O que é e como funciona um sistema antifraude para e-commerce?

Conteúdo criado por humano
Homem compra com cartão de crédito via smartphone, representando o antifraude para e-commerce
Pontos principais do artigo:
  • Antifraude para e-commerce é uma ferramenta que analisa as transações online para identificar e bloquear compras suspeitas;
  • É um sistema que usa inteligência artificial para cruzar informações do cliente, dados do cartão e padrões de compra e comportamento;
  • Na Nuvemshop, lojistas que usam o Nuvem Pago contam com sistema antifraude integrado ao meio de pagamento e a melhor tecnologia do mercado para evitar golpes.

Segundo estudo da Juniper Research, as perdas financeiras de lojistas com fraudes de pagamento online podem ultrapassar US$ 362 bilhões até 2028. E, se você vende online, sabe que essa realidade é mais comum — e está mais perto — do que se imagina.

Só em agosto de 2025, por exemplo, as tentativas de golpe em lojas online subiram mais de 65%, de acordo com os dados divulgados pela CNN Brasil. Por isso, contar com um bom sistema antifraude para e-commerce se tornou obrigatório para proteger o seu negócio.

Mas, para quem não está familiarizado com o assunto, pode ser difícil saber por onde começar, certo? Por isso, preparamos este conteúdo para explicar passo a passo o que é e como funciona um antifraude para e-commerce, além de indicar as melhores opções do mercado. Confira!

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O que é um sistema antifraude para e-commerce?

Antifraude para e-commerce é um sistema que usa inteligência artificial e análise de dados para identificar e bloquear compras suspeitas em uma loja online. 

Todo esse processo acontece em tempo real a partir de algoritmos que identificam padrões suspeitos na transação. Assim, quando um golpe é identificado, a compra é bloqueada para evitar o envio de um produto pelo qual o lojista não vai receber.

Em pequenos negócios, esse tipo de avaliação pode ser feita manualmente pelo empreendedor sempre que ele notar que um pedido fugiu muito dos padrões de ticket médio da compra ou localização do cliente, por exemplo.

No entanto, à medida que o número de pedidos aumenta, fazer essa análise minuciosa por conta própria acaba se tornando inviável. É aí que entra a importância de contar com um bom sistema antifraude para e-commerce.

Como funciona um sistema antifraude?

A análise do sistema antifraude acontece a partir do cruzamento de informações do cliente (como CPF, localização e histórico de compras) com dados do cartão de crédito e padrões de compra.

Com o apoio de algoritmos e inteligência artificial, o sistema atribui uma pontuação de risco à transação. Assim, compras seguras são aprovadas automaticamente, as suspeitas são recusadas e os casos duvidosos podem ser enviados para revisão manual, limitando o contato com os clientes apenas em casos específicos para verificar informações.

Um consumidor que sempre compra em Minas Gerais, por exemplo, e de repente faz um pedido em São Paulo com um ticket médio muito fora da curva, é uma situação suspeita, indicando que pode ser uma tentativa de golpe.

Por isso, o ideal é que o antifraude do e-commerce seja integrado diretamente ao meio de pagamento. Dessa forma, todo essa análise acontece em tempo real e garante mais eficiência e segurança tanto para o lojista, quantos para os clientes.

Para saber mais, veja o vídeo abaixo antes de continuar a leitura:

Quais são os tipos de fraude mais comuns no e-commerce?

Para entender o papel do antifraude para e-commerce, é importante entender a que tipos de golpe um vendedor online pode estar sujeito. Então, vamos conhecer alguns dos principais:

Fraude amigável

A fraude amigável é aquela em que um amigo ou parente pega o cartão de uma pessoa e faz uma compra. Ao perceber o valor descontado na fatura, o titular não reconhece a compra e faz a contestação para receber o valor de volta.

Isso gera o temido chargeback para os lojistas, que é quando o produto é enviado, mas o vendedor não recebe o pagamento por causa dessa contestação.

Fraude deliberada

Com os constantes vazamentos de dados, esse tipo de fraude acaba se tornando mais comum. Ele acontece quando criminosos usam dados roubados de um cartão de crédito para fazer uma compra online.

Assim como no primeiro caso, ao perceber que os dados foram clonados, o consumidor faz a contestação da compra junto ao banco — e o lojista fica sem o pagamento e sem produto.

Phishing

O phishing consiste em um golpista se passando pela marca para roubar os dados dos clientes e usá-los para fazer compras fraudulentas.

Nesse caso, podem ser criadas páginas idênticas à de um e-commerce ou ser enviados e-mails e mensagens pedindo dados sensíveis ao consumidor. Com essas informações, o fraudador passa a ter acesso, por exemplo, ao número do cartão do cliente.

Para evitar que o público caia nesse tipo de golpe, informe sempre como são feitas as suas comunicações oficiais e proteja as páginas do seu e-commerce com selos de segurança e com o certificado SSL — que garante a segurança das informações digitadas em seu site.

Autofraude

Outro tipo de fraude comum no e-commerce é a autofraude, que é quando o próprio cliente age de má-fé e contesta a transação de um pedido que já recebeu.

Ou seja, mesmo com o pedido em mãos, o golpista alega não ter recebido os itens e pede a devolução do valor junto à operadora de cartão de crédito, causando prejuízo para o lojista.

Devolução programada

A devolução programada acontece quando o consumidor faz uma compra legítima, mas já com a intenção de devolver o produto para obter o reembolso.

Nesse caso, o golpista pode já ter usado a mercadoria por algum tempo antes de devolver ou até mesmo fazer a devolução de outro item, como uma caixa vazia ou um produto falso. Assim, o lojista perde o produto verdadeiro e ainda precisa devolver o dinheiro, ficando no prejuízo.

Golpe do Pix

Por fim, o golpe do Pix é um problema principalmente para lojistas que recebem pagamentos de forma menos automatizada, validando as transações manualmente.

Aqui, a forma mais comum é o golpe com o comprovante de Pix falso. Ou seja, golpista envia ou comprovante falso da transação, fazendo o lojista acreditar que o pagamento foi concluído, mas essa é uma imagem adulterada de um valor que nunca foi transferido.

Qual o melhor antifraude para e-commerce?

Existem diversas opções de antifraude para e-commerce. A seguir, vamos conhecer algumas das opções mais reconhecidas no mercado:

Nuvem Pago

O Nuvem Pago é a solução de pagamento própria da Nuvemshop que já conta com sistema antifraude totalmente integrado.

Com 5 camadas de inteligência artificial, a sua tecnologia foi desenvolvida em parceria com os principais especialistas em antifraude do mercado, como ClearSale, Incognia e Idwall, além de uma validação manual especializada para pedidos de alto risco ou ticket médio alto.

Tudo isso enquanto permite que você ofereça diversas formas de pagamento para seus clientes com total segurança, taxas competitivas e isenção da tarifa por venda (exceto para Nuvemshop Next).

A integração com Nuvem Pago tem acelerado e aumentado as taxas de conversão no checkout. Isso é um fato. A gente também não tem mais fraude no nosso site. — Pedro Saggioro • Coordenador de Marketing da ISZI

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ClearSale

Líder no mercado, a ClearSale é um sistema de antifraude que atende a diversos tipos de negócios, inclusive e-commerces, com uma solução específica para esse tipo de site. O sistema promete tornar a compra segura, tomando o cuidado de não reprovar os bons clientes da loja virtual.

Para saber os preços, é necessário entrar em contato com a empresa por meio de um formulário no site. Mas, a boa notícia é que lojistas Nuvemshop contam com uma integração direta com a ClearSale, garantindo uma instação simples e fácil do antifraude na sua loja.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo ClearSale na Nuvemshop?

Konduto

A Konduto também é uma empresa de bastante renome que tem uma solução de análise de risco e antifraude para e-commerces. Os pedidos são analisados por meio de inteligência artificial e aprovados ou recusados em questão de segundos.

O plano mais indicado para as lojas virtuais é o Completo. Para conferir os valores, também é necessário enviar uma mensagem à equipe da empresa via formulário no site.

BigData Corp

A BigData Corp atua como um sistema automático de validação da identidade para confirmar que o usuário é quem diz ser. Com isso, a empresa promete uma redução de pelo menos 60% das fraudes em lojas virtuais.

Para saber mais sobre a solução, basta entrar em contato por meio do site para falar com o time de especialistas e conhecer os planos disponíveis.

💡Saiba mais: Como vender pela internet com segurança?

Como escolher um antifraude para e-commerce?

Um antifraude muito rigoroso, a princípio, pode parecer excelente. No entanto, é possível que compras de clientes reais e de boa-fé passem a ser bloqueadas — e isso pode se tornar um grande problema. Portanto, desconfie de sistemas que afirmam ter uma taxa de chargeback zero.

Além disso, no momento da pesquisa, entenda quais são os canais de suporte do antifraude e, se possível, converse com outros lojistas que usam os sistemas pelos quais você se interessou.

Também vale analisar como o antifraude se integra à sua plataforma de e-commerce e aos meios de pagamento que você utiliza, já que uma implementação complicada pode gerar retrabalho e atrasar o início do uso da ferramenta.

Por fim, considere o custo-benefício: o melhor antifraude para e-commerce não é o mais caro, mas aquele que equilibra segurança, agilidade na análise e alta taxa de aprovação de vendas legítimas.

Tudo certo sobre antifraude para e-commerce?

Esperamos que tenha entendido como funciona um sistema antifraude para e-commerce. Como vimos, ele pode ser um grande aliado na hora de evitar prejuízos e se torna indispensável à medida que o seu negócio começa a escalar.

Está pronto para dar o próximo passo e aumentar as vendas com segurança? Então, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop ainda hoje e configure o Nuvem Pago como meio de pagamento para descobrir como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre antifraude para e-commerce

O sistema antifraude para e-commerce é uma solução que analisa, automaticamente, todas as compras feitas em uma loja virtual e identifica, a partir de inteligência artificial e cruzamento de dados, quais daqueles pedidos podem ser suspeitos.

  • Análise de dados: o sistema usa algoritmos de inteligência artificial para analisar todas as transações em tempo real;
  • Cruzamento de informações: são analisadas informações como CPF, localização e histórico de compras para validar a autenticidade do pedido;
  • Pontuação de risco: a partir da análise, o antifraude atribui uma pontuação de risco para orientar o bloqueio ou aprovação da transação;
  • Bloqueio ou análise: se a transação for considerada suspeita, ela pode ser automaticamente bloqueada ou passar por uma análise manual das informações.

Para quem vende online, o ideal é contar com um sistema antifraude integrado ao meio de pagamento. Nesse caso, a melhor opção é o Nuvem Pago, que conta com 5 camadas de inteligência artificial e tecnologia desenvolvida em parceria com os principais especialistas em antifraude do mercado, como ClearSale, Incognia e Idwall.

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