Mercado Livre Ads: como fazer publicidade no Mercado Livre

Por: Leandro Sabater
Mercado Livre Ads: como fazer publicidade no Mercado Livre

Aqui você encontra:

Se você deseja aumentar suas vendas e as visitas aos seus produtos, uma grande alternativa é investir em publicidade no Mercado Livre. A plataforma oferece três ferramentas para este fim: o Product Ads, o Text Ads e o Display.

Conheça as características de cada uma delas e descubra qual é a mais adequada para a seu negócio:

Como anunciar no Mercado Livre com o Product Ads

Esta é a ferramenta mais básica para fazer publicidade no Mercado Livre: seu foco são anúncios com textos e imagens criados a partir dos seus produtos (incluindo uma foto, o título e o preço).

A única ação necessária para poder usar o Product Ads é escolher um dos quatro planos disponíveis. A diferença entre cada um é basicamente a quantidade diária de dinheiro disponível para alcançar um determinado número de potenciais compradores. Por exemplo: com o Plano 4 (mais caro), você pode destinar até 110 reais diários e atingir até 200 possíveis consumidores. Confira outros detalhes:

Planos de publicidade no Product Ads do MercadoLivre.

O dinheiro destinado para suas campanhas com esta ferramenta será associado à sua conta do Mercado Livre (juntamente com as comissões de vendas feitas, por exemplo), e você poderá realizar seus pagamentos com crédito do MercadoPago ou qualquer outro meio. Cada plano possui um valor máximo diário e você nunca pagará mais do que o selecionado.

Uma vez escolhido o plano, o Mercado Livre irá gerar automaticamente os anúncios e os mostrará no site a partir do dia seguinte em diferentes espaços:

Página principal de categorias

Publicidade do Product Ads na página principal de categorias do MercadoLivre.

Lista de produtos

Publicidade do Product Ads na lista de produtos do MercadoLivre.

Produtos recomendados

Publicidade do Product Ads nos produtos recomendados do MercadoLivre.

Produtos no final da página

Publicidade do Product Ads no final da página do MercadoLivre.

Como anunciar no Mercado Livre com o Text Ads

Com esta ferramenta você possui um controle maior de suas campanhas, já que os anúncios não serão gerados automaticamente a partir de suas publicações de produto; será preciso que você os crie e edite manualmente.

Além disso, é possível escolher o período de duração da campanha (desde apenas um dia até um tempo indeterminado) e pausá-la quando quiser. A principal diferença em relação ao Product Ads é que, neste caso, você só poderá incorporar texto aos anúncios e os lugares de exibição podem mudar.

A estrutura do Text Ads é sempre a mesma:

  • Um título de até 25 caracteres.
  • Duas linhas de até 35 caracteres cada para que você fale sobre o produto;
  • Um espaço para incluir a URL que você deseja levar ao potencial comprador (sua loja virtual ou seus produtos no Mercado Livre, por exemplo).

Há duas coisas que precisam estar claras para que você crie seu anúncio de texto sem problemas:

  • Custo por Clique Máximo (CPC Máx): é o valor máximo de dinheiro que você quer pagar por cada clique no anúncio. Como no Google Ads, você pagará um pouco menos do que o determinado, já que bastará superar o anúncio localizado abaixo do seu;
  • Orçamento diário: é o quanto você investirá por dia. Uma vez que a quantidade de cliques alcançar o valor pré-determinado, a publicidade deixará de ser exibida neste dia.

Este tipo de publicidade tem locais de exibição no Mercado Livre similares aos do Product Ads:

Acima da lista de produtos

Publicidade do Text Ads acima da lista de produtos do MercadoLivre.

Lista de produtos

Publicidade do Text Ads na lista de produtos do MercadoLivre.

Produtos no final da página

Publicidade do Text Ads no final da página do MercadoLivre.

Como anunciar no Mercado Livre com o Display

Esta é a alternativa do Mercado Livre para grandes marcas e anunciantes, pois requer um investimento mais alto. Entre as principais características de seus anúncios, podemos destacar:

  • Mais de um produto em cada anúncio;
  • Inclusão de sua marca nos anúncios e banners de tamanho razoável;
  • Acesso a localizações privilegiadas no site (como a seção de “Imperdíveis” na página principal);
  • Anúncio de produtos específicos vinculados a uma landing page ou página especial no Mercado Livre.

Resumo

As três opções de publicidade no Mercado Livre são o Product Ads, o Text Ads e o Display. Enquanto as duas primeiras são ideais para quem possui uma pequena ou média empresa, a solução de Display é reservada a marcas consolidadas e com a possibilidade de fazer grandes investimentos.

Para começar a usar o Product Ads e o Text Ads você só precisa acessar o Administrador de Publicidade do Mercado Livre. Lembre-se também de disponibilizar uma loja na internet para aumentar a credibilidade da sua marca – Crie sua loja virtual com a Nuvemshop. Boa sorte!

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