25/06/2014

Ferramentas e conselhos de monitoramento de marca na internet

Social media monitoramento

Fazer o monitoramento de uma marca é essencial para um negócio que está se expandindo na internet. É através do monitoramento que você conseguirá ter uma ideia de como está a imagem da sua empresa perante aos clientes e, a partir daí, examinar possíveis estratégias para alavancá-la nos canais online.

Existem diversas ferramentas que fazem esse serviço de monitoramento, algumas gratuitas e outras pagas. Se você está começando e seu budget de marketing ainda é escasso, certamente vale optar por uma das alternativas gratuitas. No entanto, se você está num estágio avançado do negócio e tem um volume grande de usuários interagindo com você nas redes sociais, sites e blogs, vale a pena escolher uma plataforma paga.

Nós pesquisamos as principais ferramentas de monitoramento do mercado. Veja abaixo um resumo do que encontramos e escolha a que mais se encaixa ao seu tipo de negócio:

Scup

O Scup é um dos líderes de mercado aqui no Brasil; tem como principais clientes grandes empresas nacionais, como TAM, Bradesco e Netshoes.

Principais vantagens

  • Coleta um alto volume de dados com velocidade;
  • Possibilidade de usar monitoramentos distintos na mesma conta e, por consequência, definir sentimentos múltiplos (positivo, negativo, neutro) para um post dependendo da análise;
  • Estrutura de tags maleável;
  • Possibilidade de cruzamento de dados e tags;
  • Possibilidade de monitorar até 17 canais sociais diferentes;
  • Possibilidade de acessar relatórios e ocorrências pelo celular;
  • Boa variedade de conteúdo educativo e tutoriais sobre a ferramenta, além do canal no Youtube;
  • Teste grátis por sete dias;
  • Suporte técnico em português.

Principais desvantagens

  • Coleta considerável de spams, sobretudo em blogs;
  • Pouca disponibilidade de gráficos para análise;
  • Dashboard pouco intuitivo.

Preço
O Scup conta com quatro pacotes diferentes. O plano básico custa 360 reais por mês, enquanto o mais completo sai por 2120 reais.

Seekr

Fundado em 2010, o Seekr é uma empresa 100% brasileira e uma das boas ferramentas de monitoramento do mercado. Atende clientes como Gerdau, Nike Brasil e Porto Seguro.

Principais vantagens

  • Dashboard personalizável (você define os dados que quer ver no seu painel);
  • Possibilidade de monitorar até 27 canais sociais diferentes;
  • Possibilidade de acessar relatórios e ocorrências pelo celular;
  • Disponibiliza plataforma de CRM (por um custo extra);
  • Boa variedade de relatórios de monitoramento para análise;
  • Ótimo para análises qualitativas, sobretudo de sentimento;
  • Canal no Youtube com dezenas de vídeos informativos;
  • Teste grátis por sete dias;
  • Suporte técnico notável e em português.

Principais desvantagens

  • Peca na usabilidade se comparado aos concorrentes;

Preço
Assim como o Scup, o Seekr conta com quatro planos. O mais básico sai por 300 reais por mês; o mais avançado fica em 2100 reais.

Sysomos

A ferramenta canadense Sysomos nasceu em 2007 na Universidade de Toronto e hoje conta com clientes como Coca-Cola, Nike e BBC.

Principais vantagens

  • Coleta um alto volume de dados de forma instantânea;
  • Dashboard flexível e intuitivo;
  • Boa variedade de relatórios de monitoramento para análise;
  • Excelente interconectividade entre filtros (exemplo: é possível saber todos os comentários que aconteceram no Facebook de determinada fanpage com sentimento positivo);
  • Possibilidade de cruzamento de tags;
  • Possibilidade de integrar com o Google Analytics;
  • Possibilidade de solicitar uma demo para teste;
  • Excelente atendimento ao cliente.

Principais desvantagens

  • Coleta considerável de spams, sobretudo em blogs;
  • Pouco conteúdo informativo; o Sysomos tem um blog e um canal no Youtube (ambos em inglês), mas faltam tutoriais;
  • Suporte técnico apenas em inglês.

Preço
O Sysomos pede que você envie um e-mail para eles solicitando um orçamento personalizado para o seu negócio.

Radian6

Assim como o Sysomos, o Radian6 é uma das ferramentas estrangeiras mais populares em todo o mundo.

Principais vantagens

  • Coleta um alto volume de dados com velocidade;
  • Dashboard flexível e intuitivo;
  • Possibilidade de solicitar uma demo para teste;
  • Canal no Youtube com dezenas de vídeos informativos (em inglês);
  • Excelente atendimento ao cliente;
  • Suporte técnico em português.

Principais desvantagens

  • Setup trabalhoso;
  • Pode ser uma ferramenta cara para PME’s;

Preço
O Radian6 pede que você envie um e-mail para eles solicitando um orçamento personalizado para o seu negócio. Dica: o site da ferramenta é bastante confuso a princípio; clique em “Request a Demo”, preencha o formulário e aguarde o retorno.

Outras ferramentas

Além das quatro ferramentas citadas acima, existem outros prestadores de serviço que podem ajudar o seu negócio independente da etapa que ele estiver. Confira algumas alternativas adicionais disponíveis no mercado, dê uma olhada nas suas características, no que elas podem oferecer para você e, claro, no preço:

Dicas úteis sobre monitoramento

Se você vai começar agora a utilizar uma dessas ferramentas, fique atento às dicas abaixo e alavanque seu desempenho:

1. Analise suas reais necessidades antes de contratar uma ferramenta

Para que exatamente você está buscando uma ferramenta de monitoramento? Apenas para observar sua marca nas redes sociais ou para acompanhar o que as pessoas falam de você também em sites e blogs? Outra pergunta importante: há um volume muito grande de usuários interagindo com você ou é possível dar conta desse diálogo sem grandes dificuldades? Plataformas como Scup, Seekr, Sysomos e Radian6 têm, em sua maioria, clientes grandes e com um volume gigante de referências online. Caso sua loja seja uma dessas vale a pena procurar uma alternativa paga; no contrário, tente primeiro uma ferramenta gratuita e veja se ela atende às suas necessidades.

2. Crie uma lista de palavras-chave

Escolha palavras-chave relevantes para descobrir o que as pessoas falam sobre o seu negócio na internet. Comece incluindo o nome da marca, os produtos que você produz e o nome do seu site. Tenha em mente que se você for abrangente ao definir as palavras-chave, você atrairá muito lixo e terá uma análise prejudicada. Por exemplo: se você tem uma loja de sapatos e coloca a ferramenta para filtrar tudo o que falam sobre a palavra “sapatos”, você verá muita coisa que nada tem a ver com a sua marca, portanto, dê preferência a palavras-chave bem específicas.

3. Defina as métricas mais relevantes para o seu negócio

As principais ferramentas de monitoramento disponibilizam dezenas de métricas para serem analisadas. Contudo, nem todas devem ser úteis para o seu business. Antes de contratar um serviço como esse, veja os pontos fortes e fracos de cada concorrente e fique com aquele que dá o maior número de benefícios específicos para você. Além disso, por mais que as plataformas ofereçam uma infinidade de indicadores, foque seus esforços apenas nas métricas relevantes para o seu negócio.

4. Utilize a métrica de sentimento para reverter casos de clientes insatisfeitos

É inevitável para uma loja online receber críticas negativas. Dentro das ferramentas de monitoramento, existe a métrica de sentimento, com a qual você pode observar se foi citado em algum canal de forma positiva, negativa ou neutra. Caso você tenha recebido críticas, use elas para melhorar o seu negócio; nada como o feedback do consumidor para nos fazer crescer. Aqui, é importante marcar quem foram as pessoas que reclamaram e, na medida do possível, entrar em contato com elas para entender os motivos do descontentamento. Isso fará com você ganhe pontos com o cliente, que provavelmente passará a enxergar sua loja com outros olhos.

5. Invista em relacionamento

Estar atento às necessidades e anseios do cliente é estar um passo à frente da concorrência. Nem sempre será possível responder a todos os consumidores (use o discernimento para isso), mas procure dar um cuidado especial àqueles que interagem sempre com você. A pessoa que dialoga com você com frequência certamente é um seguidor da sua marca e ficará feliz se tiver todo esse carinho retribuído de alguma forma, seja através de uma resposta legal numa rede social ou de um desconto específico. É fundamental fazer com que o cliente se sinta importante, afinal, ele é o nosso principal porta-voz.

Resumo

Seja sua empresa pequena, média ou grande, hoje é primordial monitorar o que está sendo falado sobre ela na internet. Estude as principais métricas, analise o seu negócio a fundo e, sobretudo, conheça o comportamento do seu cliente. Com base nisso você conseguirá extrair dados valiosos para a sua marca e melhorar o posicionamento dela no ambiente online. Tem algum caso prático para compartilhar? Comente abaixo! 😉

Data da última atualização: 29/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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