As 10 melhores ferramentas de produtividade para trabalhar em casa

Por: Luane Silvestre
As 10 melhores ferramentas de produtividade para trabalhar em casa

Aqui você encontra:

Manter a organização e a concentração ao trabalhar em casa nem sempre é fácil. Afinal, são muitas as vezes que as atividades domésticas podem nos tirar o foco. Logo, pensando em te ajudar com isso, criamos esta lista com 10 ferramentas de produtividade.

Todas as ferramentas a seguir possuem versão mobile — o que é ótimo, pois você tem a opção de gerenciar pela tela do desktop, mas também pela do seu smartphone ou tablet! 📱

Vamos conhecê-las?

1. Clear Focus

Antes de falarmos do Clear Focus, você conhece a técnica do Pomodoro?

Se não, te explicamos: Pomodoro é uma das ferramentas de produtividade pessoal mais utilizadas dos últimos anos. Criada na década de 80, ela estimula expedientes por ciclos — trabalha-se por 25 minutos ininterruptos e faz-se uma pausa de 5 minutos.

Após quatro ciclos de 25 minutos, indica-se fazer uma pausa de 30 minutos para relaxar e recuperar a energia.

Assim, com o Clear Focus, você pode aplicar a técnica do Pomodoro e não perder tempo configurando alarmes. O aplicativo conta com um temporizador desenvolvido especialmente para o método, com os blocos de 25 minutos e os intervalos (que podem ter suas durações alteradas).

Como bônus, também é possível, durante o tempo de concentração, desabilitar o Wi-Fi do seu smartphone e permitir apenas notificações prioritárias.

2. Evernote

O Evernote é uma das ferramentas de produtividade mais completas do mercado. Ele permite que você armazene materiais de diversos formatos (textos, imagens ou manuscritos) e sincronize-os em todos os seus dispositivos.

O programa baseia-se em uma estrutura de notas que podem ser organizadas em etiquetas, cadernos e pilhas diferentes. Além disso, disponibiliza lembretes para recordá-lo de executar determinadas tarefas e um sistema de compartilhamento e chat para ser usado com colegas de trabalho (ou até mesmo com membros da sua família).

3. Google Agenda

Não há verdadeira organização sem um bom calendário. O Google Agenda é um dos aplicativos de produtividade mais indicados para gerenciar seus compromissos com hora marcada, como reuniões, palestras e outros eventos externos.

Você pode compartilhar sua agenda com outros usuários para que todos estejam a par da sua programação. Também é possível marcar atividades em conjunto e até aproveitar a lista de tarefas incorporada para garantir o cumprimento dos seus prazos.

4. Google Drive

Dentre as ferramentas de produtividade do Google, outra excelente que pode ajudá-lo ao trabalhar em casa é o Google Drive. Com o serviço, você pode guardar todos os seus arquivos em nuvem, ou seja, em um servidor externo que pode ser acessado através da internet.

Além de garantir a segurança dos seus dados caso ocorra algum problema com o seu computador, é possível visualizar e editar seus documentos a partir de qualquer dispositivo e compartilhá-los com seus colegas. A versão gratuita, disponível online e para Windows, Mac, iPhone e Android, oferece 15 GB gratuitos.

Usuários do Hotmail ou Outlook podem optar pelo similar OneDrive da Microsoft, enquanto o Dropbox também cumpre bem o papel.

5. LastPass

Possui contas em diversos serviços? Então, considerando que cada um deles deve possuir a sua própria senha por questões de segurança, você também tem muitas delas para gerenciar, certo? Para isso, o LastPass é o serviço ideal.

Acessando o site e cadastrando-se gratuitamente, você mantém todas as suas senhas em um só lugar, podendo também compartilhá-las com sua equipe (a partir do pacote Families). A ferramenta se torna ainda melhor com sua extensão para o Google Chrome, que facilita a ação de salvar novos logins.

6. Pocket

Com o grande fluxo de informações que circulam pela internet, é inevitável não nos depararmos com artigos ou vídeos interessantes durante o expediente. Para não se distrair com eles ao trabalhar em casa, contudo, você pode usar uma das melhores ferramentas de produtividade, o Pocket.

O serviço permite que você guarde todos os links para ler depois em seu tempo livre ou em um momento mais adequado (como aquele em que você precisa de algumas ideias). Além disso, o armazenamento é offline, ou seja, seu conteúdo não requer internet para ser visualizado.

7. Rescue Time

Precisa de uma ajuda extra para se concentrar nas tarefas? Se, mesmo deixando as leituras para depois, fugir das inúmeras distrações que a internet proporciona continua sendo um desafio para você, pode valer a pena experimentar o Rescue Time.

Disponível gratuitamente, o programa monitora quanto tempo você passa em cada site ao longo do dia. Também gera um gráfico com as categorias principais e aponta seu nível de produtividade. É possível ter acesso a relatórios semanais do seu desempenho e definir metas.

8. Team Viewer

Já ouviu falar de acesso remoto? Com o Team Viewer, você pode conectar-se ao seu computador a partir do smartphone, visualizando dados e aproveitando funcionalidades a qualquer hora.

Também é possível utilizar o serviço para acessar o computador de um colega, auxiliando-o com uma tarefa ou solucionando algum problema  sem necessidade de deslocamento — o que é ideal para quem trabalha em casa.

9. Todoist

Ter uma lista de tarefas é uma das principais ferramentas de produtividade pessoal. Assim, não poderíamos deixar de indicar um bom aplicativo para a elaboração da sua. O Todoist é um dos mais completos, permitindo não apenas anotar as suas atividades, mas também categorizá-las por prioridade, data ou projeto.

A partir do serviço disponível online , você também pode acompanhar a sua produtividade através do gráfico gerado à medida em que completa cada item pendente. Outra alternativa similar é Wunderlist.

10. Trello

Para gerenciar seus projetos em equipe, porém, a ferramenta perfeita é o Trello. Disponível online e para iPhone, Android e Windows Phone em versões gratuita e paga, permite que você organize seus planos de ação de forma completa através de listas que, por sua vez, contam com atribuição de datas para execução e pessoas responsáveis.

O grande trunfo da plataforma é justamente a possibilidade de conferir tudo em big picture. Ou seja, visualizar todos os processos de uma única vez, o que é ótimo para ter certeza de que todas as suas metas estão em vias de serem alcançadas. Outra opção semelhante é a Asana.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que, a partir desse conteúdo sobre ferramentas de produtividade, você tenha mais recursos para realizar suas tarefas com mais agilidade e tranquilidade ao trabalhar em casa.

Caso queira conferir mais estratégias sobre o assunto, confira a categoria Produtividade no Blog da Nuvemshop! 🤓

Ah, e se você investe no e-commerce, não deixe de escolher uma plataforma completa e pronta para ser utilizada, como a da Nuvemshop. Crie sua loja virtual e experimente por 30 dias gratuitos!

Faça como +50mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop
O melhor evento de e-commerce para PME’s do Brasil

13 a 15 de julho — online e gratuito

Reserve o seu lugar