Gestão estratégica: o que é, tipos e vantagens para empresas

- Gestão estratégica é o processo de planejar, monitorar e analisar todas as atividades definidas em um plano para alcançar os objetivos de uma empresa;
- O processo envolve a identificação de oportunidades, análise do ambiente interno e externo, formulação de estratégias, implementação dos planos e acompanhamento das métricas;
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É verdade que qualquer jornada se torna mais desafiadora sem um caminho traçado. Assim como um mapa é a garantia que vamos chegar ao lugar certo, elaborar a gestão estratégica de uma empresa é importante para ter sucesso em sua trajetória.
O processo funciona como uma forma de navegar com segurança no mercado e aproveitar ao máximo os pontos fortes do seu negócio, possibilitando o ajuste da rota e implementação de melhorias por todo o percurso.
Então, se quer entender o que é gestão estratégica, como desenvolver a sua e ainda conferir os seus principais benefícios, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? 🗺️
O que é gestão estratégica?
Gestão estratégica é o processo de coordenação que visa alinhar as ações de uma organização com os seus objetivos. Ela envolve a análise de cenários internos e externos, definição de metas, desenvolvimento de estratégias e monitoramento contínuo do progresso.
Neste modelo, os gestores das empresas desenvolvem um plano de ação com base na análise das forças e fraquezas do negócio. Assim, a gestão estratégica é utilizada para definir a direção que a empresa deve seguir, impactando diretamente em seu crescimento.
Também é importante que ela esteja alinhada com a missão, visão e valores do negócio, já que os colaboradores de todos os níveis trabalham para que a organização alcance seus objetivos definidos pela gestão estratégica.
Qual a importância da gestão estratégica?
Além de entender o que é gestão estratégica, é necessário também conhecer os principais objetivos que orientam esse processo dentro das organizações. Confira a seguir:
- Definir o rumo do negócio a longo prazo;
- Antecipar e responder mudanças no ambiente externo;
- Posicionar a empresa de forma única no mercado;
- Alinhar os recursos com os objetivos da empresa;
- Melhorar os resultados financeiros e operacionais;
- Estimular a empresa a se reinventar;
- Reduzir o achismo e priorizar decisões baseadas em dados;
- Garantir sustentabilidade, lucratividade e crescimento.
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Framework para desenvolver gestão estratégica
As fases do framework da gestão estratégica seguem o Ciclo PDCA, em inglês, que consiste no Planejamento (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act).
O objetivo do ciclo é identificar os problemas, definir um plano de ação para alcançar os objetivos, colocar as ações em prática, monitorar os resultados e implementar ajustes. Veja o exemplo:
Abaixo, vamos entender melhor como funciona cada etapa desse fluxo:
Diagnóstico e análise
É impossível criar uma estratégia eficaz sem antes analisar profundamente a situação atual da empresa e a realidade na qual está inserida.
Nesta etapa, é importante levar em consideração os fatores internos (como os recursos disponíveis) e os externos (como o mercado e a concorrência) para elaborar um diagnóstico organizacional preciso.
Também é necessário avaliar os pontos positivos e negativos que podem impactar a empresa, bem como os seus pontos fortes e fracos.
Nessa etapa, ferramentas como a Análise SWOT (ou Matriz FOFA, em português) são grandes aliadas dos gestores para mapear as variáveis e auxiliar no processo de formulação de estratégias eficazes.
Ao realizar um diagnóstico completo é possível compreender as capacidades e limitações do negócio, além de identificar facilmente as áreas que precisam de melhorias.
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Formulação
Nesta etapa, é necessário traçar um caminho entre a posição atual da empresa e seus objetivos de crescimento para o futuro na direção desejada. Levando em consideração as análises feitas na etapa anterior, a formulação é o momento de criar um plano de ação detalhado, contendo:
- Definição de metas;
- Escolha de estratégias;
- Identificação de recursos;
- Quem vai ser responsável por cada ação;
- Cronograma de objetivos.
Metodologias como o plano de ação 5W2H, podem orientar as tomadas de decisão e identificar as necessidades de um projeto. O método é baseado em sete perguntas que servem para organizar e documentar todas as etapas de um projeto. Veja:
- What: o que será feito?
- When: quando será feito?
- Why: por que será feito?
- Where: onde será feito?
- Who: por quem será feito?
- How: como será feito?
- How much: quanto vai custar?
Criar um bom plano de ação é importante para o sucesso da gestão estratégica e todo esse processo precisa ser dinâmico. Ou seja, cabe aos gestores revisar constantemente o que foi definido para que o plano se mantenha efetivo diante de mudanças internas e externas.
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Implementação
Agora, todas as estratégias previamente planejadas devem ser colocadas em prática. Aqui, a empresa começa a testar o plano de ação para verificar seu impacto real.
Para ter sucesso, é importante seguir o cronograma estabelecido na fase anterior, realizando ajustes, conforme necessário.
Ferramentas como Balanced Scorecard (BSC) são úteis nesta etapa, já que o seu objetivo é auxiliar as empresas no momento de mensurar o seu desempenho e o seu progresso, garantindo que se mantenham alinhadas com os objetivos estratégicos.
Ou seja, a parte de implementação coloca em prática toda a teórica levantada nas etapas anteriores.
Acompanhamento
Por fim, temos a etapa de monitoramento da gestão estratégica. Ela é importante para garantir que as ações planejadas e implementadas estejam no caminho certo para alcançar os objetivos traçados.
Aqui, os gestores devem monitorar continuamente os resultados para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado. Para isso, estabelecer indicadores-chave de performance (KPIs) pode ser uma ótima ideia.
De forma geral, essas métricas são utilizadas para conseguir uma visão objetiva do progresso da gestão estratégica definida, em que os resultados obtidos servem como base para gerar novas análises e ajustes de estratégia.
Ou seja, é importante que a etapa de acompanhamento sirva para medir o sucesso das iniciativas e gerar oportunidades de melhoria para o plano de ação.
Tipos de gestão estratégica
A gestão estratégica pode ser abordada de maneiras diferentes, dependendo do diagnóstico da empresa e de seus objetivos. No geral, existem quatro categorias de gestão mais utilizadas:
Estratégia de sobrevivência
A estratégia de sobrevivência é adotada por empresas que se encontram em crise ou enfrentam ameaças que podem levar o negócio à falência, como dificuldades financeiras, erros de planejamento, aumento da concorrência e mudanças no mercado.
O objetivo dessa estratégia é propor ações que mantenham a empresa funcionando, como redução de custos, alteração no nicho de mercado e até demissão em massa.
Ou seja, neste tipo de plano a empresa ainda não consegue buscar o crescimento, o foco deve ser manter a operação funcionando mesmo em meio às adversidades.
Estratégia de manutenção
O modelo de estratégia de manutenção é adotado quando as empresas já alcançaram uma posição sólida dentro do seu nicho de mercado, mas ainda enfrentam um ambiente externo incerto com muita concorrência.
Em momentos como esse, a empresa precisa focar em proteger a fatia do mercado que já conquistou, fidelizar clientes, aprimorar seus pontos fortes e manter sua relevância sem realizar grandes investimentos.
Estratégia de crescimento
Já a estratégia de crescimento deve ser escolhida quando a empresa já está estabelecida no mercado a ponto de conseguir investir na expansão do negócio e no fortalecimento da sua presença.
Para isso, táticas como inovação de produtos, criação de novas áreas e até a expansão para uma loja virtual podem ser utilizadas.
Estratégia de desenvolvimento
Por fim, a estratégia de desenvolvimento é ideal para empresas que têm recursos internos suficientes para investimento e identificam oportunidades significativas no mercado.
Ao implementar essa estratégia, as empresas buscam aprimorar e otimizar os processos, além de fortalecer as operações.
Em outras palavras, enquanto a estratégia de crescimento foca na criação de novos produtos e expansão no mercado, a de desenvolvimento busca aperfeiçoar as operações internas, como a contratação de novos funcionários e investimento em tecnologia para que consiga crescer de forma sustentável.
Quais os benefícios da gestão estratégica?
A gestão estratégica possibilita que as empresas definam os seus objetivos de forma eficaz, o que gera uma série de benefícios para o negócio. Conheça alguns dos principais:
- Crescimento sustentável;
- Melhoria na tomada de decisões;
- Aumento da relação custo-benefício;
- Maximização do retorno sobre o investimento;
- Vantagem competitiva;
- Melhoria no entendimento do planejamento estratégico;
- Maior engajamento interno;
- Redução de riscos.
Qual a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?
O planejamento estratégico e a gestão estratégica são processos que podem ser aplicados em conjunto para garantir o crescimento de uma empresa, mas são coisas diferentes.
Podemos entender o planejamento estratégico como um roteiro que guia a empresa pelo melhor caminho para alcançar seus objetivos a longo prazo. Ferramentas de teoria de administração de empresas, como as 5 forças de Porter auxiliam na elaboração do planejamento.
Já a gestão estratégica orienta a condução do processo para atingir os objetivos do negócio. Ela costuma utilizar métricas mais específicas, sendo mais flexível que o planejamento estratégico, já que é possível realizar alterações e ajustar a rota com maior facilidade.
Diferenças entre gestão estratégica e planejamento estratégico
Para entender melhor as diferenças entre planejamento estratégico e gestão estratégica, veja a tabela a seguir:
Aspecto | Gestão estratégica | Planejamento estratégico |
Definição | Processo contínuo de monitorar, ajustar e executar estratégia | Processo de elaborar metas, objetivos e ações a longo prazo |
Duração | Ocorre no dia a dia do negócio, sem prazo definido | Revisado todos os anos |
Responsáveis | Todos os níveis (com foco nos gestores) | Alta liderança e áreas estratégicas |
Foco | Execução, acompanhamento e adaptação das estratégias | Formular e definir as melhores estratégias |
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Entendeu o que é gestão estratégica?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é gestão estratégica, os principais tipos e benefícios do processo. Lembre-se de que o planejamento é a chave para que o seu negócio consiga alcançar os objetivos e garantir um crescimento saudável.
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