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Brutal Kill: de hobby artístico a negócio de moda

Moda/Vestuário https://loja.brutalkill.co...

Como muitas lojas virtuais de sucesso, o e-commerce de moda streetwear Brutal Kill nasceu de um hobby que tomou o rumo dos negócios.

O fundador, Diego Costa Almeida, era entusiasta da arte urbana, fã de rock e fazia graffiti, quando começou a pintar camisetas à mão. Depois, foi trabalhar em uma estamparia, onde viu que poderia profissionalizar a confecção.

A Brutal Kill tomou forma em 2010, com peças inspiradas em merchandising de bandas e marcas do universo do skate. O fundador começou a vender camisetas em shows e eventos.

Em 2012, a loja entrou no e-commerce e, a partir daí, foi crescendo pouco a pouco até se tornar uma marca sólida no cenário de moda independente.

Atualmente, a Brutal Kill vende por meio da loja virtual e no atacado, com planos para vender também em marketplaces. A loja soma quase 200 mil seguidores no Instagram e tem um time de cinco pessoas, com planos de crescer pelo menos 20% em 2021.

Quer saber mais sobre como a Brutal Kill foi de um empreendimento pessoal para um negócio que gera milhares de reais em vendas?

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Como a Brutal Kill encontrou seu nicho de mercado?

O negócio começou com apenas duas estampas para camisetas. Eram inspiradas em referências do universo do rock e “emo”, estilo em alta na época. Daí veio a ideia de vender em shows — como os das bandas hardcore Fresno e Gloria.

“Como eu sabia que meu público gostava desse estilo frequentava estes espaços, corria atrás para entrar em shows para vender. Também oferecia as camisetas para que os artistas usassem”, relembra Diego.

Com a entrada no e-commerce, a loja aumentou a linha de produtos, sempre com foco nas estampas, que são o principal diferencial para o nicho de mercado da marca.

Até hoje, a marca investe em eventos ligados ao universo musical para reforçar seu posicionamento. A Brutal Kill apoia, por exemplo, diversas lives e shows de bandas de rock.

Transmissão ao vivo da banda Sea Smile, realizada e apoiada pela Brutal Kill.

Transmissão ao vivo da banda Sea Smile, realizada e apoiada pela Brutal Kill.

Como a Brutal Kill resolveu problemas de instabilidade no site?

Depois de três anos no e-commerce, a Brutal Kill estava crescendo a todo vapor. Porém, em períodos de alta demanda, como a Black Friday, a loja sofria com instabilidades e quedas no servidor e na plataforma de e-commerce que usava.

Foi aí que a Brutal Kill decidiu migrar para a Nuvemshop.

Nossa plataforma anterior não aguentava a alta demanda em picos de acesso e, por isso, decidimos migrar para a Nuvemshop.

Diego Costa Almeida

Além disso, com a migração de plataforma, a Brutal Kill teve acesso a novas ferramentas e funcionalidades para vendas, o que fez com que os resultados continuassem progredindo.

Conheça alguns aplicativos que a loja utiliza, integrados à plataforma:

  • Bling, um ERP para emissão de etiquetas, notas fiscais e controle de estoque;
  • Brinde no Carrinho, para que clientes possam escolher brindes no carrinho de compras, a partir de um pedido com valor mínimo;
  • Kits de produtos, para criação de combos e promoções com diferentes produtos;
  • Avise-me Quando Chegar, para coletar contatos de usuários em busca de produtos indisponíveis;
  • E-goi, para envio automático de mensagens e e-mails personalizados para clientes;
  • My Wishlist, para que consumidores possam salvar seus produtos favoritos;

Agilidade e atendimento personalizado: os diferenciais para a manutenção da loja virtual

Com mais estabilidade e ferramentas para suportar as vendas, a Brutal Kill atingiu um novo patamar, mas precisava manter o ritmo de crescimento.

Em 2019, a loja decidiu fazer um upgrade para o plano Nuvemshop Empresarial, que oferece um gerente dedicado para entender as necessidades da loja, ajudar na resolução de dúvidas e problemas técnicos, com suporte rápido via WhatsApp.

Temos reuniões com desenvolvedores e suporte rápido de um gerente. Não temos que ficar em uma fila de atendimento, o que nos ajuda muito no dia a dia.

Diego Costa Almeida

Com o suporte personalizado do Nuvemshop Empresarial, o time da loja tem maior agilidade para a manutenção do site. Além disso, a loja tem acesso a um ecossistema de ferramentas e serviços com custos reduzidos.

Qual é a estratégia da Brutal Kill para conquistar novos clientes?

O crescimento da Brutal Kill aconteceu de forma gradual, com apoio da própria base de clientes. A divulgação boca a boca, através de indicações, sempre atraiu novos consumidores de forma orgânica.

“O cliente que usa Brutal Kill normalmente já acompanha a marca há muito tempo. É muito difícil termos clientes que compraram uma só vez e não compraram mais”, conta Diego.

Nos últimos anos, porém, a loja passou a investir com mais força em postagens com micro-influenciadores e campanhas de mídia paga no Facebook e Instagram. Segundo o time da Brutal Kill, cerca de 90% dos posts da loja são impulsionados de alguma forma.

André Casagrande, baixista da banda Odeon, veste camiseta Brutal Kill em post no Instagram.

André Casagrande, baixista da banda Odeon, veste camiseta Brutal Kill em post no Instagram.

Como a Nuvemshop apoia marcas de moda independente como a Brutal Kill?

À medida em que uma loja virtual se consolida, surgem novos desafios para continuar crescendo a um ritmo consistente. Um dos desafios da Brutal Kill, por exemplo, é fazer uma boa precificação de produtos para manter preços justos e equilibrar os custos.

Afinal, com aumentos nos valores de matérias-primas, fornecedores e ferramentas, é preciso fazer ajustes nos preços e nos custos da operação para manter a lucratividade.

Com a plataforma Nuvemshop, a marca consegue fazer atualizações de preço em lote e acompanhar o estoque em tempo real. Esse processo é fundamental para lojas que estão ficando cada vez mais complexas.

Outro desafio para lojas em crescimento é o prazo de entrega, pois consumidores online buscam entregas cada vez mais rápidas.

Com isso em mente, a Brutal Kill estuda implementar novas formas de envio, além de começar a vender em marketplaces. A Nuvemshop também facilitará esse processo, uma vez que possui integração com diferentes transportadoras, soluções de logística e marketplaces.

“Um dos nossos planos futuros é diversificar os canais de venda”, finaliza Diego.

Sua loja virtual precisa de mais estabilidade e suporte personalizado para fazer o negócio crescer ainda mais? Conheça a plataforma Nuvemshop Empresarial! Contamos com APIs robustas e uma equipe experiente em comércio eletrônico para apoiar seu negócio.


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