As informações são oficiais dos Correios para o rastreamento de objetos?
As informações utilizadas na ferramenta de rastreamento dos Correios são oficiais, ou seja, coletadas diretamente na base de dados da estatal a respeito das entregas.
Dessa forma, as indicações contidas sobre o trajeto seguido por seu objeto aqui são totalmente confiáveis para que você se planeje para receber sua entrega.
Como fazer o rastreio de encomendas?
Saber onde está sua encomenda é muito simples. Veja o passo a passo para fazer o rastreamento:
- Vá até o site em que realizou sua compra e copie o código de rastreamento. Ele também pode aparecer com o nome “código de rastreio” e não deve ser confundido com o número do pedido;
- Cole o texto (composto por letras e números) no campo “Seu código de rastreio” no início desta página;
- Dê enter ou pressione o botão da lupa 🔍;
- Acompanhe as etapas que seu pacote já percorreu para chegar até você!
O que acontece quando o produto não é entregue?
A falha na entrega do produto pode aparecer como status por alguns motivos. Os principais são:
- Falta de pagamento do despacho postal: ele deve ser realizado em até 30 dias;
- Fiscalização aduaneira:a encomenda foi tributada e a taxa precisa ser paga para que ela seja liberada;
- Destinatário ausente:os Correios fazem três tentativas de entrega. Após esse limite, o pacote retorna ao endereço do remetente;
- Objeto roubado ou extraviado: infelizmente, houve esse problema mais grave com a encomenda. Você deve entrar em contato com a loja para ver como proceder.
O que significa cada uma das etapas que aparecem como status?
Conheça cada uma das etapas de entrega:
- Objeto postado: o lojista postou sua encomenda na agência dos Correios;
- Objeto em trânsito:o pacote está transitando entre a agência e o centro de distribuição mais próximo do seu endereço;
- Objeto saiu para entrega ao destinatário:a encomenda está a caminho do seu endereço. Lembre apenas que ela pode demorar algumas horas até que chegue, pois os Correios deixam vários pacotes no trajeto;
- Objeto entregue ao destinatário:sua encomenda foi recebida em seu endereço.
O que acontece com minha entrega com os Correios em greve?
Em geral, mesmo quando com os Correios em greve, os serviços não ficam totalmente paralisados. A estatal ainda funciona, mas com efetivo reduzido, o que pode resultar em atrasos. As encomendas ficam paradas no centro de distribuição.
Caso o período de atraso seja superior a 90 dias, é recomendado que você entre com um Pedido de Informação (PI) no site dos Correios. Para tanto, você deve ter em mãos o código de rastreio e os dados do remetente. Além disso, o objeto precisa estar em território nacional para que os dados possam ser acessados pela estatal.
Outra opção é entrar em contato com a loja onde você fez a compra. Desse modo, eles podem entrar com o PI junto aos Correios.