Após a migração para a Nuvemshop Next, a marca de cosméticos Widi Care disparou suas vendas online no modelo D2C (Direct to Consumer).
A Widi Care é uma marca de hair care vegana e eco-friendly fundada em 2009, no Rio de Janeiro, que se tornou a queridinha das cacheadas no Brasil e no mundo. A empresa faz sucesso nas redes sociais, principalmente entre o público jovem, e vem escalando suas vendas online após a migração para a Nuvemshop Next.
Motivados pelo boom de faturamento da empresa, convidamos a coordenadora de e-commerce da Widi Care, Simone Lapa, que tem uma longa experiência no mercado digital, para construir esse case inspirador. Veja os números de destaque:
- Crescimento de 60% no faturamento após a migração, na comparação do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024;
- 26% das vendas impulsionadas pelo Nuvem Marketing, com ROI de 80x;
- Taxa de conversão 36% maior do que a do segmento de beleza em março de 2025;
- Crescimento de 25% no faturamento entre janeiro de 2025 e abril de 2025;
- Aumento de 137% no faturamento no Black November 2024, em relação ao mês anterior;
- Mais de 200 mil acessos mensais à loja virtual;
- Salto de 150% do tráfego orgânico um ano após a migração, graças aos recursos de otimização para SEO;
- Mais de 400 mil seguidores no Instagram e mais de 130 mil no TikTok.
Raio-X da Widi Care
- Setor: cosméticos;
- Segmento: hair care;
- Modelo de negócio: e-commerce D2C (Direct to Consumer), fabricante que vende diretamente ao consumidor, e B2B em outros canais, como marketplaces e distribuidores;
- Canais de venda: e-commerce com 100% de participação de receita no D2C. Nas vendas B2B, os canais são marketplaces e varejistas de lojas físicas e digitais;
- Equipe: 300-350 funcionários;
- Público-alvo: mulheres de 18 a 24 anos.
Quer saber o que está por trás do crescimento incrível da Widi Care no e-commerce? Continue com a gente e desvende os segredos desse case Nuvemshop Next! 🚀
Do B2B para o D2C: a história da Widi Care
A Widi Care foi fundada em 2009 pela empreendedora Simone Braga, que viajou pelo mundo em busca de ativos refinados para criar soluções inovadoras em haircare. No início, a marca vendia apenas produtos profissionais para salões de beleza, tendo lançado sua primeira linha de home care em 2016.

Simone Braga, CEO da Widi Care.
A marca já nasceu comprometida com a beleza dos cabelos, com a natureza e com a representatividade. Isso porque a Widi Care não faz testes em animais, participa de iniciativas de reciclagem e tem uma equipe 75% feminina.
Além disso, todos os produtos da marca são veganos (sem ativos de origem animal). Para completar, a empresa foca em tratamentos para cabelos de maior curvatura (cacheados e crespos), que são predominantes nas mulheres brasileiras.
Dessa forma, a Widi Care promove a beleza real de forma sustentável e se conecta com consumidoras jovens, conscientes e empoderadas. E é claro que esse público é um dos mais engajados nas compras online — um bom motivo para investir no e-commerce!
Por isso, em 2023, a Widi Care escolheu a loja virtual como seu canal de vendas oficial no D2C (Direct to Consumer, ou direto ao consumidor). Depois de anos focada nas vendas B2B, a empresa se aventurou com sucesso pelo universo do e-commerce, como veremos nos próximos capítulos.
Desafio: encontrar uma plataforma de e-commerce à altura do crescimento
A Widi Care já era uma marca de sucesso quando começou a vender online para consumidores. Logo, as vendas decolaram rapidamente — e a plataforma de e-commerce utilizada na época, Loja Integrada, não suportou esse crescimento.
Conforme os pedidos aumentavam, os problemas se multiplicavam, sendo os principais:
❌Ausência de integração com o ERP da empresa, o Protheus, gerando uma série de tarefas manuais e retrabalho;
❌ Dificuldades para fazer promoções, atualizar produtos e montar kits promocionais;
❌Necessidade de fazer o cadastro de produtos manualmente, um por um, sem opção de importação em massa;
❌ Dependência total do suporte para fazer qualquer ajuste na loja virtual. Um simples redirect (redirecionamento de página), por exemplo, exigia a abertura de um ticket de atendimento;
❌Dificuldade para obter relatórios e analisar as métricas da loja virtual;
❌ Atendimento ineficiente e suporte demorado.
Então, em 2024, a Widi Care decidiu que era hora de deixar esses obstáculos para trás e migrar para uma plataforma mais robusta. Para nossa satisfação, a Nuvemshop Next foi a escolhida entre vários concorrentes, dando início à parceria com essa marca excepcional.
"Foi feita uma pesquisa e a diretoria decidiu pela Nuvemshop Next para suportar a escalada de faturamento da Widi Care. Estávamos lidando com picos de vendas e precisávamos de uma tecnologia que acomodasse nosso crescimento."
Solução: migrar para a Nuvemshop Next
Em outubro de 2024, a Widi Care concluiu sua migração para a Nuvemshop Next e se juntou à nossa base de grandes marcas de beleza.
Estes foram os fatores decisivos para a escolha da nossa plataforma de e-commerce:
✅Integração com o ERP Protheus 100% customizada pelo time de professional services (serviços profissionais), automatizando diversos processos da loja virtual para ganho de tempo e eficiência;
✅Criação do Quiz de produtos com recomendações personalizadas para WidiLovers, desenvolvido em conjunto com a agência parceira TEC4U;
✅Construção da página de kits de produtos personalizados pela TEC4U;
✅Personalização do layout para representar fielmente a identidade visual da marca e atender aos critérios de experiência do usuário (UX/UI). Com o apoio da TEC4U, foi possível aumentar a velocidade de carregamento do site, implementar banners programáveis, desenvolver um mini carrinho (carrinho flutuante na página) e muito mais;
✅Páginas otimizadas para SEO e recursos exclusivos de inteligência artificial (IA), como o gerador de descrições otimizadas de produtos e categorias;
✅Migração assistida com total suporte e acompanhamento passo a passo;
✅Excelente custo-benefício da plataforma, com planos que atendem a empresa desde os primeiros passos até altos níveis de faturamento;
✅Agilidade no suporte e atendimento ao lojista;
✅Variedade de ferramentas e integrações de marketing para divulgar a empresa e aumentar as vendas.
"A equipe Nuvemshop Next abraçou nossas ideias mais ousadas. Construíram um site todo modular, em que a gente consegue fazer todas as adaptações necessárias."
Resultado: boom de faturamento e tranquilidade na gestão
Quando viu seu faturamento decolar, a Widi Care soube que tomou a decisão certa ao migrar para a Nuvemshop Next. Em um ano de migração, o crescimento foi de 60% — e os números continuam subindo.
Simone Lapa, Coordenadora de e-commerce da Widi Care, participando do painel “Inovação que gera receita” da Nuvemshop Next, no evento Fórum E-commerce Brasil 2024.Veja alguns atributos da Nuvemshop Next que foram essenciais para esse crescimento:
- Integração com o ERP para automação de tarefas e ganho de produtividade;
- Uso do Nuvem Marketing, nossa solução de automação de marketing que gerou R$ 81,25 em vendas para cada R$ 1 investido pela Widi Care;
- Integração com o Google Shopping e com o TikTok;
- Checkout acelerado (até 30% mais rápido);
- Time de professional services a postos para desenvolver soluções tecnológicas sob medida;
- Facilidade para configurar promoções como cupons de desconto, frete grátis e brindes, utilizando funções nativas ou apps gratuitos;
- Uso do Compre Junto Pro, um app exclusivo da Nuvemshop e integrado ao painel administrativo, que permite que os clientes montem kits de produtos personalizados;
- Visibilidade total das métricas de desempenho da loja virtual, por meio de relatórios que mostram produtos mais vendidos, índice de fidelização de clientes e taxas de conversão;
- Possibilidade de configurar e integrar diversos meios de envio e de pagamento. Atualmente, a Widi Care utiliza nossa solução própria Nuvem Pago e tem a plataforma de fretes Frenet integrada;
- Atendimento prioritário por e-mail e WhatsApp, com agilidade na resposta de dúvidas e solicitações.
"A plataforma Nuvemshop Next, com suas funcionalidades essenciais para a escalada de vendas, como gestão facilitada, checkout intuitivo e otimização do SEO, impulsionou um crescimento expressivo de aproximadamente 60% no nosso e-commerce após a migração."
Como a Nuvemshop Next resolveu os problemas da Widi Care
Veja como solucionamos as principais dores da Widi Care em relação ao e-commerce:
Problema | Solução na Nuvemshop Next |
Ausência de uma integração com o ERP da empresa. | Integração 100% customizada em parceria com a TEC4U. |
Dependência do suporte para fazer alterações e personalizar a loja. | Liberdade para customizar o layout e as configurações do e-commerce |
Ausência de atendimento ou demora nas respostas. | Atendimento rápido e eficiente das solicitações dos lojistas, com um time de especialistas a postos e um gerente dedicado |
Dificuldades para fazer promoções, cadastrar produtos e montar kits personalizados. | Funções nativas e aplicativos para criar promoções e cupons de desconto em poucos cliques, além de um app dedicado aos kits de produtos. |
Excesso de tarefas manuais e dificuldade de automação da gestão do e-commerce. | Automação da gestão com a integração do ERP e recursos como IA para otimização de SEO. |
"Eu valorizo muito a troca que temos com a equipe da Nuvemshop Next e a humanização do suporte. Em relação à concorrência, o atendimento faz diferença."
Estratégias de crescimento da Widi Care
Quer saber como a Widi Care bombou no e-commerce em tão pouco tempo? Confira as principais estratégias utilizadas pela marca:
Automação com Nuvem Marketing
A Widi Care utiliza o Nuvem Marketing, nossa solução própria de automação de marketing, para impulsionar seus resultados. Com ele, a marca consegue enviar e-mails e mensagens automáticas para recuperar carrinhos abandonados, fazer remarketing de visitantes, reativar clientes e lembrar sobre pagamentos, por exemplo.
Veja os resultados que o Nuvem Marketing trouxe para a WIdi Care:
- 26% das vendas impulsionadas por campanhas de e-mail marketing e automações;
- ROI de 80x o valor investido;
- Taxa de abertura de e-mails média de 35%, um resultado excelente, já que 16% é considerado um bom índice para o mercado.
Otimização para SEO
O tráfego orgânico da Widi Care teve um salto de mais de 150% após a migração para a Nuvemshop Next, indo de uma média de 20 mil acessos mensais para mais de 50 mil. Para a coordenadora Simone Lapa, as ferramentas de otimização para SEO da Nuvemshop foram essenciais para esse resultado, especialmente as que utilizam inteligência artificial.
Com a IA da Nuvemshop Next, é possível editar fotos e gerar descrições otimizadas para os mecanismos de busca, por exemplo.
"A inteligência artificial da Nuvemshop Next ajudou a otimizar o trabalho da nossa equipe, tornando nosso time mais pensante e menos operacional."
Black Friday turbinada de cupons
A Widi Care bateu seu recorde de faturamento de 2024 na Black Friday, graças a uma estratégia que combina cupons de desconto, comunicação certeira e atuação de influenciadores.
A empresa começou o “esquenta da Black Friday” no início de novembro e distribuiu cupons por meio de seus influencers parceiros. Dentro da Nuvemshop Next, o aplicativo Hintup Promoções é um dos destaques, por permitir a criação de cupons, brindes e kits de produtos.
Estratégia de influenciadores e UGC
Os influenciadores têm um papel fundamental no marketing da Widi Care. Seguindo uma tendência do mercado, a empresa vem investindo mais em parcerias com microinfluenciadores e criadores de UGC (User Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário), que têm maior conexão com o público e autenticidade.
Na Nuvemshop Next, é fácil criar cupons de desconto para direcionar aos influenciadores e fortalecer essa estratégia de divulgação. Inclusive, em 2023, a Widi Care produziu um reality show com os Widi Influencers, o WidiHouse.
Presença marcante nas redes sociais
A Widi Care prioriza um marketing de conteúdo autêntico, ensinando tudo sobre cuidados com os cabelos nas redes sociais com sua identidade visual única. Assim, a marca conquistou mais de 400 mil seguidores no Instagram e mais de 130 mil no TikTok.
A estratégia é simples e eficiente: entregar conteúdo humanizado e de qualidade, direcionando o público para comprar na loja virtual.
Mídia paga
Em relação ao tráfego pago, a Widi Care tem uma estratégia consistente de divulgação de produtos pelo Google Ads e fortalecimento de marca pelo Meta Ads. O maior retorno vem do Google, onde é investido 60% do orçamento de mídia paga da empresa. Lembrando que a Nuvemshop Next tem integração direta com o Google Ads.
Participação em eventos
Toda marca de beleza sabe a importância de estar presente nos grandes eventos do setor. Por isso, a Widi Care sempre tem seu stand em feiras renomadas como a Expocosmética, Beauty Fair e Feira Globo.
Inclusive, a coordenadora de e-commerce Simone Lapa participou do painel “Inovação que gera receita” da Nuvemshop Next, no evento Fórum E-commerce Brasil 2024.
Internacionalização
A Widi Care tem uma forte estratégia de internacionalização e já está presente em países como Portugal, Espanha, Iraque, Chile e Colômbia. A marca trabalha com importadores associados e também exporta por conta própria.
Além disso, a Widi Care participa de eventos internacionais, onde contata distribuidores locais para expandir seus negócios pelo mundo. Atualmente, a marca ainda não utiliza o e-commerce para suas vendas internacionais, mas já está nos planos agregar esse serviço.
Próximos passos: conquistar o TikTok e os marketplaces
Para crescer ainda mais nas vendas online, a Widi Care tem duas estratégias no radar:
- Integrar sua loja virtual com o TikTok Shop;
- Abrir sua primeira loja oficial em um marketplace parceiro com venda direta ao consumidor (hoje, a marca só vende para marketplaces no modelo B2B).
Para integrar a loja virtual da Nuvemshop Next a marketplaces, basta utilizar aplicativos como o Plugg.To, que permite conectar o e-commerce a mais de 70 plataformas.
Fiquem com o recado final da Simone Lapa para as marcas que querem escalar vendas no e-commerce:
Antes de qualquer movimentação, tenha uma estrutura e uma equipe qualificada. Garanta seu potencial humano para depois pensar no operacional.
Que venham os próximos capítulos de sucesso da Widi Care em parceria com a Nuvemshop Next! ✨
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