O que é buzz marketing e como usá-lo no seu negócio?
Se você quer aprender novas estratégias para divulgar seus produtos e serviços, entender mais sobre buzz marketing pode ser um excelente caminho.
Então, se você quer saber o que é isso, quais são suas principais aplicações e quais suas vantagens e desvantagens, continue a leitura deste conteúdo! 😉
O que é buzz marketing?
É uma estratégia de marketing viral que busca aproveitar conteúdo criativo novo e eventos interativos para trabalhar o marketing boca a boca e gatilho de antecipação para o produto ou serviço que a marca está prestes a lançar.
💡Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?
Quais são os cuidados que se deve ter ao trabalhar com buzz marketing?
Essa pode parecer a maneira mais eficaz de criar o máximo de engajamento possível para o lançamento de seu novo produto ou serviço.
No entanto, antes de começar a planejar sua próxima campanha de buzz marketing, é crucial lembrar que o novo produto ou serviço para o qual você está gerando buzz precisa atender às expectativas definidas por sua campanha.
Caso contrário, você desapontará seus potenciais clientes, contribuindo para que eles percam a confiança em você. Como resultado, isso prejudicará o valor de sua marca.
5 gatilhos do buzz marketing
5 gatilhos do buzz marketing
Existem diferentes gatilhos que podem ser usados para gerar buzz em torno de uma marca ou produto. A seguir, vamos detalhar melhor os principais. Confira:
O segredo
O gatilho do segredo é baseado na ideia de que as pessoas gostam do que é desconhecido e misterioso. A ideia é criar um senso de exclusividade em torno de um produto ou serviço, gerando curiosidade e interesse no seu público.
Isso pode ser feito por meio de campanhas publicitárias enigmáticas e o lançamento de imagens e vídeos intrigantes, capazes de gerar mistério e deixar seu público curioso pelo desfecho.
O incomum
O gatilho do incomum é baseado na ideia de que as pessoas são atraídas por coisas diferentes e inusitadas.
Um exemplo de uso desse gatilho são as campanhas da Red Bull, que patrocina eventos esportivos extremos, como corridas de aviões e saltos de paraquedas. Por se tratarem de eventos pouco comuns, é natural que eles despertem o interesse e curiosidade do público, que acabam associando-os à marca.
O extraordinário
O gatilho do extraordinário no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é excepcional e fora do comum.
Para usar esse gatilho, é importante oferecer algo que seja verdadeiramente inovador. Pode ser um detalhe diferente no design, na produção ou na experiência de compra. O importante é que seja algo inusitado e que possa ser lido como uma vantagem pelo seu público-alvo.
O hilário
O gatilho do hilário é baseado na ideia de que as pessoas gostam de sorrir, do que diverte e não se leva tão a sério.
Um exemplo desse gatilho foi a campanha da marca de chocolates Snickers, que criou uma série de comerciais com o slogan “Você não é você quando está com fome”. Durante a campanha, um dos comerciais viralizou e gerou buzz por incluir o personagem Gremlin representando um rapaz com fome.
O chocante
O gatilho do chocante no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é inesperado, surpreendente e capaz de causar um forte impacto emocional no público.
Um exemplo foi a campanha publicitária da marca Nivea, “Stress Test”. Na iniciativa, a marca criou um anúncio impresso com um sensor de suor que reagia ao suor das axilas do leitor, mostrando a eficácia do desodorante da Nivea.
3 dicas para uma boa estratégia de buzz marketing
Agora que você já sabe o que é buzz marketing, quais suas vantagens e desvantagens, vamos passar por algumas dicas para você desenvolver uma boa estratégia nessa área. Confira abaixo:
1. Mantenha-se engajado no meio digital
É importante saber que quase tudo na internet é passageiro e isso inclui tendências e memes. Sendo assim, quanto mais você criar conteúdo compartilhável e de qualidade, é mais provável que os usuários fiquem de olho nas suas redes sociais e acompanhem suas estratégias.
2. Organize campanhas
Para uma boa estratégia de buzz marketing, você pode criar campanhas online e offline com incentivos para os potenciais clientes. Isso porque é muito fácil as pessoas simplesmente engajarem online, mas quando você oferece recompensas para que elas visitem o seu local físico, elas têm um motivo a mais.
Isso pode criar uma experiência memorável e estabelecer uma associação positiva a sua marca.
3. Foque na mensagem
Em vez de apenas publicar conteúdo maçante em todos os canais, trata-se de criar mensagens e histórias pessoais. O buzz marketing dá importância ao boca a boca, e com razão, pois é mais provável que as pessoas confiem nas opiniões de outras pessoas. Como resultado, isso pode gerar mais conversões.
Já sabe o que é buzz marketing?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre buzz marketing. Como vimos ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para promover seus novos produtos ou serviços.
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