Como fazer publicidade no MercadoLivre: Product Ads, Text Ads e Display

Publicidade no MercadoLivre

Se você deseja aumentar suas vendas e as visitas aos seus produtos, uma grande alternativa é investir em publicidade no MercadoLivre. A plataforma oferece três ferramentas para este fim: o Product Ads, o Text Ads e o Display.

Conheça as características de cada uma delas e descubra qual é a mais adequada para a seu negócio:

Como anunciar no MercadoLivre com o Product Ads

Esta é a ferramenta mais básica para fazer publicidade no MercadoLivre: seu foco são anúncios com textos e imagens criados a partir dos seus produtos (incluindo uma foto, o título e o preço).

A única ação necessária para poder usar o Product Ads é escolher um dos quatro planos disponíveis. A diferença entre cada um é basicamente a quantidade diária de dinheiro disponível para alcançar um determinado número de potenciais compradores. Por exemplo: com o Plano 4 (mais caro), você pode destinar até 110 reais diários e atingir até 200 possíveis consumidores. Confira outros detalhes:

Planos de publicidade no Product Ads do MercadoLivre.

O dinheiro destinado para suas campanhas com esta ferramenta será associado à sua conta do MercadoLivre (juntamente com as comissões de vendas feitas, por exemplo), e você poderá realizar seus pagamentos com crédito do MercadoPago ou qualquer outro meio. Cada plano possui um valor máximo diário e você nunca pagará mais do que o selecionado.

Uma vez escolhido o plano, o MercadoLivre irá gerar automaticamente os anúncios e os mostrará no site a partir do dia seguinte em diferentes espaços:

Página principal de categorias

Publicidade do Product Ads na página principal de categorias do MercadoLivre.

Lista de produtos

Publicidade do Product Ads na lista de produtos do MercadoLivre.

Produtos recomendados

Publicidade do Product Ads nos produtos recomendados do MercadoLivre.

Produtos no final da página

Publicidade do Product Ads no final da página do MercadoLivre.

Como anunciar no MercadoLivre com o Text Ads

Com esta ferramenta você possui um controle maior de suas campanhas, já que os anúncios não serão gerados automaticamente a partir de suas publicações de produto; será preciso que você os crie e edite manualmente.

Além disso, é possível escolher o período de duração da campanha (desde apenas um dia até um tempo indeterminado) e pausá-la quando quiser. A principal diferença em relação ao Product Ads é que, neste caso, você só poderá incorporar texto aos anúncios e os lugares de exibição podem mudar.

A estrutura do Text Ads é sempre a mesma:

  • Um título de até 25 caracteres.
  • Duas linhas de até 35 caracteres cada para que você fale sobre o produto;
  • Um espaço para incluir a URL que você deseja levar ao potencial comprador (sua loja virtual ou seus produtos no MercadoLivre, por exemplo).

Há duas coisas que precisam estar claras para que você crie seu anúncio de texto sem problemas:

  • Custo por Clique Máximo (CPC Máx): é o valor máximo de dinheiro que você quer pagar por cada clique no anúncio. Como no Google AdWords, você pagará um pouco menos do que o determinado, já que bastará superar o anúncio localizado abaixo do seu;
  • Orçamento diário: é o quanto você investirá por dia. Uma vez que a quantidade de cliques alcançar o valor pré-determinado, a publicidade deixará de ser exibida neste dia.

Este tipo de publicidade tem locais de exibição no MercadoLivre similares aos do Product Ads:

Acima da lista de produtos

Publicidade do Text Ads acima da lista de produtos do MercadoLivre.

Lista de produtos

Publicidade do Text Ads na lista de produtos do MercadoLivre.

Produtos no final da página

Publicidade do Text Ads no final da página do MercadoLivre.

Como anunciar no MercadoLivre com o Display

Esta é a alternativa do MercadoLivre para grandes marcas e anunciantes, pois requer um investimento mais alto. Entre as principais características de seus anúncios, podemos destacar:

  • Mais de um produto em cada anúncio;
  • Inclusão de sua marca nos anúncios e banners de tamanho razoável;
  • Acesso a localizações privilegiadas no site (como a seção de “Imperdíveis” na página principal);
  • Anúncio de produtos específicos vinculados a uma landing page ou página especial no MercadoLivre.

Resumo

As três opções de publicidade no MercadoLivre são o Product Ads, o Text Ads e o Display. Enquanto as duas primeiras são ideais para quem possui uma pequena ou média empresa, a solução de Display é reservada a marcas consolidadas e com a possibilidade de fazer grandes investimentos.

Para começar a usar o Product Ads e o Text Ads você só precisa acessar o Administrador de Publicidade do MercadoLivre. Lembre-se também de disponibilizar uma loja na internet para aumentar a credibilidade da sua marca – Crie sua loja virtual com a Nuvem Shop. Boa sorte!


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Leandro Sabater

Leandro é editor do blog da Nuvem Shop na Argentina. Gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.


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