja virtual com o Facebook, é preciso criar um Pixel.

Como integrar loja virtual com Facebook pelo Pixel do Facebook.

👉 Confira: Como utilizar o Pixel do Facebook?

3. Habilite a guia “Loja”

Ao integrar sua loja virtual na Nuvemshop com o Facebook, você pode exibir seus produtos na sua fanpage. Isso permite direcionar visitantes para o seu site ou iniciar o processo de compra diretamente na rede social.

Ativar o Facebook Shop também é um passo essencial para habilitar o Instagram Shopping, já que ambos são administrados pela Meta.

Antes de começar, verifique e cumpra os requisitos para vender no Facebook e Instagram Shopping para conectar sua conta corretamente. Em seguida, siga os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Facebook para abrir o Gerenciador de Páginas e Perfis;
  • Encontre e clique na página do seu negócio;
  • No menu lateral, vá até “Configurações”;
  • Clique em “Modelos e Abas”;
  • Em “Modelos”, clique em “Editar” e selecione “Compras”;
  • Clique em “Aplicar Modelo”;
  • Habilite a aba “Loja” clicando no botão correspondente;
  • Reordene as abas, se desejar, arrastando-as para a posição preferida.

Importante: a aba “Loja” só estará disponível se ainda não tiver sido criada a loja no Facebook. Ao acessar sua página, a aba “Loja” pode estar vazia, o que é normal antes de configurar a loja.

💡 Saiba mais: Como fazer a integração com a Nuvemshop?

4. Configure a loja

Você pode criar sua loja no Facebook de duas maneiras: a partir da Página do Facebook ou pelo Gerenciador de Comércio. Escolha a opção que preferir.

  • Acesse sua 🌐 Página do Facebook;
  • Na parte central da tela, desça até encontrar a seção “Ferramentas do Facebook para empresas gratuitas”. Clique em “Vender seus produtos”;
  • Na janela pop-up que aparecer, leia as informações e clique em “Avançar”;
  • Selecione o método de finalização da compra. Recomendamos “Finalização de compra em outro site” para redirecionar os clientes à sua Nuvemshop;
  • Escolha uma conta empresarial para conectar à loja e informe seu e-mail comercial. Clique em “Avançar”;
  • Crie um nome para o catálogo, leia e aceite os Termos do Gerenciador de Catálogos e as Políticas de Publicidade do Facebook. Clique em “Avançar”;
  • Envie a sua loja para análise do Facebook. Se necessário, edite as informações dos passos anteriores. Se estiver de acordo com o Acordo do Vendedor do Facebook, clique em “Enviar loja para análise”.

Após finalizar a configuração da loja, aparecerá a opção para configurar o botão na Página da loja dentro do Facebook. Para continuar, clique em “Configurar mais tarde”.

👉 Confira: Como conectar o Facebook Shop em minha Nuvemshop?

Quais são as vantagens de integrar a sua loja virtual no Facebook?

A loja no Facebook permite que você crie com facilidade uma vitrine virtual personalizada. Com o recurso, os seus clientes podem acessar o seu catálogo de produtos pelo aplicativo da rede social— ou do Instagram, já que ambos pertencem à mesma empresa — em dispositivos Android ou iOS.

De maneira simples, quando você adiciona um novo produto ao inventário da sua loja na rede social, as pessoas podem vê-lo em seu feed de notícias, na guia Loja do Facebook ou por meio de uma notificação para incentivá-las a visitar a sua página.

Além disso, ao integrar a sua loja com o Facebook, é possível aumentar o alcance do seu e-commerce. Isso porque você consegue atrair clientes que seguem a sua página na rede social e outros que ainda não conhecem o seu negócio, mas procuram produtos semelhantes aos seus.

💡 Saiba mais: O que é community management, funções e como gerenciar conteúdo?

Além disso, a ferramenta conta com outros benefícios. Confira:

1. Maior taxa de conversão

Uma das maiores vantagens de integrar a sua loja virtual ao Facebook é que o seu cliente não é direcionado para outro site para comprar um produto: todas as etapas da venda são realizadas na rede social. Desse modo, a sua taxa de conversão tende a aumentar.

Isso porque, com a ferramenta, é possível encontrar informações sobre a loja, produtos e meios de pagamento, o que facilita a decisão de compra. Além disso, você garante mais segurança na hora de comprar pela internet e diminui a resistência dos clientes.

2. Integração gratuita

Essa é uma excelente notícia para quem está começando: para integrar a sua loja virtual ao Facebook, não existe nenhum custo para o lojista.

Sendo assim, o recurso é uma ótima oportunidade para aumentar as suas vendas. Isso porque ele dispensa a estrutura de uma loja física e não precisa de investimento.

💡 Saiba mais: O que é integração do e-commerce e quais os benefícios para o negócio?

Se você ainda não tem uma loja virtual com integração grátis, com a Nuvemshop, você integra suas redes sociais, centraliza pedidos e acompanha tudo em um só lugar. Tenha mais previsibilidade nas vendas e transforme seu negócio digital em uma marca que cresce de verdade:

Monte sua loja virtual grátis na Nuvemshop e comece a vender agora mesmo!

3. Atendimento ao cliente

Você pode usar o Facebook como um canal de atendimento ao cliente diretamente pela loja na rede social. Com um sistema de troca de mensagens integrado à plataforma, é possível solucionar dúvidas sobre produtos, compras, formas de pagamento etc.

Esse é um grande diferencial, já que clientes bem atendidos, com o passar do tempo, tendem a voltar a comprar com as mesmas empresas.

Sendo assim, quando essa etapa do funil de vendas é alcançada, normalmente, os consumidores começam a confiar mais na marca é estabelecida uma relação de fidelidade.

💡 Saiba mais: Como fidelizar clientes?

4. Aumento do ticket médio

Com um maior número de vendas frequentes, você consegue aumentar o ticket médio da sua loja virtual e melhorar os resultados.

Esse indicador traz dados valiosos, identifica oportunidades, permite que você avalie seus resultados, trace metas e desenvolva estratégias para aumentar as vendas e os lucros da sua loja.

Além disso, buscar aumentar o ticket médio é uma estratégia que envolve menos custos, financeiros e de tempo de trabalho, do que atrair novos clientes. Isso porque o investimento para vender para atuais consumidores é muito menor.

5. Relatórios de desempenho

Se você tem uma loja virtual  integrada ao Facebook, você consegue acompanhar quantas visualizações e mensagens cada produto recebeu, além da quantidade de vendas de cada um. Tudo isso é viável porque a ferramenta te dá acesso a relatórios de desempenho.

Com isso, é possível avaliar quais são os itens com maior demanda e criar estratégias para impulsionar ainda mais as vendas desses produtos. Tudo isso pode ser conferido na ferramenta Facebook Insights.

Dicas para vender mais na loja do Facebook

O Facebook pode ser um excelente aliado na hora de vender pela internet, mas são necessários alguns cuidados especiais para que sua estratégia traga bons resultados.

Então, vamos saber como aumentar as suas vendas na rede social. Confira:

1. Invista em Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook é uma excelente ferramenta para aumentar o alcance das suas publicações e, ao mesmo tempo, impactar uma parte do público-alvo que ainda não teve contato com a sua loja virtual.

O Facebook Ads pode ser utilizado para diversas finalidades, por meio de campanhas para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego, engajar os usuários e novos leads e aumentar a venda de produtos.

A maior vantagem da ferramenta é que ela não exige grandes investimentos: lojas virtuais podem utilizar a plataforma de anúncios e obter grandes resultados a partir de investimentos baixos. É possível criar campanhas a partir de R$ 5 ou R$ 10, mas tenha em mente que, quanto mais você investir, maior o alcance dos seus anúncios, certo?

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

Inclusive, quando você seleciona um público segmentado a partir de determinados interesses, é possível fazer um dark post, ou seja, um anúncio que aparece somente para um nicho específico. Esses anúncios são ideais para atingir diversos segmentos sem poluir sua timeline com publicações em excesso.

2. Crie eventos para atrair clientes

Vai lançar um produto ou serviço da sua loja virtual? Promover um evento é um modo eficiente para atrair clientes potenciais.

Isso porque você pode convidar o seu público (e quem ainda não conhece a sua marca, mas demonstra interesse pelo seu nicho de mercado) para ficar por dentro da próxima novidade da sua loja virtual.

Além disso, a plataforma envia notificações aos confirmados no evento, avisando quando ele estiver próximo de acontecer.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?

3. Segmente o seu público

Segmentar o público é crucial para aumentar as vendas no Facebook porque permite que você direcione suas campanhas publicitárias de maneira mais precisa e eficiente.

Ao identificar características específicas do seu público-alvo, como idade, localização, interesses e comportamentos de compra, você pode criar anúncios que ressoem melhor com os potenciais clientes.

Isso aumenta a relevância dos seus anúncios, resultando em maior engajamento e conversão, pois os consumidores se sentem mais conectados e interessados nos produtos que são apresentados a eles.

Além disso, a segmentação de público ajuda a otimizar o uso do orçamento publicitário. Em vez de gastar recursos em uma audiência ampla e indiferenciada, você concentra seus esforços nos segmentos de público mais propensos a realizar compras.

Isso não só maximiza o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas publicitárias, mas também permite testar diferentes mensagens e ofertas para ver o que funciona melhor com cada grupo específico.

Em última análise, segmentar o público melhora a eficiência da sua estratégia de marketing no Facebook, ajudando a atrair e converter mais clientes de forma consistente.

💡 Saiba mais: Como funciona o algoritmo do Facebook?

Como promover sua marca no Facebook?

Além de incluir no seu planejamento estratégico as ações para vender mais, é preciso promover sua marca na rede social. Essa estratégia é importante para que o seu negócio fique mais conhecido e atraia mais seguidores e potenciais clientes.

Nesse sentido, o Facebook é um ótimo canal para construir e fortalecer o relacionamento com os consumidores. Você pode promover seu negócio de duas formas diferentes: fazendo marketing de conteúdo ou com o Facebook Ads — que já vimos como funciona.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo em seu negócio?

Marketing de conteúdo no Facebook

Com a rede social, você abre espaço para que cada vez mais pessoas tenham contato com a sua marca, enviem dúvidas e se interessem pelos produtos da sua loja virtual. E isso pode ser feito sem cansar a audiência com ofertas de produtos o tempo todo.

É preciso criar posts que agreguem informações relevantes sobre o seu negócio e produto para o seu público, além de conteúdos focados em vendas. Portanto, para organizar suas publicações, uma dica é criar um calendário editorial.

Se você não sabe muito bem que tipos de conteúdos pode compartilhar com seu público, confira algumas sugestões de formatos:

Listas

As listas têm como característica principal a variedade de opções, trazendo diversas alternativas para resolver um problema.

Como difere de um texto corrido, o recurso chama a atenção do cliente e informa que os pontos abordados são importantes e precisam ser lidos. Então, invista nesse formato! E não se esqueça de usar frases curtas e parágrafos enxutos.

Dicas de usabilidade

Outra forma de chamar a atenção do seu cliente nas redes sociais é explicando a ele sobre as melhores formas de usar determinado produto que você vende. Tutoriais entregam valor para a audiência e posicionam a sua loja virtual como autoridade.

💡 Saiba mais: Como conseguir mais engajamento no Facebook?

Memes e GIFs

Se sua marca adota um tom mais jovial, estes são ótimos recursos para aumentar o alcance das suas publicações.

Por meme, entende-se uma imagem ou frase engraçada que, por algum motivo, está sendo muito compartilhada pelos usuários.

Já por GIF, podemos considerar um formato de conteúdo com humor por meio de animações nesse formato.

Tudo certo sobre como integrar a sua loja virtual ao Facebook?

Não tem como negar a importância da rede social como recurso para aumentar o faturamento do seu negócio. Agora você tem todas as ferramentas para integrar a sua loja com o Facebook, promover os seus produtos e vender mais.

Se você ainda não vende pela internet, te convidamos a criar uma loja grátis na Nuvemshop. É a melhor plataforma de e-commerce, além de permitir a integração com o Facebook. Tenho certeza de que você terá uma ótima experiência! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como integrar a loja virtual com o Facebook

Vender na loja do Facebook oferece várias vantagens, incluindo a criação de uma vitrine virtual personalizada que pode ser acessada tanto pelo Facebook quanto pelo Instagram, aumentando o alcance do e-commerce. A integração facilita todo o processo de compra dentro da rede social, o que tende a aumentar a taxa de conversão, além de ser uma solução gratuita para lojistas. A plataforma também permite usar o Facebook como um canal de atendimento ao cliente, ajudando a fidelizar consumidores e melhorar o relacionamento com eles. Além disso, é possível monitorar o desempenho das vendas e otimizar as estratégias com base em relatórios detalhados de visualizações, interações e vendas.

Para integrar sua loja virtual ao Facebook e aumentar suas vendas, siga estes passos. Primeiro, gere um catálogo de produtos em sua plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop, acessando o painel administrativo e navegando até “Canais de venda > Facebook/Meta” para gerar o link XML do catálogo. Depois, crie um Pixel do Facebook para analisar dados de anúncios e conversões. Em seguida, habilite a guia “Loja” na sua página do Facebook indo até “Configurações” e selecionando o modelo “Compras”. Por fim, configure sua loja no Facebook escolhendo “Vender seus produtos” e preenchendo as informações necessárias, como método de finalização da compra e dados comerciais, antes de enviar para análise do Facebook.

Para vender mais no Facebook, é essencial investir em estratégias como a utilização de anúncios direcionados por meio do Facebook Ads, que ampliam o alcance das publicações e engajam potenciais clientes. Além disso, a criação de eventos para lançamento de produtos e a segmentação precisa do público-alvo são fundamentais para aumentar a eficácia das campanhas. Outras práticas incluem a integração gratuita da loja virtual com a plataforma, aproveitando o Facebook Shop, e a criação de conteúdo relevante e diversificado, que agregue valor ao público e promova a interação com a marca.

Os produtos podem deixar de sincronizar por diferentes motivos, geralmente relacionados a informações incompletas ou erros no catálogo. Verifique se:

  • Todos os produtos têm título, preço, descrição e imagem;

  • O estoque e os links dos produtos estão atualizados;

  • O catálogo correto está vinculado à sua conta do Meta Business Manager;

  • A integração com o e-commerce está ativa e sem bloqueios.

Se tudo estiver certo e o erro persistir, tente atualizar manualmente o catálogo ou reconectar a integração pela sua plataforma.

A verificação do domínio é uma etapa obrigatória para garantir a autenticidade da sua loja dentro do Facebook.
Siga estes passos:

  1. Acesse o Meta Business Manager;

  2. Vá até Segurança da Marca > Domínios;

  3. Adicione o seu domínio (ex: www.sualoja.com.br);

  4. Escolha um dos métodos de verificação, DNS, meta tag ou upload de arquivo HTML;

  5. Após concluir, aguarde a confirmação do Facebook.

Isso pode acontecer se a página comercial não estiver vinculada corretamente ou se o catálogo de produtos ainda não foi aprovado.
Verifique:

  • Se você é administrador da página e da conta no Business Manager;

  • Se o catálogo está ativo e conectado à loja;

  • Se o país e a moeda configurados estão corretos;

  • E se o Facebook não sinalizou nenhum problema com políticas de comércio.

Após revisar tudo, tente atualizar a página da loja ou refazer a conexão pelo painel do e-commerce.

O Pixel do Facebook é importante para acompanhar conversões e otimizar campanhas. Para confirmar se ele está funcionando:

  1. Instale a extensão Meta Pixel Helper no Google Chrome;

  2. Acesse sua loja e veja se o Pixel é detectado na página;

  3. No Gerenciador de Eventos, verifique se há eventos ativos e dados recentes;

  4. Se não houver atividade, revise a instalação do código ou a configuração automática da plataforma.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies