O que é Clubhouse e como funciona a rede social?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando um smartphone com o aplicativo Clubshouse instalado.

Clubhouse é uma rede social que permite que os usuários interajam em grupos temáticos através de áudio. Sem a câmera, campos de texto e curtidas, a proposta é promover bate-papos mais espontâneos entre os participantes.


Se você anda acompanhando os lançamentos do mundo digital, certamente já ouviu falar sobre o Clubhouse. A nova rede social está dando o que falar, principalmente por seu formato e dinâmica um tanto quanto atípicos.

Portanto, para garantir que você fique por dentro desta novidade, neste artigo, vamos aprender o que é e como funciona o Clubhouse. Separe o papel e a caneta e venha comigo. 📝

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social que tem como foco o bate-papo por áudio. Diferente das outras redes mais populares, esta não possui opções de curtidas, compartilhamentos, comentários etc. A ideia central é dispor de salas temáticas para que os usuários possam interagir livremente entre si.

O aplicativo foi lançado em 2020 pela empresa Alpha Exploration Co. No mesmo ano, a ferramenta foi avaliada em quase US$ 100 milhões. Embora o serviço ainda esteja funcionando na versão beta — isto é, em fase de testes e, por isso, não está disponível para todo o mundo — , o Clubhouse tem atraído a atenção de muitos entusiastas.

Como funciona o Clubhouse?

A dinâmica do Clubhouse, como vimos anteriormente, é baseada na conversa por áudio. No entanto, diferente de serviços como o WhatsApp e o Instagram, que permitem a gravação e o envio de mensagens de áudio, no Clubhouse, o usuário apenas abre o microfone e interage com os demais na sala.

Um exemplo mais prático: pense em uma videochamada, mas sem o vídeo. Seria uma sala virtual onde os usuários se comunicariam livremente por áudio — e essa é a dinâmica do Clubhouse.

Segundo os fundadores, Rohan Seth e Paul Davison, a ideia de focar no formato de áudio é oferecer uma experiência tranquila e espontânea de interação digital. Eles acreditam que, sem uma câmera ligada e sem a necessidade de digitar, o usuário pode participar de conversas enquanto realiza outras atividades, no caminho para o trabalho, durante uma viagem etc.

Como entrar no Clubhouse?

Como dito anteriormente, o Clubhouse ainda está em fase de testes e, por esse motivo, só está disponível para dispositivos iOS. Além disso, para ingressar na rede social é necessário receber um convite de um usuário já ativo.

Ao ser convidado, você recebe um SMS com um link para criar a sua conta. No momento, os únicos requisitos para acessar o Clubhouse são ser convidado e utilizar um aparelho com sistema operacional iOS.

Como criar uma conta no Clubhouse?

Ao clicar no link recebido com o convite, você irá baixar o aplicativo e, na tela inicial, deverá clicar em “Get your username” — em português, crie o seu nome de usuário. Em seguida, insira o seu número e celular, pois é através dele que sua conta será registrada.

No primeiro momento, você deverá selecionar seus interesses na rede social. Por exemplo: saúde e bem-estar, alimentação, negócios e networking, encontros, amizades etc.

Um ponto importante é que, o Clubhouse, por enquanto, está configurado somente no idioma inglês. Portanto, caso haja dificuldades em compreender alguma palavra recomenda-se que utilize algum aplicativo tradutor como apoio.

Após isso, já dentro do aplicativo, você deve clicar no ícone do perfil no canto superior direito da tela para inserir sua foto e preencher sua biografia. Feito isso, o seu perfil será exibido para os demais usuários desta forma:

Captura de tela de um perfil no Clubhouse

Como usar o Clubhouse?

Com o seu perfil criado, é hora de explorar tudo o que a rede social tem a oferecer e se conectar com os demais usuários. Para te ajudar, separei alguns dos principais passos para se familiarizar com a ferramenta. Confira na sequência.

1. Como adicionar amigos?

Na tela inicial, clique no ícone da lupa 🔍 visível no canto superior esquerdo da tela. Feito isso, você vai ver uma barra com a frase “Find people and Clubs” — em tradução livre, encontre pessoas e clubes. Digite na barra de pesquisa o nome de algum amigo ou usuário específico que você deseja encontrar e o aplicativo te dará os resultados encontrados.

Na mesma página você também encontrará uma sessão chamada “People to follow” (pessoas para seguir). Nela, o aplicativo irá sugerir alguns usuários para você, inclusive, contatos de sua lista que já fazem parte da rede social.

Ao encontrar os usuários que você estava procurando, basta acessar o perfil de cada um e clicar em “Follow” (seguir). Assim, você poderá interagir com eles em salas públicas ou privadas — veremos mais adiante como criar e entrar em salas no Clubhouse.

2. Como encontrar salas?

Com base nos interesses que você selecionou durante a criação da sua conta, o algoritmo do Clubhouse irá exibir algumas salas na página inicial do aplicativo. No entanto, é possível fazer uma busca mais ampla clicando no botão “Explore 🌍” (explorar) ou na lupa 🔍.

Clicando na lupa, você pode pesquisar por salas através dos temas ou digitando palavras-chave de acordo com o que está buscando. Dentre as diversas opções, você encontra salas sobre: idiomas, entretenimento, arte, identidade, esportes e viagens, entre outras.

3. Como entrar nas salas?

Depois que você encontrou uma sala do seu interesse, para entrar, basta clicar nela e automaticamente você já estará ouvindo a conversa, que acontece em tempo real. No entanto, para interagir com os participantes é preciso que algum dos administradores da sala o convide.

Contudo, você também pode pedir para participar da conversa levantando a mão clicando no emoji: 🖐

E, caso a conversa não esteja interessante, você pode se retirar clicando em “Leave quietly” (sair silenciosamente).

4. Como criar uma sala?

~Se você não encontrou salas de um tema específico ou deseja iniciar um bate-papo com os seus amigos, você mesmo pode criar uma sala. No Clubhouse, é possível criar três tipos de salas:

  • Open (aberta): estas salas são públicas e podem ser acessadas por qualquer usuário da plataforma;
  • Social: as salas sociais ficam disponíveis somente para os usuários que você segue;
  • Closed (fechada): já as salas fechadas são acessadas apenas pelas pessoas que você convidar.

Para criar uma sala basta clicar no botão “+ Start a room” — “começar uma sala”, em tradução para o português —, escolher o tipo de sala e, caso seja fechada, selecionar as pessoas que deseja convidar. As salas públicas e sociais, ao serem criadas, automaticamente serão exibidas no feed e na página inicial do aplicativo.

5. Como convidar amigos?

Ao entrar no Clubhouse, você pode convidar mais duas pessoas para participar da rede social. Para fazer isso, clique no ícone da carta localizado na parte superior da tela, como mostra a imagem abaixo:

Captura da tela inicial do Clubhouse

Após isso, você poderá escolher duas pessoas da sua lista de contatos para participar. O convite será enviado via SMS, portanto certifique-se de que o número que você selecionar seja de um telefone celular.

Como o Clubhouse pode ser útil para o seu negócio?

Se engana quem pensa que o Clubhouse serve apenas para diversão. Com um grande número de usuários, essa ferramenta pode ser um ótimo canal de networking. Dentre as diversas salas disponíveis, você pode encontrar grupos de conversa sobre negócios, e-commerce, vendas, marketing etc.

Com isso, este pode ser um ótimo canal para fazer contatos e, quem sabe, encontrar potenciais parceiros de negócios. Trocar ideias é uma das estratégias mais ricas para ganhar conhecimento sobre o mercado em geral e isso pode ser, sem dúvidas, uma grande vantagem para você.

Dentre as principais utilidades do Clubhouse para o seu negócio, estão as seguintes:

1. Ganhar conhecimento

Algumas salas temáticas promovem debates que podem ser bastante ricos para o seu conhecimento. Através desses bate-papos, você pode aprender desde estratégias de marketing digital para o seu negócio, até conhecer ferramentas e serviços que podem ser úteis para o seu dia a dia.

2. Participar de debates

Sem dúvidas, a melhor forma de conhecer algum assunto é debatendo sobre ele. Através desse tipo de troca, é possível entender melhor sobre qualquer tema que esteja em discussão. No Clubhouse, você irá encontrar diversas salas sobre tecnologia, negócios, marketing e diversos tópicos que podem ser interessantes para você e para o seu negócio.

3. Divulgar seus produtos e serviços

Lembra que, anteriormente, eu ensinei como criar uma sala no Clubhouse? Pois bem, você pode usar essa ferramenta a favor da sua marca e criar salas para divulgar seus produtos e serviços. Escolhendo a abordagem correta, isto é, que não seja invasiva ou ofensiva, é possível utilizar desse espaço para atrair potenciais clientes.

4. Promover ações e eventos

Outra possibilidade é utilizar as salas para divulgar ações da sua empresa, como uma promoção especial, um evento, uma live etc. Participando de salas que tenham relação com o seu modelo de negócio, você pode atingir um número maior de pessoas na rede social.

5. Realizar reuniões

Por fim, é possível utilizar o Clubhouse para fazer reuniões com sua equipe, parceiros, fornecedores etc. O formato de conversa livre via áudio oferece uma experiência de interação superprática que pode ser bastante útil para a rotina da sua empresa.

Crie a sua loja virtual e venda pela internet
Testar 30 dias grátis

O Clubhouse é seguro?

Assim como as demais redes sociais, o Clubhouse tem acesso a alguns dados dos usuários, como:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Foto;
  • Salas que usuário abriu ou participou;
  • Lista de contatos.

Segundo os fundadores, estes dados são utilizados única e exclusivamente para a análise do comportamento do usuário na plataforma, assim como acontece com a maioria das redes sociais que utilizamos todos os dias. É a partir disso, que o serviço faz as sugestões de salas de acordo com as preferências de cada perfil. Estes dados também são utilizados pelos desenvolvedores para a criação de funções, atualizações etc.

Além do mais, o serviço garante que não vende seus dados pessoais e que o compartilhamento de informações sem aviso prévio só aconteceria caso fosse exigido por lei. Sobre os áudios, de acordo com a política de privacidade do Clubhouse, o aplicativo grava temporariamente as conversas de cada sala.

Essa é uma medida que visa a garantir a segurança dos usuários, pois, caso um participante relate qualquer tipo de violação, o Clubhouse pode usar as gravações para investigar. No entanto, se nenhum incidente for reportado em uma sala ao vivo, o material é excluído logo após a finalização do bate-papo.

💡 Quer saber mais sobre política de dados? Conheça tudo sobre a LGPD

Resumo

Curtiu? Então procure seus amigos e peça um convite para o Clubhouse! Se você vende pela internet, esse definitivamente será um ótimo canal para fazer contatos e conhecer mais sobre o e-commerce!

Antes de terminar, confira um resumo rápido sobre os assuntos abordados neste artigo:

O que é Clubhouse?

Clubhouse é uma rede social que permite que os usuários interajam em grupos temáticos através de áudio. A proposta é promover bate-papos mais espontâneos entre os participantes.

Como entrar no Clubhouse?

O Clubhouse só está disponível para dispositivos iOS. Além disso, para ingressar na rede social é necessário receber um convite de um usuário já ativo.

Como o Clubhouse pode ser útil para o seu negócio?

O Clubhouse pode ajudar seu negócio porque, com ele, você será capaz de:

  • Ganhar conhecimento;
  • Participar de debates;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Promover ações e eventos;
  • Realizar reuniões.

E, se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste gratuito com a Nuvemshop por 30 dias? Crie sua loja de forma rápida e prática e conquiste o seu lugar no mercado digital!

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies