O que é e como usar o Google para PMEs?

Por: Victoria Salemi
Mulher escreve enquanto olha para tela do computador, como se estudasse com o Google para PMEs

Aqui você encontra:

Lançada em 2019, a iniciativa do Google para PMEs visa a ajudar empresas que estão começando. A ideia é auxiliá-las a garantir sua presença online.

Hoje em dia, podemos dizer que, se uma empresa não está na internet, a sua visibilidade junto ao público fica muito comprometida. Então, apostar em estratégias de marketing digital é imprescindível para conquistar novos clientes.

Por esse motivo, hoje vamos conhecer como funciona o Google para PMEs e de que formas ele pode ajudar seu negócio!

O que é Google para PMEs?

Google para PMEs é uma iniciativa do buscador que tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a iniciar suas ações na internet. Nas palavras da própria gigante da internet, a ideia é apresentar:

“Ferramentas e recursos gratuitos que ajudam micro e pequenas empresas a estabelecerem uma presença on-line, manterem contato com os clientes e desenvolverem habilidades digitais”.

O Google para PMEs foi lançado no começo de outubro de 2019. Para ouvir sobre as funcionalidades quando a iniciativa teve início, dê o play no TechCommerce #34:

Como usar o Google PMEs?

O site oficial do Google PMEs é dividido entre uma área para receber ajuda e outra para oferecê-la.

Para receber ajuda

Quando você clica em “Solicitar meu plano”, é direcionado a um questionário sobre seu negócio.

Depois de respondidas algumas perguntas sobre sua empresa (como se ela atende em uma loja virtual ou física e qual seu objetivo, por exemplo), um plano de ações é apresentado.

Os objetivos que o empreendedor pode selecionar no momento que preenche o formulário são:

  • Aparecer na internet;
  • Alcançar mais clientes;
  • Trabalhar de maneira mais eficiente.

Também é possível dizer que ainda não tem certeza.

Dentre as ações indicadas para melhorar esses aspectos, todas envolvem a utilização de diferentes ferramentas do Google, como:

  • YouTube, para a publicação de vídeos;
  • Google Ads, para a veiculação de anúncios online;
  • Google Workspace, com ferramentas de produtividade, como planilhas, documentos de texto, armazenamento de arquivos em nuvem e e-mail com domínio próprio;
  • Google Meu Negócio, para mostrar informações sobre o estabelecimento na página de resultados do buscador.

A maioria das ferramentas indicadas são gratuitas, mas possuem funcionalidades que devem ser pagas, como para ter seus anúncios exibidos, por exemplo. Afinal, apesar de querer fomentar o empreendedorismo, não existe almoço grátis, ou seja, a empresa tem interesses econômicos em fazer as pessoas usarem suas ferramentas.

Juntamente com cada recurso apresentado, também há uma explicação do motivo para que ela tenha sido indicada, bem como uma breve explicação de como ela funciona.

Para oferecer ajuda

Além de solicitar o plano de ação, é possível oferecer ajuda a empresas. Como forma de apoio a negócios locais, o Google indica que as pessoas:

  • Avaliem as empresas;
  • Façam pedidos online;
  • Reservem um horário em determinado serviço;
  • Façam uma compra ou uma doação.

Tudo isso, é claro, por meio do sistema do próprio Google. A ideia aqui é estimular o fortalecimento das empresas por meio do engajamento do público.

Tudo certo?

Esperamos que esta dica rápida tenha te ajudado a entender como o Google para PMEs funciona e pode ajudar sua empresa a expandir sua presença online! Aproveite também os treinamentos gratuitos que o buscador oferece para auxiliar os empreendedores.

E, se você ainda não tem um e-commerce, que tal criar sua loja virtual com a Nuvemshop hoje mesmo? Você tem 30 dias grátis para começar a vender online de maneira simples, rápida e fácil. Experimente! 😉

Faça como +75mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies