Como funciona um e-commerce chatbot? [+ 7 melhores em 2025]
![Como funciona um e-commerce chatbot? [+ 7 melhores em 2025] Imagem ilustrativa para o uso de e-commerce chatbot.](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2025/10/ecommerce-chatbot-1200x685.webp)
- Um chatbot para e-commerce é como um assistente virtual que pode responder dúvidas dos consumidores e oferecer suporte imediato a qualquer hora do dia;
- Com isso, é possível melhorar a experiência do cliente e aumentar a taxa de conversão com um atendimento ágil, personalizado e sempre disponível;
- Na Nuvemshop, você cria a sua loja virtual grátis e conta com todo o suporte da primeira plataforma de e-commerce do mundo com chatbot que permite pagar sem sair do WhatsApp.
Se você vende pela internet, provavelmente já se viu perdendo horas e horas atendendo clientes e respondendo dúvidas como “Qual o valor do frete?”, “Meu pedido já foi enviado?”, “Vocês têm o produto X no tamanho M?”.
Essas perguntas parecem simples, mas quando se acumulam, acabam tomando um tempo que pode ser grande demais na rotina de quem tem um negócio para gerir.
Mas você já pensou como seria ter uma ferramenta que pudesse fazer isso por você — sem precisar abrir mão de um atendimento de qualidade e uma boa experiência para seus clientes? Essa é a função de um e-commerce chatbot.
Com ele, é possível automatizar atendimentos, acompanhar pedidos, recomendar produtos e até fechar vendas sem depender de um atendente humano. Tudo para você ganhar tempo e se concentrar no que realmente importa: fazer o seu negócio crescer.
Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de ferramenta? Então, continue a leitura! Neste artigo, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para usar os chatbots para aumentar as vendas online. Confira!
O que é um e-commerce chatbot?
Um chatbot para e-commerce é como um assistente virtual que conversa com os clientes da sua loja online, geralmente por chat no site ou no WhatsApp, respondendo dúvidas sobre produtos, pedidos, recomendando itens e oferecendo suporte imediato a qualquer hora do dia.
Imagine a situação: o cliente entra no seu site no sábado a noite e quer comprar uma blusa, mas tem dúvida sobre o tamanho. Esperar até a segunda-feira para ser atendido poderia fazer esse consumidor desistir da compra, mas o chatbot pode oferecer ajuda imediata 24/7.
Com um clique, o cliente responde perguntas como altura e peso e o bot sugere o tamanho certo, já indicando o prazo de entrega conforme o CEP e oferecendo a opção de finalizar o pedido diretamente na conversa. Tudo em poucos minutos, sem depender de um atendente humano.
O resultado é um processo de compra mais simples, que não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a taxa de conversão com um atendimento ágil, personalizado e sempre disponível.
62% dos entrevistados preferem interagir com assistentes digitais de atendimento ao cliente em vez de esperar por agentes humanos. — Chatbot Statistics, Master of Code
💡 Saiba mais: Como preparar o meu negócio para a era do Agentic Commerce?
Como funciona um chatbot para e-commerce?
Os chatbots para e-commerce podem funcionar de duas formas: seguindo um roteiro com perguntas e respostas já definidas, ou usando inteligência artificial para entender a intenção por trás da mensagem de cada cliente. Entenda como funciona cada uma delas:
Chatbots com roteiro
Nos bots baseados em roteiros, o lojista mapeia as perguntas mais comuns dos clientes e cria um fluxo de conversa com respostas prontas. Esse é o modelo mais comum, que funciona a partir do acionamento de botões.
Quando o usuário envia a primeira mensagem, o bot apresenta uma série de opções pré-programadas, como “Rastrear meu pedido” ou “Falar com um atendente”. O cliente clica na opção desejada e o chatbot segue o roteiro que você criou para aquela escolha.
Vale lembrar que esse tipo de bot só entende os comandos para os quais foi programado. Por isso, se um cliente escrever uma pergunta de forma diferente ou que esteja fora do roteiro, o e-commerce chatbot pode não saber como responder e quebrar o fluxo de atendimento.
Chatbots com inteligência artificial
Já os chatbots que usam inteligência artificial seguem o modelo conversational commerce. Ou seja, eles usam tecnologia e aprendizado de máquina para interpretar o que o cliente digita e responder de forma natural, como se fosse uma conversa com um atendente real.
Se um cliente escreve “preciso trocar um produto”, o chatbot identifica automaticamente que se trata de um pedido de troca e inicia um diálogo para obter as informações que precisa e seguir com as próximas etapas, de forma muito parecida com um atendente humano.
A vantagem desse tipo de chatbot para e-commerce é que ele não depende apenas de comandos específicos. Assim, mesmo que a mensagem tenha erros de digitação, gírias ou frases diferentes das previstas, o bot consegue interpretar a intenção e manter o diálogo fluindo naturalmente.
💡 Saiba mais: Como usar a inteligência artificial no e-commerce?
O que um e-commerce chatbot pode fazer pelo seu site de vendas?
Um e-commerce chatbot pode transformar a experiência de compra e atendimento do consumidor com a sua marca. Veja como esse tipo de solução pode ser aplicado no dia a dia:
Responder dúvidas frequentes
Se você vende pela internet, seja com uma loja virtual própria ou pelas redes sociais, com certeza já perdeu as contas de quanto tempo gasta por dia respondendo perguntas como:
- Quais as formas de pagamento?
- Qual o valor do frete para o meu CEP?
- Tem esse produto no tamanho X?
Com um e-commerce chatbot, esse tipo de atendimento se torna totalmente automatizado, em qualquer horário, sem que você precise estar online. Isso deixa o cliente mais seguro para comprar e libera sua equipe para se concentrar em problemas mais complexos.
"Com o chatbot consigo realizar uma primeira triagem no atendimento, oferecer suporte 24/7 e, ainda, reduzir o tempo que perdia respondendo dúvidas simples. A tecnologia pode assustar, mas, caso seja bem utilizada, pode te ajudar a vender ainda mais."
Acompanhamento de pedidos
Depois que o cliente finaliza a compra, outra dúvida muito comum é sobre o acompanhamento do pedido. Mas, ao invés de sobrecarregar o atendimento com esse tipo de pergunta, o e-commerce chatbot pode cuidar disso automaticamente.
Isso porque, como funciona de forma totalmente integrada ao sistema da loja, o bot pode consultar o status de compras em tempo real. Basta o cliente informar o número do pedido para saber exatamente onde sua encomenda está, sem precisar esperar por um atendente.
Além disso, uma forma de melhorar ainda mais essa experiência é programar o chatbot para enviar atualizações automáticas por WhatsApp, por exemplo. Assim, sempre que o status do pedido for atualizado, o cliente já recebe uma notificação, reduzindo o volume de mensagens no suporte.
Pedidos de troca e devoluções
A logística reversa também é um grande desafio no atendimento de qualquer loja online, muitas vezes sobrecarregando a equipe e deixando o cliente frustrado com a experiência.
Com um e-commerce chatbot, esse tipo de atendimento não precisa passar pelo seu time. O bot coleta todas as informações necessárias sobre o pedido e verifica na mesma hora se a solicitação está dentro da política de troca e devolução.
Se estiver tudo certo, o próprio chatbot guia o usuário no processo de troca, informando o código de postagem, como embalar o produto, onde enviá-lo e o prazo. Se tiver algum problema, o chat transfere a conversa para um atendente humano, que já recebe todo o histórico para resolver a questão de forma rápida.
"A IA consegue fazer várias tarefas operacionais que antes ocupavam um tempo considerável dos vendedores. Hoje os vendedores podem focar no que eles fazem melhor: vender."
Lembretes de carrinho abandonado
Mais de 80% dos carrinhos de compras são abandonados pelos consumidores todos os dias, segundo uma pesquisa do E-commerce Radar. Recuperar esses clientes é essencial, mas é uma tarefa que demanda muito tempo da equipe no dia a dia.
Um chatbot para e-commerce pode enviar lembretes automáticos para esses clientes, lembrando-os dos produtos que deixaram no carrinho e oferecendo ajuda para concluir a compra.
O bot ainda pode responder dúvidas, calcular frete ou oferecer um cupom de desconto para incentivar o cliente a finalizar a compra, tornando a experiência ainda mais personalizada e aumentando as chances de conversão.
💡 Saiba mais: Melhores estratégias para recuperar carrinhos abandonados
Automatizar a venda
Se você é cliente Nuvemshop, também pode automatizar a venda com um chatbot para e-commerce. Isso porque a plataforma é a primeira do mundo a criar um bot que permite pagar sem sair do WhatsApp.
Com o NuvemChat, um chatbot exclusivo criado com inteligência artificial avançada, os clientes podem fazer um pedido e finalizar o pagamento diretamente no WhatsApp, sem precisar sair da conversa.
Isso significa que toda a jornada de compra — desde a dúvida sobre o produto, escolha do item, adição ao carrinho, até o pagamento — acontece de forma totalmente automatizada, sem que você precise estar online, já que o chatbot conduz todo o processo sozinho.
Quais as vantagens do chatbot para e-commerce?
Os chatbots para e-commerce oferecem uma série de vantagens que tornam a operação mais eficiente sem depender da presença constante do lojista e sem aumentar os custos com equipe. Veja alguns exemplos:
- Atendimento 24/7: evita que você perca vendas por não ter ninguém disponível para responder a uma pergunta sobre frete, pagamento ou produto;
- Otimização do tempo: automatiza tarefas repetitivas, liberando a equipe para atividades mais complexas e que exigem o toque humano;
- Aumento da conversão: sugere produtos complementares, envia lembretes de carrinho abandonado e mantém prontidão para guiar o usuário até a finalização da compra;
- Melhora da experiência do cliente: garante respostas rápidas a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial, aumentando a facilidade de concluir a compra;
- Atendimento personalizado e escalável: permite atender vários clientes ao mesmo tempo, mantendo a personalização e a eficiência do atendimento;
- Automação do pós-venda: informações sobre status de pedidos e processos de troca de forma automática;
- Coleta de feedback: pede avaliações da compra, reúne feedbacks e identifica as dúvidas mais comuns do público sobre o seu negócio.
💡 Saiba mais: Novidades Nuvemshop: como transformar conversas em vendas sem sair do WhatsApp?
Quais os melhores chatbots para e-commerce?
Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial, existe uma opção cada vez maior de e-commerce chatbots disponíveis no mercado. A seguir, listamos algumas das principais:
1. NuvemChat
O Nuvem Chat é uma solução de atendimento criada com IA avançada para automatizar atendimentos no WhatsApp. Para isso, a ferramenta é capaz de interpretar mensagens, entender as intenções do cliente e simular conversas humanas com naturalidade e agilidade.
Funcionando de forma totalmente integrada à plataforma de e-commerce da Nuvemshop, o NuvemChat tem o diferencial de ser a única ferramenta que permite pagar sem sair do WhatsApp. Com isso, todo o processo de compra acontece de forma 100% automatizada, desde a dúvida sobre o produto até o pagamento.
Outra grande vantagem da solução é a possibilidade de treinar a inteligência artificial com o tom de voz da sua marca. Assim, mesmo automatizado, o atendimento transmite consistência e personalidade, garantindo que o cliente sinta que está conversando com a própria marca.
O NuvemChat é exclusivo para lojistas da Nuvemshop e não tem custo mensal. O pagamento é feito por conversa com valores que variam entre R$ 0,50 e R$ 1,20 de acordo com o plano escolhido.
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2. JivoChat
JivoChat é uma ferramenta que permite centralizar as mensagens de clientes enviadas por diferentes canais de atendimento, como Facebook e Instagram, em um só lugar. Assim, o visitante pode iniciar a conversa por qualquer um desses meios, facilitando o atendimento.
No entanto, vale lembrar que o JivoChat é uma solução de chat ao vivo para e-commerce. Ou seja, o atendimento depende da disponibilidade de um atendente humano para responder às dúvidas dos consumidores, já que o processo não é automatizado.
A ferramenta oferece uma opção de plano gratuito que já permite integração com Telegram,Facebook, Viber e E-mail. Para ter acesso às configurações mais robustas, é preciso contratar uma das opções de planos pagos, que variam entre R$ 63 e R$ 238* por mês.
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3. Chatra Live Chat
Já a Chatra, além do chat ao vivo, conta com um e-commerce chatbot integrado e permite a automação do atendimento para responder às perguntas mais frequentes dos clientes.
O grande diferencial da ferramenta é a possibilidade de ver a lista de visitantes online e conferir o conteúdo dos seus carrinhos de compra, permitindo identificar clientes com maior potencial de compra e oferecer um atendimento mais direcionado e personalizado.
Assim como o JivoChat, a Chatra também oferece uma opção de plano gratuito. Mas algumas funcionalidades, como integração com redes sociais e lista de visitantes online, estão disponíveis apenas no plano Essencial, que custa a partir R$49* por mês por operador.
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4. Robbu
Robbu é mais uma solução de atendimento omnichannel que oferece ferramentas para automatizar e centralizar o atendimento e vendas por meio de canais como WhatsApp, Facebook e chat no e-commerce.
A ferramenta segue o modelo de chatbot com roteiro. Ou seja, é possível criar fluxos automatizados e regras que vão guiar a interação do chatbot com os usuários, definindo intenções, respostas e caminhos de atendimento humanizado quando necessário.
A Robbu não informa os valores dos planos, mas é possível preencher um formulário no site e fazer um teste gratuito da solução.
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5. ManyChat
O ManyChat é uma ferramenta focada na automação de chat para as plataformas do grupo Meta, como Instagram, Facebook e WhatsApp. A solução funciona de forma híbrida, com opção de configuração por gatilhos de palavra-chave (roteiro) ou inteligência artificial para interpretar mensagens.
A solução é uma das mais completas do mercado, mas vale lembrar que, para ter acesso aos recursos de inteligência artificial, é preciso usar uma das opções de planos pagos (a partir de R$ 149 / mensal) e pagar um adicional de R$ 299* por mês.
6. LiveChat
O LiveChat é uma ferramenta robusta, ideal para negócios com alto volume de atendimento. Com recursos como histórico de mensagens, relatórios de desempenho e alto nível de segurança de dados, ele oferece a estrutura necessária para operações de grande porte.
Além das respostas automáticas, a solução permite o envio de pesquisas de satisfação após o atendimento, o que ajuda a medir a qualidade do suporte e identificar oportunidades de melhoria no relacionamento com o cliente e nos processos da empresa.
Os planos do LiveChat começam a partir de R$ 19 / mês. Mas, para ter acesso ao recurso de e-commerce chatbot, é preciso pagar uma tarifa extra a partir de R$ 52 mensais, variando de acordo com o número de chatbots utilizados.
7. Zendesk AI
O Zendesk é um dos serviços de chat para site mais populares do mercado. Recentemente, a ferramenta lançou também o Zendesk AI, que são agentes de IA que usam inteligência artificial para responder perguntas frequentes e resolver solicitações simples sem precisar de um atendente humano.
O chatbot pode ser integrado ao WhatsApp, site, Instagram e outros canais, mantendo a conversa fluida e registrando todo o histórico no sistema. Além disso, ele aprende com as interações, ficando cada vez mais preciso nas respostas.
Os planos da Zendesk começam a partir de R$ 135, mas a ferramenta de chatbot para e-commerce está disponível somente a partir do plano Suite Team, que custa R$ 359 por mês por agente.
*Informações consultadas em outubro de 2025.
Como usar um e-commerce chatbot na Nuvemshop?
O NuvemChat, que é o e-commerce chatbot mais recomendado para lojistas da Nuvemshop, fica disponível diretamente no painel administrativo da loja. Para começar a usar a ferramenta, basta localizar a seção “Chat” e clicar em “Ativar”.
- Faça login na sua conta;
- Localize o menu lateral no painel administrativo;
- Procure pela seção “Chat”;
- Clique em “Ativar”.
Com a ferramenta ativada, você já pode fazer as configurações iniciais, como definir o tom de voz, tipo de linguagem e até o uso de expressões específicas que fazem parte da identidade da sua marca.
Em seguida, adicione informações que vão ajudar o bot a conhecer melhor o seu negócio, como perguntas frequentes, políticas de troca e devolução, formas de envio, meios de pagamento e detalhes dos produtos.
Depois da configuração, basta conectar o NuvemChat ao seu número de WhatsApp e o chatbot está pronto para uso! ✅
Quer testar outras soluções de e-commerce chatbot? Não tem problema! Acesse a Loja de Aplicativos da Nuvemshop e confira as opções disponíveis para integração com a plataforma.
Pronto para usar um chatbot para e-commerce?
O uso de atendimento digital e e-commerce chatbots está crescendo cada vez mais. Por isso, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas e te preparado para fazer para estar entre os lojistas que já usam a IA a favor do seu negócio.
Está pronto para dar o primeiro passo? Então, conte com a Nuvemshop! Traga a sua marca para a maior plataforma de e-commerce da América Latina e conte com todos os recursos necessários para fazer a sua empresa crescer. 💙