Meu produto foi roubado nos Correios. O que eu faço?

Por: Luna Pontes
Criado em: 06/04/17.
Atualizado em 11/01/19.
5 min
de leitura

Índice

Como proceder se sua encomenda for roubada nos Correios.

Um terror que assombra empreendedores virtuais é a possibilidade de ter um objeto roubado enquanto estiver em trânsito pelos Correios. Infelizmente isso acontece – e muito. Carteiros ou carros dos Correios podem ser assaltados durante o trajeto e, lamentavelmente, também acontece o desvio de mercadorias por parte de funcionários mal intencionados.

Vale lembrar que até o produto chegar na casa do cliente, a responsabilidade ainda é sua. Portanto, quem deve reembolsá-lo e entrar com o processo de indenização junto aos Correios é você. Mas como fazer isso? Prepare-se porque a dor de cabeça é grande, mas a gente te ajuda. 😉

Como sei que minha mercadoria foi roubada?

Por meio do código de rastreamento do produto você consegue acompanhar o andamento da entrega. E, na maioria dos casos em que houve um roubo, consta a expressão “objeto roubado” (como na foto a seguir):

Objeto roubado nos Correios

No entanto, há relatos de que essa informação muitas vezes é confusa e nem sempre mostra a real situação da entrega. Se a encomenda passou do limite do prazo de entrega, saiba que é seu direito exigir que os Correios emitam um relatório com dados precisos de onde está a mercadoria.

Ok, meu produto foi mesmo roubado. O que eu faço agora?

#1 Faça um B.O

Dependendo do valor do seu produto ou se você perdeu algum documento, vá a uma delegacia de polícia e registre o Boletim de Ocorrência. Ele servirá como um documento importante na hora de entrar com o pedido de indenização.

#2 Registre a queixa junto aos Correios

Ouvidoria dos Correios é o primeiro lugar que você deve ir para pedir a indenização. Ao postar seu produto, você tem a opção de fazer um seguro com valor declarado da encomenda em caso de extravio, roubo ou avaria. Principalmente se você estiver postando um objeto de valor, vale a pena fazer esse seguro. Sem ele, as chances de receber a indenização completa (valor da mercadoria + frete) junto aos Correios são muito pequenas.

#3 Acesse o Procon

Em muitos casos, os Correios se disponibilizam apenas a cobrir o frete e a pagar uma pequena porcentagem do valor do objeto roubado. Se você ainda achar que está sendo lesado, uma alternativa é recorrer ao Procon. Infelizmente, esse processo pode ser bem lento.

#4 Recorra ao Juizado Especial Federal

Segundo relatos de pessoas que tiveram objetos roubados nos Correios, algumas dizem ter resolvido o problema e conseguido a indenização por meio de outro órgão, o  Juizado Especial Federal.

Para abrir esse processo, vá até o Juizado Especial Federal da sua cidade munido de todas as provas possíveis: B.O, comprovante de postagem, anúncio do produto impresso, histórico de venda, troca de e-mail com o cliente – basicamente tudo o que você tiver em mãos que possa provar que aquele objeto foi comprado e devidamente postado nos Correios.

Esse processo tem várias etapas e pode demorar muitos meses (talvez até mais de um ano). Se tudo der certo, no final você receberá o valor do produto e ainda alguma quantia referente aos danos morais sofridos.

E o meu cliente?

Seu cliente precisa de uma resposta rápida. Ele não é obrigado a esperar que o processo todo se resolva para ter o produto que comprou. Portanto, seja o mais transparente possível. Explique o que aconteceu, mostre provas, como o status dos Correios, diga que lamenta o ocorrido e ofereça alternativas a ele. Você pode tanto devolver o valor que foi pago, quanto perguntar se ele deseja receber um novo produto. Nesse caso, você não deve cobrá-lo pelo frete e precisa deixar bem claro a data prevista para a entrega.

Se possível, junto com o novo produto, mande um mimo, como um brinde por exemplo. Isso ajuda a conquistar a simpatia do cliente depois do transtorno. Ah, e não deixe de perguntar se o produto chegou, se está tudo certo e mostrar sua preocupação e atenção, ok? Humanizar o contato durante esse processo é muito importante!

Boa sorte!

Sim, todo esse processo pode ser bem cansativo, mas se você se sentir lesado, vá até o fim pelo seu direito.

Também há a possibilidade de optar por outra forma de frete, como contratar uma transportadora, por exemplo. Contudo, os Correios geralmente possuem tarifas mais baixas e acabam tendo maior preferência por isso. Está em dúvida? Preparamos um infográfico para que você entenda se os Correios são a melhor opção ou não para o seu negócio.

E se você ainda não possui um e-commerce, está esperando o que? Teste 15 dias grátis na plataforma da Nuvemshop e comece a vender pela internet.

Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    • João Francisco

      Resumindo e uma estatal não dá em nada! Viva o carnal, viva a pátria educadora!

    • carlos alberto junqueira

      Aconteceu comigo. O entregador dos correios foi assaltado e levaram minha encomenda, felizmente fiz um seguro, na época eram r$ 100,00.
      Como não tinha outro produto identico para enviar ao comprador, expliquei o ocorrido e devolvi o pagamento por dep; bancário.
      Os correios me ressarciram 10 dias depois, sem contestação os r$ 100,00 + o valor da postagem.
      Isso foi a alguns anos, não sei se o procedimento ainda é o mesmo

      • nuvemshop

        Olá, Carlos! Tudo bem?

        Você agiu muito bem, obrigado por compartilhar a sua experiência! Em relação ao serviço adicional “Valor Declarado” dos Correios, ele ainda existe.

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online 🙂

        Até mais!

    • Camila M

      Olá, aconteceu comigo agora isto, no meu caso eu sou consumidora, havia recebido uma peça de uma loja e estava realizando o transporte reverso para realizar a troca do pedido pois não havia servido, porém com 1 dia em trânsito o produto foi roubado! A responsabilidade de tomar essas providências é minha ou da loja? E a quem devo recorrer à loja ou aos correios? Por favor me ajude, pois não era um produto barato e eu estou com medo de sair no prejuízo 🙁

      • nuvemshop

        Olá, Camila! Sentimos muito por isso.

        Inicialmente, sugerimos que entre em contato com a própria loja, para que consigam encontrar uma alternativa viável para esta situação.

        Esperamos que isso se resolva em breve 🙂

        Até mais!

    • Mirelle Marques

      Olá bom infelizmente aconteceu que minha mercadoria foi roubada, e o vendedor se recusa a me entregar outra mercadoria, ou devolver o dinheiro o que posso fazer?

      • nuvemshop

        Olá, Mirelle!

        Sentimos muito por isso. Para situações como a sua, indicamos as dicas do artigo “Fraude ao comprar pela internet: a quem recorrer?”: https://bit.ly/2rLgQXw

        Esperamos que tudo se resolva em breve 🙂

    • Mauricio S Santos

      RB416674160SG
      (261 dias corridos / 180 dias úteis)Objeto não localizado no fluxo postal depois que foi liberado sem tributo da receita federal em curitiba.mas os correios já me confirmaram que a mercadoria foi roubada,ainda não consegui o dinheiro de volta do vendedor pq o prazo de abrir disputa venceu pelo atraso dos correios

      • nuvemshop

        Olá, Mauricio!

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        Esperamos que tudo se resolva em breve 🙂

    • Denis zaranza cabral

      Comprei um celular na Gearbest por um pouco mais de 300 reais. Está parado em curitiba desde 26/06/18. Ja estou perdendo as esperanças de receber.

      • Maldonado Pinheiro

        Ele ta parado la devido a fiscalização aduaneira !
        você deve verificar se ele foi taxado! se foi taxado você tem que pagar o tributo para eles poder despachar para sua casa ..

      • nuvemshop

        Olá, Denis!

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        Esperamos que tudo se resolva em breve 🙂

    • marcela perciliano

      minha encomenda foi roubada, e nao consigo fazer uma reclamaçao nos correios, ja mandei mensagem para a vendedora e ela tambem esta a tentar, oque devo fazer? minha compra não foi barata e estou com medo de ficar no prejuizo

      • nuvemshop

        Olá, Marcela!

        Sentimos muito por isso. Para situações como a sua, indicamos as dicas do artigo “Fraude ao comprar pela internet: a quem recorrer?”: https://bit.ly/2rLgQXw

        Esperamos que tudo se resolva em breve 🙂

    • Robert Santos

      Olá, Bom dia, No meu caso um parente residente em outro País me enviou uma serie de produtos, todos dentro de uma mesa embalagem. Ao receber a embalagem, estava claro que houve uma violação, imediatamente comecei a gravação da abertura da caixa, e já como esperado devido as condições iniciais da embalagem, estavam faltando uma serie de produtos(por sinais os de maior valor). Ainda não sei como recorrer e se eu como destinatário devo recorrer a isso ou meu parente la de fora. Como devo proceder? Obrigado!

      • nuvemshop

        Olá, Robert! Sentimos muito por isso.

        Sugerimos que entre em contato com os Correios (https://bit.ly/2OW2cYw) ou com a transportadora que realizou a entrega, para que eles possam te guiar em relação às ações específicas do seu caso.

        Esperamos que isso se resolva em breve 🙂

        Até mais!

    • agusddt

      Boa tarde, em caso de venda de atacado, onde é explicitamente é escolhido como opção de frete “frete a combinar por conta do lojista”, nós simplesmente atuamos como intermediarios para facilitar a vida do lojista, mas quem paga e deveria se responsabilizar é o lojista. Nesse caso somos obrigados tb a reembolsar? entendo que não, né?

      • nuvemshop

        Olá, tudo bem?

        Entendemos sua posição, mas a questão do frete deve ser de fato negociada diretamente com o atacadista, considerando detalhes como o volume da entrega.

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online 🙂

        Até mais!

    • Deadpoool

      olá no meu caso o produto foi roubado do carro dos correios, oque devo fazer?

      • Olá! Sentimos muito por isso.

        Sugerimos que entre em contato com os Correios (https://bit.ly/2OW2cYw), para que eles possam te guiar em relação às ações específicas do seu caso.

        Esperamos que isso se resolva em breve 🙂

        Até mais!

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