Widi Care: como a marca de haircare cresceu 60% em 1 ano na Nuvemshop Next

Saúde e Beleza
+60%
de faturamento em 1 ano
Modelo de black power posa com produto da Widi Care na frente da loja virtual.

Após a migração para a Nuvemshop Next, a marca de cosméticos Widi Care disparou suas vendas online no modelo D2C (Direct to Consumer).


A Widi Care é uma marca de hair care vegana e eco-friendly fundada em 2009, no Rio de Janeiro, que se tornou a queridinha das cacheadas no Brasil e no mundo. A empresa faz sucesso nas redes sociais, principalmente entre o público jovem, e vem escalando suas vendas online após a migração para a Nuvemshop Next.

Motivados pelo boom de faturamento da empresa, convidamos a coordenadora de e-commerce da Widi Care, Simone Lapa, que tem uma longa experiência no mercado digital, para construir esse case inspirador. Veja os números de destaque:

  • Crescimento de 60% no faturamento após a migração, na comparação do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024;
  • 26% das vendas impulsionadas pelo Nuvem Marketing, com ROI de 80x;
  • Taxa de conversão 36% maior do que a do segmento de beleza em março de 2025;
  • Crescimento de 25% no faturamento entre janeiro de 2025 e abril de 2025;
  • Aumento de 137% no faturamento no Black November 2024, em relação ao mês anterior;
  • Mais de 200 mil acessos mensais à loja virtual;
  • Salto de 150% do tráfego orgânico um ano após a migração, graças aos recursos de otimização para SEO;
  • Mais de 400 mil seguidores no Instagram e mais de 130 mil no TikTok.

Modelos da Widi Care posam com letreiro da linha Juba.

Raio-X da Widi Care

  • Setor: cosméticos;
  • Segmento: hair care;
  • Modelo de negócio: e-commerce D2C (Direct to Consumer), fabricante que vende diretamente ao consumidor, e B2B em outros canais, como marketplaces e distribuidores;
  • Canais de venda: e-commerce com 100% de participação de receita no D2C. Nas vendas B2B, os canais são marketplaces e varejistas de lojas físicas e digitais;
  • Equipe: 300-350 funcionários;
  • Público-alvo: mulheres de 18 a 24 anos.

Quer saber o que está por trás do crescimento incrível da Widi Care no e-commerce? Continue com a gente e desvende os segredos desse case Nuvemshop Next! 🚀

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Do B2B para o D2C: a história da Widi Care

A Widi Care foi fundada em 2009 pela empreendedora Simone Braga, que viajou pelo mundo em busca de ativos refinados para criar soluções inovadoras em haircare. No início, a marca vendia apenas produtos profissionais para salões de beleza, tendo lançado sua primeira linha de home care em 2016.

Simone Braga, CEO da Widi Care.

Simone Braga, CEO da Widi Care.

A marca já nasceu comprometida com a beleza dos cabelos, com a natureza e com a representatividade. Isso porque a Widi Care não faz testes em animais, participa de iniciativas de reciclagem e tem uma equipe 75% feminina.

Além disso, todos os produtos da marca são veganos (sem ativos de origem animal). Para completar, a empresa foca em tratamentos para cabelos de maior curvatura (cacheados e crespos), que são predominantes nas mulheres brasileiras.

Dessa forma, a Widi Care promove a beleza real de forma sustentável e se conecta com consumidoras jovens, conscientes e empoderadas. E é claro que esse público é um dos mais engajados nas compras online — um bom motivo para investir no e-commerce!

Por isso, em 2023, a Widi Care escolheu a loja virtual como seu canal de vendas oficial no D2C (Direct to Consumer, ou direto ao consumidor). Depois de anos focada nas vendas B2B, a empresa se aventurou com sucesso pelo universo do e-commerce, como veremos nos próximos capítulos.

Desafio: encontrar uma plataforma de e-commerce à altura do crescimento

A Widi Care já era uma marca de sucesso quando começou a vender online para consumidores. Logo, as vendas decolaram rapidamente — e a plataforma de e-commerce utilizada na época, Loja Integrada, não suportou esse crescimento.

Conforme os pedidos aumentavam, os problemas se multiplicavam, sendo os principais:

Ausência de integração com o ERP da empresa, o Protheus, gerando uma série de tarefas manuais e retrabalho;

❌ Dificuldades para fazer promoções, atualizar produtos e montar kits promocionais;

❌Necessidade de fazer o cadastro de produtos manualmente, um por um, sem opção de importação em massa;

Dependência total do suporte para fazer qualquer ajuste na loja virtual. Um simples redirect (redirecionamento de página), por exemplo, exigia a abertura de um ticket de atendimento;

Dificuldade para obter relatórios e analisar as métricas da loja virtual;

❌ Atendimento ineficiente e suporte demorado.

Então, em 2024, a Widi Care decidiu que era hora de deixar esses obstáculos para trás e migrar para uma plataforma mais robusta. Para nossa satisfação, a Nuvemshop Next foi a escolhida entre vários concorrentes, dando início à parceria com essa marca excepcional.

"Foi feita uma pesquisa e a diretoria decidiu pela Nuvemshop Next para suportar a escalada de faturamento da Widi Care. Estávamos lidando com picos de vendas e precisávamos de uma tecnologia que acomodasse nosso crescimento."

Simone Lapa
Simone Lapa
Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Solução: migrar para a Nuvemshop Next

Em outubro de 2024, a Widi Care concluiu sua migração para a Nuvemshop Next e se juntou à nossa base de grandes marcas de beleza.

Loja virtual Widi Care.

Estes foram os fatores decisivos para a escolha da nossa plataforma de e-commerce:

Integração com o ERP Protheus 100% customizada pelo time de professional services (serviços profissionais), automatizando diversos processos da loja virtual para ganho de tempo e eficiência;

✅Criação do Quiz de produtos com recomendações personalizadas para WidiLovers, desenvolvido em conjunto com a agência parceira TEC4U;

✅Construção da página de kits de produtos personalizados pela TEC4U;

Personalização do layout para representar fielmente a identidade visual da marca e atender aos critérios de experiência do usuário (UX/UI). Com o apoio da TEC4U, foi possível aumentar a velocidade de carregamento do site, implementar banners programáveis, desenvolver um mini carrinho (carrinho flutuante na página) e muito mais;

Páginas otimizadas para SEO e recursos exclusivos de inteligência artificial (IA), como o gerador de descrições otimizadas de produtos e categorias;

Migração assistida com total suporte e acompanhamento passo a passo;

✅Excelente custo-benefício da plataforma, com planos que atendem a empresa desde os primeiros passos até altos níveis de faturamento;

✅Agilidade no suporte e atendimento ao lojista;

✅Variedade de ferramentas e integrações de marketing para divulgar a empresa e aumentar as vendas.

"A equipe Nuvemshop Next abraçou nossas ideias mais ousadas. Construíram um site todo modular, em que a gente consegue fazer todas as adaptações necessárias."

Simone Lapa
Simone Lapa
Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Resultado: boom de faturamento e tranquilidade na gestão

Quando viu seu faturamento decolar, a Widi Care soube que tomou a decisão certa ao migrar para a Nuvemshop Next. Em um ano de migração, o crescimento foi de 60% — e os números continuam subindo.

Simone Lapa, Coordenadora de e-commerce da Widi Care, participando do painel “Inovação que gera receita” da Nuvemshop Next, no evento Fórum E-commerce Brasil 2024.Veja alguns atributos da Nuvemshop Next que foram essenciais para esse crescimento:

  • Integração com o ERP para automação de tarefas e ganho de produtividade;
  • Uso do Nuvem Marketing, nossa solução de automação de marketing que gerou R$ 81,25 em vendas para cada R$ 1 investido pela Widi Care;
  • Integração com o Google Shopping e com o TikTok;
  • Checkout acelerado (até 30% mais rápido);
  • Time de professional services a postos para desenvolver soluções tecnológicas sob medida;
  • Facilidade para configurar promoções como cupons de desconto, frete grátis e brindes, utilizando funções nativas ou apps gratuitos;
  • Uso do Compre Junto Pro, um app exclusivo da Nuvemshop e integrado ao painel administrativo, que permite que os clientes montem kits de produtos personalizados;
  • Visibilidade total das métricas de desempenho da loja virtual, por meio de relatórios que mostram produtos mais vendidos, índice de fidelização de clientes e taxas de conversão;
  • Possibilidade de configurar e integrar diversos meios de envio e de pagamento. Atualmente, a Widi Care utiliza nossa solução própria Nuvem Pago e tem a plataforma de fretes Frenet integrada;
  • Atendimento prioritário por e-mail e WhatsApp, com agilidade na resposta de dúvidas e solicitações.

"A plataforma Nuvemshop Next, com suas funcionalidades essenciais para a escalada de vendas, como gestão facilitada, checkout intuitivo e otimização do SEO, impulsionou um crescimento expressivo de aproximadamente 60% no nosso e-commerce após a migração."

Simone Lapa
Simone Lapa
Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Como a Nuvemshop Next resolveu os problemas da Widi Care

Veja como solucionamos as principais dores da Widi Care em relação ao e-commerce:

Problema Solução na Nuvemshop Next
Ausência de uma integração com o ERP da empresa. Integração 100% customizada em parceria com a TEC4U.
Dependência do suporte para fazer alterações e personalizar a loja. Liberdade para customizar o layout e as configurações do e-commerce
Ausência de atendimento ou demora nas respostas. Atendimento rápido e eficiente das solicitações dos lojistas, com um time de especialistas a postos e um gerente dedicado
Dificuldades para fazer promoções, cadastrar produtos e montar kits personalizados. Funções nativas e aplicativos para criar promoções e cupons de desconto em poucos cliques, além de um app dedicado aos kits de produtos.
Excesso de tarefas manuais e dificuldade de automação da gestão do e-commerce. Automação da gestão com a integração do ERP e recursos como IA para otimização de SEO.

"Eu valorizo muito a troca que temos com a equipe da Nuvemshop Next e a humanização do suporte. Em relação à concorrência, o atendimento faz diferença."

Simone Lapa
Simone Lapa
Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Estratégias de crescimento da Widi Care

Quer saber como a Widi Care bombou no e-commerce em tão pouco tempo? Confira as principais estratégias utilizadas pela marca:

Automação com Nuvem Marketing

A Widi Care utiliza o Nuvem Marketing, nossa solução própria de automação de marketing, para impulsionar seus resultados. Com ele, a marca consegue enviar e-mails e mensagens automáticas para recuperar carrinhos abandonados, fazer remarketing de visitantes, reativar clientes e lembrar sobre pagamentos, por exemplo.

Veja os resultados que o Nuvem Marketing trouxe para a WIdi Care:

  • 26% das vendas impulsionadas por campanhas de e-mail marketing e automações;
  • ROI de 80x o valor investido;
  • Taxa de abertura de e-mails média de 35%, um resultado excelente, já que 16% é considerado um bom índice para o mercado.

Otimização para SEO

O tráfego orgânico da Widi Care teve um salto de mais de 150% após a migração para a Nuvemshop Next, indo de uma média de 20 mil acessos mensais para mais de 50 mil. Para a coordenadora Simone Lapa, as ferramentas de otimização para SEO da Nuvemshop foram essenciais para esse resultado, especialmente as que utilizam inteligência artificial.

Com a IA da Nuvemshop Next, é possível editar fotos e gerar descrições otimizadas para os mecanismos de busca, por exemplo.

"A inteligência artificial da Nuvemshop Next ajudou a otimizar o trabalho da nossa equipe, tornando nosso time mais pensante e menos operacional."

Simone Lapa
Simone Lapa
Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Black Friday turbinada de cupons

A Widi Care bateu seu recorde de faturamento de 2024 na Black Friday, graças a uma estratégia que combina cupons de desconto, comunicação certeira e atuação de influenciadores.

A empresa começou o “esquenta da Black Friday” no início de novembro e distribuiu cupons por meio de seus influencers parceiros. Dentro da Nuvemshop Next, o aplicativo Hintup Promoções é um dos destaques, por permitir a criação de cupons, brindes e kits de produtos.

Estratégia de influenciadores e UGC

Os influenciadores têm um papel fundamental no marketing da Widi Care. Seguindo uma tendência do mercado, a empresa vem investindo mais em parcerias com microinfluenciadores e criadores de UGC (User Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário), que têm maior conexão com o público e autenticidade.

Na Nuvemshop Next, é fácil criar cupons de desconto para direcionar aos influenciadores e fortalecer essa estratégia de divulgação. Inclusive, em 2023, a Widi Care produziu um reality show com os Widi Influencers, o WidiHouse.

Seleção de influenciadores Widi Care.

Presença marcante nas redes sociais

A Widi Care prioriza um marketing de conteúdo autêntico, ensinando tudo sobre cuidados com os cabelos nas redes sociais com sua identidade visual única. Assim, a marca conquistou mais de 400 mil seguidores no Instagram e mais de 130 mil no TikTok.

A estratégia é simples e eficiente: entregar conteúdo humanizado e de qualidade, direcionando o público para comprar na loja virtual.Instagram da Widi Care.

Mídia paga

Em relação ao tráfego pago, a Widi Care tem uma estratégia consistente de divulgação de produtos pelo Google Ads e fortalecimento de marca pelo Meta Ads. O maior retorno vem do Google, onde é investido 60% do orçamento de mídia paga da empresa. Lembrando que a Nuvemshop Next tem integração direta com o Google Ads.

Participação em eventos

Toda marca de beleza sabe a importância de estar presente nos grandes eventos do setor. Por isso, a Widi Care sempre tem seu stand em feiras renomadas como a Expocosmética, Beauty Fair e Feira Globo.

Inclusive, a coordenadora de e-commerce Simone Lapa participou do painel “Inovação que gera receita” da Nuvemshop Next, no evento Fórum E-commerce Brasil 2024.

Simone Lapa, Coordenadora de e-commerce da Widi Care, participando do painel “Inovação que gera receita” da Nuvemshop Next, no evento Fórum E-commerce Brasil 2024.

Internacionalização

A Widi Care tem uma forte estratégia de internacionalização e já está presente em países como Portugal, Espanha, Iraque, Chile e Colômbia. A marca trabalha com importadores associados e também exporta por conta própria.

Além disso, a Widi Care participa de eventos internacionais, onde contata distribuidores locais para expandir seus negócios pelo mundo. Atualmente, a marca ainda não utiliza o e-commerce para suas vendas internacionais, mas já está nos planos agregar esse serviço.

Stand da Widi Care.

Próximos passos: conquistar o TikTok e os marketplaces

Para crescer ainda mais nas vendas online, a Widi Care tem duas estratégias no radar:

  • Integrar sua loja virtual com o TikTok Shop;
  • Abrir sua primeira loja oficial em um marketplace parceiro com venda direta ao consumidor (hoje, a marca só vende para marketplaces no modelo B2B).

Para integrar a loja virtual da Nuvemshop Next a marketplaces, basta utilizar aplicativos como o Plugg.To, que permite conectar o e-commerce a mais de 70 plataformas.

Fiquem com o recado final da Simone Lapa para as marcas que querem escalar vendas no e-commerce:

Antes de qualquer movimentação, tenha uma estrutura e uma equipe qualificada. Garanta seu potencial humano para depois pensar no operacional.

Simone Lapa • Coordenadora de e-commerce da Widi Care

Que venham os próximos capítulos de sucesso da Widi Care em parceria com a Nuvemshop Next! ✨

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