17/09/2015

11 ferramentas para potencializar a sua produtividade

Empreendedor com smartphone e tablet.

Com uma rotina de trabalho organizada, você conseguirá conquistar os resultados esperados e atingir as metas determinadas para a sua empresa. E já que a tecnologia está tão presente em nosso cotidiano, por que não utilizá-la a seu favor?

Alguns aplicativos podem ser bastante úteis para ganhar tempo e agilizar a execução das suas tarefas. A lista está em constante crescimento, mas nesta aula trazemos 11 dos mais utilizados e eficientes:

Clear Focus

Lembra-se da técnica de produtividade Pomodoro, apresentada na aula anterior? Com o Clear Focus, você poderá facilitar a sua aplicação e não perder tempo configurando alarmes em seu smartphone.

Disponível gratuitamente para Android, o aplicativo conta com um temporizador desenvolvido especialmente para o método, com os blocos de 25 minutos e os intervalos (que podem ter suas durações alteradas). Como bônus, também é possível, durante o tempo de concentração, desabilitar o wifi do seu smartphone e permitir apenas notificações prioritárias.

Usuários de iPhone podem aproveitar o similar Pomodoro Timer.

Evernote

Mais do que um simples bloco de anotações, o Evernote é uma ferramenta bastante completa. Disponível online e para Windows, Mac, iPhone e Android em versões gratuita e paga, permite que você armazene materiais de diversos formatos (textos, imagens ou manuscritos) e sincronize-os em todos os seus dispositivos.

O programa baseia-se em uma estrutura de notas que podem ser organizadas em etiquetas, cadernos e pilhas diferentes, além de lembretes para lembrá-lo de executar determinadas tarefas e um sistema de compartilhamento e chat para ser usado com os colegas de trabalho.

Google Agenda

Não há verdadeira organização sem um bom calendário. O Google Agenda, disponível gratuitamente online e para iPhone e Android, é perfeito para gerenciar os seus compromissos com hora marcada, como reuniões, palestras e outros eventos externos.

Você também pode compartilhar sua agenda com os outros membros da equipe para que todos estejam a par da sua programação, marcar atividades em conjunto e até aproveitar a lista de tarefas incorporada para garantir o cumprimento dos seus deadlines.

Google Drive

Outra excelente ferramenta do Google que pode ajudá-lo na rotina de trabalho é o Google Drive. Com o serviço, você pode guardar todos os seus arquivos na nuvem, ou seja, em um servidor externo que pode ser acessado através da internet.

Além de garantir a segurança dos seus dados caso ocorra algum problema com o seu computador, é possível visualizar e editar seus documentos a partir de qualquer dispositivo e compartilhá-los com seus colegas. A versão gratuita, disponível online e para Windows, Mac, iPhone e Android, oferece 30 GB gratuitos.

Usuários do Hotmail ou Outlook podem optar pelo similar OneDrive, da Microsoft, enquanto o Dropbox também cumpre bem o papel.

Passpack

Possui contas em diversos serviços? Então, considerando que cada um deles deve possuir a sua própria senha por questões de segurança, você também tem muitas delas para gerenciar, certo? Para isso, o Passpack é o serviço ideal.

Acessando o site e cadastrando-se gratuitamente, você mantém todas as suas senhas em um só lugar, podendo também compartilhá-las com sua equipe. A facilidade se torna ainda maior com o botão “Passpack it”, que preenche seus formulários de login com apenas um clique e poupa preciosos minutos de trabalho.

Pocket

Com o grande fluxo de informações que circulam pela internet, é inevitável não nos depararmos com artigos ou vídeos interessantes durante o expediente. Para não se distrair com eles, contudo, você pode usar o Pocket.

O serviço, disponível online e para iPhone e Android, em versões gratuita e paga, permite que você guarde todos os links para ler depois em seu tempo livre ou em um momento mais adequado (como aquele em que você precisa de algumas ideias). O melhor de tudo é que o armazenamento é offline, ou seja, seu conteúdo não requer internet para ser visualizado.

Rescue Time

Precisa de uma ajuda extra para se concentrar nas tarefas? Se, mesmo deixando as leituras para depois, fugir das inúmeras distrações que a internet proporciona continue sendo um desafio para você, pode valer a pena experimentar o Rescue Time.

Disponível gratuitamente para Windows, o programa monitora quanto tempo você passa em cada site ao longo do dia, gerando um gráfico com as categorias principais e apontando seu nível de produtividade. Também é possível ter acesso a relatórios semanais do seu desempenho e definir metas.

Skype

Clássico dos ambientes domésticos e corporativos, o Skype não poderia ficar fora desta lista. A possibilidade de realizar ligações online e chamadas em vídeo gratuitas, sem dúvida, é uma grande aliada da sua rotina de trabalho.

Com a ferramenta, disponível gratuitamente ou em versão paga para Windows, Mac, Linux, iPhone, Android e Windows Phone (entre outros dispositivos), você pode comunicar-se com a sua equipe de onde estiver, participar de reuniões remotas e até entrevistar candidatos a alguma vaga em sua empresa. Para dicas de como utilizá-lo, confira nosso artigo especial.

Team Viewer

Já ouviu falar de acesso remoto? Com o Team Viewer, disponível gratuitamente ou em versão paga para Windows, Mac, Linux, iPhone, Android e Windows Phone (entre outras plataformas), você pode conectar-se ao seu computador a partir do smartphone, visualizando dados e aproveitando funcionalidades a qualquer hora.

Também é possível utilizar o serviço para acessar o computador de um colega de trabalho, auxiliando-o com uma tarefa ou solucionando algum problema rapidamente sem necessidade de deslocamento.

Todoist

Sabendo a importância de uma boa lista de tarefas, não poderíamos deixar de indicar um bom aplicativo para a elaboração da sua. O Todoist é um dos mais completos, permitindo não apenas anotar as suas atividades, mas também categorizá-las por prioridade, data ou projeto.

A partir do serviço disponível online e para Windows, Mac, iPhone, Android e várias outras plataformas, em versões gratuita e paga, você também pode acompanhar a sua produtividade através do gráfico gerado à medida em que completa cada item pendente.

Outra boa alternativa é o similar Wunderlist.

Trello

Para gerenciar seus projetos em equipe, porém, a ferramenta ideal é o Trello. Disponível online e para iPhone, Android e Windows Phone em versões gratuita e paga, permite que você organize seus planos de ação de forma completa através de listas que, por sua vez, contam com atribuição de datas para execução e pessoas responsáveis.

O grande trunfo da plataforma é justamente a possibilidade de conferir tudo em big picture, ou seja, visualizar todos os processos de uma única vez, o que é perfeito para ter certeza de que todas as suas metas estão em vias de serem alcançadas.

Gostou?

Esses foram apenas alguns exemplos dos recursos que você tem ao seu alcance para simplificar o seu expediente. Confira outras excelentes opções em nosso artigo especial sobre home office e, no vídeo a seguir, alternativas a serem consideradas caso a sua empresa esteja presente nas redes sociais:

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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