O que é buzz marketing e como usá-lo no seu negócio?

Na imagem, tem uma mulher com megafone

Se você quer aprender novas estratégias para divulgar seus produtos e serviços, entender mais sobre buzz marketing pode ser um excelente caminho.

Então, se você quer saber o que é isso, quais são suas principais aplicações e quais suas vantagens e desvantagens, continue a leitura deste conteúdo! 😉

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O que é buzz marketing?

É uma estratégia de marketing viral que busca aproveitar conteúdo criativo novo e eventos interativos para trabalhar o marketing boca a boca e gatilho de antecipação para o produto ou serviço que a marca está prestes a lançar.

💡Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?

Quais são os cuidados que se deve ter ao trabalhar com buzz marketing?

Essa pode parecer a maneira mais eficaz de criar o máximo de engajamento possível para o lançamento de seu novo produto ou serviço.

No entanto, antes de começar a planejar sua próxima campanha de buzz marketing, é crucial lembrar que o novo produto ou serviço para o qual você está gerando buzz precisa atender às expectativas definidas por sua campanha.

Caso contrário, você desapontará seus potenciais clientes, contribuindo para que eles percam a confiança em você. Como resultado, isso prejudicará o valor de sua marca.

5 gatilhos do buzz marketing

5 gatilhos do buzz marketing

Existem diferentes gatilhos que podem ser usados para gerar buzz em torno de uma marca ou produto. A seguir, vamos detalhar melhor os principais. Confira:

O segredo

O gatilho do segredo é baseado na ideia de que as pessoas gostam do que é desconhecido e misterioso. A ideia é criar um senso de exclusividade em torno de um produto ou serviço, gerando curiosidade e interesse no seu público. 

Isso pode ser feito por meio de campanhas publicitárias enigmáticas e o lançamento de imagens e vídeos intrigantes, capazes de gerar mistério e deixar seu público curioso pelo desfecho. 

O incomum

O gatilho do incomum é baseado na ideia de que as pessoas são atraídas por coisas diferentes e inusitadas. 

Um exemplo de uso desse gatilho são as campanhas da Red Bull, que patrocina eventos esportivos extremos, como corridas de aviões e saltos de paraquedas. Por se tratarem de eventos pouco comuns, é natural que eles despertem o interesse e curiosidade do público, que acabam associando-os à marca.

O extraordinário

O gatilho do extraordinário no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é excepcional e fora do comum

Para usar esse gatilho, é importante oferecer algo que seja verdadeiramente inovador. Pode ser um detalhe diferente no design, na produção ou na experiência de compra. O importante é que seja algo inusitado e que possa ser lido como uma vantagem pelo seu público-alvo.

O hilário

O gatilho do hilário é baseado na ideia de que as pessoas gostam de sorrir, do que diverte e não se leva tão a sério.

Um exemplo desse gatilho foi a campanha da marca de chocolates Snickers, que criou uma série de comerciais com o slogan “Você não é você quando está com fome”. Durante a campanha, um dos comerciais viralizou e gerou buzz por incluir o personagem Gremlin representando um rapaz com fome. 

O chocante

O gatilho do chocante no buzz marketing é uma estratégia que se baseia na apresentação de algo que é inesperado, surpreendente e capaz de causar um forte impacto emocional no público. 

Um exemplo foi a campanha publicitária da marca Nivea, “Stress Test”. Na iniciativa, a marca criou um anúncio impresso com um sensor de suor que reagia ao suor das axilas do leitor, mostrando a eficácia do desodorante da Nivea.

3 dicas para uma boa estratégia de buzz marketing

Agora que você já sabe o que é buzz marketing, quais suas vantagens e desvantagens, vamos passar por algumas dicas para você desenvolver uma boa estratégia nessa área. Confira abaixo:

1. Mantenha-se engajado no meio digital

É importante saber que quase tudo na internet é passageiro e isso inclui tendências e memes. Sendo assim, quanto mais você criar conteúdo compartilhável e de qualidade, é mais provável que os usuários fiquem de olho nas suas redes sociais e acompanhem suas estratégias.

2. Organize campanhas

Para uma boa estratégia de buzz marketing, você pode criar campanhas online e offline com incentivos para os potenciais clientes. Isso porque é muito fácil as pessoas simplesmente engajarem online, mas quando você oferece recompensas para que elas visitem o seu local físico, elas têm um motivo a mais.

Isso pode criar uma experiência memorável e estabelecer uma associação positiva a sua marca.

3. Foque na mensagem

Em vez de apenas publicar conteúdo maçante em todos os canais, trata-se de criar mensagens e histórias pessoais. O buzz marketing dá importância ao boca a boca, e com razão, pois é mais provável que as pessoas confiem nas opiniões de outras pessoas. Como resultado, isso pode gerar mais conversões.

Já sabe o que é buzz marketing?

Esperamos que este conteúdo tenha respondido as suas principais dúvidas sobre buzz marketing. Como vimos ao longo do artigo, essa é uma boa estratégia para promover seus novos produtos ou serviços.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre buzz marketing

O buzz marketing é uma estratégia de marketing viral que tem como foco chamar a atenção do público por meio de conteúdo compartilhável.

Pode-se dizer que o principal objetivo do buzz marketing é atingir grupos que tendem a consumir novidades e, consequentemente, divulgar novos produtos e serviços. 

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