O que é Clubhouse e como anda o app após o grande sucesso?

Imagem mostrando um smartphone com o aplicativo Clubshouse instalado.

Pontos principais do artigo:

  • Clubhouse é uma plataforma de mídia social baseada em áudio, lançada em 2020, que permite aos usuários participarem de salas de bate-papo apenas por voz;
  • Os usuários podem entrar e sair de diversas salas de discussão sobre uma variedade de tópicos, sendo capazes de atuar como ouvintes, palestrantes ou moderadores;
  • Apesar de sua popularidade inicial, o Clubhouse experimentou uma queda no número de usuários e enfrentou desafios para manter sua relevância diante da concorrência e das mudanças nas preferências dos usuários.

Se você acompanha os lançamentos do mundo digital, certamente já ouviu falar sobre o Clubhouse. A rede social foi lançada em 2020, mas apenas no ano seguinte começou a dar o que falar, principalmente por seu formato e sua dinâmica um tanto quanto atípicos.

No entanto, com o enfraquecimento do isolamento social e o surgimento de novas plataformas com uma proposta semelhante — e até mais robusta —, o Clubhouse perdeu forças e acabou caindo no esquecimento da maioria dos usuários.

Se você nunca ouviu falar nesse app ou quer saber o que aconteceu com ele após esses anos, confira o nosso conteúdo até o fim! Nele, vamos explicar o que é o Clubhouse, como funciona e quais as alternativas a essa ferramenta. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é o Clubhouse?

Clubhouse é um aplicativo de mídia social baseado em áudio que foi lançado em 2020 e ganhou destaque em 2021, tornando-se um fenômeno global. Sua proposta principal é oferecer salas de bate-papo ao vivo, onde os usuários podem participar de discussões sobre uma variedade de tópicos apenas por meio de áudio.

Para você ter uma ideia, em 2021, a ferramenta foi avaliada em quase US$ 100 milhões, fomentando o sucesso da sua empresa criadora, a Alpha Exploration Co.

Inicialmente, o aplicativo operava com uma estrutura de convites, onde os novos usuários precisam ser convidados por membros existentes para poderem participar.

No começo, ele estava disponível apenas para usuários de iPhone (iOS), mas expandiu-se para usuários de Android e buscou atrair mais pessoas por meio de novos recursos, como a capacidade de gravar e reproduzir conversas, bem como salas de chats em texto.

No entanto, após um período de grande popularidade, o Clubhouse enfrentou uma queda significativa no número de usuários e downloads, principalmente devido à concorrência com outras plataformas de mídia social que lançaram recursos semelhantes e à falta de diversidade linguística em suas salas de bate-papo.

Apesar disso, o Clubhouse continua operando e busca recuperar sua relevância através de estratégias de crescimento e inovação.

Como o Clubhouse funciona?

O Clubhouse é uma plataforma de mídia social baseada em áudio que permite aos usuários participarem de salas de bate-papo ao vivo sobre uma variedade de tópicos. No entanto, diferentemente de serviços como o WhatsApp e o Instagram, que permitem a gravação e o envio de mensagens de áudio, no Clubhouse, o usuário apenas abre o microfone e interage com os demais na sala.

O funcionamento básico do Clubhouse envolve a criação de salas de chat por parte dos usuários, onde podem ser discutidos assuntos específicos. Eles podem entrar nessas salas como ouvintes, palestrantes ou moderadores.

Os palestrantes têm permissão para falar durante a conversa, enquanto os ouvintes apenas ouvem. Os moderadores têm o controle sobre quem pode falar na sala, podendo conceder ou revogar essa permissão. O aplicativo não permite o envio de mensagens de texto ou imagens; tudo acontece por meio de áudio.

Um exemplo mais prático: pense em uma videochamada, mas sem o vídeo. Seria uma sala virtual onde os usuários se comunicariam livremente por áudio — e essa é a dinâmica do Clubhouse.

Segundo os fundadores, Rohan Seth e Paul Davison, a ideia de focar no formato de áudio é oferecer uma experiência tranquila e espontânea de interação digital. Eles acreditam que, sem uma câmera ligada e sem a necessidade de digitar, o usuário pode participar de conversas enquanto realiza outras atividades, no caminho para o trabalho, durante uma viagem etc.

O Clubhouse é seguro?

Assim como as demais redes sociais, o Clubhouse tem acesso a alguns dados dos usuários, como:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Foto;
  • Salas que usuário abriu ou participou;
  • Lista de contatos.

Segundo os fundadores, esses dados são utilizados única e exclusivamente para a análise do comportamento do usuário na plataforma, assim como acontece com a maioria das redes sociais que utilizamos todos os dias.

É a partir disso, que o serviço faz as sugestões de salas de acordo com as preferências de cada perfil. Estes dados também são utilizados pelos desenvolvedores para a criação de funções, atualizações etc.

Além do mais, o serviço garante que não vende seus dados pessoais e que o compartilhamento de informações sem aviso prévio só aconteceria caso fosse exigido por lei. Sobre os áudios, de acordo com a política de privacidade do Clubhouse, o aplicativo grava temporariamente as conversas de cada sala.

Essa é uma medida que visa a garantir a segurança dos usuários, pois, caso um participante relate qualquer tipo de violação, o Clubhouse pode usar as gravações para investigar. No entanto, se nenhum incidente for reportado em uma sala ao vivo, o material é excluído logo após a finalização do bate-papo.

💡Saiba mais: Entenda tudo sobre a LGPD

Como criar uma conta no Clubhouse?

Basta baixar o aplicativo e, na tela inicial, clicar em “Get your username” — em português, crie o seu nome de usuário. Em seguida, inserir o seu número e celular, pois é através dele que sua conta será registrada.

No primeiro momento, você deverá selecionar seus interesses na rede social. Por exemplo: saúde e bem-estar, alimentação, negócios e networking, encontros, amizades etc.

Após isso, já dentro do aplicativo, você deve clicar no ícone do perfil no canto superior direito da tela para inserir sua foto e preencher sua biografia. Feito isso, o seu perfil será exibido para os demais usuários desta forma:

Captura de tela de um perfil no Clubhouse

Portanto, o passo a passo para se registrar é o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo Clubhouse na App Store (para dispositivos iOS) ou na Google Play Store (para dispositivos Android);
  2. Abra o aplicativo após a conclusão do download;
  3. Na tela inicial, toque em “Get Started” ou “Sign Up”;
  4. Insira seu número de telefone celular e aguarde o código de verificação que será enviado por mensagem de texto;
  5. Digite o código de verificação recebido para verificar seu número de telefone;
  6. Depois de verificar o número de telefone, você precisará inserir seu nome completo e escolher um nome de usuário;
  7. O Clubhouse solicitará acesso aos seus contatos para ajudá-lo a encontrar amigos que já estão na plataforma. Você pode optar por conceder ou recusar esse acesso;
  8. Após conceder acesso aos contatos (se desejar), você será redirecionado para a página principal do Clubhouse, onde poderá explorar salas de bate-papo ao vivo e começar a interagir com outros usuários.

Lembre-se de que, anteriormente, o acesso ao Clubhouse era restrito e exigia um convite de um usuário existente, mas agora está aberto a qualquer pessoa.

Como usar o Clubhouse?

Com o seu perfil criado, é hora de explorar tudo o que a rede social tem a oferecer e se conectar com os demais usuários. Para te ajudar, separei alguns dos principais passos para se familiarizar com a ferramenta. Confira na sequência.

1. Como adicionar amigos

Na tela inicial, clique no ícone da lupa visível no canto superior esquerdo da tela. Feito isso, você vai ver uma barra com a frase “Find people and Clubs” — em tradução livre, encontre pessoas e clubes. Digite na barra de pesquisa o nome de algum amigo ou usuário específico que você deseja encontrar e o aplicativo te dará os resultados encontrados.

Na mesma página você também encontrará uma sessão chamada “People to follow” (pessoas para seguir). Nela, o aplicativo irá sugerir alguns usuários para você, inclusive, contatos de sua lista que já fazem parte da rede social.

Ao encontrar os usuários que você estava procurando, basta acessar o perfil de cada um e clicar em “Follow” (seguir). Assim, você poderá interagir com eles em salas públicas ou privadas — veremos mais adiante como criar e entrar em salas no Clubhouse.

2. Como encontrar salas

Com base nos interesses que você selecionou durante a criação da sua conta, o algoritmo do Clubhouse irá exibir algumas salas na página inicial do aplicativo. No entanto, é possível fazer uma busca mais ampla clicando no botão “Explore” (explorar) ou na lupa.

Clicando na lupa, você pode pesquisar por salas através dos temas ou digitando palavras-chave de acordo com o que está buscando. Dentre as diversas opções, você encontra salas sobre: idiomas, entretenimento, arte, identidade, esportes e viagens, entre outras.

3. Como entrar nas salas

Depois que você encontrou uma sala do seu interesse, para entrar, basta clicar nela e automaticamente você já estará ouvindo a conversa, que acontece em tempo real. No entanto, para interagir com os participantes é preciso que algum dos administradores da sala o convide.

Contudo, você também pode pedir para participar da conversa levantando a mão clicando no emoji: 🖐

E, caso a conversa não esteja interessante, você pode se retirar clicando em “Leave quietly” (sair silenciosamente).

4. Como criar uma sala

Se você não encontrou salas de um tema específico ou deseja iniciar um bate-papo com os seus amigos, você mesmo pode criar uma sala. No Clubhouse, é possível criar três tipos de salas:

  • Open (aberta): estas salas são públicas e podem ser acessadas por qualquer usuário da plataforma;
  • Social: as salas sociais ficam disponíveis somente para os usuários que você segue;
  • Closed (fechada): já as salas fechadas são acessadas apenas pelas pessoas que você convidar.

Para criar uma sala basta clicar no botão “+ Start a room” — “começar uma sala”, em tradução para o português —, escolher o tipo de sala e, caso seja fechada, selecionar as pessoas que deseja convidar. As salas públicas e sociais, ao serem criadas, automaticamente serão exibidas no feed e na página inicial do aplicativo.

5. Como convidar amigos

Ao entrar no Clubhouse, você pode convidar mais duas pessoas para participar da rede social. Para fazer isso, clique no ícone da carta localizado na parte superior da tela, como mostra a imagem abaixo:

Captura da tela inicial do Clubhouse

Após isso, você poderá escolher duas pessoas da sua lista de contatos para participar. O convite será enviado via SMS, portanto certifique-se de que o número que você selecionar seja de um telefone celular.

Como o Clubhouse pode ser útil para o seu negócio?

Se engana quem pensa que o Clubhouse serve apenas para diversão. Com um grande número de usuários, essa ferramenta pode ser um ótimo canal de networking. Dentre as diversas salas disponíveis, você pode encontrar grupos de conversa sobre negócios, e-commerce, vendas, marketing etc.

Com isso, este pode ser um ótimo canal para fazer contatos e, quem sabe, encontrar potenciais parceiros de negócios. Trocar ideias é uma das estratégias mais ricas para ganhar conhecimento sobre o mercado em geral e isso pode ser, sem dúvidas, uma grande vantagem para você.

Dentre as principais utilidades do Clubhouse para o seu negócio, estão as seguintes:

1. Ganhar conhecimento

Algumas salas temáticas promovem debates que podem ser bastante ricos para o seu conhecimento. Por meio desses bate-papos, você pode aprender desde estratégias de marketing digital para o seu negócio, até conhecer ferramentas e serviços que podem ser úteis para o seu dia a dia.

2. Divulgar seus produtos e serviços

Você pode usar essa ferramenta a favor da sua marca e criar salas para divulgar seus produtos e serviços. Escolhendo a abordagem correta, isto é, que não seja invasiva ou ofensiva, é possível utilizar desse espaço para atrair potenciais clientes.

💡Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

5. Promover ações e eventos

Outra possibilidade é utilizar as salas para divulgar ações da sua empresa, como uma promoção especial, um evento, uma live etc. Participando de salas que tenham relação com o seu modelo de negócio, você pode atingir um número maior de pessoas na rede social.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Afinal, o que houve com o Clubhouse?

O Clubhouse alcançou o seu pico de popularidade no início de 2021. O que o tornou tão atraente foi sua proposta única de permitir que os usuários participassem de salas de bate-papo ao vivo, onde podiam ouvir e participar de discussões sobre uma variedade de tópicos, desde tecnologia até entretenimento, política e muito mais.

A exclusividade inicial do aplicativo, que só permitia o acesso através de convites de usuários existentes e estava disponível apenas para dispositivos iOS, contribuiu para o seu apelo inicial.

No entanto, o Clubhouse começou a perder parte de sua popularidade ao longo do tempo, e várias razões podem ser atribuídas a isso. Uma delas foi a falta de evolução da plataforma para atender às crescentes demandas dos usuários. Confira os motivos a seguir:

Falta de evolução da plataforma

Enquanto o aplicativo continuava atraindo um grande número de usuários no início, sua capacidade de inovar e manter o interesse dos usuários diminuiu com o tempo. Além disso, a concorrência aumentou à medida que outras grandes plataformas de mídia social, como Twitter e Facebook, lançaram recursos semelhantes, como o Twitter Spaces e o Facebook Audio Live Rooms, respectivamente.

Esses concorrentes conseguiram capitalizar sobre o modelo de áudio ao vivo popularizado pelo Clubhouse e ofereceram uma gama mais ampla de recursos e integrações com suas plataformas existentes, o que atraiu muitos usuários.

Dificuldade para monetizar

Outro aspecto que contribuiu para a queda do Clubhouse foi sua dificuldade em reter criadores de conteúdo e estabelecer um modelo de monetização eficaz.

Enquanto outras plataformas ofereciam maneiras para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro através de parcerias, publicidade e outras oportunidades de monetização, o Clubhouse não conseguiu implementar efetivamente esses recursos.

Ausência de moderação

Além disso, a falta de moderação eficaz das conversas no Clubhouse também levantou preocupações sobre discurso de ódio, abuso e segurança dos usuários. Embora a plataforma tenha feito esforços para melhorar seus recursos de moderação e segurança, as críticas persistiram, afetando a percepção pública do aplicativo.

Somando-se a esses desafios, a melhoria das condições globais devido à redução das restrições da pandemia também desempenhou um papel significativo na diminuição do uso do Clubhouse. Com o retorno gradual à vida social offline e o aumento das atividades presenciais, o interesse dos usuários por plataformas de mídia social diminuiu, incluindo o Clubhouse.

Em resumo, uma combinação de concorrência acirrada, dificuldades em reter criadores de conteúdo, preocupações com segurança e moderação, e a mudança de prioridades dos usuários contribuíram para a queda do Clubhouse após seu sucesso inicial.

Aprendeu tudo sobre o Clubhouse?

A ascensão e queda do Clubhouse servem como um exemplo revelador das complexidades e desafios enfrentados pelas plataformas de mídia social na era digital.

Enquanto o aplicativo conseguiu cativar uma grande audiência com sua proposta inovadora de salas de bate-papo ao vivo, sua incapacidade de evoluir, concorrer efetivamente com outras plataformas e abordar questões cruciais de moderação e segurança levaram ao declínio de sua popularidade.

Embora o Clubhouse ainda exista e possa recuperar parte de sua antiga glória com novas iniciativas e melhorias, sua história destaca a importância da inovação contínua, adaptação às demandas do mercado e manutenção de um ambiente seguro e acolhedor para os usuários em meio à competição acirrada no cenário das redes sociais.

O uso estratégico das redes sociais é fundamental para impulsionar as vendas no e-commerce, pois permite às empresas alcançar e engajar seu público-alvo de maneira direcionada, promover produtos de forma atrativa, fornecer suporte ao cliente em tempo real e criar uma comunidade em torno da marca, aumentando assim a visibilidade, a confiança e a fidelidade dos consumidores.

Se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É fácil, rápido e não exige conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Clubhouse

Clubhouse é uma rede social que permite que os usuários interajam em grupos temáticos através de áudio. Sem a câmera, campos de texto e curtidas, a proposta é promover bate-papos mais espontâneos entre os participantes.

O Clubhouse pode ajudar seu negócio porque, com ele, você será capaz de ganhar conhecimento, participar de debates, divulgar produtos e serviços, promover ações e eventos, e realizar reuniões.

O Clubhouse experimentou uma ascensão meteórica em 2021, atraindo celebridades e investimentos significativos. No entanto, seu sucesso foi efêmero, com uma queda acentuada no número de usuários e interesse após o período inicial de hype. A concorrência de outras plataformas e a falta de diferenciação levaram ao declínio doa Clubhouse, resultando em uma perda de relevância no cenário das redes sociais.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies