Como SQL e MQL ajudam a melhorar a taxa de conversão?

Conteúdo criado por humano
Imagem mostrando uma pessoa trabalhando e falando ao celular, representando as estratégias de MQL e SQL.
Pontos principais do artigo:
  • MQL e SQL são termos usados principalmente em marketing e vendas para descrever diferentes estágios no processo de qualificação de leads;
  • A diferença principal é que MQLs são leads que estão em um estágio mais inicial e podem ainda precisar de mais nutrição, enquanto SQLs estão prontos para a abordagem de vendas, sendo considerados mais qualificados para a conversão;
  • Registre dados dos potenciais clientes e trace estratégias de comunicação certeira com a ajuda da planilha de cadastro de clientes. É grátis!

A geração de leads, ou seja, de potenciais clientes, é parte fundamental do processo de vendas de uma empresa. E para qualificá-los para compra é preciso aplicar estratégias específicas de inbound marketing, como o MQL e SQL.

Assim, caso o time de marketing envie para a sua equipe de vendas contatos desqualificados, a chance desses clientes não progredirem no funil de vendas e não se interessarem pela sua solução é muito maior.

Por isso, definir a estratégia de MQL é muito importante para criar um relacionamento e preparar os clientes para uma compra. Neste artigo, vamos te explicar o que é MQL e SQL e por que é importante que você faça a classificação da sua base de contatos. Vamos lá? 🧐

Antes de começar, potencialize o sucesso da sua abordagem com potenciais clientes com a planilha de cadastro de clientes gratuita. Faça o download já:

Baixar planilha de cadastro de clientes

Afinal, o que são MQL e SQL?

MQL e SQL são siglas utilizadas pelas áreas de marketing e vendas de uma empresa e referem-se a Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads, respectivamente.

Ou seja, MQL são leads qualificados pelo marketing, que precisam ser nutridos até se tornarem SQL, os quais estão prontos para a compra e devem ser abordados pela equipe de vendas.

Para compreender melhor o que são MQL e SQL, continue a leitura do artigo!

O que é MQL em vendas?

MQL, ou Lead Qualificado de Marketing, é aquele famoso “lead quente”. É um contato que já sabe a sua dor ou problema e está buscando a melhor solução para a sua necessidade.

Além disso, ele provavelmente já conhece a sua marca, leu um artigo do seu blog ou converteu em uma landing page para baixar um material.

Porém, mesmo que já tenha interagido algumas vezes com a sua empresa, ele ainda está analisando o mercado em busca de algum conteúdo que o ajude a decidir pela melhor solução.

É nesse momento que a sua equipe de marketing precisa convencê-lo de que o seu produto ou serviço é a melhor opção diante dos concorrentes.

Pensando nisso, é importante que os conteúdos entregues para o lead que está nesse estágio do funil sejam mais aprofundados e reforcem o real valor e diferencial da sua marca. Você pode divulgar materiais como:

  • Artigos de blog mais densos;
  • Cases de sucesso;
  • Relatórios e análises de mercado;
  • Ferramentas de diagnóstico.

A partir dessa abordagem, é possível que você consiga convencê-lo das vantagens e benefícios do seu produto ou serviço e, com isso, identificar uma clara oportunidade de negócio.

💡Saiba mais: Nutrição de leads: como criar um fluxo que funciona?

Assim feito, esse lead passa para a próxima classificação, tornando-se um SQL.

O que é SQL em marketing?

O SQL, ou Lead Qualificado de vendas, é o estágio do cliente que está mais próximo a, de fato, comprar de você.

Após o marketing nutrir e qualificar os leads, garantindo que todos compreendam bem suas dores e necessidades e como o produto ou serviço pode ajudar, chegou a hora da equipe de vendas entrar em ação.

Para garantir sucesso no primeiro contato com esse lead, esteja preparado:

  • Não demore para agendar a conversa depois que o lead solicitou um orçamento ou contato;
  • Prepare uma apresentação para mostrar mais sobre o seu produto ou serviço;
  • Compartilhe depoimentos de clientes e feedbacks positivos da sua empresa;
  • Tenha uma comunicação clara e empática.

Criar uma boa impressão, passar credibilidade e segurança são pontos imprescindíveis nessa reunião.

Já que, além de começar com o pé direito a relação, você vai conseguir aumentar as suas vendas e, consequentemente, o seu ticket médio.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Qual a diferença entre MQL e SQL?

O MQL é o estágio do funil no qual o lead já sabe que tem um problema e que precisa resolvê-lo, mas ainda não buscou ativamente por uma solução específica. Ou seja, ele ainda precisa que o time de marketing envie conteúdos para nutri-lo e convencê-lo de escolher o seu negócio.

Já o SQL, entende o problema e já sabe qual é a melhor solução para resolvê-lo. A etapa agora é escolher a empresa certa, confiável e que tenha a melhor relação de custo-benefício.

Por isso, a sua equipe de vendas precisa entrar em contato e mostrar, ainda mais, que seu produto ou serviço é a melhor decisão de compra possível.

Embora parecidos, os conceitos de MQL e SQL têm características distintas, mas se referem a uma mesma estratégia: qualificação de leads.

A partir disso, a sua equipe de marketing vai começar a nutri-los com conteúdos e informações que os ajudem a entender quais problemas eles têm e como solucioná-los.

💡Saiba mais: Como mapear a jornada do cliente?

[Tabela] MQL e SQL: diferenças

Para compreender melhor, veja a tabela comparativa entre MQL (Marketing Qualified Lead) e SQL (Sales Qualified Lead):

Aspecto MQL SQL
Estágio do funil Meio do funil (MoFu) Fundo do funil (BoFu)
Consciência do problema O lead já sabe que tem um problema e que precisa resolvê-lo O lead entende o problema e já conhece a melhor opção para resolvê-lo
Busca por solução Ainda não buscou ativamente por uma solução específica Está pronto para escolher uma empresa para resolver seu problema
Responsável pela nutrição Equipe de marketing Equipe de vendas
Objetivo da abordagem Nutrir com conteúdos relevantes para educar sobre o problema e apresentar a solução Convencer o lead de que o que você oferece é a melhor escolha em relação à concorrência
Ações indicadas Envio de conteúdos como blogposts e e-mail marketing Contato direto do time de vendas para apresentar proposta de valor com diferenciais

Aproveite para baixar o modelo de plano de marketing gratuito e editável desenvolvido pela Nuvemshop. Com ele, você consegue traçar metas e estratégias assertivas para divulgar seu negócio para o público certo:

Baixar plano de marketing

Como classificar MQL e SQL?

Agora que você já sabe qual a diferença entre MQL e SQL e por que deve fazer uma estratégia de qualificação de leads, chegou a hora de descobrir como colocar em prática e classificar seus contatos.

Para que você construa uma base sólida de qualificação de leads e alcance sucesso no seu plano de marketing e vendas, é importante seguir alguns passos. Confira-os a seguir:

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Se você tem informações sobre a sua audiência, torna-se muito mais fácil conseguir traçar estratégias assertivas.

Além de buscar características como gênero, idade e dados demográficos, vá mais a fundo e desenha a sua persona, ou seja, personagens fictícios que representam o seu cliente ideal.

Entenda os canais de venda que ela está presente, quais formatos de conteúdos mais consome e busque compreender, a fundo, quais são suas reais dores e problemas. Uma vez que você conhece a sua persona, é possível prever suas ações de acordo com as etapas do funil de vendas.

Dessa maneira, você consegue ofertar os materiais certos para qualificar seus leads e acompanhar a jornada de compra de cada um.

Entenda o seu funil de vendas

Acompanhar o lead pelo funil de vendas é uma das melhores maneiras de entender se as estratégias que você está aplicando estão dando certo.

Uma dica é utilizar ferramentas de automação de marketing para criar segmentações de leads, fluxos de nutrição e campanhas de e-mail marketing.

A partir disso, você consegue saber quantos leads estão em cada etapa do funil, quais ainda precisam ser trabalhados pela equipe de marketing e quais já estão prontos para levantar a mão, ou seja, para solicitar um orçamento ou falar com o time de vendas.

Veja, na imagem abaixo, como o funil de vendas é dividido:

Como é dividido um funil de vendas.

Utilize lead scoring

O lead scoring é uma técnica de qualificação de leads com base em pontuação. A classificação pode ser feita por meio de dois tipos:

  • Por perfil: informações que você coleta nos formulários das landing pages, como cargo, cidade ou estado, área de atuação etc.;
  • Por interesses: com quantos conteúdos de topo, meio ou fundo de funil o lead interagiu? Quantos e-mails marketing abriu ou clicou? Quantos materiais baixou?

A partir disso, você pode colocar uma pontuação para cada uma dessas interações. Além disso, você determina uma pontuação que, quanto o lead atingir, passará automaticamente para o próximo estágio do funil.

Invista no vendarketing

Vendarketing é, basicamente, a integração entre as equipes de marketing e vendas com o objetivo de otimizar o processo de aquisição e retenção de clientes, além de torná-lo mais efetivo.

Como já vimos neste artigo, os dois times precisam trabalhar de forma colaborativa para garantir a qualidade dos leads e o fechamento da venda.

Se um dos lados não estiver disposto ou haver falha na comunicação, pode resultar em atrasos nos resultados, desperdício de oportunidades, além de prejudicar o processo como um todo.

Uma dica nesses casos é criar um SLA, ou seja, um acordo formal que documenta as responsabilidades de cada área. Assim, todos ficam alinhados e firmam um compromisso entre si.

Aproveite e baixe nosso e-book sobre retenção de clientes, que traz diversas estratégias para escalar seu e-commerce com a recompra, lealdade e eficiência operacional.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Por que classificar leads é importante?

A classificação de leads é parte importante do processo de vendas. Com ela você consegue melhor o uso dos recursos e o tempo do seu time comercial e conquistar vendas mais assertivas para o seu negócio.

Imagine que você vende artesanato pela internet e um contato converteu em um material gratuito oferecido por seu negócio sobre estampas que serão tendência no próximo ano.

Nesse momento, você não sabe o objetivo dessa conversão: se é compra de artesanato conhecer as estampas que estarão em alta no próximo ano. Portanto, se o seu time de vendas abordasse ele nesse instante, seria um contato incerto.

Por isso, antes de qualificar um cliente em compra, é preciso entender como a sua empresa pode ajudá-lo a solucionar uma dor. Nesse sentido, envie artigos de blog, materiais com dados de mercado, apresente o seu diferencial. Tudo isso ajuda a reforçar a sua autoridade no mercado.

Dessa forma, a chance dele estar preparado para comprar mais a frente é muito mais alta. Assim, você consegue aumentar a sua taxa de conversão e trabalhar de forma mais efetiva e qualificada.

Quer monitorar de perto os principais indicadores do seu negócio? Então, faça download gratuito do guia completo de gestão de indicadores para e-commerce:

📘Confira o e-book: Gestão de indicadores para e-commerce

Tudo certo sobre MQL e SQL?

Esperamos que tenha ficado claro o que é MQL e SQL e por que é importante investir na estratégia de qualificação de leads. Agora é só aplicar no seu negócio e começar a gerar mais vendas!

Além de qualificar seus leads e convertê-los no momento certo da jornada, proporcionar uma boa experiência de compra é essencial.

Se você ainda não vende online, crie uma loja grátis na Nuvemshop e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre MQL e SQL

MQL ou Lead Qualificado de Marketing é aquele famoso “lead quente”. É um contato que já sabe a sua dor ou problema e está buscando a melhor solução para a sua necessidade.

O SQL ou Lead Qualificado de Vendas é o estágio do cliente que está mais próximo a, de fato, comprar de você.

A classificação de leads é parte importante do processo de vendas. Com ela você consegue otimizar os recursos e o tempo da sua equipe de vendas e conquistar vendas mais acertadas para o seu negócio.

Para classificar os leads é necessário conhecer o seu público-alvo, entender o seu funil de vendas, utilizar um lead scoring e, por fim, investir no vendarketing.

Com estratégias de nutrição de leads, como envio de conteúdos educativos, webinars, cases e materiais que ajudem o lead a amadurecer a decisão de compra.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies