O que é e como funciona o cartão de débito?

para ilustrar o texto como funciona o cartão de débito, homem confere na imagem dados do cartão para realizar compra online

Cartão de débito é uma forma de pagamento eletrônico que se conecta diretamente à conta corrente de um titular, fazendo a subtração de valores instantaneamente. O dispositivo funciona por meio de autorização com senha e realiza a dedução a partir do saldo bancário atualizado.


Apesar de ser uma das modalidades de pagamento mais populares do Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o cartão de débito na prática e quais são as suas principais características.

De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o cartão de débito é a terceira opção de pagamento mais utilizada em lojas físicas e virtuais. Ele representou 20% de participação no faturamento bruto anual apurado em 2022 para lojas físicas, enquanto no e-commerce foi responsável por 26% desse total.

Quer saber por que o tradicional cartão de débito ainda encanta os consumidores brasileiros e quais são as suas principais vantagens? Então, siga a leitura!

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Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito é um meio de pagamento eletrônico que se conecta diretamente à conta corrente e realiza a subtração imediata de valores a partir do saldo da conta. Dessa forma, a quantia é automaticamente transferida para conta de quem realizou a venda.

O dispositivo funciona por meio de senha, tornando as transações mais seguras do que o dinheiro ou o cheque, por exemplo.

Para que os pagamentos sejam realizados com sucesso, no entanto, é necessário que a conta bancária tenha saldo suficiente para realizar as transações. Caso contrário, corre-se o risco de acionar o cheque especial, que é um tipo de empréstimo que o banco concede quando um saldo está negativo, sob altas taxas de juros.

Além disso, é possível cadastrar o cartão de débito para compras online — basta registrar os dados do cartão de débito no site ou aplicativo desejado, informando o CVC (Código de Verificação do Cartão), ou CVV, que é um código de segurança de três dígitos encontrado na parte posterior do dispositivo, usado para validar as compras virtuais.

E, por falar em modernidade, hoje em dia a função também pode ser utilizada por meio de carteiras digitais em smartphones e relógios inteligentes. Se o seu dispositivo tiver a tecnologia de NFC (Near Field Communication), que atua via conexão por proximidade, será necessário apenas cadastrar os dados do cartão, autorizar o pagamento em poucos cliques e pronto. Pagamento efetuado! Legal, não?

💡 Saiba mais:

Qual a diferença entre cartão de débito e crédito?

A principal diferença entre o cartão de débito e o de crédito é o momento o qual o valor é debitado da conta do cliente. Enquanto no cartão de débito o pagamento é realizado à vista e sai imediatamente da conta, no cartão de crédito há um prazo maior, que é o de fechamento da fatura.

Em outras palavras, fatura é o documento que registra todas as transações realizadas durante determinado período. Isso inclui as compras parceladas, que são divididas ao longo dos meses e só podem ser realizadas por meio do crédito.

Dito isso, o cartão de crédito conta com um limite que foi definido previamente junto à instituição financeira. Já no cartão de débito, a aprovação dos pagamentos depende exclusivamente do valor disponível na conta corrente.

💡 Saiba mais: O que é taxa de aprovação e por que acompanhar esse indicador?

Sendo assim, embora quase sempre o cartão de débito e o de crédito tenham o mesmo aspecto fisicamente falando, a forma de utilização e administração é bem distinta.

💡 Saiba mais:

Quais as vantagens do cartão de débito?

O cartão de débito é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil. Para se ter ideia, segundo dados divulgados pela Valor Investe, a modalidade movimentou R$ 253,8 bilhões no Brasil, apenas no último trimestre de 2022.

Por isso, listamos algumas de suas principais vantagens:

  • Segurança: é uma forma relativamente segura de transitar com dinheiro, uma vez que a opção solicita a senha ou o CVV para realizar as compras;
  • Praticidade: além de mais seguro, portar apenas um cartão para fazer suas compras é bem mais prático do que carregar um monte de dinheiro;
  • Comodidade: a modalidade é aceita em praticamente todos os estabelecimentos do país, o que confere muita conveniência no dia a dia;
  • Simplicidade: ao contrário do cartão de crédito, que precisa de pré-aprovação para ser liberado, o cartão de débito é liberado para praticamente todos os que tenham uma conta corrente ativa;
  • Controle financeiro: usar a função ajuda a evitar dívidas e fazer um melhor controle de entradas e saídas, já que os gastos são debitados automaticamente e ficam registrados no extrato bancário.

Ainda que tenha muitos benefícios, o cartão de débito também apresenta uma desvantagem, que é a possibilidade de ficar com saldo insuficiente para realizar compras.

Portanto, é fundamental acompanhar constantemente os gastos com o cartão, já que o descontrole pode impedir a realização de novas transações ou ativar o cheque especial.

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Como receber em cartão de débito no e-commerce?

Para receber os pagamentos com cartão de débito de uma loja virtual, é necessário configurar empresas credenciadoras. Elas são as responsáveis por fornecer a tecnologia para receber os pagamentos e gerenciá-los.

Quem tem uma loja Nuvemshop, por exemplo, pode ativar alguma das opções que permitem esse tipo de pagamento, como é o caso do Mercado Pago e do PayPal. Para isso, basta acessar Configurações no painel administrativo e, depois, Meios de Pagamento, selecionando uma dessas opções. Ou, então, habilitar a alternativa que achar mais interessante na Loja de Aplicativos Nuvem.

Todavia, recordamos que será preciso criar uma conta na plataforma escolhida, para depois integrar o recurso de forma prática e rápida com a Nuvemshop.

💡 Saiba mais: 19 formas de pagamento para usar na sua Nuvemshop

Entendeu como funciona o cartão de débito?

Agora que você já sabe como funciona o cartão de débito, deve ter notado que essa é uma das formas mais simples e práticas para pagamento de compras e contas. Ele desconta os valores diretamente da conta corrente do titular, o que ajuda a evitar dívidas e proporciona melhor gestão financeira.

Com a facilidade de poder ser utilizado tanto em lojas físicas, quanto em virtuais, a modalidade é bastante popular e tem abrangência nacional.

Não é nenhuma novidade que os lojistas devem oferecer recursos que facilitem e tragam agilidade para as compras. Sobretudo no comércio eletrônico, ambiente onde os consumidores desejam consumir com poucos cliques.

A Nuvemshop entende essa necessidade e integra diversos meios de pagamento para fornecer comodidade e segurança aos clientes.

Além das empresas que oferecem pagamento via cartão de débito, também criou o Nuvem Pago, uma solução feita especialmente para agilizar as transações online.

Como principais vantagens para o vendedor, o Nuvem Pago contribui com a isenção da taxa por venda e centralização das informações. Para os clientes, o benefício é poder pagar com os meios mais populares (cartão de crédito, Pix ou boleto bancário) e fazer tudo isso de forma muito mais rápida e transparente.

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Referências:

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como funciona o cartão de débito

O cartão de débito é um dispositivo eletrônico conectado diretamente à conta corrente de um titular. Ao autorizar as transações, o valor é instantaneamente retirado do saldo da conta do pagador e transferido para a conta de um recebedor.

A principal diferença entre o cartão de débito e o de crédito é que o primeiro utiliza o saldo disponível na conta do cliente, enquanto o outro funciona por meio de crédito pré-aprovado e pagamento após o fechamento da fatura.

O cartão de débito tem como vantagens a segurança, a praticidade, a abrangência e o maior controle financeiro, uma vez que os valores são debitados automaticamente da conta corrente.

Para receber pagamentos em débito no e-commerce, é necessário habilitar nas configurações as instituições que façam a comunicação entre os estabelecimentos comerciais e as instituições financeiras. Como exemplo, temos PayPal, Mercado Pago, Cielo ou Redecard.

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