O que é m-commerce e como adaptar a sua loja as vendas mobile?

- M-commerce, ou mobile commerce, é a compra e venda de produtos ou serviços por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
- Ele é uma extensão do e-commerce, mas focado em transações feitas por meio de aplicativos ou sites otimizados para celulares;
- Quer um site de vendas fácil de administrar em qualquer lugar? Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite os layouts responsivos e focados em conversão de vendas!
O quão responsivo é o seu site de vendas? Se esse ainda não é o forte do seu negócio, é importante saber que o m-commerce, isto é, o formato de comércio por dispositivos móveis, vem crescendo cada vez mais e já responde pela maior parte do comércio eletrônico.
Para você ter uma ideia, 78,1% das vendas dos lojistas Nuvemshop são feitas por meio de dispositivos móveis, segundo o NuvemCommerce 2025. E, no mundo todo, o e-commerce mobile já representa 60% das vendas pela internet e deve atingir os 62% até 2027, de acordo com o site Statista.
Pensando nisso, é importante ficar atento a estes dados e entender exatamente tudo sobre o m-commerce: o que é, como funciona e como adaptar a sua loja virtual para essa realidade, certo?
Então, se você quiser saber tudo sobre o assunto, continue com a leitura deste conteúdo. Antes de começar, se você ainda não vende por um e-commerce, que tal criar uma loja virtua grátis na Nuvemshop e aproveitar os mais de 60 layouts disponíveis e totalmente responsivos?
O que é m-commerce?
M-commerce, ou mobile commerce — também conhecido como vendas mobile — é a comercialização de produtos e serviços de uma loja virtual por um dispositivo móvel, como smartphones e tablets.
Em outras palavras, todo o processo de compra é feito por um aparelho: desde a escolha do produto até o fechamento do pagamento.
Confira como fazer um site de vendas responsivo na Nuvemshop em minutos:
Como funciona o m-commerce?
Existem três formas de fazer compras por dispositivos móveis: por navegadores, via aplicativos ou pelas redes sociais. Veja a seguir como funciona o m-commerce:
Navegador
A compra mobile pelo navegador diz respeito a utilização do endereço eletrônico da marca, isto é, a URL da loja virtual ou marketplace que um determinado negócio utiliza para vender os seus produtos pela internet.
Em outras palavras, o potencial cliente precisa acessar o site da marca utilizando um navegador web, instalado em seu dispositivo móvel.
Dessa forma, consegue visualizar as páginas do site da mesma maneira que faria se estivesse utilizando um computador.
Aplicativos
A segunda opção para comprar online é utilizando um aplicativo desenvolvido pela própria empresa.
É o caso do Mercado Livre, por exemplo, que beneficia tanto aos clientes, que podem baixar o app em seus celulares para compras, como aos vendedores, uma vez que a ferramenta permite a administração da loja online pelo dispositivo móvel.
Uma vantagem de ter um aplicativo personalizado de um negócio é a possibilidade de fazer propagandas exclusivas para os usuários da marca que utilizam a solução.
É o caso do marketplace da Shopee, que oferece frete grátis para clientes que comprarem produtos pelo app da marca.
Redes sociais
Passou o tempo em que as redes sociais são apenas para entretenimento. O Instagram, por exemplo, já oferece loja própria e personalizada para quem deseja ter um negócio online, como é o caso do Instagram Shopping.
Além disso, também é possível vender pelo WhatsApp e pode ser bem lucrativo. Afinal, o app é o mais acessado pelos brasileiros e está presente na tela inicial de 54% dos smartphones.
Qual é a diferença entre e-commerce, m-commerce, c-commerce e t-commerce?
Todos os modelos correspondem às vendas feitas pela internet. A diferença é que o m-commerce se refere unicamente às compras realizadas por meio de dispositivos móveis, enquanto o e-commerce abrange todos os dispositivos, mobile ou desktop, incluindo também os computadores e notebooks.
Ainda pouco conhecido, o t-commerce ainda é uma realidade a ser consolidada no país, e se trata da compra realizada diretamente por uma Smart TV. Assim, é possível adquirir produtos exibidos na programação apenas com o uso do controle remoto.
Em contrapartida, o c-commerce também ganha notoriedade, uma vez que são compras realizadas por meio de interações em conversas, como WhatsApp, redes sociais ou chatbots. Considerando que o WhatsApp, por exemplo, é a rede social mais popular no Brasil, com aproximadamente 172 milhões de usuários (93,4% dos usuários da internet), esse é um mercado muito promissor.
Sabendo disso, a Nuvemshop criou o Nuvem Chat, atendimento no WhatsApp via assistente inteligente treinado por IA com a cara da sua marca, totalmente integrado às lojas da plataforma. Saiba mais sobre a ferramenta:
Tabela comparativa: e-commerce, m-commerce, c-commerce e t-commerce
Ainda com dúvidas sobre os diversos modelos de comércio eletrônico? Calma, a gente te ajuda! Confira a seguir uma tabelinha que compara e-commerce, m-commerce, c-commerce e t-commerce:
Característica | E-commerce (Eletrônico) | M-commerce (Móvel) | C-commerce (Conversacional) | T-commerce (Televisivo) |
Dispositivo principal | Computadores e notebooks | Celulares e tablets | Celulares e computadores | Smart TVs |
Plataforma de interação | Sites (navegador web) | Apps e sites responsivos | Janelas de chat e mensagens | Controle remoto e QR codes na tela |
Contexto da compra | Planejada, em casa ou no escritório | Em movimento e/ou em qualquer lugar | Durante uma conversa, buscando recomendação | Durante o lazer e entretenimento em casa |
Experiência do usuário | Navegacional, pesquisa detalhada | Rápida, conveniente, simplificada | Pessoal, consultiva, guiada | Interativa, visual |
Principal Vantagem | Riqueza de informações e detalhes | Acessibilidade e agilidade na compra | Personalização e suporte em tempo real | Integração com entretenimento |
Exemplo prático | Comprar uma televisão em um site varejista | Pedir comida, transporte ou comprar um tênis | Finalizar uma compra pelo WhatsApp de uma loja | Comprar um item visto em um anúncio durante uma partida de futebol |
Quais são as vantagens do m-commerce?
Adequar sua loja virtual ao m-commerce traz inúmeras vantagens. Confira as principais:
Aumenta as vendas
Apostar no m-commerce é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Afinal, não há barreiras físicas entre o consumidor e a decisão de compra, como a necessidade de estar em casa no desktop.
💡Saiba mais: Como aumentar as vendas mobile?
Otimiza seu site para mecanismos de busca
Adequar um site para o e-commerce mobile é uma das ações essenciais para uma boa otimização para SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Com essa prática, você consegue ter sua loja virtual indexada pelo Google, já que esse motor de busca prioriza sites que são otimizados para mobile.
💡Saiba mais: Como aparecer no topo do Google?
Conecta seu negócio às redes sociais
É no mobile commerce que os negócios se conectam às redes sociais em poucos cliques. Na Nuvemshop, por exemplo, você consegue integrar sua loja virtual às principais plataformas, como Instagram, Facebook e TikTok.
Assim, você pode marcar produtos no Instagram, criar anúncios automaticamente no TikTok Ads, aproveitar todos os recursos do Facebook Ads e muito mais.
Crie sua loja grátis e aproveite essa e outras integrações:
Como adaptar a sua loja virtual ao m-commerce?
As principais dicas para adaptar a sua loja virtual ao m-commerce são:
Tenha um site responsivo
A principal dica para ter a sua loja virtual ao m-commerce é ter um site responsivo, isto é, que seja adaptado para os diferentes tipos e tamanhos de tela, como computador, celulares e tablets.
Isso ajuda a aumentar a velocidade do carregamento do site, além de contribuir com o SEO do seu e-commerce, uma estratégia para facilitar a identificação de um site pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece esses benefícios para todas as lojas que usam a plataforma, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.
Reduza as etapas de compra
De acordo com estudo encomendado pela VR ao Instituto Locomotiva, o WhatsApp foi responsável por 87% das vendas em 2022 entre comerciantes online. Aí a importância de ter um mecanismo para reduzir as etapas do processo.
Ao usar um link de pagamento, o seu consumidor não precisa acessar seu e-commerce e selecionar os itens desejados para efetuar o pagamento. Ele só precisa deixar claro os produtos em que tem interesse, e o próprio lojista cria um link personalizado que o direciona para a fase final da transação.
É importante frisar que ele não se trata de um meio de pagamento — esse recurso é apenas um facilitador. Acessando a página do link, seu cliente poderá escolher entre os meios de pagamento eletrônicos tradicionais, como o cartão de crédito, débito, Pix etc.
A principal vantagem do uso dessa opção é a possibilidade de vender pelas redes sociais e aplicativos de mensagem com maior rapidez, aumentando a taxa de conversão de um negócio.
Integre sua loja às redes sociais
Como já mencionamos, não dá para pensar em vendas pelo celular sem lembrar das redes sociais. Plataformas como o Facebook, Instagram e Pinterest já permitem integrar o e-commerce aos seus perfis nas redes sociais.
Muitas redes sociais oferecem funcionalidades específicas para vendas, como o Instagram Shopping e o catálogo de produtos do WhatsApp. Essas ferramentas facilitam o processo de compra diretamente nas plataformas, melhorando a experiência do cliente e aumentando as vendas.
Lojistas da Nuvemshop, por exemplo, conseguem exibir o catálogo da loja online diretamente nas redes sociais, por meio de uma integração nativa. Dessa forma, é possível usar o alcance de plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp para levar os potenciais clientes até o e-commerce, sem impactar a experiência de navegação e de compra.
Além disso, a gestão da loja virtual e do Instagram Shopping, por exemplo, é feita em um só painel, o que facilita o acompanhamento das vendas.
Emerson Duarte, especialista e fundador da Consultoria Expert E-commerce fala sobre a importância de integração dessa integração entre os canais de venda:
"O futuro do e-commerce não é apenas sobre vender online – é sobre oferecer uma experiência que se encaixa na vida do consumidor onde quer que ele esteja."
💡Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook?
Dessa forma, os usuários podem visualizar os produtos nesses canais e serem redirecionados para o seu e-commerce para finalizarem as suas compras.
Tudo certo sobre o que é m-commerce?
Ao longo deste artigo, vimos o que é m-commerce e como ele funciona. Aposte nesta estratégia para aumentar as suas vendas.
E, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop hoje mesmo? Conte com uma plataforma completa, responsiva, prática e segura para ganhar dinheiro online! 🚀