05/06/2012

O logotipo: imagem e confiança

A importância de um bom logotipo no ecommerce

Embora seja essencial para a consolidação de uma marca no mercado físico e virtual, o logotipo recebe pouca atenção da maior parte das empresas. Muitas delas preocupam-se apenas com o layout (que também é importante) e deixam de lado a imagem que irá representá-las em meio a tantas outras.

Este recurso não serve apenas como avatar das redes sociais e decoração do site: ele é a assinatura de sua loja virtual, que estará totalmente relacionada aos seus produtos, sua missão e o conceito proposto pela marca.

Um logotipo simples e visualmente atrativo transmite profissionalismo e gera mais confiança em seus clientes, vínculo que se traduz diretamente nas vendas. Se um site de e-commerce não parece comprometido com sua imagem, é pouco provável que um cliente se anime a comprar seus produtos.

O que um bom logotipo deve ter?

Certo, você já percebeu a importância do logo. Como elaborá-lo, então? Considerando que a presença do seu negócio deve ser sólida e consistente, o ideal é que você seja original e não siga tendências da moda, que podem ficar ultrapassadas com o tempo e deixar seu logotipo obsoleto. Seja atemporal: a missão da sua loja não mudará e, ainda que sua proposta se renove, a marca será a mesma.

Para garantir a originalidade, dê preferência para utilizar uma tipografia própria ou pouco conhecida. Imprimir em seu logo uma fonte associada exclusivamente à sua loja reforça ainda mais a inovação que você deseja apresentar em seus produtos. Você, como cliente, não confiaria em uma empresa que usa algo comum para ser representada, não é?

As cores também constituem um ponto-chave, estando totalmente relacionadas às sensações e ao público-alvo. Como regra geral, os logotipos não devem ter uma grande variedade delas, sendo preferível optar apenas pelas cores principais da marca. Também deve-se considerar a combinação de preto e branco (conhecido como “positivo e negativo”).

Por fim, seu logo deve ser adaptável, ajustando-se a diversos tamanhos. Assim, você não corre o risco de ter a imagem da sua loja literalmente distorcida por aí.

Como conseguir um bom logotipo?

A forma mais simples e efetiva de obter um bom logotipo é contratar um designer gráfico. Este profissional irá te assessorar durante todo o processo de elaboração e apresentará todas as variações que podem ser consideradas, tanto em relação às cores quanto em termos de tamanhos e formas. Ele poderá até mesmo criar a tipografia única de que você precisa.

Além disso, os conhecimentos técnicos do designer asseguram que, além de visualmente atrativo, a sua criação refletirá a identidade e conceito da marca. Se não conhece nenhum profissional de confiança, você sempre pode contar com os designers parceiros da Nuvem Shop.

Como criar meu próprio logotipo?

Se contratar um designer estiver fora das suas possibilidades, existem diversas ferramentas que poderão ser úteis para que você mesmo possa fazer o logotipo da sua loja – as mais recomendadas são o Photoshop, o PhotoFiltre e o Gimp.

Primeiramente, adicione o nome fantasia da sua loja virtual. O ideal é que ele não possua muitos termos, ou sua memorização ficará comprometida. Depois, escolha a fonte e identifique o principal conceito associado à sua marca: elegância, juventude, saúde? As opções são inúmeras.

Partindo desta ideia, você transformará este conceito em uma imagem que possa ser agregada à tipografia. Se tiver boas habilidades de desenho, pode criá-la diretamente. Caso contrário, pesquise vetores que possuam fundo transparente e estejam, preferencialmente, em formato PNG. Estas imagens, é claro, devem ter permissão para uso comercial e ser livres de direitos autorais (um bom site que as disponibiliza é o Stocklogos).

Entendido?

Com seu logotipo pronto, lembre-se de salvá-lo em diferentes tamanhos, para que seja mais prático inserí-lo em imagens promocionais da sua loja. Com o passar dos anos, talvez sejam necessárias algumas adaptações, mas sua essência deve permanecer a mesma. É muito arriscado renová-lo completamente, pois isso pode desassociar a sua marca de toda a identidade construída anteriormente.

Para que o cliente não se decepcione ao ser atraído pelo bom logotipo e deparar-se com um site desagradável, contudo, atente-se também para o aspecto visual do próprio e-commerce. A plataforma da Nuvem Shop oferece gratuitamente diversos layouts funcionais, bonitos e responsivos que podem ser exatamente o que você procura. Crie sua loja teste por até 15 dias grátis e experimente!

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop

    o-logotipo-imagem-e-confiana