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Gerador de política de troca e devolução

Use o gerador de política de troca e devolução para criar um documento completo para o seu negócio. Basta preencher o nome da sua empresa, digitar o site do seu negócio, inserir o e-mail profissional e pronto!

Sobre isenção de responsabilidade legal

Como gerar uma política de troca e devolução?

  • Abra o gerador de política de troca e devolução

    Acesse o gerador de política de troca e devolução em um computador ou dispositivo móvel. 

  • Preencha as informações

    Comece preenchendo as informações básicas do seu negócio, como nome da marca, URL da sua loja virtual e o principal e-mail de contato da sua empresa online.

  • Faça o download

    Aperte o botão gerar texto, faça o download da política de troca e devolução e use no seu site ou loja online.

Por que a sua loja precisa de uma política de troca e devolução?

  • Gera confiança na compra

    Uma política clara mostra ao cliente que ele está protegido caso algo não saia como o esperado. Isso reduz a insegurança e pode ser o fator decisivo para concluir a compra.

  • Melhora a experiência do cliente

    Ninguém gosta de burocracia. Quando o processo de troca ou devolução é simples e bem explicado, o cliente se sente respeitado: e tem mais chances de voltar a comprar com você.

  • Evita mal-entendidos e reclamações

    Informações detalhadas sobre prazos, condições e procedimentos ajudam a evitar confusões, reclamações e avaliações negativas.

  • Torna sua loja mais profissional

    Uma boa política transmite seriedade e organização. Isso valoriza sua marca e reforça a imagem de um negócio comprometido com o consumidor.

  • Ajuda a loja a estar em conformidade com o código de Defesa do Consumidor

    Ao deixar claras as regras de troca e devolução, sua loja demonstra respeito às normas e aos direitos do consumidor.

Orientações práticas para criar sua política

Mulher administra venda online integrada com as redes sociais pelo celuar na Nuvemshop para vender joias pela internet, enquanto segura acessórios com a outra mão

O que não pode faltar na sua política de troca e devolução

  • Prazos para solicitação de troca ou devolução, por exemplo 7 dias para arrependimento, 30 para defeito.

  • Condições do produto para aceitar trocas, sem uso, com nota fiscal, embalagem original.

  • Quem paga o frete? Defina quando a loja cobre o envio reverso.

  • Como o cliente deve solicitar? Via e-mail, formulário, WhatsApp.

  • Reembolsos: em quanto tempo e como são feitos, por Pix, cartão, vale-compra?

Exemplos práticos de uso de política de troca

 Troca por tamanho

Situação: Cliente comprou uma camiseta tamanho M, mas ela ficou pequena.

Como aplicar a política de troca:

  • Cliente tem 7 dias corridos após o recebimento para solicitar a troca.

  • A peça deve estar sem uso, com etiqueta e embalagem original.

  • A loja oferece o envio reverso gratuito apenas na primeira troca.

Produto com defeito

Situação: Cliente recebeu um tênis com defeito na costura.

Como aplicar a política de troca:

  • Direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 18).

  • Cliente pode solicitar troca ou reembolso em até 30 dias após o recebimento.

  • A loja cobre 100% do custo de devolução e reenvio.

Sua política de troca está pronta. E agora?

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Perguntas frequentes

Política de troca e devolução é um termo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e obrigatório para todas as lojas virtuais, de acordo com a Lei do E-commerce.

O documento deve informar aos clientes quais os procedimentos necessários para solicitar a troca e devolução de um produto comprado em sua loja, as condições em que esse direito é garantido, bem como os prazos para solicitação desses serviços.

A política de troca visa a proteção tanto do consumidor quanto da empresa. Por isso, é necessário que ela esteja conforme o Código de Defesa do Consumidor. Caso a empresa não cumpra com as regras estabelecidas pelo código, ela poderá sofrer penalidades e sanções, como multas e até mesmo a suspensão das atividades comerciais.

Além disso, a política de troca e devolução também é importante quando falamos em fidelização.

Ao oferecer uma política clara, a empresa demonstra preocupação com a satisfação do cliente e com a qualidade dos serviços oferecidos. Isso pode aumentar a confiança do consumidor e melhorar a reputação da marca, gerando assim novas oportunidades para o negócio.

Siga este passo a passo para usar o gerador de política de troca e devolução da Nuvemshop:

  1. Insira o nome da sua marca;
  2. Preencha a URL da sua loja virtual;
  3. Insira o e-mail principal de contato da sua loja virtual;
  4. Clique no botão “Gerar texto”;
  5. E pronto! Basta copiar os termos e publicar em uma página visível na sua loja virtual.

O gerador de política de troca e devolução da Nuvemshop oferece um texto personalizado com as principais regras para trocas e devoluções de pedidos para o seu negócio.

Ao usar esse material para oferecer uma política de troca e devolução no e-commerce, você pode encorajar os clientes a efetuarem compras e confiarem em sua marca.

Afinal, esses termos estabelecem de forma clara quais são as obrigações e responsabilidades de ambas as partes, prevenindo mal-entendidos e possíveis prejuízos.

Estes são alguns dos benefícios da política de trocas e devoluções:

  • Ter um e-commerce em conformidade com a lei;
  • Evitar devoluções fraudulentas;
  • Atrair novos clientes;
  • Evitar despesas inesperadas no orçamento;
  • Atender às necessidades e construir uma relação de confiança com os consumidores.
Criar uma política de troca e devolução clara e transparente é essencial para transmitir confiança aos seus clientes. Mas, para que isso aconteça, é preciso que esse documento apresente todas as informações de forma clara e acessível. Para te ajudar nessa tarefa, separamos os passos para elaborar uma política eficaz:

Defina o prazo de troca e devolução

Estabeleça o tempo que o cliente tem para solicitar uma troca ou devolução (ex.: 7, 15 ou 30 dias após o recebimento). Feito isso, indique se há prazos diferentes para troca por defeito e para devoluções por outros motivos, como desistência.

Estabeleça as condições do produto

Explique que o produto deve estar em condições adequadas para troca/devolução, como sem sinais de uso, com etiquetas e embalagem original. Detalhe também se há mercadorias específicas que não podem ser devolvidas, como itens de higiene ou roupas íntimas.

Descreva o processo de solicitação

Informe como o cliente deve solicitar uma troca ou devolução, como entrar em contato pelo e-mail, telefone, WhatsApp. Além disso, dê um passo a passo detalhado informando os dados que o cliente precisa fornecer, como número do pedido, fotos do produto (se aplicável), motivo da troca/devolução.

Defina o frete da troca e devolução

Especifique quem arcará com o frete para devolução ou troca: a loja ou o cliente. Se aplicável, explique casos em que a loja cobre os custos, como para troca por defeitos, e casos em que o cliente cobre, como na troca por arrependimento.

Explique o processo de reembolso

Deixe claro o prazo para o reembolso e o método de pagamento. Por exemplo, se o reembolso será realizado por meio de transferência bancária, estorno no cartão ou crédito na loja. Informe o prazo em que a devolução do valor pago será processada após o recebimento e análise do produto devolvido.

A política de troca e devolução é um documento essencial para qualquer negócio que deseja estar em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Esse documento estabelece as regras para a troca de produtos em caso de defeito ou insatisfação por parte do cliente, e é uma forma de garantir que a empresa atue segundo a lei.

Além de estar consoante com a legislação, ela também pode aumentar a confiança do cliente na empresa e melhorar a reputação da marca.

Não só isso, uma política de troca clara e objetiva pode ajudar a evitar disputas judiciais e a reduzir os custos com atendimento ao cliente. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor estabelece algumas situações em que o empresário terá respaldo na lei em caso de trocas de produtos.

Por exemplo, se o defeito do produto foi causado por mau uso do cliente, a empresa não é obrigada a realizar a troca. Nesse caso, é interessante que essa informação esteja clara na política para evitar mal entendidos no futuro.

Por isso, é importante contar com uma política de troca clara e bem elaborada, garantindo a segurança jurídica da empresa e a confiança do cliente.

Isenção de responsabilidades legais

A Nuvemshop está isenta de responsabilidade por qualquer ação tomada com base no conteúdo deste site.

Em conformidade com a legislação vigente, a Nuvemshop não se responsabiliza por quaisquer danos, prejuízos ou perdas.

Este modelo de política de troca e devolução não pretende ser um aconselhamento jurídico e, ao utilizá-lo, você aceita esta isenção de responsabilidade.

Os materiais disponíveis têm finalidade exclusivamente informativa e não constituem publicidade nem aconselhamento legal.

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