24/04/2013

Guia completo de marketing para o MercadoLivre Ads

Anunciando no MercadoLivre

Você sabia que pode utilizar a plataforma do MercadoLivre para gerar tráfego e conversões para a sua loja virtual? O marketplace mais popular da América Latina oferece três ferramentas que permitem o anúncio pago de produtos.

Para te ajudar a investir, preparamos um guia rápido com as questões mais importantes para quem está começando. Vamos lá?

Escolhendo o tipo de anúncio

A primeira coisa a fazer é conhecer as diferentes maneiras de anunciar. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e etapas:

  • Product Ads: os anúncios com textos e imagens são criados a partir dos seus produtos cadastrados. Para ativá-los, você só precisa escolher um plano pago de publicidade.
  • Text Ads: nessa modalidade, os anúncios precisam ser elaborados manualmente. São mais simples e contam apenas com texto, sendo exibidos em lugares diferentes.
  • Display: essa alternativa requer um investimento mais alto e está destinada a marcas consolidadas. Permite a inclusão de mais de um produto por anúncio e até link para uma landing page.

Para mais detalhes, confira esse artigo especial.

Definindo o orçamento

O MercadoLivre Ads possui um funcionamento muito parecido com o famoso Google Ads: você paga apenas pelos cliques recebidos no anúncio, e não pelas visualizações (impressões). A cobrança é feita de duas maneiras diferentes:

  • CPC Máximo: trata-se do maior valor possível que atribuído a cada clique do usuário. Você pode chegar a pagar menos, mas nunca acima disso.
  • Orçamento diário: você determina um valor limite e o anúncio é exibido continuamente para os usuários até que o orçamento seja atingido.

Vale a pena analisar com calma qual das alternativas é mais econômica para o seu negócio.

Elaborando o anúncio

Depois de decidir qual o formato do seu anúncio e a forma como você pagará por ele, chega o momento de elaborá-lo. Para otimizar a eficiência da campanha, lembre-se de alguns cuidados:

1. Coloque o seu produto na categoria certa

A melhor forma de garantir que seus produtos aparecerão e terão destaque é categorizá-los da melhor possível. Caso contrário, eles serão menos interessantes para as pessoas que os visualizarem, pois elas estarão procurando por outras coisas.

Se o usuário estiver buscando “tablets”, por exemplo, um anúncio de iPad pode não ser tão eficiente quando para alguém que procura exatamente um iPad. Nesse caso, a publicidade deve ser direcionada diretamente à categoria iPad para evitar cliques desnecessários:

Você também pode criar vários anúncios do mesmo produto, mas colocando-os em categorias distintas:

2. Coloque o nome da categoria dentro do anúncio

Se o texto da publicidade tiver o nome da categoria, os usuários o identificarão mais rapidamente. Isso aumenta as chances de cliques e, principalmente, de vendas:

3. Use as palavras certas

Navegue por alguns minutos pelos produtos da sua categoria e observe quais palavras-chave são mais comuns. Depois, use o Planejador de Palavras-chave do Google para entender quais delas têm mais buscas.

Feito isso, elabore a chamada do seu novo anúncio. Inclua uma das expressões mais populares e adicione CTA’s atrativas, como por exemplo:

  • “Compre já”
  • “Frete grátis”
  • “Pronta entrega”
  • “Oferta de Lançamento”

4. Saiba aonde levar o seu cliente

Lembre-se de adicionar em seu anúncio uma URL específica da sua loja. No caso do iPad, por exemplo, podemos colocar o link simples para exibição e levar o usuário que clicar nele diretamente para a página do produto:

Essa medida evita que o cliente em potencial precise procurar o iPad na loja, acelerando o processo de compra.

Entendido?

Investir nos anúncios do MercadoLivre sem dúvida trará bons resultados para o seu negócio. Se quiser aprender mais sobre a plataforma, não deixe de conferir o curso grátis Como usar o MercadoLivre para aumentar suas vendas.

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[Atualizado em 22/09/2016.]

Data da última atualização: 30/08/2018


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