Curso de atendimento ao cliente

Por: Karina Balan Julio

curso de atendimento ao cliente para e-commerce

Neste curso de atendimento ao cliente, você vai se mergulhar em estratégias de pós-venda e ferramentas de atendimento para encantar (e fidelizar) seus clientes. Afinal, com uma boa experiência do cliente, os consumidores têm muito mais chances de comprar de novo na sua empresa.

Da mesma forma, eles também têm mais chances de fazer boas avaliações e compartilhar experiências positivas com amigos e familiares.

As aulas do curso de atendimento ao cliente são apresentadas por especialistas do Ecommerce na Prática e líderes de atendimento da Nuvemshop.

Abaixo, você confere os tópicos das aulas.

A importância do bom atendimento ao cliente

Comece o curso com uma aula sobre a importância do pós-venda e de uma boa estratégia de atendimento ao cliente.

Veja um resumo sobre:

  • Fidelização de clientes;
  • Impacto do atendimento em métricas de negócio, como CAC e LTV.

Como estruturar um canal de atendimento para e-commerce

Conheça os diferentes canais de atendimento para operações online e como integrar canais de atendimento ao seu site.

  • Como integrar o WhatsApp à uma loja virtual;
  • Atendimento por e-mail;
  • Como definir horário de atendimento.

Métricas de atendimento ao cliente

Conheça as principais métricas de atendimento ao cliente e ferramentas para medir a satisfação do cliente.

  • Tempo Médio de Atendimento (TMA);
  • Tempo médio de Espera (TME);
  • Número de chamados atendidos;
  • Como medir a satisfação do cliente;
  • Modelo de pesquisa de satisfação Grátis.

Como fazer atendimento por Whatsapp

Saiba como usar o WhatsApp Business para atendimento ao cliente, seja para ajudar na conversão de vendas ou para o pós-venda. A seguir, veja os tópicos desta aula.

  • Funções do WhatsApp Business;
  • Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business;
  • Como utilizar etiquetas no WhatsApp Business para organizar mensagens de clientes;
  • Catálogo de produtos no WhatsApp;
  • Bônus: Frases prontas para atendimento ao cliente por WhatsApp.

Chatbot e chat online para atendimento ao cliente

Saiba as vantagens de implementar um chat online ou chatbot para atendimento no site. Estas ferramentas ajudam e muito a melhorar a produtividade no atendimento ao cliente e automatizar respostas para perguntas frequentes dos clientes.

Nesta aula, você conhecerá as possibilidades do chat para atendimento.

  • Como criar um chatbot;
  • Ferramentas de chat online: Jivochat, Chatra, Code 7 e outros;
  • Vantagens do chat online para e-commerce.

Boas práticas de atendimento ao cliente

Profissionalize seu atendimento ao cliente com dicas de processos para melhorar a experiência do cliente.

  • Como humanizar o atendimento ao cliente;
  • Como criar um script de atendimento;
  • Exemplos de respostas prontas para clientes [Lista];
  • Exemplos de Mensagem de cobrança para clientes (templates);
  • Como fazer pesquisas de satisfação (+ modelo de pesquisa de satisfação pronto).

Como lidar com trocas e devoluções no atendimento

Conheça as melhores práticas de atendimento em caso de trocas e devoluções, estruturadas conforme o Direito do Consumidor. Além disso, tenha acesso a um gerador de política de trocas e devolução gratuito.

  • Como criar instruções para troca e devolução;
  • Como criar política de troca e devolução.

Impacto da LGPD no atendimento

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulariza a forma como os dados pessoais são coletados, armazenados e compartilhados pelas empresas.

Segundo a Lei, as empresas devem coletar e tratar dados pessoais essenciais dos clientes para realizar suas atividades. Além disso, o consumidor precisa dar o seu consentimento para o tratamento de dados e deve poder cancelar o consentimento a qualquer momento.

Com isso, empresas que atuam no e-commerce precisam ajustar seus processos de atendimento e gestão de dados.

Nesta aula, vamos nos aprofundar na LGPD e seu impacto no atendimento.

  • O que é a LGPD;
  • Quais são as multas para empresas que descumprirem a LGPD;
  • Impactos da LGPD no atendimento ao cliente;
  • Como criar uma política de privacidade;
  • Gerador de Política de Privacidade para e-commerce.

Comece agora o curso de atendimento ao cliente gratuito

Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a aulas em vídeo, artigos e ferramentas para colocar os conhecimentos em prática.

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes

Há diferentes cursos de atendimento ao cliente disponíveis. O curso de atendimento ao cliente da Nuvemshop, no entanto, é gratuito e apresentado por especialistas em atendimento e canais de relacionamento online. São 8 aulas gratuitas com direito a materiais complementares e ferramentas práticas.

Você vai aprender tendências de canais de atendimento online e a implementar as melhores ferramentas e boas práticas de atendimento ao cliente.

O curso de atendimento ao cliente da Nuvemshop tem duração aproximada de 2h30. As aulas não expiram e você pode acessar as aulas e materiais complementares sempre que quiser.

Para oferecer um bom atendimento no e-commerce, é importante contar com ferramentas de atendimento como chat online, chatbots e integração com WhatsApp Business. Atualmente é possível configurar scripts de atendimento com ferramentas como JivoChat, Zendesk, Chatra e Code 7.

Acesse a seção "Ferramentas comerciais" no WhatsApp Business. Na área "Conversa", clique em “Mensagem de saudação” ou “Mensagem de ausência” para configurar mensagens automáticas. Depois de escrever sua mensagem, escolha as pessoas que vão receber a mensagem e clique em “Salvar”.

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