O que é marketing institucional e como usá-lo na sua empresa?

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Imagem de vários outdoors representando o que é marketing institucional

Marketing institucional é um conjunto de estratégias voltadas para difundir a missão, a visão e os valores de uma empresa para seus funcionários, clientes e investidores. Seu principal objetivo é promover uma imagem positiva da marca por meio de ações de comunicação.


A área de marketing é, substancialmente, voltada para a promoção de produtos e serviços de uma empresa. Porém, dentre as várias subdivisões desse ramo, existe uma menos preocupada com as vendas e mais focada na construção de uma imagem positiva do negócio. Essa vertente é o marketing institucional.

Por meio de campanhas bem elaboradas e muitas vezes emocionantes, o marketing institucional tem o objetivo de provocar a identificação do público com a marca, humanizar a empresa diante de seus próprios funcionários e conectá-la à comunidade.

Quer entender o que é marketing institucional, como ele funciona e de que forma você pode adotá-lo na sua empresa? Então, confira o conteúdo até o fim!

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O que é marketing institucional?

Marketing institucional é uma estratégia elaborada para fortalecer a imagem de uma empresa e cativar o público. Essa vertente do marketing não tem como objetivo principal vender um produto ou serviço, mas sim promover a marca a partir de sua missão, visão e valores.

Ainda é possível usar o marketing institucional para mudar algum pensamento que o mercado tenha sobre sua empresa. Também chamado de estratégia de identidade de marca, ele ajuda a manter ou melhorar a impressão das pessoas sobre seu negócio.

Se as pessoas tiverem uma visão negativa sobre sua empresa, dificilmente elas comprarão ou farão qualquer interação com a marca, certo? Esse pensamento vale também para stakeholders, ou seja, todos aqueles interessados em fazer um negócio crescer e prosperar.

Portanto, o marketing institucional deve direcionar seus esforços não apenas para o público consumidor, mas também para funcionários e investidores da empresa. O ideal é que sua marca seja a primeira a surgir na mente das pessoas quando elas pensarem em algo ligado ao seu negócio.

É isso que tentamos fazer aqui na Nuvemshop. Quando um lojista pensar em criar sua loja virtual, queremos ser a primeira opção entre as marcas concorrentes. E, para fazer isso, investimos em conteúdos que possam ajudar os nossos potenciais clientes a passarem por esse processo.

Por que investir em marketing institucional?

O marketing institucional é importante para posicionar a empresa no mercado, criar um bom relacionamento com o público e destacar os valores que a organização defende diante da sociedade.

Muitas empresas trabalham com ótimos produtos e serviços e, mesmo assim, não são conhecidas ou lembradas pelo grande público. Portanto, não basta ter mercadorias de qualidade para conquistar a audiência.

Mais do que isso, é preciso ter um diferencial competitivo, algo que destaque a sua empresa frente aos concorrentes. Pode ser uma solução inovadora, um discurso alinhado às expectativas do cliente, um atendimento ao cliente personalizado, entre outras ações.

Como fazer marketing institucional?

Como vimos, o marketing institucional deve ser direcionado não apenas aos potenciais clientes de uma empresa, mas aos seus funcionários e toda a comunidade em torno do negócio. Para colocá-lo em prática, é importante investir em ações de comunicação para se aproximar do público e sair na frente da concorrência.

Veja, a seguir, o passo a passo para fazer marketing institucional na sua empresa:

1. Defina sua brand persona

A brand persona é uma figura semifictícia que representa a personificação de um negócio. Enquanto a buyer persona corresponde ao consumidor ideal, a brand persona é a personalidade da empresa, ou seja, a sua essência.

Essa personalidade deve ser consistente e firme, trazer confiança para as pessoas e, mais importante, gerar identificação com o público que se deseja atingir.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Tenha uma proposta de valor

Proposta de valor ou posicionamento de marca é a forma como a empresa expressa sua essência. Isto é, de que maneira o público será convencido de que a organização realmente pratica aquilo que prega.

É importante destacar que o posicionamento de marca pode mudar conforme as variações do mercado, as mudanças da sociedade e a evolução do negócio. Para estar sempre de olho nessas mudanças, vale a pena investir em uma análise de concorrência e um estudo de mercado.

3. Identifique seu público-alvo

Cada ação de marketing institucional será voltada para um público, que pode ser o potencial cliente ou os funcionários da empresa, por exemplo. Portanto, para que sua estratégia dê certo, é preciso determinar quem será o público-alvo da ação.

A definição da buyer persona — personagem semifictício que representa o cliente ideal — é o que vai guiar as campanhas de marketing, inclusive as institucionais.

Informações como geolocalização, gênero, idade, hábitos de consumo etc. ajudarão a entender o que essas pessoas gostariam de saber sobre sua empresa, quais são as suas necessidades e como você pode ajudá-las.

4. Mostre sua empresa para o mundo

Incorporar suas ações de marketing institucional às campanhas de vendas também é uma forma de mostrar ao público os valores da sua empresa. Uma forma simples de começar é criar uma página “quem somos” ou “sobre nós” em seu site, além de posts no blog ou nas redes sociais para mostrar os projetos da marca.

Incluir o marketing institucional nas ações de divulgação permite comunicar à sua audiência a personalidade da marca e seus diferenciais. Isso aproxima as pessoas e abre mais oportunidades de negócio, podendo até mesmo aumentar as vendas — ainda que indiretamente.

Quais são as melhores ferramentas de marketing institucional?

Agora que você já sabe o que é marketing institucional e quais os benefícios de investir nessa estratégia, chegou o momento de entender quais ferramentas podem te ajudar a alcançar seus objetivos.

Confira, a seguir, como colocar o marketing institucional em prática:

Vídeo marketing

Vídeo marketing é um tipo de estratégia utilizado em diversos canais para atrair, converter e reter clientes. Seu objetivo principal é promover uma marca, produto ou serviço sob diversos formatos, inclusive vídeos institucionais.

Alguns conteúdos audiovisuais que podem ser produzidos são:

  • Vídeo depoimento;
  • Vlog institucional;
  • Vídeo de perguntas e respostas (Q&A).

Blog

Você pode aproveitar sua estratégia de produção de conteúdo para alavancar o marketing institucional da sua empresa. Além de fazer publicações específicas sobre a sua marca, é possível aproveitar a sua autoridade em determinados assuntos para posicionar o seu negócio.

Dessa forma, os visitantes do blog verão a sua empresa como uma verdadeira especialista no tema tratado. Ainda é possível mostrar um pouquinho mais sobre o negócio, fazendo com que a audiência se interesse não apenas pelos produtos, mas pelos bastidores da produção.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo, quais as vantagens e como fazer?

Newsletter

As newsletters são uma categoria de e-mail marketing usadas para compartilhar conteúdos com os assinantes, informar sobre novidades e, acima de tudo, construir um relacionamento entre os leitores e a marca.

Algumas ações que podem ser desenvolvidas no formato de newsletter são comunicações em datas comemorativas e após algum acontecimento que esteja ligado ao posicionamento da marca. Essa é uma ótima oportunidade para comunicar os valores da empresa e se aproximar da audiência.

Exemplos de marketing institucional para se inspirar

Mesmo depois das explicações e dicas que demos neste conteúdo, talvez você ainda esteja em dúvida sobre como funciona o marketing institucional na prática.

Para ajudar na sua visualização, trouxemos alguns cases de sucesso, confira:

Natura

A imagem que temos da Natura é a de uma empresa preocupada com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a valorização do conhecimento popular. Isso pode ser visto não só em seus produtos, que utilizam matéria-prima sustentável e local, mas também em suas comunicações, nos projetos que promove e nas causas sociais que apoia.

Itaú

O banco Itaú se coloca como um parceiro das pessoas, alguém que está sempre presente quando necessário e preparado para ajudar. O slogan “feito para você” demonstra bem esse foco no usuário. Além disso, a empresa está sempre envolvida em projetos de culturais e ações sociais de educação.

Nubank

O Nubank veio com uma proposta inovadora de desburocratizar o acesso ao banco para a população. Mas, mais do que usar suas plataformas digitais para educar o mercado sobre seus serviços, a marca aproveita o espaço para fortalecer o vínculo com seus funcionários e pessoas que acreditam na empresa, criando uma comunidade unida e engajada.

Que tal colocar o marketing institucional em prática?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é marketing institucional e como investir nessa estratégia para conquistar a confiança de possíveis clientes, funcionários e investidores.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing institucional

Marketing institucional é uma estratégia elaborada para fortalecer a imagem de uma empresa e cativar o público. Essa vertente do marketing não tem como objetivo principal vender um produto ou serviço, mas sim promover a marca a partir de sua missão, visão e valores.

O marketing institucional é importante para posicionar a empresa no mercado, criar um bom relacionamento com o público e destacar os valores que a organização defende diante da sociedade.

Defina sua brand persona, tenha uma proposta de valor, identifique seu público-alvo e mostre sua empresa para o mundo.

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