Como usar o Instagram para promover a sua marca

Storytelling: como contar histórias no Instagram

Aula 8

Storytelling: como contar histórias no Instagram

7 minutos
Como fazer storytelling no Instagram

Qual foi a maior lição que você aprendeu na infância?

Com certeza uma cena veio à sua mente. E, junto dela, um “filme”. Isso porque nós aprendemos tudo a partir de pequenas narrativas, sequências de eventos que vamos ouvindo ou vivenciando aqui e ali…

E não só experiências reais podem nos ensinar algo. Gerações inteiras de pais e avós se dedicaram a inventar e reinventar contos de fada e fábulas para mostrar às crianças o certo e o errado, o bom e o ruim. Por algum motivo, essa prática de contar histórias acabou sendo esquecida nos últimos anos. Mas os especialistas em marketing afirmam que você deve retomá-la.

O que é storytelling?

A tradução livre da expressão em inglês é bem esclarecedora e pouco pretensiosa: storytelling significa “contagem de histórias”. Trata-se da nova aposta do marketing de relacionamento: compartilhar a jornada do seu negócio com o público, pouco a pouco, a fim de reforçar a sua proposta e destacá-la em meio à concorrência.

Mas calma, não precisa dividir tudo. O segredo é saber selecionar os momentos que realmente representam a identidade da sua marca e torná-los acessíveis a qualquer um que deseje saber um pouco mais: uma mudança no ambiente de trabalho, um prêmio, uma nova estratégia. Problemas e crises internas ficam de lado, ok?

Outro foco da sua narrativa pode ser a própria linha de produtos. A Cuplover, marca brasileira embasada no conceito de slow fashion (consumo consciente), lançou um vídeo especial para contextualizar sua coleção Outono/Inverno em 2017. Confira:

Dicas para o Instagram: como investir nisso?

A questão principal de quem deseja começar a fazer storytelling é: por que sua história merece ser contada?

Veja bem, o Instagram e as mídias em geral estão cheios de perfis publicando todo tipo de narrativa (e você não quer ser mais do mesmo). Dedique-se a revisitar a caminhada do seu empreendimento e reconhecer elementos que despertem o interesse do público. Por exemplo:

  • Personagens complexos: mostre um pouco da personalidade de cada um dos envolvidos no projeto da empresa.
  • Conflitos: empreender não é fácil. Compartilhe alguns dos principais desafios e obstáculos já superados, e tudo o que sua equipe precisou fazer para chegar até onde está.
  • Desejos: qual é a ambição da sua marca? Qual é a missão dela, o resultado final que espera entregar ao mundo? Deixe a resposta clara.

Explore os seus pontos fortes e tudo o que torna a sua história única. Depois de reunir algumas ideias, pense em imagens que podem representá-las e publique-as tanto nos Stories, quanto no feed do seu Instagram.

No primeiro caso, você pode postar vídeos com spoilers de uma nova coleção, por exemplo. O curto tempo de 15 segundos é ideal para criar um suspense, focando nas ideias de conflitos e desejos.

Já no feed, é possível investir em conteúdos mais rápidos, como em personagens. Aproveite o auxílio da legenda para desenvolver algo que integre o texto e a imagem. A seguir, você encontrará mais exemplos para este formato.

Inspire-se!

A Dove, em sua campanha Real Beleza, criticou a ideia de que toda mulher precisa ser feminina. Então convidou uma consumidora para contar sua história: “Meu marido diz: ‘você é meu garoto’, de uma forma carinhosa. Olhe para dentro e tire a sua beleza dali.”

dove instagram

O Madero, por sua vez, aproveitou a estratégia do storytelling para destacar a tradição que acompanha o feitio de sua famosa maionese. Destacou a história da família Durski e, especialmente, a avó de um dos chefs:

madero instagram

Já a Starbucks, com o intuito de nos remeter a um momento de paz, criou uma cena imaginada a partir de um de seus produtos: “Como uma brisa da manhã em uma praia…me refrescando com um flamingo e meus óculos de sol…carregando uma cesta de limões e cocos frescos.”

starbucks instagramE até a Barbie, em seu perfil oficial no Instagram, compartilhou o lançamento de seu livro através de uma pequena narrativa: “Notícia quente! Meu novo livro A Arte de @barbiestyle, publicado por @assouline, chegou oficialmente! Estou em New York essa semana para começar meu book tour e celebrar com todos os nossos amigos e colaboradores! Estaremos visitando mais cidades e compartilhando mais informações ao longo do caminho, então fique ligado! Será um marco.”barbie instagram

Bônus

Para fecharmos com chave de ouro, confira o nosso podcast sobre storytelling. Neste programa, tivemos a participação especial de Murillo Leal (Top Voice do LinkedIn com mais de 380 mil seguidores) e Joni Galvão (especialista no tema e fundador da The Plot Company e da Masters Talks):

Gostou?

Ao conhecer e compartilhar os desafios e as conquistas da sua marca, seus consumidores se sentirão muito mais próximos e terão uma facilidade maior de se identificar com a sua cultura. Fortalecendo esse vínculo, eles também se animarão a fazer parte da história. Aposte no storytelling e veja o que a estratégia pode fazer pelo seu negócio!

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