Loja-conceito: o que é e quais as vantagens da flagship store?

- Uma flagship store, ou loja-conceito, é a principal loja de uma marca, criada para representar sua identidade, seus valores e seus principais produtos;
- Diferente de uma loja tradicional, a flagship oferece uma experiência imersiva e diferenciada para os clientes, utilizando estratégias como design sofisticado, localização privilegiada e tecnologias interativas;
- Se você quer integrar sua flagship store ao seu e-commerce e expandir sua marca online e offline, conheça a Nuvemshop Next, a plataforma para negócios em crescimento.
Como seria a loja dos sonhos da sua marca, capaz de entregar a melhor experiência aos seus clientes? A resposta para essa pergunta é a sua flagship store, ou seja, a loja-conceito do seu negócio.
Essa loja, ao contrário de um ponto de venda comum, é pensada para representar a essência da marca com fidelidade máxima. Para isso, são usados recursos como design inovador, tecnologias imersivas, atendimento personalizado e espaços instagramáveis.
Por isso, cada vez mais as empresas apostam na estratégia de abrir lojas-conceito — inclusive as marcas digitais, que integram seus canais online e offline. A seguir, vamos descobrir tudo sobre esse modelo de PDV (ponto de venda) e entender suas vantagens.
Antes de começar, aproveite e baixe nosso estudo com as principais tendências e estatísticas do mercado do e-commerce, com um capítulo especial para lojas físicas:
Agora sim, vamos mergulhar no universo flagship! ✨
O que é flagship store (loja conceito)?
Flagship store ou loja-conceito, em português, é uma loja criada sob medida para representar a essência de uma marca. Basicamente, é a loja de referência de uma empresa, em que os clientes podem viver experiências imersivas e inovadoras.
Geralmente, esse conceito se refere a uma loja física, mas também existem lojas virtuais consideradas flagships, especialmente quando o e-commerce é o principal canal de venda da marca.
Por meio da loja-conceito, a empresa pode comunicar sua identidade e seus valores de forma única. Por isso, as flagships costumam reunir o que há de mais avançado em termos de tecnologia e interatividade no comércio.
Grandes marcas sempre têm suas lojas-conceito, como Apple, Nike, Adidas e Chanel. Mais do que ser um ponto de venda, essas lojas funcionam como estratégias de reconhecimento e reputação de marca.

Apple Store da Quinta Avenida em Nova York, uma das principais flagships da Apple. Reprodução: Apple.com
O que caracteriza uma loja-conceito?
A loja-conceito se diferencia de uma loja tradicional em vários aspectos, já que a ideia é valorizar a essência da marca e criar uma experiência memorável para o cliente. Confira os principais:
Design exclusivo
O design, a arquitetura e a decoração são pontos-chave de uma flagship store. Por meio desses elementos, a marca deve representar sua identidade visual da forma mais sofisticada e criativa possível em um espaço físico.
É fundamental investir em acabamentos nobres, iluminação especial e uma mobília exclusiva, para surpreender os clientes nos mínimos detalhes.
Localização privilegiada
A flagship store sempre está localizada em pontos privilegiados da cidade, como áreas de comércio de luxo e distritos icônicos de compras. É importante garantir um alto fluxo de pessoas nas proximidades, de preferência, que se encaixam no público-alvo da marca.
Tecnologias interativas e imersivas
A flagship store é o ponto de venda ideal para investir em tecnologia avançada, sempre com foco na interação e na imersão dos clientes. Muitas marcas utilizam, por exemplo, a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) para criar experiências imersivas, como a visualização de produtos em ambientes digitais.
Outro recurso em alta nas lojas-conceito é a inteligência artificial. Um negócio de cosméticos, por exemplo, pode utilizar um aplicativo de IA para analisar características da pele de um cliente e indicar produtos.
Há, ainda, tecnologias modernas como espelhos inteligentes que permitem provar roupas e acessórios no virtual, projeções interativas que reagem ao movimento dos clientes e sensores que analisam o comportamento dos clientes para sugerir melhorias no layout da loja.
💡Saiba mais: O que é varejo 4.0 e quais são os desafios da era digital?
Espaços instagramáveis
Nos últimos anos, as flagship stores ganharam notoriedade nas redes sociais por causa de seus espaços “instagramáveis”, ou seja, cenários pensados para fotos do Instagram.
Quanto mais diferenciado e criativo for o design da loja-conceito, maiores as chances de atrair influenciadores e usuários da rede social. Com o compartilhamento de fotos, o espaço ganha visibilidade e se torna “hype” nas plataformas.
Produtos e serviços exclusivos
A loja-conceito é o lugar certo para expor criações exclusivas da marca e promover grandes lançamentos. Além disso, esses espaços costumam ter serviços exclusivos que complementam a experiência do cliente, por exemplo, uma consultoria de estilo em uma flagship store de moda.
Outra estratégia usada com frequência é a personalização de produtos. Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer customizações aos clientes.
Atendimento personalizado
Se o atendimento já precisa ser personalizado em uma loja comum, imagine em uma flagship store. Nessas lojas-conceito, os funcionários são treinados para oferecer uma experiência de alto nível, tratando os clientes de forma excepcional.
É comum que cada cliente receba uma consultoria personalizada, além de mimos, brindes e toda a atenção esperada. Tudo para gerar conexão emocional com a marca e transformar clientes em fãs.
Eventos e ativações
Workshops, festas, shows, desfiles e exposições são exemplos de eventos realizados em flagship stores. Basicamente, as marcas utilizam a loja-conceito como espaço estratégico para atrair clientes, parceiros e outros públicos de interesse da empresa.
Testes e experimentações
Por fim, a flagship store também é um espaço para testar novidades e experimentar livremente os produtos ou serviços da empresa. Frequentemente, as marcas usam esse espaço para coletar feedbacks sobre novos produtos com grupos de teste, antes do lançamento no mercado.
Exemplos de flagship store
Quer entender melhor o que é uma flagship store? Confira alguns exemplos de lojas-conceito de grandes marcas e clientes da Nuvemshop.
Nike Rise
A Nike tem uma flagship com o conceito Rise no Shopping Ibirapuera, em São Paulo/SP. a loja conceito é organizada com mobiliários modernos e pensada para conectar os consumidores à marca líder em artigos esportivos.
Entre os destaques da loja-conceito, estão um espaço exclusivo para os sneakers, em que é possível escolher entre diversos modelos exclusivos e diferenciados, e um setor dedicado às mulheres, onde elas podem experimentar tops e escolher o melhor modelo para seu biotipo.
Além disso, os clientes que vão até a flagship da Nike podem contar com o auxílio de uma consultoria de estilo para escolher seu look.
O Boticário Lab
É impossível falar de flagship store sem mencionar O Boticário Lab, a loja-conceito do Boticário, com três unidades em São Paulo/SP. Um dos serviços mais procurados na loja é o Boti Essence, que ajuda o cliente a encontrar a sua fragrância através de inteligência artificial (IA), com perguntas sobre seu momento atual, personalidade, preferências pessoais e estéticas.
Além disso, a flagship do Boticário oferece um diagnóstico capilar, presentes personalizados, colorimetria e SPA de mãos.
iPlace (revendedora Apple)
A iPlace, revendedora premium da Apple , tem lojas-conceito em shoppings como o Iguatemi, em São Paulo, com ambientes modernos e amplos que oferecem a experiência Apple aos clientes.
A flagship conta com design exclusivo e infraestrutura moderna, para oferecer uma experiência imersiva e high tech. Mais do que um ponto de venda, é um local onde os clientes têm seu primeiro contato com os últimos lançamentos da Apple e podem comprar itens originais e exclusivos.
Casas Bahia
Mesmo grandes varejistas consolidados como a rede Casas Bahia apostam na estratégia de flagship store. A empresa inaugurou sua primeira loja-conceito em março de 2025, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo/SP.
O espaço tem cerca de 3,3 mil metros quadrados e é marcado pelo investimento em tecnologia, espaços instagramáveis, espaço kids e parcerias com grandes marcas de eletroeletrônicos para oferecer experiências imersivas aos clientes.
Além disso, foi instalada uma Cozinha Show, para teste de produtos e degustação, e aplicado ali um modelo novo de exposição para móveis, otimizando espaço e valorizando os produtos.
Not Me Shoes
A Not-Me Shoes é uma marca especializada na fabricação e comercialização de calçados femininos “fashionistas”. Embora seu principal canal de vendas seja o e-commerce, criado com a plataforma Nuvemshop Next, a empresa abriu uma loja-conceito em Itapema/SC para estreitar a conexão com seus clientes.
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Na loja física, é exibido o showroom da marca, com os campeões de vendas. Com os canais digitais e offline, a empresa fatura R$ 10 milhões ao ano.
Shop Emme
A Shop Emme, cliente Nuvemshop Next, destaca-se pelo seu e-commerce de alto faturamento e pelo trabalho omnichannel. A marca tem uma loja-conceito no Shopping Morumbi, em São Paulo/SP, com o objetivo de fortalecer o branding e gerar confiança, enquanto o e-commerce oferece conveniência e alcance.
"A experiência é tudo para mim. Quando uma cliente separa tempo na agenda, gasta com estacionamento e vem até a loja, eu quero que ela tenha a melhor experiência possível. Isso vai desde um atendimento personalizado até pequenos detalhes, como ajudar a escolher cores e montar looks versáteis."
Para conquistar ainda mais a confiança dos consumidores, a marca permite a troca de produtos comprados online na loja física.
Katsukazan
A Katsukazan é uma marca de moda e acessórios slow fashion que vende online com a Nuvemshop Next e tem sua flagship em São Paulo/SP, no bairro de Pinheiros. A empresa ficou conhecida na capital paulista pelas bolsas desejadas pelo público alternativo e pela inconfundível entrada com a lâmpada vermelha.
O design da loja-conceito é inspirado pelo logotipo da Katsukazan, um círculo vermelho sobre um vulcão, uma vez que o nome da marca significa “vulcão ativo” em japonês.
Majesté
A Majesté é uma marca de vestidos de festa e cliente Nuvemshop Next no e-commerce. A empresa vem investindo em lojas físicas para promover experiências únicas e um atendimento personalizado para suas clientes.
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Na flagship de Curitiba/PR, que fica no Shopping Crystal, as clientes podem buscar pelas peças em um painel interativo e montar looks na hora, experimentando vestidos e acessórios com o apoio de uma consultora.
Para garantir a integração entre as lojas físicas e a loja virtual, a Majesté utiliza a solução Ponto de Venda da Nuvemshop, ideal para marcas que atuam no omnichannel.
Midas Touch
A Midas Touch é uma marca carioca de streetwear que combina canais online e offline na sua estratégia de vendas. Depois do sucesso da loja virtual criada com a Nuvemshop Next, a marca inaugurou sua flagship store na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro/RJ, em 2025.
Vantagens de abrir uma flagship store
Abrir uma flagship store traz inúmeros benefícios para marcas que buscam diferenciação no mercado. Confira os principais:
Melhora na experiência do cliente
Uma das funções da flagship store é criar uma “experiência do cliente perfeita”, como a marca idealiza. Assim, o atendimento e os recursos da loja-conceito se tornam o padrão de excelência da empresa, servindo de inspiração para todos os canais de venda.
Fortalecimento da marca
As marcas que querem se posicionar em destaque no mercado usam as lojas-conceito para fortalecer o brand awareness (reconhecimento de marca). Com um ponto de venda inspiracional, é possível contar a história da empresa, utilizando técnicas de storytelling, e consolidar sua presença no segmento.
Oportunidades de inovação
Marcas que têm loja-conceito costumam ser mais inovadoras, porque usam esse espaço como um laboratório de experimentação. Afinal, é o local perfeito para testar novos produtos, experimentar novas estratégias de mercado ou mesmo atingir um novo público.
Marketing espontâneo
A loja-conceito é um veículo de visibilidade para as empresas, já que gera marketing espontâneo e muitas oportunidades de divulgação. Quando são utilizados conceitos inovadores e tecnologias avançadas, por exemplo, o buzz na mídia e nas redes sociais está garantido.
Aprimoramento da estratégia omnichannel
Empresas que atuam com uma estratégia omnichannel, ou seja, experiências de compra integradas em diversos canais de vendas, beneficiam-se muito da loja-conceito.
No tópico anterior, vimos exemplos de marcas que têm a loja virtual como principal canal e investem em uma flagship store para reforçar a experiência da marca no mundo offline. Essa combinação é certeira, porque une a conveniência do e-commerce com a exclusividade de uma vivência presencial com a empresa.
Além disso, a loja-conceito é a solução para marcas nativas digitais — conhecidas como DNVBs, Digitally Native Vertical Brands ou Marcas Verticais Nativamente Digitais — que não pretendem abrir diversas lojas físicas porque já prosperam no online, mas querem marcar presença em um espaço offline e oferecer essa opção para seus clientes — especialmente os mais fiéis.
💡 Saiba mais: Loja virtual integrada com loja física: como vender nos dois canais?
Conceito de flagship store no e-commerce
Embora o conceito de flagship store esteja mais associado à loja física, uma loja virtual também pode ser considerada uma loja-conceito. É o caso de empresas digitais D2C (Direct to Consumer, ou direto ao consumidor), ou seja, fabricantes que vendem diretamente aos consumidores pela internet, sem intermediários.
Nesse modelo de negócio, o e-commerce é a loja principal da empresa, possibilitando total controle sobre a experiência do cliente, desde a primeira visita até o checkout e a entrega do produto.
Porém, vale ressaltar que a loja física complementa a estratégia da loja virtual, principalmente em negócios de alto faturamento.
O estudo NuvemCommerce, maior relatório do e-commerce do país, indica uma correlação direta entre o faturamento no e-commerce e a presença de lojas físicas. Entre empresas com faturamento de até R$ 5 mil por mês, 79% operam exclusivamente online, aproveitando o baixo custo de operação.
Enquanto isso, empresas com receita mensal superior a R$ 100 mil apresentam um cenário diferente: 47% têm pelo menos uma loja física e 9% contam com duas ou mais unidades. Essa tendência demonstra que, à medida que os negócios crescem, a combinação entre canais online e físicos se torna uma estratégia importante para atender à demanda por experiências omnichannel.
Dessa forma, fica claro que a loja conceito não é apenas um ponto de venda, mas também um espaço para fortalecer a conexão com o cliente, oferecer suporte personalizado e aumentar a confiança na marca, inclusive no e-commerce.
Se você quer ter sua flagship store virtual ou integrar sua loja-conceito ao seu e-commerce, precisa de uma plataforma robusta como a Nuvemshop Next, que é pensada para marcas em crescimento.
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Entendeu tudo sobre a flagship store?
Agora você sabe o que é uma flagship store e por que é tão importante ter uma loja-conceito para se destacar da concorrência. Essas lojas tornam-se verdadeiros símbolos das marcas e vão muito além de um ponto de venda, concentrando experiências únicas.
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