O que é social commerce e como aproveitar?

Conteúdo criado por humano
Mulher grava vídeos de roupas para vender pelas redes sociais, pela técnica de social commerce.
Pontos principais do artigo:
  • Social commerce é a venda de produtos e serviços diretamente em redes sociais, agilizando o processo de compra e evitando a perda de clientes;
  • As vantagens do social commerce incluem o aumento do público, crescimento do tráfego e engajamento, e melhora no retorno sobre o investimento (ROI);
  • A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração nativa com as principais redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp, para você não perder nenhuma venda. Crie sua loja grátis e confira!

Se você é uma pessoa que acompanha as tendências do mercado, provavelmente já ouviu falar em social commerce. Isso porque, com o avanço da tecnologia proporcionado pela pandemia, muitas marcas continuam investindo na transformação digital — e esse termo tem tudo a ver com isso.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 66% dos consumidores afirmam que pesquisam produtos em redes sociais e 69% dos entrevistados já compraram um produto clicando em publicações que apareceram nas redes sociais.

Com isso em mente, você deve estar se perguntando como tirar vantagens desse modelo de negócios que prevê a venda de produtos e serviços diretamente por meio de uma rede social, certo?

Neste artigo, oferecemos um detalhamento completo sobre o que é social commerce, como funciona e, o mais importante: como ele pode beneficiar o seu negócio. Continue a leitura para saber tudo! 📲

Para tornar sua marca profissional e aumentar as chances de vendas, o ideal é integrar as redes sociais com uma plataforma de e-commerce. Aproveite para fazer isso agora mesmo ao criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop:

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O que é social commerce?

Social commerce, ou comércio social, significa a venda digital de produtos e serviços que ocorre nas redes sociais. Isso quer dizer que em vez de o lojista enviar o comprador para uma plataforma externa, fazendo com que ele deixe o aplicativo em que está, neste caso existe a possibilidade de a compra ser realizada ali mesmo.

Assim, toda a experiência de compra — da navegação ao checkout — ocorre na plataforma em que o consumidor está logado. Em alguns casos, a compra pode ser direcionada para uma loja virtual apenas para a finalização, uma vez que a maioria das redes sociais ainda não oferece a opção de pagamento integrado.

Qual o impacto do social commerce no Brasil?

Ao utilizar plataformas que suportam o modelo de social commerce, as empresas estão agilizando os processos de compra e venda. Isso, como resultado, é um benefício no que diz respeito à possibilidade de evitar a perda de clientes no meio do caminho.

Da mesma forma, considerando que hoje bilhões de pessoas já usam os canais para ler notícias, se entreter e comunicar com amigos, faz sentido que as marcas se concentrem na venda de produtos por meio de aplicativos que os clientes em potencial já se sentem confortáveis ​​em usar.

De acordo com a pesquisa Social Commerce 3.0 da Opinion Box, 74% dos consumidores brasileiros já usam as redes sociais para fazer compras. O Instagram é a mais utilizada para o social commerce, com 65% da preferência dos usuários. Em seguida, vem o Google Shopping, com 56%, e o WhatsApp, com 46% de preferência.

Além disso, é importante lembrar que os usuários que seguem sua marca nas redes sociais o fazem porque têm interesse no seu negócio. Sendo assim, a jornada de compra já está encaminhada e você terá mais agilidade para realizar a venda.

Ana Clara Guimarães, Gerente de Aquisição no Ecommerce na Prática, explica como as redes sociais revolucionam a forma como pequenos negócios se comunicam com seu público, o que torna o marketing mais acessível e próximo:

"A era das redes sociais é muito importante para o empreendedorismo. Elas ajudam os empreendedores a descobrirem como interagir melhor com seus clientes, como estar mais próximos e como trazer um tom mais caseiro e autêntico para sua estratégia de marketing."

Ana Clara Guimarães
Ana Clara Guimarães
Gerente de Aquisição no Ecommerce na Prática

Tipos de social commerce

Depois de ter bem claro o que é social commerce, é preciso entender quais são os tipos. Por isso, confira uma lista com cada um deles:

Entre pessoas

O tipo de social commerce básico é entre pessoas. Você pode criar o seu próprio negócio ou realizar vendas em plataformas, como OLX ou Mercado Livre, por exemplo.

Aqui, é preciso ficar atento aos tipos de plataformas de vendas existentes para que utilize a melhor de acordo com o seu tipo de negócio. Por exemplo, para vender roupas usadas a Enjoei é uma ótima opção. Agora, se você tem um imóvel e deseja alugar para temporadas, é possível usar o Airbnb.

Para saber mais, no guia gratuito você encontra dicas completas e um passo a passo de como vender em marketplaces e ter sucesso:

📘Confira o e-book: Como vender em marketplace

Compras coletivas

As compras coletivas perderam força ao longo dos anos no Brasil, mas você deve se lembrar do sucesso de sites como Groupon e Peixe Urbano, certo?

Nesse tipo de social commerce, as ofertas são apresentadas com um certo senso de urgência, já que existe um período de validade para elas e também porque várias pessoas estão visualizando o produto ou serviço ao mesmo tempo.

Compras colaborativas

Um site muito utilizado atualmente para compras colaborativas é o Vakinha. Nesse tipo de social commerce, uma pessoa publica um objetivo e a meta financeira que precisa arrecadar para torná-lo realidade.

Depois, o link é compartilhado com diversas pessoas que podem fazer doações para ajudar na iniciativa. O incentivo para esse tipo de compra acontece por meio de recompensas, ou seja, o organizador pode oferecer prêmios para aqueles que ajudarem a causa.

Vendas em redes sociais

Por fim, trouxemos o tipo de social commerce que mais cresce atualmente, as vendas pelas redes sociais. Com a popularização das mídias sociais, muitas lojas agora realizam vendas pelo Instagram, pelo Facebook ou até mesmo pelo WhatsApp.

Essas plataformas são ótimos canais para construir uma relação próxima com os potenciais clientes. Por meio de interações, conteúdos envolventes e atendimento rápido, é possível despertar o interesse pela marca e converter seguidores em clientes.

Além disso, recursos como e-commerce integrado, catálogos de produtos e pagamentos diretos facilitam o processo de compra e tornam a experiência do usuário mais fluida.

Nesse sentido, se você pensa em abrir uma loja virtual, é fundamental que escolha uma plataforma de e-commerce que facilite a integração com as redes sociais, como a Nuvemshop. Nela, é possível conectar todo o catálogo de produtos da loja com o Instagram com alguns cliques.

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Quais são as vantagens do social commerce?

Agora que você já sabe os principais tipos de social commerce, vamos entender quais são os benefícios de se investir nessa nova estratégia que permite facilitar os processos de compra. Confira abaixo:

Aumento do público

A partir do momento que você investe no social commerce, é natural que aconteça um aumento do público. Isso acontece porque, ao encaminhar o cliente para outro site, existem maiores chances de que ele desista. Por outro lado, quando você torna o processo de compra mais fácil, há uma tendência de que o consumidor finalize a compra.

Como resultado, você tem um aumento do público-alvo e uma maior satisfação do cliente. Ou seja, só vantagens para o seu negócio.

Crescimento do tráfego e engajamento

O social commerce pode ajudar a aumentar o tráfego e o engajamento, uma vez que os usuários conseguem se conectar à sua marca de maneira rápida e fácil.

Isso é importante porque, à medida que sua marca alcança mais clientes em potencial, seu negócio consegue fazer mais vendas e ganhar mais dinheiro. Além disso, o social commerce também torna mais fácil para os compradores compartilharem seu conteúdo com outras pessoas que possam estar interessadas em fazer uma compra.

💡Saiba mais: O que é marketing boca a boca?

Melhora no ROI

Essa estratégia pode oferecer um grande retorno sobre o investimento (ROI). Então, para obter o máximo de sua estratégia de social commerce, é importante acompanhar as métricas.

Isso é possível, visto que a maioria das grandes plataformas de mídia social possui ferramentas de análise integradas para que você possa monitorar suas campanhas e fazer os ajustes necessários para obter melhores resultados.

Manter boas métricas é essencial para alcançar um bom desempenho nas redes sociais. Isso exige um equilíbrio entre conteúdos voltados para engajamento e para conversão.

Sobre o tema, João Pedro, influenciador especialista em Growth Hacking dá uma dica valiosa:

"Eu preciso manter minhas métricas altas para continuar tendo entregabilidade. Não posso fazer só conteúdo que vende ou só conteúdo com objetivo de venda. Preciso jogar o jogo da rede social. Às vezes pode ser um conteúdo em que minha marca não é protagonista, aparece no detalhe ou está inserida em um lifestyle. Esse conteúdo pode vender zero, mas engaja mais."

João Pedro Motta
João Pedro Motta
Influenciador especialista em Growth Hacking

Dicas de como adotar o social commerce no seu negócio

Tudo entendido sobre o que significa social commerce? Então, vamos passar por tópicos que exemplificam como adotar essa estratégia:

  1. Integre sua loja virtual com as redes sociais;
  2. Capriche nas imagens;
  3. Otimize seu conteúdo;
  4. Trabalhe com influenciadores digitais.

Veja, abaixo, cada um deles detalhadamente:

Integre sua loja virtual com as redes sociais

Para quem já tem uma loja virtual, a forma mais eficiente de entrar no social commerce é integrar o e-commerce com as principais redes sociais. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode integrar sua loja online com o Facebook, o TikTok e o Instagram Shopping de forma simplificada para exibir seus produtos nas plataformas da Meta e aumentar suas vendas.

O especialista em Growth Hacking, João Pedro, destaca o papel estratégico do Instagram no crescimento de e-commerces:

“O Instagram hoje é um dos principais motores de crescimento de quase todos os e-commerces, porque ele permite anunciar de uma forma que é boa tanto para descoberta quanto para recuperação de carrinho. Isso não funciona tão bem no TikTok, que foca mais na descoberta. Já o Instagram, além de apresentar novos produtos, engaja e recupera a audiência.”

📹 Veja também: Instagram Shopping: por que você deve usar essa ferramenta?

Confira também o tutorial completo de como integrar o Instagram Shopping e o TikTok na Nuvemshop:

👉 Confira: Como ativar o Instagram Shopping na Nuvemshop?

Como conectar o TikTok com a Nuvemshop?

Capriche nas imagens

Uma boa foto de produto enche os olhos do cliente e aumenta suas chances de conseguir uma venda pelas redes sociais. Se você já sabe tirar fotos para e-commerce, a lógica é a mesma: use uma câmera de qualidade, cuide da iluminação, prepare um cenário e certifique-se de mostrar todos os detalhes do produto em uma galeria de imagens com vários ângulos.

💡Saiba mais: Como tirar fotos de roupas: dicas para vender mais na internet

Defina seu objetivo

Muitas marcas entram em uma nova rede social sem um planejamento eficiente e acabam desperdiçando tempo. Nesse sentido, definir um objetivo desde o início é importante para guiar a estratégia e garantir bons resultados.

Silvia Belluzzo, diretora de Marketing com foco em empreendedorismo no TikTok, explica a importância de ter um propósito claro antes de começar a produzir conteúdo em uma plataforma digital:

"Antes de entrar no TikTok, é essencial definir qual é o meu objetivo. Quero visibilidade ou vendas? Se for vender, preciso focar na maneira como crio o conteúdo e no call-to-action. Muita gente entra numa rede social sem ter claro o que quer. É como criar um e-commerce e esquecer de colocar o botão de compra. Se quero vender, preciso chamar o usuário para ação."

Silvia Belluzzo
Silvia Belluzzo
Diretora de Marketing do TikTok

Otimize seu conteúdo

É fato: o Instagram, principalmente, é uma rede social visual. Isso quer dizer que quanto mais fotos e vídeos você postar, melhor para o seu engajamento.

Por isso, certifique-se de otimizar o seu conteúdo de acordo com os formatos de imagens que o Instagram ou Facebook estão priorizando.

Além disso, invista em explorar todos os formatos de conteúdo e ferramentas. No Instagram você pode criar Reels, Stories e vincular com as músicas em alta no momento, o que aumenta o alcance das suas postagens.

Por fim, se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de sorteios, promoções, lives e muito mais.

📘 Confira o e-book: Modelos editáveis de templates para Instagram Stories e feed

Trabalhe com influenciadores digitais

Se você ainda não está usando influenciadores digitais para promover seus produtos, o que está esperando? Em poucas palavras, os influenciadores são uma excelente maneira de atingir seu público e aumentar a confiança dele em sua marca.

Para aproveitar ao máximo essa estratégia, você pode contar com influenciadores para criar conteúdos destacando os diferenciais da sua marca, demonstrar produtos em reviews ou até mesmo promover ofertas especiais. O importante é escolher criadores que tenham afinidade com seu nicho e um público alinhado com o seu.

Além disso, ao enviar proposta para influencers, esteja aberto ao diálogo. Isso porque os profissionais conhecem o ramo, a audiência e os formatos de conteúdo que trazem mais resultado.

A especialista em mídias sociais e branding na Nuvemshop, Rayssa Vasconcelos, reforça a importância de confiar nos criadores de conteúdo:

"Para trabalhar com influenciadores, é essencial estar disposto a adaptar o discurso da sua marca. Os creators sabem quais são as melhores maneiras de comunicar algo para uma audiência específica, então é fundamental dar espaço para que eles sugiram formatos e alterações nos roteiros. Isso é importante para os conteúdos performarem bem."

Rayssa Vasconcelos
Rayssa Vasconcelos
Especialista em mídias sociais e branding na Nuvemshop

Tudo entendido sobre social commerce?

Esperamos que este conteúdo tenha conseguido responder às suas principais dúvidas sobre o que é social commerce. Como visto ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para que as marcas consigam otimizar o tempo de venda.

Antes de ir, te convidamos a criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveitar todos os recursos da plataforma. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre social commerce

O social commerce funciona como um meio de realizar vendas online direto de uma plataforma de rede social. Nesse caso, o consumidor não precisa acessar uma loja virtual para finalizar a compra, ela pode ser feita na própria rede social.

Para vender nas redes sociais com o social commerce, é preciso cadastrar os produtos mais vendidos na plataforma, além daqueles com um preço chamativo, a fim de atrair os consumidores. Do mesmo modo, é importante divulgar os produtos e trabalhar com influenciadores digitais para aumentar o reconhecimento da marca.

Existe social commerce entre pessoas, por meio de compras coletivas, compras colaborativas e, finalmente, vendas em redes sociais.

Não. Ter uma loja virtual ainda é importante para profissionalizar a marca e garantir maior controle sobre vendas. O ideal é integrar as duas estratégias para alcançar um público maior e oferecer uma experiência completa.

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