O que é a pesquisa por voz e como lidar com ela em seu site?

Por: Victoria Salemi
O que é a pesquisa por voz e como lidar com ela em seu site?

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Seja por causa dos assistentes inteligentes (como a Alexa, da Amazon, e o Google Home) ou pelos smartphones, você já deve ter se deparado com a pesquisa por voz em algum momento, certo? E saiba que tem muita gente com você, pois essa é uma tendência em crescimento.

De acordo com uma pesquisa do site Statista, 39% dos usuários conectados à internet na América Latina haviam feito pelo menos uma pesquisa por voz no início de 2019. Portanto, saber como lidar com essa tendência para que seu site seja encontrado por essas pessoas é fundamental nos dias de hoje.

Se você ainda não tem muita familiaridade com o conceito da pesquisa de voz, não se preocupe! Continue a leitura conosco e descubra tudo sobre o assunto. 🗣️📱

O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma busca na internet em que, ao invés de digitar o termo, a pessoa fala o que quer saber. Na sequência, o dispositivo reconhece o que foi dito, transforma em texto, codifica aquela informação e apresenta os resultados.

Muitas vezes, o primeiro resultado é lido em voz alta para quem fez a pesquisa. Nos smartphones, há a possibilidade de explorar resultados adicionais como seria feito normalmente. No entanto, em dispositivos inteligentes — em que não há tela —, apenas o primeiro colocado é lido pelo assistente.

Como ativar a pesquisa por voz do Google?

A pesquisa por voz, como vimos, é suportada por assistentes e também por smartphones. Grande parte dos dispositivos móveis aceita esse tipo de busca, porém é necessário ativá-la. Então, vamos conferir como fazer isso tanto em smartphones quanto em tablets:

No Android

  • Acesse o aplicativo do Google;
  • Clique em “Mais”;
  • Vá até “Configurações”;
  • Selecione “Voz”;
  • Clique em “Voice Match” e configure para que o assistente reconheça sua voz.

No iOS

  • Abra o app do Google;
  • Clique em “Mais”;
  • Vá até “Configurações”;
  • Selecione “Voz”;
  • Altere as configurações de idioma e opte por iniciar as pesquisas ao dizer “Ok Google”, se quiser.

Como iniciar uma pesquisa por voz no Google?

Caso você tenha selecionado a opção para iniciar uma pesquisa ao dizer “Ok Google”, basta falar essas palavras, em qualquer tela do seu dispositivo, e o app do Google começará a te escutar.

Se não tiver ativado essa funcionalidade, você pode abrir o buscador e clicar no ícone do microfone (localizado ao lado da barra onde você digitaria o texto da pesquisa) antes de falar o que quer saber. Simples, não é mesmo?

Como fazer o SEO por voz?

Até aqui, vimos como fazer uma pesquisa de voz. Mas como fazer para que seu site apareça otimizado aos usuários que realizam esse tipo de busca? 🤔

Assim como é necessário trabalhar para que suas páginas apareçam em uma pesquisa de texto, o mesmo acontece para a busca por voz. Por meio do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), você vai fazer com que seu site entregue o que o usuário quer saber.

Antes de nos aprofundarmos nas especificidades da pesquisa por voz, caso ainda não tenha tanta familiaridade com o SEO, recomendamos o guia abaixo para que você entenda melhor sobre o assunto:


Saiba mais...

1. Foque em palavras-chave de cauda longa

Quando falamos na pesquisa de palavras-chave para que você as utilize em seu site, é sempre importante escolher os termos que os usuários costumam usar na hora da busca. E, com a pesquisa de voz, não seria diferente.

Portanto, na hora de fazer o planejamento das suas keywords, considere a oralidade. Como falar dá menos trabalho do que escrever, as pesquisas costumam ser por palavras-chave de cauda longa, ou seja, mais específicas.

Outro aspecto bastante comum nas buscas em voz também é o das perguntas. Isso significa que, em vez de pesquisar pelo termo sozinho, a pessoa vai elaborar uma pergunta.

Quer um exemplo disso tudo? Em uma pesquisa escrita em que teríamos “horário funcionamento Cristo Redentor”, na busca por voz a tendência é que a keyword fosse: “Qual o horário de funcionamento do Cristo Redentor?”.

2. Aposte no formato perguntas e respostas

Como vimos no tópico anterior, as perguntas são bastante comuns na pesquisa por voz. Por esse motivo, estruturar suas páginas no formato de perguntas e respostas vai sinalizar para o Google que seu site leva exatamente a informação que as pessoas querem saber.

Para facilitar essa leitura por parte do buscador, procure responder às perguntas de forma direta quando elas forem feitas em algum título ou subtítulo da sua página. Por exemplo:

  • Subtítulo: Qual o horário de funcionamento do Cristo Redentor?
  • Início do texto: O horário de funcionamento do Cristo Redentor é das 9h às 19h, de segunda a domingo.

Isso não apenas vai sinalizar para o Google que sua página é um bom resultado para a dúvida dos usuários, como também aumenta as chances de que você consiga um featured snippet. Não sabe o que é isso? Continue comigo, porque vamos entrar nesse tópico a seguir.

Considerado como a posição zero da página de resultados, o featured snippet é aquele quadro que já apresenta uma parte do texto na própria página do Google, como na imagem abaixo:

Captura de tela do featured snippet no Google

Sempre que a busca por uma palavra-chave tiver um featured snippet, esse será o resultado que o assistente de voz vai ler para o usuário. Então, tentar posicionar seu conteúdo nesse local é uma ótima ideia.

De acordo com o próprio Google, esses trechos em destaque têm mais chances de ser mostrados quando uma pesquisa for feita na forma de pergunta. Logo, o resultado deve se adequar a essa pergunta.

Além disso, outros tipos de conteúdos que costumam aparecer nos featured snippets são listas enumeradas de itens ou instruções e também tabelas com estatísticas. Então, se tiver como incluir esses formatos em suas páginas, essa é uma boa ideia para que seu resultado seja aquele apresentado na pesquisa por voz. 😉

4. Use o Google Meu Negócio

A pesquisa por voz pode ser utilizada não apenas para uma busca genérica no Google, mas também no serviço de GPS do buscador, o Maps.

Nesse contexto, se você tem um estabelecimento físico, é fundamental cadastrá-lo no Google Meu Negócio. Isso porque apenas dessa forma sua loja poderá aparecer como um resultado próximo para quem fizer uma pesquisa por voz no Google Maps. Por exemplo, se alguém diz para o Google que quer ir à padaria mais próxima, ele vai apresentar os resultados que constam no diretório do Meu Negócio.

Para saber mais sobre o funcionamento do Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa gratuitamente na ferramenta, confira:


Saiba mais...

Quer saber mais sobre a pesquisa de voz?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a ficar por dentro do universo da pesquisa por voz! Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos e, por isso, é importante que você a leve em consideração na hora de desenvolver sua estratégia, ok? 😉

Para entender um pouco das aplicações práticas da pesquisa em voz, te convido a ouvir nosso episódio do TechCommerce com notícias sobre a aplicação prática dessa tecnologia:

Se preferir, você pode ouvir o podcast no Spotify, no SoundCloud ou no YouTube da Nuvemshop. 🎧

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