Como fazer a migração de plataforma de e-commerce em 7 passos

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Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • As empresas optam pela migração de plataforma de e-commerce por vários motivos, como melhores recursos, escalabilidade, custos mais baixos ou uma interface mais amigável;
  • Com o encerramento das atividades do Mercado Shops, por exemplo, os lojistas se veem obrigados a encontrar uma plataforma de e-commerce que ofereça uma migração facilitada, como é o caso da Nuvemshop. Saiba mais!
  • E, para negócios em expansão, vale a pena fazer a migração para a Nuvemshop Next. Su aloja virtual será migrada com agilidade e segurança, contando com o suporte necessário de especialistas em todas as etapas. 🚀

Fazer a migração de e-commerce é um passo importante no crescimento de qualquer negócio digital. Seja para acompanhar o crescimento da loja, integrar novas funcionalidades ou otimizar o desempenho, essa mudança pode trazer muitas vantagens. No entanto, esse processo exige planejamento e atenção para garantir que a operação continue funcionando sem problemas.

Se você está considerando migrar a  sua plataforma do seu e-commerce, a boa notícia é que existem soluções específicas para tornar esse processo mais simples e descomplicado — essa, inclusive, é a principal preocupação dos empreendedores que serão  submetidos à mudança após o anúncio do fim do Mercado Shops.

Então, quer saber como se preparar para essa mudança e por que a Nuvemshop pode ser a sua melhor alternativa para continuar vendendo online sem perder oportunidades? Continue a leitura e aprenda tudo sobre como migar sua loja virtual.

Antes de começar, vale ressaltar que com a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para marcas em expansão, você pode fazer a migração da sua plataforma de e-commerce com agilidade e segurança, contanto com o suporte necessário em todas as etapas. Saiba mais:

Mude para a plataforma que posiciona sua loja virtual entre as grandes do mercado!

O que é migração de e-commerce?

Migração de plataforma de e-commerce é a ação de migrar sua loja virtual para uma outra solução digital — geralmente para uma que melhor atenda às suas necessidades.

Nos primeiros passos de um negócio, é natural buscar por plataformas de vendas simples. No entanto, conforme a marca cresce, é essencial investir em um servidor robusto, com planos mais vantajosos e que ofereça funcionalidades extras, como integrações com aplicativos e ferramentas de marketing, gerenciamento de pedidos em massa, layout responsivo etc.

Além disso, uma plataforma de e-commerce sólida oportuniza uma taxa de conversão maior para a sua loja virtual, bem como menos instabilidades técnicas (especialmente em períodos com alto tráfego, como na Black Friday, por exemplo).

Quais os maiores medos ao migrar de plataforma de e-commerce?

Um dos maiores problemas de migrar de plataforma de e-commerce, que faz os empreendedores sentirem um arrepio na espinha, é o medo de perder a integridade dos dados, como o cadastro de produtos, as informações sobre os clientes, os pedidos e as configurações personalizadas.

Esse é um ponto crítico, porque impacta não apenas a gestão da loja, como também a experiência do consumidor. Qualquer falha pode resultar em problemas de navegação, perda de vendas e até mesmo na insatisfação dos clientes.

Abaixo, você confere outras preocupações que passam pela cabeça dos empreendedores quando o assunto é migrar loja virtual:

  • Medo de perder cadastro de produtos, histórico de pedidos e dados de clientes durante o processo;
  • Receio de aparecerem links quebrados ou de não configurar redirecionamentos adequados, prejudicando o SEO e o ranqueamento em buscadores;
  • Insegurança quanto à possibilidade de a loja ficar fora do ar ou de haver falhas na integração com os canais de venda;
  • Preocupação com a necessidade de conhecimentos técnicos, tempo de implantação e despesas extras com desenvolvedores ou especialistas;
  • Receio de que a equipe e os clientes precisem de tempo para se habituar a uma nova interface e diferentes funcionalidades;
  • Medo de ter que refazer o layout e não conseguir reproduzir com fidelidade a identidade da marca na nova plataforma;
  • Insegurança em relação à qualidade e velocidade de suporte técnico, especialmente no período inicial pós-migração.

Se identificou? Podemos dizer que, apesar de todas essas preocupações, a migração também pode ser vista como uma oportunidade de reestruturar a loja, corrigir gargalos e adotar tecnologias mais modernas.

Além disso, há situações em que a migração de plataforma de e-commerce é necessária — por exemplo, no caso dos lojistas que vendem pelo Mercado Shops, a plataforma de e-commerce do Mercado Livre. A empresa anunciou que vai descontinuar a ferramenta em 31 de dezembro de 2025, por isso os empreendedores devem começar a procurar alternativas e planejar a migração quanto antes. Se já quiser uma solução, confira este checklist de migração de e-commerce:

👉 Confira: Como migrar minha loja online do Mercado Shops para Nuvemshop?

E, para que todo esse processo ocorra sem problemas, é preciso contar com o suporte de uma equipe especializada, além de ferramentas adequadas para uma transição segura e eficiente.

📹Veja também: Como migrar sua loja virtual para a Nuvemshop sem perder vendas

O que considerar na hora de migrar de plataforma de e-commerce?

Migrar de loja virtual é um processo estratégico que pode trazer grandes benefícios, mas exige atenção a diversos aspectos para que tudo ocorra de forma segura.

Antes de começar, é fundamental planejar cada etapa e avaliar os fatores que impactam diretamente o sucesso da transição. Veja, abaixo, o que considerar:

Necessidades do negócio

O primeiro ponto é entender suas necessidades atuais e futuras. Por que você quer trocar de plataforma de e-commerce? Talvez sua plataforma atual não ofereça as funcionalidades ou o suporte necessários para o crescimento do seu negócio.

Identificar os motivos reais para essa mudança e os recursos que você espera da nova solução ajudará a escolher a plataforma mais adequada.

Os empreendedores que vendem pelo Mercado Shops, neste momento, estão entendendo que a necessidade de migração é um fator externo, não interno. Porém, isso não significa que a escolha da nova plataforma não deva levar em conta o crescimento futuro do negócio.

💡 Saiba mais: Nuvemshop ou VNDA: qual é a melhor plataforma para lojas online?

Precisa de ajuda para identificar os principais pontos de melhoria do seu e-commerce? Faça um diagnóstico com esta ferramenta grátis:

👉 Ferramenta grátis: Diagnóstico de e-commerce

Transferência das informações

Outro aspecto importante é o planejamento dos dados. Certifique-se de mapear tudo o que precisa ser transferido, como cadastros de produtos, informações de clientes, histórico de pedidos e configurações da loja.

Garantir a integridade desses dados é importante para manter a continuidade do negócio e evitar problemas no pós-migração. Por isso, escolha uma solução que tenha como opção o cadastro massivo de produtos, seja por meio da importação do catálogo ou por aplicativos especializados.

Quer fazer a migração para a Nuvemshop? Baixe estes aplicativos para fazer a mudança em segurança:

⚙️ Baixe o aplicativo:

Layout e funcionalidades

Considere também o design e as funcionalidades da nova loja. Este é um bom momento para revisar a experiência de compra e implementar melhorias, como um layout mais moderno e otimizado para dispositivos móveis, além de integrações com ferramentas de marketing, gestão de estoque e métodos de pagamento.

Quanto mais fácil for a personalização oferecida pela nova plataforma de e-commerce, mais você deve considerá-la. Ou, caso não seja você a pessoa responsável por esse tipo de configuração, é importante escolher uma solução que ofereça suporte especializado, como agências parceiras e freelancers que conhecem a fundo a ferramenta.

Qualidade do onboarding

Onboarding de clientes é um processo de integração assistida que facilita a adoção de um novo produto ou serviço. Na migração de loja virtual, é fundamental que você tenha um time especializado para apresentar as funcionalidades da plataforma e guiar você pelas etapas de implementação, integração e otimização do site de vendas.

Por isso, na Nuvemshop Next, uma equipe dedicada guia o cliente pelo onboarding da plataforma e cuida de cada passo da migração, antes e depois do go live (momento em que a loja vai ao ar). Veja as etapas desse processo:

  • Reunião de kick-off: momento para apresentação da plataforma, setup inicial e primeiros passos da adoção;
  • Planejamento: mapeamento de dados e construção de plano de ação com a equipe de onboarding e um checklist de tarefas;
  • Treinamento: capacitação da equipe para implementação e uso da plataforma;
  • Configuração da loja: integração de ERP e cadastro de produtos e categorias;
  • Integrações: configurações de meios de envio e pagamento, instalação de aplicativos e demais integrações necessárias para o funcionamento da loja virtual;
  • Validações pré-lançamento: redirecionamento 301 (técnica que direciona permanentemente uma URL para outra) e simulações de um fluxo completo de compra;
  • Go live: momento de publicação da loja virtual na nova plataforma, que ocorre por meio do apontamento de domínio, com monitoramento intenso;
  • Pós-go live: configuração de integrações complementares (Ex: redes sociais e Google Ads), monitoramento do desempenho da loja virtual e ajustes contínuos.

Para Adham Wynston, head de novos negócios da H2O Purificadores, loja migrada para a Nuvemshop:

"A experiência de migração com a Nuvemshop foi muito positiva. O onboarding foi fantástico, o contato, humanizado e as soluções, pontuais."

Adham Wynston
Head de Novos Negócios da H2O Purificadores

Suporte especializado

E, por falar em suporte, não se esqueça de contar com um atendimento confiável: trabalhar com especialistas na migração pode reduzir riscos e economizar tempo. Muitas plataformas oferecem ajuda dedicada para lojistas que estão migrando, o que pode ser um diferencial importante.

Por fim, reserve um tempo para testar a nova loja antes de lançá-la oficialmente. Simule compras, analise a performance e ajuste os detalhes necessários.

Veja, abaixo, um depoimento sobre como foi a migração da marca Not-Me Shoes da WooCommerce para a Nuvemshop Next:

"Nossas equipes de Soluções, Onboarding e Customer Success se dedicaram intensamente para garantir uma migração impecável. O resultado não poderia ser diferente: a marca teve uma Black Friday histórica, com estabilidade do início ao fim e alta performance nas vendas."

Marcela Orlandi
Gerente de Onboarding e Customer Success da Nuvemshop Next

🚀Conheça case de sucesso: Como a Not-Me Shoes faturou R$ 10 milhões em um ano vendendo calçados

Como fazer uma migração de e-commerce?

Para migrar uma loja virtual de plataforma, é preciso, antes de tudo, desenvolver um planejamento com os seus colaboradores e a equipe da nova plataforma de e-commerce. Assim, considere as etapas do processo, como realizá-las, os responsáveis por cada ação e os prazos.

Com isso em mente, acompanhe a seguir um passo a passo para migrar de e-commerce:

1. Tecnologia

Para que a migração não se torne frustrante, é importante checar se a plataforma de e-commerce em prospecção oferece todas as funcionalidades que você almeja.

A Nuvemshop Next, por exemplo, oferece um gerente de e-commerce dedicado, integrações gratuitas e um time de serviços profissionais para evitar problemas de migração de plataforma de e-commerce.

Além disso, o time da Nuvemshop acompanha toda a parte técnica da migração, como o levantamento de necessidades técnicas e redirecionamentos de SEO. Saiba mais:

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2. Backup

Perder dinheiro, chaves e documentos é estressante. Imagina, então, perder informações primordiais do seu negócio, como a base de clientes? 😰 Portanto, antes de realizar uma migração de plataforma de e-commerce, lembre-se de efetuar um backup do histórico de produtos, pedidos e cadastros.

Cada plataforma oferece um modo de fazê-lo, portanto, informe-se na Central de Atendimento correspondente, ok?

3. Layout

Se o seu layout for personalizado, procure por designers que possam te auxiliar na transferência visual do seu site. Afinal, não é indicado alterá-lo em uma migração, já que o seu público pode estranhar tantas mudanças de uma só vez.

Para facilitar o trabalho de busca por profissionais, a plataforma Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza uma lista com os melhores freelancers e agências para personalizar e configurar a sua loja virtual. Conheça os Especialistas Nuvem!

💡 Saiba mais: Como personalizar o layout da sua loja virtual?

4. Redirecionamento 301

Só de ler ou ouvir “redirecionamento 301”, muitos empreendedores suam frio! Porém, respire fundo: os redirects são delicados, mas possíveis.

Redirecionamento 301, caso você não saiba, é um código de status que indica ao Google que uma URL se encontra em um novo local. Em outras palavras, ele garante que não ocorram erros técnicos indesejados, bem como ajuda a conservar o ranqueamento do seu site e, consequentemente, o número de visitas orgânicas.

Ao migrar de plataforma, no entanto, é crucial manter as palavras-chave utilizadas nos títulos, URLs e descrições de produtos e monitorar de perto as landings pages — por meio de plataformas como o Google Analytics, por exemplo — para entender se, de fato, o tráfego está seguindo seu fluxo regular.

5. Segurança

Para uma migração segura, é essencial conferir se a plataforma de e-commerce oferece o certificado SSL ou se o que você já tem em seu domínio é compatível com o novo sistema. Dessa maneira, todos os produtos, pedidos e cadastros estarão protegidos ao longo do processo. 🔒

É importante destacar que a ativação do certificado SSL pode demorar até 24h e que, durante esse período, a sua loja virtual será apontada como “insegura”. Por isso, ao migrar, compartilhe um aviso sobre tal manutenção nas redes sociais ou via e-mail.

6. Teste

Antes de colocar sua loja virtual no ar, realize um teste geral: desde cadastros e compras a acompanhamento de pedidos. Além disso, evite fazer o lançamento durante períodos de alto tráfego.

Para descobri-los, faça uma análise rápida por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Os picos geralmente acontecem aos domingos e nos horários da madrugada, mas podem variar de acordo com o seu negócio.

Tomando esse cuidado, menos clientes serão atingidos, caso algum imprevisto ocorra durante a migração.

7. Comunicação

Por fim, não se esqueça de comunicar a mudança ao seu público. Faça cupons de desconto para atrair visitas ao novo site e peça feedbacks, se os usuários notarem algo fora do comum. Com isso, aos poucos, você poderá adaptar sua loja virtual para melhor atendê-los.

Vale lembrar que as dicas acima são abrangentes e que, para saber como funciona a migração para a plataforma de e-commerce que você optou, é fundamental contatá-la e conhecer de perto o manual para tal procedimento.

Como fazer a migração de plataforma de e-commerce para a Nuvemshop?

Agora que você já sabe o que é, como fazer e o que considerar ao migrar de plataforma e quais são as fases essenciais para fazê-la, está na hora de escolher uma nova solução digital para a sua empresa.

A Nuvemshop oferece uma ferramenta completa e segura para lojistas que precisam migrar de plataforma, especialmente aqueles impactados pelo encerramento do Mercado Shops. Com soluções simples e modernas, você faz uma transição tranquila e aproveita as novas oportunidades de expansão.

Confira, abaixo, por que a Nuvemshop é uma boa opção para o seu negócio:

  • Cadastro massivo de produtos, com importação rápida e prática do catálogo completo;
  • Integração com ERPs e aplicativos que garantem a transferência segura de dados da loja virtual;
  • Ferramenta que preserva a autoridade de URLs antigas, garantindo que o tráfego orgânico seja redirecionado para a nova loja;
  • Sincronização com Mercado Livre, Shopee, Magalu e outros canais para manter as vendas ativas nos marketplaces durante a migração;
  • Ecossistema de parceiros especializados para acompanhar o processo e evitar interrupções na operação;
  • Planos acessíveis e flexíveis, com ppções de assinatura que atendem diferentes estágios de negócios;
  • Interface intuitiva e fácil de usar, sem a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Suporte completo com atendimento por chat e e-mail para esclarecer as dúvidas;
  • Mais de 70 templates personalizáveis com edição via HTML/CSS para manter ou aprimorar a identidade visual da marca.

Se interessou pela solução? Então, aproveite a oportunidade abaixe:

👉 Migre agora do Mercado Shops para a Nuvemshop

Como migrar sua plataforma para a Nuvemshop Next?

Para a Nuvemshop Next — solução para negócios em expansão — adiantamos que a migração é facilitada: o empreendedor não paga o primeiro mês (independentemente do plano escolhido) e pode contar com o auxílio de um parceiro Nuvem (com custos à parte).

Veja um passo a passo rápido de como funciona:

  • Diagnóstico com especialista: você e seu gerente de projetos se aprofundam em detalhes da sua loja;
  • Desenvolvimento: preparamos um checklist de tarefa, treinamos sua equipe e acompanhamos toda a implementação;
  • Soluções customizadas: tenha prioridade na solicitação e funcionalidades sob medida junto à nosso time de serviços profissionais;
  • Pré-lançamento: testamos as configurações sobre o apontamento do domínio e sobre como o manter seu tráfego orgânico com redirecionamentos e SEO;
  • Lançamento: acompanhamos o relançamento da sua loja virtual para garantir que tudo funcione direito.

Para mais informações, confira nossa página sobre migração de plataforma e avalie, por meio da calculadora de economia, quanto você pode poupar ao vir com a gente! 😉

"Foi a migração mais tranquila que já fiz. Antes da Nuvemshop Next, a loja sofria com instabilidades e dependia sempre de desenvolvedores. Com a Nuvemshop, ganhou autonomia."

Letícia Vaz
Letícia Vaz
Fundadora da LV Store e embaixadora da Nuvemshop

Se você já tomou a sua decisão, fale com um especialista da Nuvemshop Next para fazer a migração de e-commerce:

Mude para a plataforma que posiciona sua loja virtual entre as grandes do mercado!

Pronto para migrar sua loja virtual?

Viu só? Fazer uma migração de plataforma de e-commerce é possível e tem tudo para dar certo! Se você está buscando uma plataforma nova, vale a pena conhecer a Nuvemshop Next, solução para negócios em expansão que oferece um gerente dedicado ao seu negócio.

Com ela, você pode mudar de plataforma com agilidade e segurança, contando com o suporte necessário em todas as etapas. E, se estiver vindo do Mercado Shops, migre agora para a Nuvemshop! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequente sobre migração de plataforma

Migração de e-commerce é a ação de transferir sua loja virtual para uma outra solução digital — geralmente para uma que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Para uma migração de e-commerce de sucesso, é necessário ter atenção aos seguintes pontos: tecnologia, backup de dados, layouts disponíveis, redirecionamento 301, segurança, fase de testes e comunicação.  

Se você está vindo do Mercado Shops, saiba que a migração para a Nuvemshop é simples e flexível, permitindo que os lojistas importem todo o catálogo de produtos de forma rápida, utilizando integrações com aplicativos de gestão ou o suporte de parceiros especializados.   Para quem fatura mais de R$ 100 mil/mês, a plataforma oferece migração assistida com acompanhamento personalizado por meio da solução Nuvemshop Next.   Além disso, a Nuvemshop mantém a integração com o Mercado Livre e outros marketplaces, garantindo a continuidade nas vendas e a possibilidade de expandir para novos canais. Tudo isso com soluções logísticas robustas e ferramentas avançadas de personalização para criar uma loja virtual profissional e competitiva, sem perder vendas.

Na maioria das vezes é possível migrar:

  • Cadastro de produtos (nome, descrição, imagens, preço, estoque).

  • Informações de clientes (nome, e-mail, histórico de compras).

  • Pedidos já realizados.

  • Estrutura de categorias.
    Dependendo da plataforma de destino, pode ser necessário adaptar ou revisar algumas informações.

Não, o processo é planejado para que sua loja continue funcionando normalmente até a transição final. Algumas etapas podem exigir ajustes manuais, mas não é necessário interromper as vendas.

O tempo varia de acordo com:

  • Tamanho do catálogo de produtos.

  • Quantidade de pedidos e clientes cadastrados.

  • Recursos personalizados que precisam ser adaptados.
    Em média, pode levar de alguns dias a algumas semanas.

Não é obrigatório, mas pode ser uma boa prática. Informar clientes sobre novidades, como melhorias de navegação ou novos recursos, pode ser um diferencial.

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